Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da Ação Educativa sobre a Taxa de Abandono do Serviço de Esterilidade Conjugal da UNICAMP

Resumo de Tese

Impacto da Ação Educativa sobre a Taxa de Abandono do Serviço de Esterilidade Conjugal da UNICAMP

Autora: Sílvia Lucchini Joly De Mattos

Orientadores: Prof. Dr. Carlos Alberto Petta e Prof. Dr. Luis Guillermo Bahamondes

Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do Título de Mestre em Tocoginecologia, em 4 de fevereiro de 2000.

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do programa de ação educativa em esterilidade na redução das taxas de abandono do serviço, na área de Esterilidade Conjugal da UNICAMP. Foi realizado um estudo retrospectivo do tipo pesquisa operacional, comparando a taxa de abandono do serviço antes e após o início do programa de ação educativa. Foram selecionadas as fichas de 167 casais antes da introdução da ação educativa no serviço, e outras 167 após o início deste programa. Foram avaliados dados como a idade e escolaridade da mulher e do homem, distância da residência, tipo e tempo de esterilidade, número de filhos da mulher e do homem com outro(a) parceiro(a) e da mulher com o parceiro atual, fatores etiológicos femininos e masculinos, e o abandono do serviço, incluindo o momento do acompanhamento em que ele ocorreu. A taxa de abandono no primeiro grupo foi de 70,7%, e no segundo grupo de 61,7%, não tendo sido observada diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. Verificou-se que a maior taxa de abandono ocorreu entre casais com a propedêutica incompleta de esterilidade. Foram encontradas como variáveis preditoras de abandono do serviço, a baixa idade da mulher e o baixo nível de escolaridade do casal. A ação educativa não pareceu ser, portanto, uma intervenção de maior relevância para o abandono do serviço, já que foram encontrados fatores mais importantes, como a baixa idade da mulher e o baixo nível de escolaridade do casal, que pode refletir indiretamente o seu baixo nível socioeconômico.

Palavras-chave: Infertilidade. Orientação pós-consulta.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br