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Negócios e Atrasos na Política Portuária no Brasil

RESUMO

O caso da reforma da modernização portuária no Brasil resume os problemas que os reformadores brasileiros enfrentam. Embora a legislação da reforma tenha sido aprovada em 1993 (Lei 8.630/93), ainda existem muitos obstáculos para a plena implementação. Este artigo concentra-se em como as atitudes e ações dos negócios adiaram a reforma e demonstra como as empresas são incapazes de contribuir para a implementação da reforma devido a obstáculos institucionais e problemas de ação coletiva. Em seguida, sugere um mecanismo para superar essas dificuldades; especificamente, examina a evolução do corporativismo e o valor da construção de comunidades políticas unidas e democráticas que atendam às necessidades de cada setor. O trabalho empírico é complementado com uma combinação incomum de três abordagens teóricas para explicar a economia política da modernização institucional: economia institucional desenvolvida por Douglass North, lógica da ação coletiva elaborada por Mancur Olson e análise de redes políticas desenvolvida por Marsh e Rhodes, Jordan e Richardson.

PALAVRAS-CHAVE:
Transportes; portos; reforma econômica

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