Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem e “estar com” em um mundo com COVID-19: um olhar existencialista

RESUMO

Objetivo

Refletir a enfermagem sob um olhar existencialista, em que o “estar-com” tem se mostrado como o melhor cuidado no mundo com Covid-19.

Método

Estudo teórico reflexivo sobre a enfermagem no contexto de pandemia, sob referencial teórico filosófico existencialista.

Resultados

A enfermagem passa a ser percebida pela sociedade como profissão cujas práticas estão para além das condições clínicas que acometem os indivíduos que convivem com esta pandemia, pois cuidar do outro não é somente imprimir ações técnicas, mas fundamentalmente sensíveis, como “estar com” de forma presente e autêntica.

Considerações finais

A pandemia provocou mudanças na maneira do ser humano relacionar-se no mundo, ocasionando a reflexão sobre seus valores pelas restrições que impôs. Neste cenário, a enfermagem torna-se visível, sendo protagonista nos diferentes espaços de cuidado, pois o foco da sua prática é o cuidado existencial, que se estabelece através das relações em encontros entre seres, possibilitando, assim, o “estar com”.

Palavras-chave
Enfermagem; Existencialismo; Infecções por coronavírus

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br