Acessibilidade / Reportar erro

Gestão da segurança da informação e comunicações análise ergonômica para avaliação de comportamentos inseguros

RESUMO

Introdução:

Este relato consiste em um estudo de caso sobre o comportamento inseguro dos funcionários de uma Instituição da Administração Pública Federal sob a ótica da Ergonomia.

Objetivo:

Assim, a partir da compreensão dos conceitos da Segurança da Informação e da Abordagem Ergonômica, busca-se identificar os principais fatores que levam o sujeito a assumir comportamentos que colocam em risco a Segurança da Informação da instituição ao desempenhar suas atividades cotidianas do trabalho.

Método:

Os dados foram coletados por meio de observações do trabalho em condições reais, levando em consideração a sua variabilidade, a situação de trabalho e os instrumentos utilizados para a realização das atividades cotidianas. Também foram realizadas entrevistas no contexto de trabalho para auxiliar os pesquisadores na compreensão dos comportamentos dos funcionários.

Resultados:

Foram identificados casos em que a dificuldade em seguir as recomendações de segurança da instituição está relacionada a um conflito existente na própria organização do trabalho.

Conclusão:

O presente trabalho aponta para uma questão que demanda maior aprofundamento na literatura: o conflito existente na própria prescrição de trabalho. Esse pode ser um dos fatores responsáveis pela dificuldade das pessoas em se comportarem de maneira segura nas instituições púbicas brasileiras.

PALAVRAS-CHAVE:
Comportamento do usuário; Ergonomia; Segurança da informação

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br