Acessibilidade / Reportar erro

Biópsia de Miométrio por Histeroscopia no Diagnóstico da Adenomiose

Resumo de Tese

Biópsia de Miométrio por Histeroscopia no Diagnóstico da Adenomiose

Autor: Walter Antônio Prata Pace

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Borges de Souza

Tese apresentada ao Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Doutor em ciências, em 4 de dezembro de 2000.

Objetivo: estabelecer o valor da biopsia de miométrio por histeroscopia para detecção da adenomiose.

Métodos: foram selecionadas 30 pacientes (idade 28 à 54 anos), clientes de clínica privada no período de 3 de março de 1997 à 21 de outubro de 1999, com o diagnóstico clínico e ultra-sonográfico sugestivo de adenomiose (com prole definida); todas elas tinham indicação de histerectomia. As histerectomias foram realizadas em centros cirúrgicos precedidos de biopsia do miométrio por histeroscopia, sendo obtidos as amostras na parede posterior, próximo ao fundo.

Resultados: na análise dos 30 casos a biopsia de miométrio foi confrontada com a peça cirúrgica (útero) como padrão-ouro mostrou sensibilidade de 82%, especificidade de 50%, valor preditivo positivo de 95%, valor preditivo negativo de 16%, falso-positivo de 50%, falso-negativo de 17%.

Conclusões: embora os testes estatísticos não tenham sido significativos nesta casuística, a técnica mostrou-se factível e segura, capaz de fornecer material adequado para estudo.

Palavras-chave: Histerectomia. Histeroscopia. Adenomiose. Endometriose.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Jul 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br