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A história de vida de estudantes universitários e a (con)vivência com a deficiência motora

Resumo

Objetivo:

Compreender a história de vida de estudantes universitários e a convivência com a deficiência motora.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito estudantes universitários com deficiência motora. Coleta de dados realizada entre outubro de 2016 e março de 2017. Foi utilizada a análise temática dos dados.

Resultados:

Emergiram duas categorias: família como porto seguro e relacionamentos extrafamiliares: fraquezas e fortalezas. A família e os amigos foram fundamentais para o enfrentamento da deficiência, destacando-se pelo apoio e afeto. Os amigos apresentaram-se encorajadores para superar as limitações e dificuldades. A vida extrafamiliar foi exposta a preconceitos que resultaram em medos e traumas.

Conclusão:

O impacto da deficiência motora no cotidiano é resultante das experiências de vida. As convivências familiares saudáveis, junto com laços fortes de amizade, fizeram com que as dificuldades encontradas no cotidiano desses estudantes fossem amenizadas.

Palavras-chave:
Enfermagem; Pessoas com deficiência; Relações familiares; Relações interpessoais; Universidades

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