Acessibilidade / Reportar erro

Fluxos e refluxos de capital para a América Latina: a outra face da reestruturação das economias centrais* * Tradução de Rosa Maria Marques, do original em espanhol.

Capital flows in and out of Latin America: the other face of the restructuration of the central economics

RESUMO

As economias latino-americanas têm enfrentado cenários muito diferentes no que diz respeito ao acesso a recursos financeiros externos. Escassez de fundos durante a década de 1950, um aumento substancial na oferta de fluxos financeiros por bancos internacionais privados durante a década de 1970 e novamente um estágio de condições restritivas desde 1982. O trabalho analisa as causas externas que tornaram possíveis essas diferentes situações vinculando-as a condições particulares que ocorrem nos países desenvolvidos. Por exemplo, a estagnação do crescimento industrial que ocorreu nesses países durante a década de 1970 e o déficit externo apresentado pela economia norte-americana podem ajudar a explicar a expansão da oferta de recursos para os países do Terceiro Mundo nessa década. Por outro lado, as mudanças apresentadas pela economia norte-americana desde o final da década de 1970 também podem ajudar a explicar as profundas mudanças na oferta de recursos disponíveis para a América Latina. Algumas referências ao futuro também são tentadas.

PALAVRAS-CHAVE:
Financiamento externo; dívida externa; fluxos internacionais de capital

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br