Acessibilidade / Reportar erro

O papel da Associação Mundial de Psiquiatria para o desenvolvimento de publicações psiquiátricas de países de baixa e média renda

EDITORIAL

O papel da Associação Mundial de Psiquiatria para o desenvolvimento de publicações psiquiátricas de países de baixa e média renda

Christopher Paul SzaboI; Jair de Jesus MariII; Christian KielingIII; Helen HerrmanIV

IDivision of Psychiatry, Faculty of Health Sciences, University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa

IIDepartment of Psychiatry, Universidade Federal de São Paulo, Sao Paulo, Brazil

IIIDepartment of Psychiatry, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porte Alegre, Brazil

IVCentre for Youth Mental Health, University of Melbourne, Australia

Uma questão importante para a disciplina de Psiquiatria é a escassez de publicações psiquiátricas confiáveis provenientes de países de baixa e média renda (PBMR). A grande maioria das publicações psiquiátricas provém de países desenvolvidos. Isso deixa o mundo em desenvolvimento em desvantagem quanto a serviços adequados e potencialmente subordinado às agendas e prioridades do mundo desenvolvido. Essa situação tem sido reconhecida e submetida a estudo formal, o qual estabeleceu o chamado gap de 5/95,1 pelo qual 95% dos periódicos indexados advêm do mundo desenvolvido. Essa pesquisa surgiu de uma força-tarefa designada pelo Programa de Publicações da Associação Psiquiátrica Mundial (WPA), inspirada por uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (liderada por Shekhar Saxena) que estabeleceu uma divisão de 10/90 (10/90 divide) na publicação de artigos de pesquisa.1 Subsequente a essa pesquisa, uma decisão foi tomada para facilitar ativamente o desenvolvimento de revistas científicas psiquiátricas em países de baixa e média renda, com o intuito de melhorar o seu potencial para a indexação em importantes bases de dados.2 Com esse fim, uma série de workshops foram realizados em várias reuniões da WPA.3,4 No 15º Congresso Mundial de Psiquiatria, realizado em Buenos Aires (setembro 2011), o terceiro workshop da série foi organizado pelo programa de Publicações da WPA,3,4 com o objetivo, nesse caso, de avaliar e prestar orientação às revistas psiquiátricas sul-americanas com potencial para a indexação em bancos de dados como Medline e Web of ScienceSM (antigo, Institute for Scientific Information®). Os workshops anteriores envolveram revistas científicas da Europa, África e Asia3,4 - muitas das quais posteriormente obtiveram indexação no Medline, ou no WoS, ou em ambos (African Journal of Psychiatry - África do Sul; Indian Journal of Psychiatry - Índia; The East Asian Archives of Psychiatry - Hong Kong; Klinik Pskofarmakoloji Bulteni - Turquia).

A maioria das pesquisas recentes estabeleceu a existência de aproximadamente 235 publicações relacionadas à psiquiatria, das quais todas estão indexadas no Medline ou no WoS.2 O número de revistas de psiquiatria indexadas provenientes de países de baixa e média renda (PBMR) certamente aumentou (ou seja, de 9/222 em 2007 para 13/235 em 2009),2 com várias dessas publicações tendo participado dos workshops facilitados pela WPA. No entanto, apesar do aumento em número, o percentual de publicações indexadas dos PBMR em relação ao número total de publicações indexadas não alterou significativamente e se mantém em pouco mais de 5%.2 A indexação parece ser uma procuração para a qualidade, e há uma existente hegemonia de bases de dados que confirma isso. No entanto, o surgimento de bases de dados científicas provenientes do mundo em desenvolvimento como o SciELO (www.scielo.br/rbp) - que embora de origem brasileira se estende cada vez mais para além do Brasil, incluindo América do Sul e potenciais parcerias na África (mais especificamente a África do Sul) - anuncia a criação de bases de dados que, sem sacrificar a qualidade, estarão mais voltados para o mundo em desenvolvimento. O fato de apenas cerca de 20% de todas as publicações psiquiátricas aparecem nas principais bases de dados,5 com aproximadamente apenas 5% dessas publicações oriundas do mundo em desenvolvimento,2 não diminui a importância das publicações não indexadas. Essas publicações, sem dúvida, possuem o potencial de contribuir para a disciplina em nível muito local, mas ainda não sabemos se tal contribuição pode ser significativa sem a inexação. Intuitivamente não se pode supor, mas se realmente for o caso, isso exigiria remediação, não apenas para obter a indexação, mas para, principalmente, atender os mínimos padrões de credibilidade exigidos e, consequentemente, de utilidade. A esse respeito, os workshops facilitados pela força tarefa do Porgrama de Publicações da WPA têm demonstrado considerável sucesso, não só para as revistas participantes que obtiveram indexação, mas também em proporcionar um fórum de apoio a editores que têm uma verdadeira paixão e o compromisso de ajudar na disseminação de conteúdo local - geralmente com recursos muito limitados e sem treinamento formal ou assitência. Com uma agenda global para a disciplina de Psiquiatria, a WPA e outras organizações internacionais têm um papel importante a desempenhar na facilitação ativa de um processo que parece representar uma forma relativamente econômica de melhorar os resultados dos pacientes - publicações locais saudáveis, vibrantes e confiáveis. O primeiro passo foi dado, e esperamos que os objeivos alcançados até o momento sirvam de base para o desenvolvimento de iniciativas adicionais.

References

  • 1. Mari JJ, Patel V, Kieling C, Razzouk D, Tyrer P, Herrman H. The 5/95 gap in the indexation of psychiatric journals of low-and middle-income countries. Acta Psychiatr Scand. 2010;121:152-6.
  • 2. Herrman H, Kieling C, Mari JJ. Working with the World Psychiatric Association to promote dissemination of mental health research worldwide. Rev Bras Psiquiatr. 2010; 32(1):4-5.
  • 3. Mari JJ, Patel V, Kieling C, Anders M, Jakovljevi M, Lam LCW, Lotaief F, Mendlowicz MV, Okulat G, Sathyanarayana Rao TS, Tamam L, Tyrer P, Herrman H. The 5/95 gap on the dissemination of mental health research: The World Psychiatric Association (WPA) task force report on project with editors of low and middle income (LAMI) countries. Afr J Psychiatry. 2009;12(1):33-9.
  • 4. Mari JJ, Szabo CP, Wu C, Lam LCW, Wang L, Midin M, Irfan M, Kieling C, Herrman H. Promoting editorial capacity in psychiatric journals in low and middle income countries (LAMIC). Afr J Psychiatry. 2011;14:60-2.
  • 5. Kieling C, Herrman H, Patel V, Mari JJ. Indexation of psychiatric journals from low- and middle-income countries: a survey and a case study. World Psychiatry. 2009; 8(1):40-4.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 2012
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br