Acessibilidade / Reportar erro

Coaching como estratégia para a promoção da saúde de indivíduos idosos: revisão sistemática

Resumo

Objetivo:

Avaliar o efeito da aplicação do coaching na promoção da saúde do idoso.

Método:

Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas bases de dados PubMed, MEDLINE e SciELO. A seleção dos artigos seguiu as diretrizes do PRISMA, publicados no período de 2008 a julho de 2018. Foram utilizados os seguintes descritores: aged (idoso, anciano); elderly (idoso, anciano); coaching (tutoria, tutoría); mentoring (tutoria, tutoría) e health promotion (promoção da saúde, promoción de la salud). Operadores booleanos foram aplicados para todas as bases de dados: (coaching OR mentoring) AND (health promotion) AND (aged OR elderly); (idoso) AND (tutoria OR coaching) AND (promoção da saúde); (anciano) AND (tutoría OR coaching) AND (promoción de la salud).

Resultados:

A análise final contou com três artigos, os quais buscaram avaliar ferramentas de coaching para mudanças no estilo de vida e redução de riscos à saúde dos idosos. Os resultados alcançados foram positivos, com melhora significativa da qualidade de vida (mental e física), do estado de saúde, da obtenção de metas, autoeficácia e aumento da imunização dos idosos avaliados.

Conclusão:

A utilização do coaching na promoção da saúde em indivíduos idosos ainda é incipiente, porém com base nos resultados encontrados, o coaching em saúde mostrou-se uma estratégia eficaz para capacitar idosos a atingir o potencial máximo de autogerenciamento em saúde.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Coaching; Promoção da Saúde; Qualidade de vida

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com