Acessibilidade / Reportar erro

Considerações psicanalíticas sobre a pós-verdade e as malditas fake news*1 *1 Este artigo, redigido em coautoria aluno/orientador, é o resultado parcial da pesquisa de doutorado sobre “A (pós)verdade, o saber e a interpretação na experiência psicanalítica” desenvolvida no âmbito do programa de Pós-Graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PGPSA/IP/UERJ. Pelo fato de o termo fake news ser sempre utilizado na língua inglesa para se referir às notícias falsas, decidimos mantê-lo no decorrer do texto.

Psychoanalytic considerations about post-truth and the damned fake news

Considérations psychanalytiques sur la pos-vérité et les maudits fake news

Consideraciones psicoanalíticas sobre la posverdady las malditas fake news

Neste trabalho pretendemos pensar a questão da verdade em psicanálise a partir de sua aproximação ao conceito de pós-verdade e às fake news, notícias falsas que ganham status de verdade absoluta e fomentam ódio nas redes sociais. Ao serem divulgadas em redes interligadas, elas fazem a palavra circular numa amplitude maior. Assim, no que diz respeito ao campo da psicanálise, a explosão de fake news e seus efeitos no discurso promovem questionamentos sobre a relação da linguagem com o campo do Outro e seus efeitos pulsionais, levando-nos ao debate sobre a ordem simbólica em nosso século.

Palavras-chave:
Psicanálise; linguagem; verdade; fake news


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com