Acessibilidade / Reportar erro

Autoeficácia e apoio social das mães de prematuros em unidade neonatal

Resumo

Objetivos:

analisar a correlação entre autoeficácia materna e apoio social de mães de recémnascidos prematuros no período de pós-parto precoce.

Métodos:

estudo transversal, realizado junto a 120 mães de prematuros de uma Maternidade Escola, no período de junho a dezembro de 2018. Utilizaram-se dados sociodemográficos, reprodutivos e escalas para Avaliação da Autoeficácia Materna e Apoio Social. Procedeu-se a análise descritiva e aplicaram-se os testes de Teste Mann-Whitney, Teste de Kruskal Wallis e correlação de Spearman.

Resultados:

evidenciou-se correlação positiva entre autoeficácia, paridade (p=0,017), anos de estudo (p=0,017) e Apoio Social (p=0,002). Um achado inesperado foi a alta autoeficácia entre mães com até oito anos de estudo, do interior do estado e de baixa renda.

Conclusão:

o apoio social, em todas as dimensões: material, afetivo, emocional, de informação e interação social, mostrou-se preditor da autoeficácia materna.

Palavras-chave:
Autoeficácia; Recém-nascido; Prematuro; Apoio social; Saúde da criança

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br