Acessibilidade / Reportar erro

NOVOS MODOS DE FAZER ARTESANATO E DESAFIOS À MANUTENÇÃO ECONÔMICA NO ALTO DO MOURA DO SÉCULO XXI 1 1 Recebido em 27/11/2019, aceito em 13/8/2020.

NEW WAYS TO MAKE HANDICRAFT AND CHALLENGES TO ECONOMIC MAINTENANCE IN THE ALTO DO MOURA OF THE 21st CENTURY

NUEVAS MANERAS DE HACER ARTESANÍA Y DESAFÍOS PARA EL MANTENIMIENTO ECONÓMICO EN EL ALTO DO MOURA DEL SIGLO XXI

RESUMO

Este estudo teve como objetivo analisar a mudança nas práticas de trabalho no artesanato do Alto do Moura, em Caruaru-PE, diante dos desafios enfrentados para manutenção econômica e modos de fazer no século XXI. Recorremos à noção bourdieusiana de habitus como construto a partir da qual elaboramos a noção de tensão emergente como um instrumento teórico-empírico para orientar as observações e análises das permanências e mudanças nas disposições, relativas ao modo de atuar no ofício e à manutenção econômica, dos pesquisados. A pesquisa teve natureza qualitativa e adotou a análise de conteúdo temática das 36 entrevistas realizadas com artesãos-proprietários, proprietários de outros negócios e formadores de opinião e demais materiais empíricos. As tensões disposicionais emergentes na dimensão econômica foram identificadas na concorrência predatória entre membros da comunidade, na ambivalência do papel do atravessador e nas diferentes formas de gestão do negócio do barro. Na dimensão laboral, foram evidenciadas tensões entre os tipos de produção (por cópia, em série e autoral), na invasão das bonecas e no sentimento em relação ao tipo de produção.

Palavras-chave:
Artesanato; Habitus artesão; Manutenção econômica; Modos de fazer; Alto do Moura

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br