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Tendências da ética profissional na modernidade

Resumos

Identifica-se no momento presente uma crise de valores morais, fazendo com que os cidadãos clamem por justiça, respeitabilidade e compromisso social. Também os profissionais refletem essa situação e passam a investir na criação de valores que possam regulamentar as suas relações. Tal situação decorre da importância que a subjetividade passou a ter a partir da Modernidade, assim como, de algumas alterações ocorridas nas esferas política, econômica e social, fazendo com que os homens ganhassem uma grande confiança em si mesmos, a ponto de negarem a necessidade de seguirem valores estabelecidos socialmente. Assim, a ética na modernidade estrutura-se, basicamente, em três direções: uma de tradição teológica, outra que reconhece a situação de crise e tem consciência que precisa modificá-la, e a última que nega a necessidade de qualquer código moral. Em consonância com os valores vividos na sociedade, também, os códigos de ética profissional seguem tendências divergentes. Podemos identificá-los ora como um mero exercício tautológico, comprometido em sacramentar as práticas exercidas, ora como um falso enfrentamento das práticas cristalizadas e em outros momentos como uma tendência questionadora, voltada para a superação do egoísmo, do individualismo e do corporativismo. Acreditamos que esta última deveria ser a tendência a ser seguida, pois caracteriza-se como uma verdadeira orientação deontológica e não como subterfúgio de práticas desonestas e comportamentos moralmente inadequados.


At the present a moral values crisis is identified, leading the citizens to claim for justice, respectability and social commitment. The professionals feel the same way and are working towards the creation of values which will regulate their relations. Such situation is a consequence of the relevance that subjectivity gained nowadays, as well as a consequence of some changes which took place in the political, economic and social environments, leading people to be more self-confident, to the point of denying the necessity of following socially established values. Thus ethics today point towards three directions: one consists of theological tradition, another recognizes the crisis and is aware that it must be reversed, and the last denies the necessity of any moral code. According to the values found in the society also, the professional ethical code follow diverging tendencies. They can be identified either as a mere tautological exercise, committed to consolidating the adopted praxis, or as a false confrontation of the consolidated praxis, or else with a questioning tendency, turned to surpassing egoism, individualism and corporativism.We believe the latter is the tendency to be followed, for it is characterized by the true deontological orientation and not as a subterfuge of dishonest actions and morally inadequate behavior


ARTIGOS

Tendências da ética profissional na modernidade* * Este artigo foi escrito para ser apresentado no II Simpósio de Filosofia, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFBA.

Elizete Silva Passos

Professora de Ética Geral e Ética Profissional do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia(UFBª) e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

RESUMO

Identifica-se no momento presente uma crise de valores morais, fazendo com que os cidadãos clamem por justiça, respeitabilidade e compromisso social. Também os profissionais refletem essa situação e passam a investir na criação de valores que possam regulamentar as suas relações. Tal situação decorre da importância que a subjetividade passou a ter a partir da Modernidade, assim como, de algumas alterações ocorridas nas esferas política, econômica e social, fazendo com que os homens ganhassem uma grande confiança em si mesmos, a ponto de negarem a necessidade de seguirem valores estabelecidos socialmente. Assim, a ética na modernidade estrutura-se, basicamente, em três direções: uma de tradição teológica, outra que reconhece a situação de crise e tem consciência que precisa modificá-la, e a última que nega a necessidade de qualquer código moral. Em consonância com os valores vividos na sociedade, também, os códigos de ética profissional seguem tendências divergentes. Podemos identificá-los ora como um mero exercício tautológico, comprometido em sacramentar as práticas exercidas, ora como um falso enfrentamento das práticas cristalizadas e em outros momentos como uma tendência questionadora, voltada para a superação do egoísmo, do individualismo e do corporativismo. Acreditamos que esta última deveria ser a tendência a ser seguida, pois caracteriza-se como uma verdadeira orientação deontológica e não como subterfúgio de práticas desonestas e comportamentos moralmente inadequados.

ABSTRACT

At the present a moral values crisis is identified, leading the citizens to claim for justice, respectability and social commitment. The professionals feel the same way and are working towards the creation of values which will regulate their relations. Such situation is a consequence of the relevance that subjectivity gained nowadays, as well as a consequence of some changes which took place in the political, economic and social environments, leading people to be more self-confident, to the point of denying the necessity of following socially established values. Thus ethics today point towards three directions: one consists of theological tradition, another recognizes the crisis and is aware that it must be reversed, and the last denies the necessity of any moral code. According to the values found in the society also, the professional ethical code follow diverging tendencies. They can be identified either as a mere tautological exercise, committed to consolidating the adopted praxis, or as a false confrontation of the consolidated praxis, or else with a questioning tendency, turned to surpassing egoism, individualism and corporativism.We believe the latter is the tendency to be followed, for it is characterized by the true deontological orientation and not as a subterfuge of dishonest actions and morally inadequate behavior.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BORNHEIM, Gerd. O sujeito e a norma, in: Ética. S. Paulo: Companhia das Letras, 1992.

2. GAROUDY, R. Por uma discussão sobre o fundamento moral. In: Moral e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

3. ANDERY, Abib Alberto. Três modalidades de ética profissional. In: A Ética no Mundo de Hoje. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

4. KOSIK, Karel. A dialética da moral e a moral da dialética. In: Moral e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

5. WEIL, Pierre. A nova ética. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1993.

  • 1. BORNHEIM, Gerd. O sujeito e a norma, in: Ética. S. Paulo: Companhia das Letras, 1992.
  • 2. GAROUDY, R. Por uma discussăo sobre o fundamento moral. In: Moral e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
  • 3. ANDERY, Abib Alberto. Tręs modalidades de ética profissional. In: A Ética no Mundo de Hoje. Săo Paulo: Ediçőes Paulinas, 1985.
  • 4. KOSIK, Karel. A dialética da moral e a moral da dialética. In: Moral e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
  • 5. WEIL, Pierre. A nova ética. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1993.
  • *
    Este artigo foi escrito para ser apresentado no II Simpósio de Filosofia, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFBA.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      25 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Mar 1993
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