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Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 13, Número: 4, Publicado: 2023
  • Apontamentos sobre as Pesquisas de Jerzy Grotowski e Maud Robart sobre os Cantos Afrodiaspóricos Culturas Populares

    Matricardi, Luciano

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata das investigações transculturais de Jerzy Grotowski sobre os cantos tradicionais afrodiaspóricos. A partir de alguns apontamentos sobre a colaboração realizada com a artista haitiana Maud Robart, busca-se explicitar que tais investigações não estavam direcionadas à expropriação dos conhecimentos performativos tradicionais, ao esvaziamento de seus sentidos e à estetização de suas formas. Em sua dimensão política, conforme se busca evidenciar, tratava-se de um trabalho que tinha a potência de relativizar os modos de percepção habituais do indivíduo, principalmente daquele moderno e ocidental, na direção do que poderia ser chamada de uma ‘descolonização do si mesmo’.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article traite des investigations transculturelles de Jerzy Grotowski sur les chants traditionnels afro-diasporiques. À partir de quelques notes sur la collaboration avec l’artiste haïtienne Maud Robart, nous cherchons à expliquer que de telles investigations ne visaient pas l’expropriation des savoirs performatifs traditionnels, la perte de ses significations et l’esthétisation de ses formes. Dans sa dimension politique, comme nous cherchons à le souligner, c’était une œuvre qui avait le pouvoir de relativiser les modes de perception habituels de l’individu, notamment moderne et occidental, vers ce qu’on pourrait appeler une ‘décolonisation du soi’.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses the transcultural investigations conducted by Jerzy Grotowski on traditional AfroDiasporic chants. Based on some notes on the collaboration with the Haitian artist Maud Robart, it argues that these investigations were not aimed at the expropriation of traditional performative knowledge, the emptying of its meanings or the aestheticization of its forms. In its political dimension, as it seeks to delineate, it was a work that had the potential to relativize the usual modes of perception of the individual, especially the modern and western one, towards what could be called a ‘decolonization of the self’.
  • Povoar a Cultura com a Performance da Floresta: a vida de viadoplantas e a cena transespécie Culturas Populares

    Leal, Dodi; Farias, Saile Moura

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto aborda a performance da floresta como um paradigma de povoamento cultural que rompe com as noções totalizantes de humanidade-urbanidade presentes nas hegemonias sexo-gênero coloniais. Tem-se como cerne do trabalho as figuras corporais viadoplantas e transespécies como modos vegetativos de inclinação da vida e da cena. A partir de linhas das forças do trabalho Corpoflor e da acepção corpoluz elaborada na obra TRAVED: palestra-performance em realidade virtual, o estudo articula paradigmas ético-filosóficos de povoamento da cultura, reconhecendo, assim, as florestas como entidades performativas sexualizadas e generificadas.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Le texte aborde la performance de la forêt comme paradigme de peuplement culturel qui rompt avec les notions totalisantes d'humanité-urbanité présentes dans les hégémonies coloniales de sexe et de genre. Le cœur du travail sont les figures corporelles viadoplantas et les trans-espèces comme moyens végétatifs d’incliner la vie et la scène. Basé sur les lignes de force de l'œuvre Corpoflor et le sens corps-lumière développé dans l’œuvre TRAVED: conférence-performance en réalité virtuelle, l'étude articule les paradigmes éthiques et philosophiques de la culture de peuplement, reconnaissant ainsi, les forêts comme entités performatives sexualisées et genrées.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The text addresses the performance of the forest as a paradigm of cultural peopling that breaks with the totalizing notions of humanity-urbanity present in colonial sex-gender hegemonies. The core of the work is the bodily figures viadoplants and trans-species as vegetative ways of inclining life and the scene. Based on the lines of strength of the work Corpoflor and the conception of corpoluz developed in the work TRAVED: palestra-performance em realidade virtual, the study articulates ethical-philosophical paradigms of peopling of culture, thus recognizing forests as sexualized and gendered performative entities.
  • Companhias de Arlequins: o resgate de uma tradição popular esquecida nas feiras de Lisboa Culturas Populares

    Magalhães, Paula Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO Em Lisboa, as feiras e os seus divertimentos foram uma das mais concorridas manifestações da cultura popular durante a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Entre os divertimentos oferecidos, o teatro era um dos mais apreciados, mas a história apenas guardou a memória das barracas que, nas feiras, passaram a apresentar repertório declamado (comédias, paródias, mágicas e revistas). Votadas ao esquecimento ficaram as barracas de arlequins e saltimbancos, trupes ambulantes que, de terra em terra, apresentavam acrobacias, pantomimas e cenas cómicas. Este artigo pretende trazer à ribalta práticas de teatro popular outrora ‘esquecidas’, como as trupes de arlequins e os seus espetáculos, redefinindo a sua importância no contexto da época e da História do Teatro em Portugal.

    Resumo em Francês:

    RESUMÉ À Lisbonne, les foires et leurs divertissements ont été l’une des manifestations les plus frequentées de la culture populaire au cours de seconde moitié du XIXe siècle et le début du XXe siècle. Parmi les divertissements proposés, le théâtre était l’un des plus appréciés, mais l’histoire n’a gardé que le souvenir des échoppes qui, dans les foires, commençaient à présenter un répertoire récité (comédies, parodies, féries et revues). Les tentes des arlequins et des saltimbancos, troupes itinérantes qui, d’un pays à l’autre, présentaient des acrobaties, des pantomimes et des scènes comiques, ont été oubliées. Cet article vise à remettre en lumière des pratiques théâtrales populaires autrefois ‘oubliées’, telles que les troupes d’arlequins et leurs spectacles, en redéfinissant leur importance dans le contexte de l’époque et de l’histoire du théâtre au Portugal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Lisbon, the fairs and their amusements were one of the most popular manifestations of popular culture during the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century. Among the entertainment on offer, theater was one of the most appreciated, but history has only kept the memory of the shacks that, in the fairs, began to feature a recited repertoire (comedies, parodies, magic and revues). The tents of harlequins and saltimbancos, itinerant troupes that went from place-toplace performing acrobatics, pantomimes, and comic sketches, were forgotten. This article aims to highlight popular theater practices that were once ‘forgotten’, such as the troupes of harlequins and their shows, redefining their importance in the context of the time and the history of theater in Portugal.
  • Brasil, Espelho de Cabo Verde: o caso do carnaval de São Vicente Culturas Populares

    Lorena, Carmo Daun e

    Resumo em Português:

    RESUMO O carnaval de São Vicente é um símbolo da identidade da ilha e, simultaneamente, um campo que evoca e intersecta vários referentes identitários, sendo o Brasil o principal. Neste artigo, revisita-se a longa história de discursos e representações acerca da relação identitária entre Cabo Verde e Brasil, a partir do caso do carnaval de São Vicente. Com base em pesquisa arquivística e etnográfica, apresentam-se várias influências culturais brasileiras que, ao longo do tempo, marcaram o carnaval da ilha, e discute-se essa suposta relação, propondo a metáfora do espelho para melhor ilustrar essa identificação unilateral e demanda identitária.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Le carnaval de São Vicente est un symbole de l’identité de l’île et, simultanément, un champ qui évoque et croise plusieurs référents identitaires, le Brésil étant le principale. Cet article revisite la longue histoire des discours et représentations à propos de la relation identitaire entre le Cap-Vert et le Brésil, au travers du cas du carnaval de São Vicente. À partir d’une recherche archivistique et ethnographique, cet article présente plusieurs influences culturelles brésiliennes qui, au fil du temps, ont marqué le carnaval de l'île, et discute cette relation supposée, proposant la métaphore du miroir pour mieux illustrer cette identification unilatérale et demande identitaire.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The São Vicente carnival is a symbol of the island’s identity and, at the same time, a field that evokes and intersects several identity referents, with Brazil being the main one. This article revisits the long history of discourses and representations about the identitarian relation between Cape Verde and Brazil, through the case of the São Vicente carnival. Based on archival and ethnographic research, the article presents several Brazilian cultural influences that over time marked the island’s carnival and discusses this supposed relation, proposing the mirror metaphor to better illustrate this unilateral identification and identity demand.
  • Flamenco Negro: uma análise do espetáculo da Companhia De Arte La Negra Ana Medeiros Culturas Populares

    Andreoli, Giuliano

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma análise do espetáculo Flamenco Negro a partir do referencial teórico da sociologia da arte e da sociologia das relações étnico-raciais, combinando a análise do contexto social de produção da obra com a metodologia de análise do espetáculo. O estudo constatou que o processo de criação foi parte de uma rede social articuladora de uma comunidade de sentido que ajudou a formar a própria consciência racial das bailarinas, possibilitando-lhes reafirmar sua posição e seu modo de dançar no cenário artístico e redimensionar a diáspora negra como experiência coletiva ao ressaltar o hibridismo entre danças e musicalidades afrodiaspóricas no flamenco.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article propose une analyse du spectacle Flamenco Negro, basée sur le cadre théorique de la sociologie de l'art et de la sociologie des relations ethniques-raciales, combinant l’analyse du contexte social de production de l’œuvre avec la méthodologie de l’analyse de la performance. L’étude a révélé que le processus de création d’une telle œuvre d’art faisait partie d’un réseau social articulant une communauté de sens qui a contribué à former la propre conscience raciale des danseuses, leur permettant de réaffirmer leur position et leur façon de danser au sein de la scène artistique et de redimensionner la diaspora noire comme une expérience collective en mettant en évidence l’hybridité entre danses et musicalités afrodiasporiques dans le flamenco.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper proposes an analysis of the spectacle Flamenco Negro, based on the theoretical framework of the sociology of art and the sociology of ethnic-racial relations, combining the analysis of the social context of production of the work with the methodology of performance analysis. The study found that the process of creating such a work of art was part of a social network articulating a community of meaning that helped to form the dancers’ own racial consciousness, enabling them to reaffirm their position and their way of dancing within the art scene and resize the black diaspora as a collective experience by highlighting the hybridity between Afro-diasporic dances and musicalities in Flamenco.
  • Insígnias de Poder na Congada: o uso de objetos sagrados na evocação de memórias negras Culturas Populares

    Carvalho, Cleber de Sousa; Rios, Sebastião

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo apresenta reflexões acerca dos processos de evocação de memórias entre os congadeiros em Goiânia/GO, a partir da agência dos objetos sagrados - as coroas, as bandeiras e os bastões de mando. Foi desenvolvida pesquisa etnográfica nos festejos da Vila João Vaz entre os anos de 2017 e 2020. Observou-se que o uso dos objetos sagrados pode evocar memórias ligadas à ancestralidade e aos familiares que partiram. Em certos contextos, os objetos são dotados de poderes e configuram-se como instrumentos que possibilitam a comunicação com suas divindades, sejam os santos católicos ou entidades do panteão afro-brasileiro.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L'étude présente des réflexions sur les processus d'évocation de mémoires parmi les congadeiros à Goiânia/GO, à partir de l'agence d'objets sacrés - les couronnes, les drapeaux et les mâts de commandement. Une recherche ethnographique a été développée dans les festivités de la Vila João Vaz entre les années 2017 et 2020. Il a été observé que l'utilisation d'objets sacrés peut évoquer des souvenirs liés aux ancêtres et aux membres de la famille disparus. Dans certains contextes, les objets sont dotés de pouvoirs et sont configurés comme des instruments permettant de communiquer avec leurs divinités, qu'il s'agisse de saints catholiques ou d'entités du panthéon afro-brésilien.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study presents reflections on evocation memories processes among the congadeiros in Goiânia/GO, from the agency of the sacred objects - the crowns, flags, and batons of command. The festivities of the João Vaz neighborhood were subject to ethnographic research between the years 2017 and 2020. It was observed that the use of sacred objects can evoke memories linked to ancestry and gone relatives. In certain contexts, objects are endowed with powers and are configured as instruments that enable communication with their deities, whether Catholic saints or entities of the Afro-Brazilian pantheon.
  • Contribuições da Pesquisadora Beti Rabetti para o Tema Teatro e Culturas Populares: o estudo dos modos de produção teatral Culturas Populares

    Rocha Junior, Alberto Ferreira da

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo discutir a contribuição de Beti Rabetti (Maria de Lourdes Rabetti) sobre as relações entre teatro e culturas populares. É apresentado um panorama sucinto da trajetória da pesquisadora e das discussões empreendidas sobre o tema, tanto a partir de suas pesquisas e publicações como a partir de suas orientações, enfatizando-se sua discussão sobre a importância dos modos de produção teatral. Discute-se a noção de cultura popular segundo autores como Bakhtin, Burke, Canclini e José Jorge de Carvalho. Também são abordados aspectos do teatro cômico popular, do teatro de revista no Brasil e de manifestações de culturas tradicionais em sua relação com o teatro de Ariano Suassuna.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’article vise à discuter la contribution de Beti Rabetti (Maria de Lourdes Rabetti) sur la relation entre le théâtre et les cultures populaires. Un aperçu succinct de la trajectoire de la chercheuse et des discussions engagées sur le sujet est présenté, tant à partir de ses recherches et publications que de ses directions, soulignant sa discussion sur l’importance des modes de production théâtrale. La notion de culture populaire est discutée à partir d’auteurs tels que Bakhtin, Burke, Canclini et José Jorge de Carvalho. Des aspects du théâtre comique populaire, du théâtre de revue au Brésil et des manifestations des cultures traditionnelles dans leur relation avec le théâtre d’Ariano Suassuna sont également abordées.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss the contribution of Beti Rabetti (Maria de Lourdes Rabetti) to discussions on the relation between theater and popular cultures. A brief overview of the researcher’s career and discussions on the subject are presented, based on her research work and publications, and on her work as an advisor, focusing on her discussion on the importance of the modes of theatrical production. Popular culture is discussed from authors such as Bakhtin, Burke, Canclini and José Jorge de Carvalho. Aspects of popular comic theater, teatro de revista in Brazil and manifestations of traditional cultures in their relations with the theater of Ariano Suassuna are also discussed.
  • Formação Teatral Marcada pela Educação Popular e Cultura Popular: um meio de emancipação para jovens Culturas Populares

    Camargos, Júlia

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute os sentidos que jovens periféricos atribuem à sua experiência de formação teatral marcada pela educação popular e pela cultura popular em uma instituição de ensino em Belo Horizonte. Destacando a presença da diversidade, da coletividade e de pautas políticas na sua formação, os jovens apontam a conscientização social como impacto significativo desse processo. A experiência artístico-pedagógica teatral se configurou como espaço de socialização, positivação de identidades de jovens subalternizados e contribuiu para os seus processos de emancipação como sujeitos sociais.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’article disserte sur les significations que les jeunes de la banlieule attribuent à leur expérience de formation théâtrale marquée par l’éducation populaire et la culture populaire dans une institution d'enseignement à Belo Horizonte. Soulignant la présence de la diversité, de la collectivité et des agendas politiques dans leur formation, les jeunes ponctuente la prise de conscience sociale comme un impact significatif de ce processus. L'expérience théâtrale artistique et pédagogique a été configurée comme un espace de socialisation, de positivation des identités des jeunes subalternes et a contribué à leurs processus d'émancipation en tant que sujets sociaux.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the meanings that young people from peripheral neighborhoods attribute to their theater studying experience marked by popular education and popular culture in an educational institution in Belo Horizonte. Highlighting the presence of diversity, collectivity and political agendas in their studying, young people point out social awareness as a significant impact of this process. The theatrical artistic-pedagogical experience was configured as a space for socialization, positivation of subaltern young people’s identities and contributed to their emancipation processes as social subjects.
  • Tensionamentos dos Rastros Historiográficos do Zouk Brasileiro Culturas Populares

    Navarro, Ana Carolina; Buarque, Isabela; Menegaldo, Luciano

    Resumo em Português:

    RESUMO Tensionamentos dos Rastros Historiográficos do Zouk Brasileiro – O artigo objetiva difundir informações a respeito do Zouk Brasileiro, buscando contribuir com a historicização de danças brasileiras por meio de uma reflexão crítica. Para isso, foram consultadas fontes bibliográficas (artigos, teses, dissertações, vídeos e reportagens) e registros de diários de campo. As análises evidenciam disputas a respeito dos pontos: 1) surgimento do ritmo musical e da dança; 2) utilização de movimentos básicos e competitivos; 3) processo de mercantilização; e 4) questões contemporâneas do corpo. Destaca-se que o trabalho se justifica pela necessidade de ampliação dos debates acerca das historiografias de dança no país.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Tensions dans les Traces Historiographiques du Zouk Brésilien – Cet article a pour objectif de diffuser des informations concernant le zouk brésilien et de contribuer à une compréhension historique des danses brésiliennes par le biais d’une analyse critique. Afin d’atteindre cet objectif, diverses sources bibliographiques telles que des articles, thèses, mémoires, vidéos et rapports ont été consultées, ainsi que des notes personnelles. L’analyse révèle des controverses entourant les aspects suivants: 1) l’émergence du rythme musical et de la danse; 2) l’utilisation de mouvements de base et de mouvements compétitifs; 3) le processus de marchandisation; et 4) les problématiques contemporaines liées au corps. Il est important de souligner que cette étude est motivée par la nécessité d’élargir les discussions autour de l’historiographie de la danse au sein du pays.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Tensions of the Historiographic Traces of Brazilian Zouk – This article aims to disseminate information about Brazilian Zouk and contribute to the historical understanding of Brazilian dances through critical reflection. To this end, we researched various bibliographic sources, such as articles, theses, dissertations, videos, and reports, in addition to personal notes. The analysis showed disputes concerning the following aspects: 1) the rise of the musical rhythm and dance; 2) the use of basic and competitive movements; 3) the process of commodification; and 4) contemporary issues related to the body. It is important to emphasize that this work is motivated by the necessity to broaden the debate on dance historiography in the country.
  • As Poéticas Caminhantes do Bumba Meu Boi Maranhense: a cena brincante na festa de São Marçal Culturas Populares

    Souza, Danielle

    Resumo em Português:

    RESUMO As Poéticas Caminhantes do Bumba Meu Boi Maranhense: a cena brincante na festa de São Marçal – O texto examina o ato de caminhar como prática inventiva e sua provável experimentação na festa de São Marçal em São Luís, Maranhão. Para isso, a pesquisa mira nas poéticas moventes, produzidas pelos grupos de Bumba Meu Boi, que apresentam as ocorrências sensíveis e especificidades estéticas da Festa de São Marçal, no que tange às demais festividades juninas ocorridas no estado. Além disso, aborda o corpo brincante, considera sua expressividade festiva e caminhante como estado de criação possível e evidencia uma poética inventiva, viva e vivida na temporalidade espiralar que produz trocas coletivas e experimentações caminhantes no acontecimento investigado.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Les Marcheurs Poétiques de Bumba Meu Boi Maranhense: la scène brincante du festival de São Marçal – Le texte examine l’acte de marcher comme pratique inventive et sa probable expérimentation au festival São Marçal à São Luís, Maranhão. Pour cela, la recherche vise la poétique émouvante, produite par les groupes de Bumba meu boi qui présente les occurrences sensibles et les spécificités esthétiques de la Festa de São Marçal, en relation avec les autres festivités de juin qui se sont déroulées dans l’État. De plus, il aborde le corps ludique, considère son expressivité festive et errante comme un état de création possible, et met en lumière une poétique inventive, vivante et vécue dans la temporalité en spirale qui produit des échanges collectifs et des expérimentations errantes dans l'événement investigué.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Walking Poetics of the Bumba Meu Boi from Maranhão: the brincante scene in the feast of São Marçal – This text examines the action of walking as an inventive practice and its probable experimentation in the feast of São Marçal in São Luís, Maranhão. To do so, the research focuses on the moving poetics produced by the Bumba Meu Boi groups that present the sensitive occurrences and aesthetic specificities of the feast of São Marçal, in relation to other June festivities in the state. Additionally, it addresses the brincante body, considering its festive and walking expressiveness as a possible state of creation, and highlights an inventive poetics, alive and living in the spiral temporality that generates collective exchanges and walking experiments in the investigated event.
  • Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras: um estudo tecnocultural Culturas Populares

    Camargo, Andréia Vieira Abdelnur

    Resumo em Português:

    RESUMO Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras: um estudo tecnocultural – Este artigo aborda a relação entre dança e música a partir de um experimento tecnocultural que faz uso de elementos performativos do Bumba Meu Boi maranhense. A pesquisa cruza uma investigação mediada por tecnologia a discussões advindas dos campos da Musicologia, da Antropologia, das Artes Cênicas e de palavras de mestres de comunidades tradicionais. Busca-se descrever e compreender como performances culturais afro-brasileiras congregam fenômenos de multimodalidade, multicoordenação e vizinhança como fatores indispensáveis na construção de um saber corporificado, integrado e complexo, indicando inseparabilidade entre corpo, dança e música.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Danse et Musique comme Pratiques Intégrées dans les Performances Afro-brésiliennes: une étude technoculturelle – Cet article aborde la relation entre la danse et la musique au moyen d’une expérience technoculturelle qui utilise des éléments performatifs du Bumba Meu Boi du Maranhão. La recherche associe la technologie à discussions dans les domaines de la musicologie, de l'anthropologie, des arts du spectacle et des paroles des artistes populaires qui vivent dans les communautés traditionnelles. L'étude a pour but décrire et comprendre comment les performances culturelles afro-brésiliennes réunissent les phénomènes de multimodalité, de multi-coordination et de voisinage comme facteurs indispensables à la construction d'un savoir corporel, intégré et complexe, indiquant l'indissociabilité entre le corps, la danse et la musique.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Dance and Music as Integrated Practices in Afro-Brazilian Performances: a technocultural study – This paper discusses the relationship between dance and music from a technocultural experiment about performative aspects of Bumba Meu Boi of Maranhão. The research mixes research mediated by technology and theoretical discussions on Musicology, Anthropology, Performing Arts as well as testimonials of masters from traditional communities. The study aims to describe and reflect on how Afro-Brazilian cultural performances entangle the phenomena of multimodality, multi-coordination and neighborhood as indispensable factors to conceive an integrated and complex embodied knowledge, indicating inseparability between body, dance and music.
  • Reflexões sobre o Popular no Contexto do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos Culturas Populares

    Silva, Pedro Rodrigues Pereira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Reflexões sobre o Popular no Contexto do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos – Este artigo apresenta e discute a noção de cultura e de teatro populares com base na experiência do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos (Aracaju/SE), núcleo popular com específica relação com o espaço acadêmico. O estudo é resultado parcial de pesquisa de mestrado e utiliza-se, em maior escala, de revisão bibliográfica, fontes primárias e entrevistas. Por meio das discussões, tem-se uma visão crítica acerca do teatro popular, que pode se manifestar em diferentes lugares, modos e contextos; o que destoa de uma visão estereotipada, largamente homogênea, acerca desses fenômenos, decorrente de uma produção literária que aborda a história sob a ótica da cultura letrada.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Réflexions sur le Populaire dans le Cadre du Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos – Cet article présente et discute la notion de culture et de théâtre populaire à partir de l’expérience du Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos (Aracaju/SE), un noyau populaire ayant une relation spécifique avec l’espace académique. L’étude est le résultat partiel d’une recherche de maîtrise et fait largement appel à la revue de littérature, aux sources primaires et aux entretiens. À travers ces discussions, une vision critique du théâtre populaire peut être obtenue, qui peut se manifester dans différents lieux, modes et contextes, ce qui diffère d’une vision stéréotypée, largement homogène, de ces phénomènes, résultant d’une production littéraire qui aborde l’histoire du point de vue de la culture littéraire.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reflections on the Popular in the Context of the Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos – This article presents and discusses the notion of popular culture and theater based on the experience of the Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos (Aracaju/SE), a popular nucleus with a specific relationship with the academic space. The study is a partial result of a master’s research and makes extensive use of literature review, primary sources, and interviews. Through these discussions, a critical view of popular theater is obtained, which can manifest itself in different places, modes, and contexts, deviating from a stereotyped and largely homogeneous view of these phenomena, resulting from literary production that approaches history from the perspective of lettered culture.
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