Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Caros leitores:

A Edição 67 traz algumas alterações em relação às anteriores. Para adequação aos conceitos utilizados pela SciELO, fizemos alguns ajustes:

  • A pensata passa a se chamar editorial, sob a perspectiva de proporcionar instigação acerca de tema contemporâneo, a convite dos editores da RC&F; e

  • O editorial passa a se chamar apresentação, onde são listados e descritos os estudos publicados na edição.

As mudanças adotadas pela RC&F proporcionarão melhorias para os autores e leitores:

  • Criamos uma nova editoria associada, assumida por David B. Carter, para cuidar especificamente de temas emergentes. Isso se mostra necessário devido ao estágio de desenvolvimento e/ou complexidade de alguns temas, o que demanda um olhar diferente para os temas consolidados;

  • Iniciamos o ano de 2015 com a prática de incluir os artigos prontos na modalidade ahead of print. Ela é vantajosa tanto para o autor como para o leitor, pois antecipa a disponibilidade do artigo para acesso e citação antes da edição ser publicada; e

  • Também é relevante mencionar que publicaremos pelo menos 25 artigos durante o ano de 2015, visando aumentar o volume de divulgação relevante da área.

Dessa maneira, além dos artigos de pesquisa inéditos sobre diferentes temas, temos o editorial sob o título O conhecimento como um valor: as ideias de a-crescimento e de commons, desenvolvido por Nílson José Machado, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que questiona o tratamento da Educação como mercadoria. O trabalho, inegavelmente provocativo e contemporâneo, tem impacto relevante no ambiente educacional e de pesquisa.

Os 8 artigos desta edição são distribuídos em 5 linhas de pesquisa.

O estudo intitulado Interesses compartilhados afetam a veracidade dos orçamentos? trata o tema folga orçamentária e o impacto na elaboração do orçamento empresarial. As autoras do artigo são Ilse Maria Beuren, Franciele Beck e Fabiane Popik.

Kelly Cristina Mucio Marques, Reinaldo Rodrigues Camacho e Caio Cesar Violin de Alcantara são os autores do artigo Avaliação do rigor metodológico de estudos de caso em contabilidade gerencial publicados em periódicos no Brasil. O estudo de caso é uma abordagem frequentemente utilizada em contabilidade gerencial e esse trabalho discute o rigor com que tem sido tratado no ambiente de pesquisa brasileiro, apontando problemas que podem ser evitados para proporcionar maior credibilidade ao processo de construção do conhecimento.

O artigo intitulado Determinantes de qualidade da auditoria independente em bancos, de autoria de José Alves Dantas e Otavio Ribeiro de Medeiros, traz contribuição para o debate sobre o papel dos auditores para a transparência e solidez do sistema financeiro, um segmento crítico de grande vulnerabilidade no ambiente econômico.

O fato de que a demonstração do valor adicionado (DVA) possui conteúdo informacional relevante, uma vez que é capaz de explicar a variação no preço das ações das empresas pesquisadas, é o que se discute no artigo intitulado Análise da relevância do conteúdo informacional da DVA no mercado brasileiro de capitais, de Márcio André Veras Machado, Marcelo Alvaro da Silva Macedo e Márcia Reis Machado.

As cooperativas são organizações relevantes no ambiente econômico brasileiro e o artigo Saída e insucesso das cooperativas de crédito no Brasil: uma análise do risco, de autoria de Flávio Leonel de Carvalho, Maria Dolores Montoya Diaz, Sigismundo Bialoskorski Neto e Aquiles Elie Guimarães Kalatzis, indica que a ideia inicial de que a dualidade inerente às cooperativas de crédito - princípios cooperativos versus eficiência econômica - poderia influenciar a estabilidade, sobrevivência e longevidade dessas instituições.

Alan Nader Ackel Ghani, Roy Martelanc e Eduardo Kazuo Kayo tratam em um ambiente de restrição de crédito a comparabilidade entre empresas de capital aberto e fechado no artigo Há diferença de restrição de crédito para empresas de capital aberto e fechado no Brasil? Evidência empírica pela abordagem do cash flow sensitivity.

A carreira docente na área de contabilidade é algo que carece de pesquisas que indiquem a perspectiva diagnóstica. É disso que trata o artigo Problemas percebidos no exercício da docência em contabilidade, de autoria de Tamires Sousa Araújo, Francielly Dornelas Correia Lima, Ana Clara Lacerda de Oliveira e Gilberto José Miranda.

Impactos das aposentadorias e pensões no nível de bem-estar social dos domicílios de Minas Gerais, artigo de Paulo Ricardo da Costa Reis, Suely de Fátima Ramos Silveira, Marcelo José Braga e Thiago de Melo Teixeira da Costa, trata a questão da aposentadoria e pensão em diferentes camadas de renda.

Parabéns aos autores e avaliadores pelo trabalho cuidadoso e dedicado na construção do conhecimento e boa leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2015
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br