Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de álbum seriado para prevenção de Lesão por Pressão: estudo metodológico

RESUMO

Objetivos:

construir e validar álbum seriado para prevenção de Lesão por Pressão no ambiente hospitalar.

Métodos:

estudo metodológico com construção do álbum seriado e validação por 22 juízes e 22 pacientes. O conteúdo fundamentou-se na revisão integrativa e nos relatórios da Organização Mundial da Saúde. Considerou-se Índice de Validade de Conteúdo igual ou superior a 80% nos itens e no teste binomial para concordância dos juízes.

Resultados:

o álbum seriado intitulado “Prevenção de Lesão por Pressão no ambiente hospitalar” possui 13 páginas. Na validação de conteúdo e aparência, todos os itens tiveram concordância acima de 80% entre os participantes. O Índice de Validade de Conteúdo global foi igual 0,99 entre os juízes e 1,0 entre os pacientes.

Conclusões:

o material construído e validado apresentou-se como instrumento adequado para ser utilizado nas atividades de educação em saúde.

Descritores:
Lesão por Pressão; Educação em Saúde; Cuidados de Enfermagem; Estudos de Validação; Segurança do Paciente

ABSTRACT

Objectives:

to create and validate a serial album for Pressure Ulcer prevention in the hospital environment.

Methods:

a methodological study with the production of the serial album and validation by 22 judges and 22 patients. The content was based on the integrative review and the reports of the World Health Organization. It was considered a Content Validity Index equal to or greater than 80% in the items and the binomial test for the judges’ agreement.

Results:

the serial album entitled “Pressure Ulcer Prevention in the hospital environment” has 13 pages. In the content and layout validation, all items had an agreement above 80% among the participants. The overall Content Validity Index was 0.99 for the judges and 1.0 for the patients.

Conclusions:

the constructed and validated material presented itself as an adequate instrument to be used in health education activities.

Descriptors:
Pressure Ulcer; Health Education; Nursing Care; Validation Study; Patient Safety

RESUMEN

Objetivos:

construir y validar un rotafolio para la prevención de Úlceras por Presión en el ambiente hospitalario.

Métodos:

se trata de un estudio metodológico realizado mediante la construcción de un rotafolio que ha sido validado por 22 jueces y 22 pacientes. El contenido se basó en la revisión integradora y en los informes de la Organización Mundial de la Salud. Se consideró un Índice de Validez de Contenido del 80% o superior, en los ítems y en la prueba binomial de concordancia de los jueces

Resultados:

el rotafolio titulado “Prevención de Úlceras por Presión en el ambiente hospitalario” posee 13 páginas. En la validación de contenido y apariencia, todos los ítems tuvieron, entre los participantes, un acuerdo superior al 80%. El Índice de Validez Global de Contenido fue de 0,99 entre los jueces y de 1,0 entre los pacientes

Conclusiones:

el material construido y validado se mostró como un instrumento adecuado para ser utilizado en las actividades de educación en salud.

Descriptores:
Úlcera por Presión; Educación en Salud; Atención de Enfermería; Estudio de Validación; Seguridad del Paciente

INTRODUÇÃO

As Lesões por Pressão (LPP) são eventos adversos que representam complicações associadas ao cuidado em saúde, as quais favorecem o aumento da morbidade e custos hospitalares. Surgem quando a pele está sob pressão constante por longo período de tempo ou referente ao uso de dispositivo médico ou artefato. Ocorrem com mais frequência em locais de proeminência óssea(11 The National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP). National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) announces a change in terminology from pressure ulcer to pressure injury and updates the stages of pressure injury [Internet]. 2019[cited 2021 Jan 11]. Available from: https://www.epuap.org/wp-content/uploads/2020/04/qrg-2020-spanish.pdf
https://www.epuap.org/wp-content/uploads...
-22 Cicceri G, Vita F, Bruneo D, Merlino G, Puliafito A. A deep learning approach for pressure ulcer prevention using wearable computing. Cantarolar Cent Comput Inf Sci. 2020;10(5):1635-42. https://doi.org/10.1186/s13673-020-0211-8
https://doi.org/10.1186/s13673-020-0211-...
).

A ocorrência de LPP, em países de todo o mundo, varia de 1,9% a 71,6%. Pesquisa nos Estados Unidos identificou variação entre 9% e 41%, além de prevalência estimada em 23%. No Brasil, a taxa de incidência de LPP em pacientes hospitalizados é de 2,42/1.000 pessoas-dia e pode variar de 22% a 49,2%, conforme o setor de internação(33 Albuquerque AM, Vasconcelos JMB, Souza APMA, Chave TRCL, Costa IKF, Soares MJGO. Teste de conhecimento sobre lesão por pressão. Rev Enferm UFPE. 2018;12(6):1738-50. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a234578p1738-1750-2018
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a...

4 Matozinhos FP, Velasquez-Melendez G, Tiensoli SD, Moreira AD, Gomes FSL. Factors associated with the incidence of pressure ulcer during hospital stay. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03223. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016015803223
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201601...

5 Borghardt AT, Prado TN, Bicudo SDS, Castro DS, Bringuente MEO. Pressure ulcers in critically ill patients: incidence and associated factors. Rev Bras Enferm. 2016;69(3):431-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690307i
https://doi.org/10.1590/0034-7167.201669...

6 Andrade CCD, Ribeiro ACR, Carvalho CAS, Ruas CM, Borges EL. Occurrence of pressure ulcer and epidemiological and clinical profile of patients hospitalized in a hospital unit of the Hospital de Minas Gerais Foundation. Rev Med Minas Gerais. 2018;28(Supl5):e-S280520. https://doi.org/10.5935/2238-3182.2018013
https://doi.org/10.5935/2238-3182.201801...
-77 Otto C, Schumacher B, Wiese LPL, Ferro C, Rodrigues RA. Fatores de risco para o desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes críticos. Enferm Foco [Internet]. 2019[cited 2021 Jan 11];10(1):7-11. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1323/485
http://revista.cofen.gov.br/index.php/en...
).

As LPP afetam negativamente a qualidade de vida dos pacientes e prolongam seu período de internação. Para a prevenção desse evento adverso, é necessária a adoção de estratégias educativas mediadas por Tecnologias Educacionais (TE) para orientar a população sobre as medidas preventivas. Essas tecnologias representam o conjunto de saberes e fazeres interligados a materiais e produtos que definem processos de trabalho e terapêuticas para execução das ações na produção da saúde. Dentre as TE mais utilizadas e desenvolvidas por profissionais da saúde destacam-se os materiais impressos(22 Cicceri G, Vita F, Bruneo D, Merlino G, Puliafito A. A deep learning approach for pressure ulcer prevention using wearable computing. Cantarolar Cent Comput Inf Sci. 2020;10(5):1635-42. https://doi.org/10.1186/s13673-020-0211-8
https://doi.org/10.1186/s13673-020-0211-...
,88 Maniva SJCF, Carvalho ZMF, Gomes RKG, Carvalho REFL, Ximenes LB, Freitas CHA. Educational technologies for health education on stroke: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):1724-31. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0041
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
-99 Silva NVN, Pontes CM, Sousa NFC, Vasconcelos MGL. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura: revisão integrativa da literatura. Cienc Saúde Coletiva. 2019;24(2):589-602. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.03022017
https://doi.org/10.1590/1413-81232018242...
).

Estudo realizado na França, com pacientes portadores de lesões medulares, mostrou que o programa de educação do paciente com uso de materiais impressos afeta positivamente o conhecimento e a adesão às práticas de prevenção de LPP. Torna-se, então, pertinente o desenvolvimento de estudos metodológicos que contemplem a construção e validação de materiais educativos, tais como cartilhas, álbuns seriados e folhetos sobre prevenção de LPP, com vistas a apoiar a assistência de enfermagem durante a educação em saúde(1010 Robineau S, Nicolas B, Mathieu L, Duruflé A, Leblong E, Fraudet B, et al. Assessing the impact of a patient education programme on pressure ulcer prevention in patients with spinal cord injuries. J Tissue Viability. 2019;28(4):167-72. https://doi.org/10.1038/sc.2009.32
https://doi.org/10.1038/sc.2009.32...
-1111 Ximenes MAM, Fontenele NAO, Bastos IB, Macêdo TS, Galindo NNM, Caetano JÁ, et al. Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital. Acta Paul Enferm. 2019;32(4):433-41. https://doi.org/10.1590/1982 0194201900059
https://doi.org/10.1590/1982 01942019000...
).

No Brasil, estudos evidenciaram a relevância das tecnologias impressas para o cuidado em saúde. Em Fortaleza, uma pesquisa metodológica, para construir cartilha educativa para prevenção de LPP, identificou a tecnologia como inovadora e positiva para tratamento e prevenção de LPP. Outro estudo realizado no Rio de Janeiro, sobre construção e validação de cartilha educativa acerca de LPP para enfermeiros, revelou a importância do material educativo para o cuidado de saúde(1212 Silva DRA, Bezerra SMG, Costa JP, Luz MHBA, Lopes VCA, Nogueira LT. Pressure ulcer dressings in critical patients: a cost analysis. Rev Esc Enferm USP 2017;51:e03231. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016014803231
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201601...
-1313 Portugal LBA. Cartilha educacional para enfermeiros sobre lesão por pressão: um estudo de validação [Dissertação][Internet]. Niterói: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa; 2018[cited 2021 Jan 11]. Available from: : https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/7120/1/Livia%20Bertasso%20Araujo%20Portugal.pdf
https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/712...
).

Assim, realizou-se levantamento na literatura que evidenciou a ausência de estudo metodológico para construção e validação de álbum seriado, voltado para pacientes hospitalizados, sobre a prevenção de LPP. O álbum seriado é uma coleção de folhas organizadas que contém figuras ilustrativas, expostas ao público-alvo, e as fichas-roteiro, localizadas no anteverso das imagens, que são voltadas ao profissional como forma de orientá-lo no momento da intervenção e com o intuito de padronizar as orientações repassadas no momento educativo, além de promover a intermediação de conhecimentos(1414 Barbosa KPM, Vasconcelos EMR. Construção de um álbum seriado sobre sífilis para gestantes. Int J Dev Res [Internet]. 2020[cited 2021 Jan 11];10(4):e18368. Available from: https://www.journalijdr.com/constru%C3%A7%C3%A3o-de-um-%C3%A1lbum-seriado-sobre-s%C3%ADfilis-para-gestantes
https://www.journalijdr.com/constru%C3%A...
).

O uso do álbum seriado para prevenção de LPP pode facilitar o processo de informação e integração do profissional, paciente e acompanhante no cenário hospitalar e minimizar a incidência de LPP, além de auxiliar os indicadores de qualidade da assistência e segurança do paciente. Entretanto, para que tal tipo de recurso seja utilizado, é necessário que o material educativo seja construído e submetido ao processo científico de validação de conteúdo.

OBJETIVOS

Construir e validar álbum seriado para prevenção de Lesões por Pressão no ambiente hospitalar.

MÉTODOS

Aspectos éticos

O projeto que originou este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, conforme a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde(1515 Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012 (BR). Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos[Internet]. Diário Oficial da União. 12 de dezembro de 2012 [cited 2021 Jan 11]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis...
). Todos os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Desenho, período e local do estudo

Estudo metodológico de caráter descritivo, desenvolvido em três etapas: revisão integrativa; elaboração do álbum seriado; validação do conteúdo e aparência por juízes e por público-alvo. A redação do estudo foi orientada genericamente pelo Equator, pela ferramenta “Development and validation of the guideline for reporting evidence-based practice educational interventions and teaching (GREET)(1616 Phillips AC, Lewis LK, McEvoy MP, Galipeau J, Glasziou P, Moher D, et al. Development and validation of the guideline for reporting evidence-based practice educational interventions and teaching (GREET). BMC Med Educ [Internet]. 2016[cited 2021 Jan 11];16(1):237. Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0759-1
https://bmcmededuc.biomedcentral.com/art...
). Entretanto, foram feitas adaptações considerando a peculiaridade do processo de análise do material.

Na primeira etapa, realizou-se revisão integrativa e a escolha das orientações dos documentos sobre prevenção de LPP disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde, Política Nacional de Segurança do Paciente e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no período de novembro e dezembro de 2019. A construção do álbum seriado aconteceu no período de janeiro a março de 2020.

O processo de validação de conteúdo ocorreu nos meses de abril a julho de 2020. Já a validação de aparência foi realizada em agosto de 2020, na clínica médica de hospital público da cidade de Sobral, Ceará.

População/amostra; critérios de inclusão e exclusão

Após construído, a validação do álbum seriado foi realizada por juízes com expertise em tecnologias educacionais, assistência no ambiente hospitalar e segurança do paciente. Os critérios para selecionar os especialistas foram: possuir conhecimento/habilidade na temática (publicação na área de elaboração e validação de tecnologias educativas e/ou segurança do paciente) e ter conhecimento/habilidade mediante experiência profissional (experiência docente na área de enfermagem clínica, experiência assistencial no ambiente hospitalar e/ou estomaterapia)(1717 Jasper MA. Expert: a discussion of the implications of the concept as used in nursing. J Adv Nurs. 1994;20(4):769-76. https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.1994.20040769. x
https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.1994...
).

O tamanho amostral foi definido pela fórmula que considera a proporção final de juízes em relação a uma determinada variável dicotômica, e a diferença máxima aceitável desta proporção é: n = Za2xP(-1-P)/e2. Considerou-se o valor de Za (nível de confiança) igual a 95%, P (proporção de concordância dos juízes) igual a 85%, e (diferença aceita do que se espera) igual a 15%, o que resultou em 22 especialistas(1818 Lopes MVO, Silva VM, Araujo TL. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting nursing diagnoses. Int J Nurs Knowl. 2012;23(3):134-9. Available from: https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012.01213.x
https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012...
).

Na etapa de validação do álbum seriado pelo público-alvo, houve a participação de 22 pacientes hospitalizados em clínica médica de hospital público da cidade de Sobral, Ceará, Brasil. O tamanho amostral dos participantes também foi definido pela mesma fórmula usada para calcular a amostra dos juízes responsáveis pela validação de conteúdo. Dessa forma, utilizou-se como critério inclusão da amostra: apresentar quadro clínico estável e ser alfabetizado. Foram excluídos os pacientes de alta hospitalar e/ou foram transferidos para outro setor.

Protocolo do estudo

No desenvolvimento do álbum seriado, realizou-se revisão integrativa nas bases de dados Medical Literature Analysisand Retrieval Sistem on-line, Cumulative Index to Nursingand Allied Health Literature, SciVerse Scopus, Web of Science, Scielo, Cochrane e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foram selecionados artigos que se adequaram aos critérios de inclusão e respondiam à pergunta norteadora: quais os cuidados de enfermagem para a prevenção de LPP? A amostra final foi composta por 12 artigos. Após a leitura na íntegra dos estudos, foi realizada a síntese das principais informações acerca dos cuidados com LPP, para nortear na elaboração do conteúdo do álbum seriado. Diante disso, os achados referentes à sumarização dos principais resultados foram estruturados com os seguintes assuntos: definição de LPP, os principais locais de ocorrências de LPP, os principais fatores de riscos para o surgimento de LPP, as medidas de prevenção de LPP no hospital e o tratamento das LPP.

Para construção do álbum seriado, considerou-se como base a compilação dos achados da revisão integrativa e as orientações dos documentos sobre prevenção de LPP disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde, Política Nacional de Segurança do Paciente e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As ilustrações foram elaboradas por desenhista que utilizou o Adobe Ilustrator® e o Adobe Photoshop® para edição das imagens. Outro profissional especializado foi responsável pela diagramação e estruturação dos textos/frases do álbum seriado por meio do Photoshop®.

Para a etapa de validação de conteúdo, a busca pelos juízes foi feita na Plataforma Lattes do portal do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e mediante a consulta dos docentes enfermeiros dos cursos de enfermagem das universidades públicas que atendiam os critérios acima mencionados. Seguiu-se o envio, por e-mail, de cartas-convite para os possíveis juízes, juntamente com a solicitação da indicação de outros especialistas que atendessem aos critérios de seleção (amostragem bola de neve). Os possíveis juízes indicados tiveram o Currículo Lattes analisado para a verificação dos critérios de inclusão estabelecido.

Foram convidados 40 juízes, entretanto, 18 não retornaram o contato, o que totalizou na amostra final de 22 juízes. A coleta de dados foi realizada pela ferramenta do Google Forms, mediante formulário que foi compartilhado, via e-mail, com os seguintes documentos: TCLE; instrumento com variáveis socioeconômicas, profissionais e acadêmicas; a primeira versão do álbum seriado; instrumento de validação com os 18 itens, que continha variáveis acerca do objetivo (propósitos, metas ou finalidades do álbum seriado), estrutura/apresentação (organização, estrutura, linguagem, coerência e tamanho do texto) e relevância do material (significância, impacto, motivação e interesse para utilização do álbum seriado)(1919 Leite SS, Áfio AC, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LM. Construção e validação de instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):1635-41. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
). Após a leitura, os especialistas poderiam responder o item como adequado, parcialmente adequado ou inadequado, além de haver espaço para registro de sugestões.

Para a avaliação da tecnologia pelos pacientes, foi aplicado o álbum seriado e orientações quanto à assinatura do Termo Consentimento Livre e Esclarecido. Utilizou-se questionário de avaliação, contendo dados clínico-epidemiológicos e o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM), traduzido e validado para o português, que apresenta a avaliação do objetivo, organização, linguagem, aparência e motivação da tecnologia impressa(2020 Sousa CS, Turrini RN. Validação de constructo de tecnologia educativa para pacientes mediante aplicação da técnica Delphi. Acta Paul Enferm. 2012;25(6):990-6. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000600026
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201200...
). Essa avaliação incluiu cinco níveis de valoração: 1= Discordo totalmente; 2= Discordo; 3= Não concordo, nem discordo; 4= Concordo; 5= Concordo totalmente. Além disso, também foi colocado espaço para as sugestões e a classificação do material (aprovado, aprovado com alterações e reprovado).

O convite para participação no estudo foi realizado de forma individual, no leito de cada paciente. Primeiramente, o pesquisador se apresentava, explicava o objetivo da pesquisa e realizava o convite. Após o aceite, os participantes eram solicitados a assinar o TCLE e iniciava-se o processo de validação de aparência do álbum seriado.

Individualmente, o pesquisador implementou intervenção educativa mediada pelo álbum seriado. Foi solicitado que cada participante observasse as imagens e ficassem atentos ao conteúdo das orientações, que seriam repassadas pelo pesquisador durante o momento educativo. Ao final da intervenção foi entregue o instrumento de coleta de dados para preenchimento e, nesse momento, não houve interferências do pesquisador, este ficou ao lado do participante e solucionava possíveis dúvidas.

Análise dos resultados e estatística

Para analisar a validade de conteúdo do álbum, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC-I)(2121 Coluci MZ, Alexandre NM, Milani D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Cienc Saúde Coletiva. 2015;20(3):925-36. https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013
https://doi.org/10.1590/1413-81232015203...
), proporção de concordância dos juízes para cada item avaliado e o IVC global. Calculou-se o teste binominal para verificar se a proporção de concordância dos itens do álbum seriado foi estatisticamente igual ou superior a 80%, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS

O álbum seriado para LPP foi intitulado “Prevenção de Lesão por Pressão no ambiente hospitalar” e é composto por 13 páginas: capa, ficha técnica com os nomes dos elaboradores e as cinco figuras com respectivas fichas-roteiro. Os personagens presentes na tecnologia são: enfermeira, paciente e acompanhante.

O conteúdo do álbum seriado contém apresentação inicial e, em sequência, os seguintes assuntos nas fichas-roteiro: conhecendo o conceito de LPP, principais causas da LPP e medidas e cuidados para prevenção da LPP.

Validação do álbum seriado

No que se refere ao processo de validação, a maioria dos juízes era do sexo feminino (59%), estomaterapeuta (18%), com experiência na assistência (45%) e com título de mestrado (32%). A média de idade foi 31,2 anos, com variação entre 24 a 49 anos. Com relação à validação de conteúdo e aparência, a Tabela 1 apresenta as concordâncias dos juízes, relativos aos itens avaliados.

Tabela 1
Concordância dos juízes acerca da validação de conteúdo do álbum seriado sobre prevenção de Lesões por Pressão no ambiente hospitalar, Sobral, Ceará, Brasil, 2020

Os juízes avaliaram o álbum seriado quanto aos objetivos atingidos e nenhum item foi julgado “inadequado”. Esse item foi validado e atingiu IVC-I superior a 0,9. No entanto, alguns itens foram julgados como “parcialmente adequados” por 21 (95,5%) dos juízes, os quais tratavam sobre a adequabilidade do material para o processo de ensino-aprendizagem e sobre as informações que esclarecem possíveis dúvidas sobre o tema abordado. As sugestões indicadas pelos juízes como: posicionamento da cabeceira do leito, retirada da imagem do (a) enfermeiro (a) da segunda ficha e reestruturação de algumas frases foram analisadas e acatadas.

Em seguida, os juízes avaliaram o álbum quanto à sua estrutura e apresentação. Nessa avaliação apenas um item foi julgado parcialmente adequado, que era referente ao “tamanho do texto adequado”. Verificou-se, nesse tópico, que nove itens foram considerados válidos, o que conferiu IVC-I igual a 1,0. A respeito da relevância do álbum seriado, todos os itens obtiveram concordância unânime e o IVC-I foi 1,0.

A versão final do álbum seriado foi avaliada pelo público-alvo representado por pacientes internados que, em sua maioria, eram do sexo masculino, com idade média de 51,8 anos, casados, pardos e com ensino médio completo. O nível de concordância das respostas foi 100% entre os itens abordados, com IVC global igual a 1,0. A Tabela 2 apresenta a concordância dos pacientes em relação aos itens avaliados.

Tabela 2
Concordância dos pacientes acerca da validação de aparência do álbum seriado sobre prevenção de Lesões por Pressão no ambiente hospitalar, Sobral, Ceará, Brasil, 2020

A capa do álbum seriado (Figura 1) apresentou o paciente e a enfermeira com destaque para posição, horário e os cuidados para a prevenção de LPP em paciente hospitalizado. Essa gravura evidencia o ambiente hospitalar, além de apontar para a temática do material educativo para o público-alvo e o aplicador.

Figura 1
Ilustrações do álbum seriado “Prevenção de Lesão por Pressão no ambiente hospitalar”, Sobral, Ceará, Brasil, 2020

A ilustração da ficha-roteiro 1 destaca o conceito de LPP e os principais locais de ocorrências. Na ficha roteiro 2 apresenta-se as principais causas para desenvolver a LPP e os fatores de risco existentes no hospital. Já a ilustração da ficha-roteiro 3 remete aos cuidados para prevenção de LPP e destaca a participação da acompanhante nesse processo do cuidado.

Em relação à ilustração da ficha roteiro 4, é exposto possíveis dúvidas que a acompanhante possa ter em relação aos cuidados específicos da enfermagem no manejo de LPP. Para finalizar, a gravura da ficha roteiro 5 destaca a importância da prevenção de LPP e os benefícios da adesão aos cuidados preventivos. A seguir, as respectivas ilustrações são apresentadas.

DISCUSSÃO

O álbum seriado, como recurso didático de cunho educativo e preventivo, foi elaborado para coadjuvar o enfermeiro nas orientações acerca das LPP para os pacientes no ambiente hospitalar. Nesse sentido, essa tecnologia permite maior integração entre o educador e o educando, bem como representa uma ferramenta que pode potencializar a educação em saúde realizada pelo profissional.

Neste estudo, o álbum seriado “Prevenção de Lesão por Pressão no ambiente hospitalar” foi validado por especialistas, com ampla experiência na área de tecnologias educativas e/ou prevenção de LPP. Esse material educativo representa inovação tecnológica no Brasil, tendo em vista que embora o tema prevenção de LPP tenha sido explorado em estudos nacionais, não foram identificadas pesquisas com tecnologias do tipo álbum seriado, construídas e validadas para a educação em saúde de paciente e dos acompanhantes acerca da temática, especialmente na área da enfermagem.

Durante a validação de conteúdo com os profissionais, o IVC foi igual a 1,0 na maioria dos tópicos analisados. Apenas as variáveis sobre adequação ao processo ensino-aprendizagem, esclarecedor de dúvidas e tamanho do texto apresentaram o IVC 0,95. Tal achado corrobora com outros estudos metodológicos realizados no Brasil que obtiveram os resultados satisfatórios na validação de conteúdo de álbum seriado sobre controle de peso corporal infantil, com o IVC de 0,88, e promoção do aleitamento materno, com IVC de 0,92(2222 Saraiva NCG, Medeiros CCM, Araujo TL. Validação de álbum seriado para a promoção do controle de peso corporal infantil. Rev Latino-Am Enfermagem. 2018;26:e2998. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2194.2998
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2194.2...
-2323 Dodt RCM, Ximenes LB, Oria MOB. Validação de álbum seriado para promoção do aleitamento materno. Acta Paul Enferm. 2012;25(2):225-30. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000200011
https://doi.org/10.1590/S0103-2100201200...
).

A avaliação das tecnologias educacionais por juízes é relevante por considerar a expertise desses profissionais e para garantir que os materiais não possuem informações incompletas ou com linguagem inadequada para a população-alvo. Esses dados convergem com um estudo acerca da construção e validação de cartilha educativa sobre LPP, que obteve a avaliação satisfatória, com IVC de 0,87(1111 Ximenes MAM, Fontenele NAO, Bastos IB, Macêdo TS, Galindo NNM, Caetano JÁ, et al. Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital. Acta Paul Enferm. 2019;32(4):433-41. https://doi.org/10.1590/1982 0194201900059
https://doi.org/10.1590/1982 01942019000...
,2424 Tavares CIL. Construção e validação de cartilha educativa sobre lesão por pressão[Dissertação] [Internet]. Mossoró: Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró; 2019[cited 2021 Jan 11]. Available from: http://www.sistemasfacenern.com.br/repositorio/admin/acervo/3becfa63f9c4d59f15b2c8b6e9ad04cc.pdf
http://www.sistemasfacenern.com.br/repos...
).

Nessa perspectiva, houve a preocupação em realizar os ajustes sugeridos pelos juízes, pois as informações do álbum seriado buscam alcançar conhecimento básicos sobre prevenção de LPP, tanto por parte das ilustrações como do conteúdo teórico. Nesse sentido, segundo os especialistas, o álbum seriado poderá colaborar para a prática do enfermeiro(a) na prevenção de LPP.

Assim, na validação do conteúdo, os juízes julgaram a linguagem do álbum seriado adequada e compreensível. A linguagem é elemento fundamental para auxiliar nas ações em saúde, sendo pertinente a garantia que a escrita desses materiais educativos possibilite o alcance de público com vários níveis de escolaridade. Tal julgamento assemelha-se com achados de estudo metodológico, realizado em Mossoró, acerca da validação de cartilha educativa para prevenção e tratamento de LPP, que evidencia a importância das informações/conteúdos adequadas. A tecnologia obteve o IVC de 0,90(1313 Portugal LBA. Cartilha educacional para enfermeiros sobre lesão por pressão: um estudo de validação [Dissertação][Internet]. Niterói: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa; 2018[cited 2021 Jan 11]. Available from: : https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/7120/1/Livia%20Bertasso%20Araujo%20Portugal.pdf
https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/712...
,2525 Silva RA, Ximenes LB, Cruz AG, Serra MA, Araújo MF, Andrade LM, et al. Sexual activity of people with spinal cord injury: development and validation of an educational booklet. Acta Paul Enferm. 2018;31(3):255-64. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800037
https://doi.org/10.1590/1982-01942018000...
).

A análise das ilustrações do álbum seriado pelos juízes relevou unanimidade na concordância sobre o auxílio dessas figuras na compreensão da temática. Esse dado corrobora com estudo de construção e validação de álbum seriado acerca do posicionamento durante a raquianestesia em gestantes, que avaliaram as figuras importantes, compreensíveis e claras, com IVC superior a 0,90(2626 Pinto SL, Lisboa KW, Galindo Neto NM, Sampaio LA, Oliveira MF, Caetano JA. Posicionamento do paciente para raquianestesia: construção e validacao de album seriado. Acta Paul Enferm. 2018;31(1):25-31. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800005
https://doi.org/10.1590/1982-01942018000...
).

Em relação à validação pelo público-alvo, obteve-se avaliação positiva da tecnologia impressa, considerando-a objetiva, organizada, compreensiva, lúdica e motivadora, tendo em vista que todos os itens apresentaram o IVC igual a 1,0.

O álbum seriado tem uso ampliado na área da educação em saúde e, dentre as suas vantagens, destaca-se: direcionar a sequência da exposição do roteiro, possibilitar a imediata retomada de qualquer informação já apresentada e assinalar os pontos essenciais das fichas-roteiro. Devido ao seu tamanho e à plastificação das folhas, o álbum seriado é portátil e utilizado nos ambientes de saúde, além de apresentar baixo custo. Nesse sentido, a tecnologia requer apenas criatividade e motivação para a sua aplicação na prática clínica no ambiente hospitalar(2727 Martins MC, Aires JS, Ximenes LB, Silva VM, Cardoso MVLML. Processo de construção de um álbum seriado sobre alimentos regionais. Rev Enferm UERJ. 2016;24(5):e12682. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.12682
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.126...
).

Vale salientar que a plastificação das folhas permite a higienização da tecnologia educacional antes e após a utilização em cada intervenção educativa, o que permite a sua reutilização entre os leitos da clínica médica, sem haver o risco de contaminação cruzada. Diante do contexto histórico da pandemia de COVID-19, considera-se essa característica essencial para a garantia da segurança do paciente e redução das infecções relacionadas à assistência na saúde.

Limitações do estudo

Como limitação do estudo aponta-se que o material foi avaliado apenas por pacientes hospitalizados em uma instituição pública, com nível de escolaridade entre zero a oito anos, no setor de clínica médica, de forma que os achados encontrados podem divergir da realidade da assistência das instituições privadas, entre pacientes com maior escolaridade. Porém, acredita-se que o álbum será também compreensível para os indivíduos com escolaridade mais elevada, por conter informações claras e facilmente entendíveis.

Contribuições para a área da enfermagem e saúde

O álbum seriado acerca dos cuidados com LPP poderá contribuir com o avanço científico na enfermagem ao possibilitar a utilização de recurso didático construído e validado na prática clínica do enfermeiro como educador em saúde. Além disso, essa ferramenta poderá ser utilizada em momentos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à segurança do paciente e medidas preventivas para LPP, durante o cuidado de enfermagem.

No contexto da educação em saúde, o álbum seriado pode ser utilizado por enfermeiros no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e cuidado clínico. Faz-se necessário a avaliação da tecnologia quanto a efetividade na melhora de conhecimento e adesão à prevenção de LPP em pacientes hospitalizados.

CONCLUSÕES

A versão final do álbum seriado foi intitulada “Prevenção de Lesão por Pressão no ambiente hospitalar” e foi composta por 13 páginas, subdivididas em capa, ficha técnica e cinco figuras com as fichas-roteiro. Seu conteúdo versou sobre o conceito de LPP, os principais locais de ocorrências, as principais causas, os fatores de risco no hospital, os cuidados para prevenção, a participação da acompanhante no processo do cuidado, o manejo de LPP, a importância da prevenção de LPP e os benefícios dos cuidados preventivos. O álbum seriado foi validado em seu conteúdo e aparência por juízes com IVC global igual a 0,99. Na validação pelos juízes, as ilustrações foram consideradas atrativas, importantes e claras, enquanto que o conteúdo foi avaliado como válido e de fácil compreensão para os pacientes e acompanhantes. Na avaliação de aparência foi considerada válida e compreensível pelo público-alvo com IVC global igual a 1,0.

AGRADECIMENTO

Agradeço a todos os profissionais e pacientes que contribuíram para a validação da tecnologia educativa.

REFERENCES

  • 1
    The National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP). National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) announces a change in terminology from pressure ulcer to pressure injury and updates the stages of pressure injury [Internet]. 2019[cited 2021 Jan 11]. Available from: https://www.epuap.org/wp-content/uploads/2020/04/qrg-2020-spanish.pdf
    » https://www.epuap.org/wp-content/uploads/2020/04/qrg-2020-spanish.pdf
  • 2
    Cicceri G, Vita F, Bruneo D, Merlino G, Puliafito A. A deep learning approach for pressure ulcer prevention using wearable computing. Cantarolar Cent Comput Inf Sci. 2020;10(5):1635-42. https://doi.org/10.1186/s13673-020-0211-8
    » https://doi.org/10.1186/s13673-020-0211-8
  • 3
    Albuquerque AM, Vasconcelos JMB, Souza APMA, Chave TRCL, Costa IKF, Soares MJGO. Teste de conhecimento sobre lesão por pressão. Rev Enferm UFPE. 2018;12(6):1738-50. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a234578p1738-1750-2018
    » https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a234578p1738-1750-2018
  • 4
    Matozinhos FP, Velasquez-Melendez G, Tiensoli SD, Moreira AD, Gomes FSL. Factors associated with the incidence of pressure ulcer during hospital stay. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03223. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016015803223
    » https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016015803223
  • 5
    Borghardt AT, Prado TN, Bicudo SDS, Castro DS, Bringuente MEO. Pressure ulcers in critically ill patients: incidence and associated factors. Rev Bras Enferm. 2016;69(3):431-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690307i
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690307i
  • 6
    Andrade CCD, Ribeiro ACR, Carvalho CAS, Ruas CM, Borges EL. Occurrence of pressure ulcer and epidemiological and clinical profile of patients hospitalized in a hospital unit of the Hospital de Minas Gerais Foundation. Rev Med Minas Gerais. 2018;28(Supl5):e-S280520. https://doi.org/10.5935/2238-3182.2018013
    » https://doi.org/10.5935/2238-3182.2018013
  • 7
    Otto C, Schumacher B, Wiese LPL, Ferro C, Rodrigues RA. Fatores de risco para o desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes críticos. Enferm Foco [Internet]. 2019[cited 2021 Jan 11];10(1):7-11. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1323/485
    » http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1323/485
  • 8
    Maniva SJCF, Carvalho ZMF, Gomes RKG, Carvalho REFL, Ximenes LB, Freitas CHA. Educational technologies for health education on stroke: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):1724-31. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0041
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0041
  • 9
    Silva NVN, Pontes CM, Sousa NFC, Vasconcelos MGL. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura: revisão integrativa da literatura. Cienc Saúde Coletiva. 2019;24(2):589-602. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.03022017
    » https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.03022017
  • 10
    Robineau S, Nicolas B, Mathieu L, Duruflé A, Leblong E, Fraudet B, et al. Assessing the impact of a patient education programme on pressure ulcer prevention in patients with spinal cord injuries. J Tissue Viability. 2019;28(4):167-72. https://doi.org/10.1038/sc.2009.32
    » https://doi.org/10.1038/sc.2009.32
  • 11
    Ximenes MAM, Fontenele NAO, Bastos IB, Macêdo TS, Galindo NNM, Caetano JÁ, et al. Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital. Acta Paul Enferm. 2019;32(4):433-41. https://doi.org/10.1590/1982 0194201900059
    » https://doi.org/10.1590/1982 0194201900059
  • 12
    Silva DRA, Bezerra SMG, Costa JP, Luz MHBA, Lopes VCA, Nogueira LT. Pressure ulcer dressings in critical patients: a cost analysis. Rev Esc Enferm USP 2017;51:e03231. Available from: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016014803231
    » https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016014803231
  • 13
    Portugal LBA. Cartilha educacional para enfermeiros sobre lesão por pressão: um estudo de validação [Dissertação][Internet]. Niterói: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa; 2018[cited 2021 Jan 11]. Available from: : https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/7120/1/Livia%20Bertasso%20Araujo%20Portugal.pdf
    » https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/7120/1/Livia%20Bertasso%20Araujo%20Portugal.pdf
  • 14
    Barbosa KPM, Vasconcelos EMR. Construção de um álbum seriado sobre sífilis para gestantes. Int J Dev Res [Internet]. 2020[cited 2021 Jan 11];10(4):e18368. Available from: https://www.journalijdr.com/constru%C3%A7%C3%A3o-de-um-%C3%A1lbum-seriado-sobre-s%C3%ADfilis-para-gestantes
    » https://www.journalijdr.com/constru%C3%A7%C3%A3o-de-um-%C3%A1lbum-seriado-sobre-s%C3%ADfilis-para-gestantes
  • 15
    Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012 (BR). Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos[Internet]. Diário Oficial da União. 12 de dezembro de 2012 [cited 2021 Jan 11]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
    » http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
  • 16
    Phillips AC, Lewis LK, McEvoy MP, Galipeau J, Glasziou P, Moher D, et al. Development and validation of the guideline for reporting evidence-based practice educational interventions and teaching (GREET). BMC Med Educ [Internet]. 2016[cited 2021 Jan 11];16(1):237. Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0759-1
    » https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0759-1
  • 17
    Jasper MA. Expert: a discussion of the implications of the concept as used in nursing. J Adv Nurs. 1994;20(4):769-76. https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.1994.20040769. x
    » https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.1994.20040769. x
  • 18
    Lopes MVO, Silva VM, Araujo TL. Methods for establishing the accuracy of clinical indicators in predicting nursing diagnoses. Int J Nurs Knowl. 2012;23(3):134-9. Available from: https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012.01213.x
    » https://doi.org/10.1111/j.2047-3095.2012.01213.x
  • 19
    Leite SS, Áfio AC, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LM. Construção e validação de instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):1635-41. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
  • 20
    Sousa CS, Turrini RN. Validação de constructo de tecnologia educativa para pacientes mediante aplicação da técnica Delphi. Acta Paul Enferm. 2012;25(6):990-6. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000600026
    » https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000600026
  • 21
    Coluci MZ, Alexandre NM, Milani D. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Cienc Saúde Coletiva. 2015;20(3):925-36. https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013
    » https://doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013
  • 22
    Saraiva NCG, Medeiros CCM, Araujo TL. Validação de álbum seriado para a promoção do controle de peso corporal infantil. Rev Latino-Am Enfermagem. 2018;26:e2998. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2194.2998
    » https://doi.org/10.1590/1518-8345.2194.2998
  • 23
    Dodt RCM, Ximenes LB, Oria MOB. Validação de álbum seriado para promoção do aleitamento materno. Acta Paul Enferm. 2012;25(2):225-30. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000200011
    » https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000200011
  • 24
    Tavares CIL. Construção e validação de cartilha educativa sobre lesão por pressão[Dissertação] [Internet]. Mossoró: Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró; 2019[cited 2021 Jan 11]. Available from: http://www.sistemasfacenern.com.br/repositorio/admin/acervo/3becfa63f9c4d59f15b2c8b6e9ad04cc.pdf
    » http://www.sistemasfacenern.com.br/repositorio/admin/acervo/3becfa63f9c4d59f15b2c8b6e9ad04cc.pdf
  • 25
    Silva RA, Ximenes LB, Cruz AG, Serra MA, Araújo MF, Andrade LM, et al. Sexual activity of people with spinal cord injury: development and validation of an educational booklet. Acta Paul Enferm. 2018;31(3):255-64. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800037
    » https://doi.org/10.1590/1982-0194201800037
  • 26
    Pinto SL, Lisboa KW, Galindo Neto NM, Sampaio LA, Oliveira MF, Caetano JA. Posicionamento do paciente para raquianestesia: construção e validacao de album seriado. Acta Paul Enferm. 2018;31(1):25-31. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800005
    » https://doi.org/10.1590/1982-0194201800005
  • 27
    Martins MC, Aires JS, Ximenes LB, Silva VM, Cardoso MVLML. Processo de construção de um álbum seriado sobre alimentos regionais. Rev Enferm UERJ. 2016;24(5):e12682. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.12682
    » https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.12682

Editado por

EDITOR CHEFE: Antonio José de Almeida Filho
EDITOR ASSOCIADO: Álvaro Sousa

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    10 Set 2020
  • Aceito
    19 Jan 2021
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br