Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 5, Número: 3, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Icle, Gilberto; Alcântara, Celina Nunes de; Marcello, Fabiana de Amorim; Pereira, Marcelo de Andrade; O'Thomas, Mark; Candelario, Rosemary
  • Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia) Research In Performing Arts

    Légeret, Katia

    Resumo em Português:

    Resumo: Os pesquisadores interessados pelos patrimônios do teatro-dança indiano encontram um grande obstáculo: o da oralidade, pois os arquivos escritos e audiovisuais são raríssimos. Os pesquisadores devem passar por uma formação profissional para ter acesso aos materiais de pesquisa e poder interpretá-los. O estudo de caso do estilo Bharata-Nâtyam de Mysore, envolve esta observação participante do pesquisador-artista e mostra que a vitalidade desta herança depende da criatividade de cada transmissão local e individual - segundo seu contexto social, estético, religioso e político - e não das obras ditas acabadas e reconhecidas por um público nacional ou internacional.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Les chercheurs qui s'intéressent aux patrimoines des théâtres dansés en Inde rencontrent un obstacle majeur, celui de leur oralité, car les archives écrites et audiovisuelles sont rarissimes. Ils doivent suivre une formation professionnelle pour avoir accès aux matériaux de recherche et pouvoir les interpréter. L'étude de cas du style Bharata-Nâtyam de Mysore, implique cette observation participante du chercheur-artiste et démontre que la vitalité de cet héritage tient à la créativité de chaque transmission locale et individuelle - selon son contexte social, esthétique, religieux et politique - et non aux œuvres dites achevées et reconnues par un public national ou international.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Researchers interested in the heritage of dance-theater in India face a major obstacle: oral transmission, as written and audiovisual archives are extremely rare. They need professional training to access research materials and to interpret it. The case study of the Mysore Bharata-Natyam style involves this kind of participatory observations by the researcher-artist and demonstrates how the vitality of this heritage depends on the creativity of each local and individual transmission - related to its social, aesthetic, religious and political context - therefore, not on works considered complete and recognized by a national or international public.
  • O Processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas Pesquisa Em Artes Cênicas

    Campos, Flávio; Rodrigues, Graziela Estela Fonseca

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, são apresentados alguns aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) que podem ser pensados como suas especificidades epistemológicas. Trata-se, portanto, de uma revisão da bibliografia fundamental dessa metodologia de formação e criação cênica em desenvolvimento no Brasil há mais de trinta anos. Por meio de relatos breves, apresentamos o histórico do método BPI. Também descrevemos seu processo criativo e listamos dados pontuais que viabilizam uma compreensão de suas singularidades no campo das Artes da Cena. Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas, sim, busca abrir frestas para novos diálogos e discussões.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Dans cet article, nous présentons quelques aspects de la méthode Danseur-Chercheur-Interprète (BPI) qui peuvent être considérés comme ses spécificités épistémologiques. Il s'agit d'une révision de la bibliographie fondamentale de cette méthode de formation et de création scénique qui se développe au Brésil depuis plus de trente ans. Par de brefs rapports, nous présentons l'histoire de la méthode BPI. Nous décrivons également son processus de création et présentons des informations qui permettent une compréhension de ses singularités dans le champ des arts scéniques. Ce travail n'a pas l'intention d'épuiser le sujet, mais cherche plutôt à ouvrir de nouveaux dialogues et discussions.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we present some aspects of Dancer-Researcher-Performer (BPI) method that can be considered in its epistemological specificities. Therefore, the first purpose is to present a bibliographic review of this training and scenic creation methodology that has been developed for over thirty years in Brazil. Through brief reports, we present the history of the BPI, we describe its creative process and we list some data that enable a better understanding of this method, its singularities in the performing arts field. This paper does not intend to exhaust this subject, but rather seeks to open spaces for new dialogues and debate.
  • História do Teatro e Performance: a insurreição do arquivo como método Pesquisa Em Artes Cênicas

    Pinto, Isabel

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir do conceito de arquivo (Derrida, 1995), que subjaz à investigação da História do Teatro, propõe-se o uso da performance como método de pesquisa. Encarregada dessa função, aqui exemplificada em três iniciativas performativas, ela possibilita, ao mesmo tempo, um novo olhar, acentuadamente multidisciplinar, sobre as fontes históricas e uma outra vivência do legado cultural. Esta última vertente filia-se ao movimento internacional performing the archive (Osthoff, 2009; Jackson; Kidd, 2011; Borggreen; Gade, 2013), que prescreve tanto a dimensão pública e social quanto a dinâmica de renovação para o patrimônio artístico e cultural.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Basée sur la notion d'archive (Derrida, 1995), qui sous-tend la recherche de l'Histoire du Théâtre, cet article propose l'utilisation de la performance en tant que méthode de recherche. Investie de cette fonction, illustrée ici par trois initiatives performatives, elle permet à la fois, un nouveau regard, nettement pluridisciplinaire, sur les sources historiques et un autre vécu du patrimoine culturel. Ce dernier se rapporte au mouvement international performing the archive (Osthoff, 2009; Jackson; Kidd, 2011; Borggreen; Gade, 2013), qui prévoit simultanément la dimension publique et sociale et la dynamique de renouvellement pour le patrimoine artistique et culturel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: By reviewing the notion of archive (Derrida, 1995) that underlies Theatre History research, performance is here presented as a new methodological insight. As such, it allows for a cross disciplinary look into the historical sources, and, at the same time, a renewed embodiment of cultural heritage. This latter aspect, here illustrated by the description of three performances, relates to the international initiative performing the archive (Osthoff, 2009; Jackson; Kidd, 2011; Borggreen; Gade, 2013), which aims at both the public and social dimension and the transformative dynamics of artistic and cultural heritage.
  • Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso Research In Performing Arts

    Royo, Victoria Pérez

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo resulta de um exercício de reescrita experimental e de um pensamento analógico cujo objetivo era abrir uma nova perspectiva sobre pesquisa nas artes. Metodologicamente, as diferentes figuras de amor no livro Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Barthes, são levadas a conversar sobre a relação entre pesquisador e objeto de estudo. Essa analogia nos permite encontrar parâmetros de qualidade baseados em uma escala de valores diferentes dos hegemônicos na academia (produtividade, competitividade, inovação). Esses novos parâmetros podem constituir uma sólida base ontológica para a construção de uma nova política de pesquisa artística na academia que permita uma reconsideração radical dos processos de investigação em artes.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Ce texte découle d'un exercice de réécriture expérimentale et d'une pensée analogique visant à ouvrir une nouvelle perspective sur la recherche en arts. Sur le plan méthodologique, il s'agissait de faire dialoguer les différentes figures de l'amour dans l'ouvrage Fragments d'un discours amoureux, de Roland Barthes, au sujet de la relation entre chercheur et objet d'étude. Cette analogie nous permet de révéler des paramètres de qualité alternatifs aux échelles de valeurs actuellement hégémoniques au sein de l'université (productivité, compétitivité, innovation). Ces nouveaux paramètres pourraient constituer une base ontologique solide pour le développement d'une nouvelle politique de recherche artistique à l'université, nous permettant un réexamen radical des processus de recherche artistique.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper is the result of an exercise of experimental re-writing and analogical thinking which had as an aim to open a new perspective on research in the arts. In terms of method, the different figures of love in Barthes' A Lover's Discourse are forced to talk about the relationship of researcher and object of study. This analogy allows us to find quality parameters based on a scale of values different to the hegemonic ones in the academy (productivity, competitiveness, innovation). These new parameters might constitute a solid ontological basis to build a new politics of artistic research in the academy that allow a radical reconsideration of processes of artistic research.
  • Entrevistar e Escrever: procedimentos para palavras encarnadas de dança Pesquisa Em Artes Cênicas

    Castro, Cássia Navas Alves de

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir de estudos de caso de uma longa trajetória em pesquisa, articulam-se exemplos, descrições, propostas e discussões sobre a investigação em dança, com foco em dois aspectos - a entrevista e a escrita. Aponta-se para procedimentos do inquirir-se - como a pergunta-stick - e formatos de sua escritura - como a entre-escritura -, visando à ampliação do debate sobre métodos, processos e sistemas metodológicos nas artes da cena contemporânea como contribuição para a discussão sobre caminhos metodológicos oriundos desse mesmo campo do conhecimento.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Fondé sur des études de cas dans une longue trajectoire de recherche, cet article présente des exemples, descriptions, propositions et discussions sur la recherche en danse, plus particulièrement sur l'interview et l'écriture. Sont présentées des procédures pour questionner les artistes et pour écrire sur la danse - comme l'usage des questions-maîtres ou stick-questions, et l'écriture alternée ou l'entre-écriture - afin d'élargir le débat autour des méthodes, processus et systèmes méthodologiques des arts du spectacle contemporain, en participant ainsi à la discussion sur les méthodologies issues de ce domaine de savoirs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on case studies from a consolidated work in dance research, this article presents examples, description, context, propositions and discussion on dance interviews and dance writings, suggesting methodologies for questioning artists and specific procedures for writing about dance, such as the use of master-questions or stick-questions and alternate-writings or writings in between, in order to expand the debate on contemporary performing arts and their methods, in a contribution to the specificity of this field.
  • Teatro Pós-dramático e Performance Pós-dramática Other Themes

    Carlson, Marvin

    Resumo em Português:

    Resumo1: Este ensaio inicia com o conceito de teatro pós-dramático conforme formulado pelo teórico alemão Hans-Thies Lehmann e nele se consideram as obras recentes de vários diretores internacionais relevantes - Ivo van Hove, Punchdrunk, Signa, entre outros - como exemplos de performance pós-dramática. Argumenta-se que o ponto comum a essas obras desafia o conceito tradicional de mimese e do universo teatral como construto fictício claramente separado da vida cotidiana e de suas circunstâncias.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet essai parle du concept de théâtre postdramatique, tel qu'il a été formulé par le théoricien allemand Hans-Thies Lehmann. Les exemples de performances postdramatiques étudiées ici sont des œuvres récentes d'importants metteurs en scène de divers pays - dont, notamment, Ivo van Hove, Punchdrunk et Signa. Il est avancé que le point commun à ces œuvres est de défier le concept traditionnel de la mimésis et de l'univers théâtral en tant que construction fictive clairement isolée de la vie quotidienne et de ses circonstances.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Beginning with the concept of a postdramatic theatre as articulated by the German theorist Hans-Thies Lehmann, this essay considers the recent work of several major international directors - Ivo van Hove, Punchdrunk, Signa and others - as examples of postdramatic performance. It argues that what they have in common is a challenge to the traditional concept of mimesis and of the theatre world as a fictional construct distinctly separated from everyday life and its surroundings.
  • Os Estados Tônicos como Fundamento dos Estados Corporais em Diálogo com um Processo Criativo em Dança Outros Temas

    Laranjeira, Carolina Dias

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo propõe refletir acerca do conceito de estados corporais na dança a partir de investigações artístico-acadêmicas com as corporalidades e as danças da manifestação popular pernambucana do Cavalo Marinho. Por meio de análises do processo de investigação artística, englobando pesquisas de campo no contexto da expressão cultural estudada, procura-se realizar um diálogo com abordagens teóricas sobre gesto e percepção. Assim, os conceitos de pré-movimento e de estados tônicos se mostram de grande valor para a compreensão de um processo criativo fundamentado na relação entre percepção, memória, imaginação, estados e movimentos.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article propose de réfléchir sur le concept d'états corporels dans la danse à partir de recherches artistiques et académiques sur la corporalité et la danse du Cavalo Marinho, expression populaire de Pernambuco. À partir de l'analyse du processus d'investigation artistique, impliquant des recherches de terrain dans le contexte de l'expression culturelle mentionnée, nous cherchons à mener un dialogue avec les approches théoriques sur le geste et la perception. Ainsi, les concepts de pré-mouvement et d'états toniques montrent une grande valeur pour la compréhension d'un processus créatif basé sur la relation entre la perception, la mémoire, l'imagination, les états et les mouvements.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to reflect on the concept of bodily states in dance through artistic and academic investigations of corporeality and dance in the traditional Pernambuco cultural performance Cavalo Marinho. By analysing the artistic investigation process, encompassing field research in the context of this cultural expression, we aim to conduct a dialogue with theoretical approaches to gesture and perception. Thus, concepts of pre-movement and tonic states have significant value in understanding a creative process based on the relationship between perception, memory, imagination, states, and movements.
  • Uma Nova Abordagem Psicofísica na Pedagogia Teatral Contemporânea Other Themes

    Ruggieri, Vezio; Walter, Lea

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a forma como as contribuições do modelo psicofisiológico bioexistencialista desenvolvido por Vezio Ruggieri e seus colaboradores podem trazer uma nova compreensão sobre os processos subjacentes do jogo do ator, como a presença cênica, o processo de identificação com um personagem e o mecanismo complexo da prosódia. Esse contexto teórico, que considera a conexão corpo-mente como uma relação circular, esclarece ao leitor as bases fisiológicas da percepção e da imaginação, bem como o papel fundamental que a estrutura muscular desempenha na construção desses fenômenos.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article a pour but de présenter comment les apports du modèle psychophysiologique bio-existentialiste élaboré par Vezio Ruggieri et ses collaborateurs peuvent jeter une lumière nouvelle sur les processus sous-jacents le jeu de l'acteur tels que la présence scénique, le processus d'identification avec un personnage et le complexe mécanisme de la prosodie. Cet encadrement théorique, qui voit le rapport corps-esprit dans une relation circulaire, éclairera le lecteur sur les bases physiologiques de la perception et de l'imagination ainsi que sur le rôle fondamental que la structure musculaire joue dans la construction de ces phénomènes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims at presenting how the contributions of the bio-existentialist psychophysiological model conceptualized by Vezio Ruggieri and his collaborators can bring a new light on some core elements underlying acting such as stage presence, identification process with a character and the complex mechanism of prosody. This theoretical mark, which sees the connection body-mind in a circular relation, will enlighten the reader on the physiological basis of perception and imagination as well as on the fundamental role that the muscular structure plays within the construction of these phenomena.
  • A Construção de Presença e a Cena Teatral Multimidiática: a hegemonia de uma presença imanente Outros Temas

    Nunes, Juarez; Baumgartel, Stephan

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste ensaio, parte-se da compreensão de que a copresença de artistas e espectadores na cena contemporânea articula-se por meio de um foco na ficção e outro que privilegia a percepção e a interação concreta. Com base na discussão do problema da expressão em Deleuze/Espinosa e na crítica à produção de sentido em Gumbrecht, são designados dois modos de presença: presença emanativa e presença imanente, sendo que a última se torna hegemônica no teatro contemporâneo. Objetiva-se refletir como um dispositivo multimidiático, com as possibilidades de uma intermidialidade, impacta nesse jogo de imanência e transcendência.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Dans ce travail, nous partons de la compréhension que la coprésence des artistes et des spectateurs dans la scène contemporaine s'articule autour de deux axes: un sur la fiction et un autre qui met l'accent sur la perception et l'interaction concrète. Ayant pour bases la discussion du problème de l'expression chez Deleuze/Spinoza et la critique à la production du sens chez Gumbrecht, nous désignons deux modes de présence : présence d'émanation et présence immanente, ce dernier devenant hégémonique dans le théâtre contemporain. Notre objectif est de réfléchir comment un dispositif multimédia, avec ses possibilités de médiation, peut-il avoir un impact sur ce jeu de l'immanence et de la transcendance.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this work, we depart from the understanding that the co-presence of performers and spectators in contemporary theatre articulates itself through a focus on fiction and one that emphasizes the sensorial perception and concrete interaction. Based on a discussion of the problem of expression in Deleuze/Spinoza and on the critique of the production of meaning in Gumbrecht, we name these two modes of presence respectively emanative presence and immanent presence, with the latter becoming hegemonic in contemporary theatre. We aim to reflect on how a multimedia device, with its possibilities of intermediality, may impact on the interaction between immanence and transcendence.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com