Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Associação entre o consumo alimentar e o Índice de Qualidade da Dieta Adaptado para Gestantes

Resumo

Objetivos:

investigar a associação entre o Índice de Qualidade da Dieta Adaptado para Gestantes (IQDAG) com o consumo alimentar e hábitos de vida e informações de saúde.

Métodos:

estudo transversal com 110 gestantes atendidas em um serviço público de saúde. Os dados sociodemográficos, nutricionais e de saúde foram coletados a partir dos prontuários de atendimento. O consumo alimentar foi investigado por meio do recordatório de ingestão habitual, para a análise nutricional foi utilizado o Programa DietPro® versão 6.1. A qualidade da dieta foi avaliada utilizando o IQDAG. A regressão logística multinomial foi usada para investigar a associação entre o consumo alimentar e IQDAG.

Resultados:

a média da pontuação total do IQDAG foi 61,3 (±26,1), isto é uma melhor qualidade da dieta. Após ajuste por idade, escolaridade e atividade física, o maior consumo de vitamina A (OR=1,04; IC95%= 1,02-1,07) e B2 (OR= 2,63; IC95%= 1,19-5,70) esteve associado a maior chance da gestante apresentar uma melhor qualidade da dieta (3º tercil do IQDAG).

Conclusões:

gestantes com melhor qualidade da dieta tiveram maior ingestão das vitaminas A e B2. Entretanto, sugere-se outros estudos de base populacional para verificar de forma mais ampla sua associação com o consumo alimentar e sua capacidade de identificar a adesão as recomendações nutricionais.

Palavras-chave:
Gestação; Consumo alimentar; Qualidade da dieta

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br