Acessibilidade / Reportar erro

Hortas escolares no Distrito Federal, Brasil

OBJETIVO:

Identificar experiências com hortas em escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, analisando determinantes no seu uso voltado à promoção da alimentação saudável.

MÉTODOS:

Estudo transversal analítico, com coleta de dados em duas fases: (1) por telefone com todas as escolas públicas do Distrito Federal; (2) entrevista presencial com amostra das escolas que possuíam horta (n=105).

RESULTADOS:

Das 582 escolas do Distrito Federal, 453 (77,8%) participaram da fase 1 e dessas, 37,7% possuíam horta. Escolas rurais apresentaram maior prevalência de horta (p=0,003). Das escolas sem horta, 75,2% tinham interesse na sua implantação. O principal motivo para desativação da horta foi falta de mão-de-obra para manutenção. Quanto às escolas com horta, a intenção de complementar a alimentação escolar foi o principal motivo de sua implantação (56,2%). A horta era utilizada como espaço educativo para promoção da alimentação saudável por 60,8% das escolas.

CONCLUSÃO:

Foi identificado no Distrito Federal um percentual expressivo de escolas com horta (37,7%). Alguns fatores relacionados à localização, porte e nível de ensino da escola associaram-se à presença da horta. Verificou-se inicialmente, um elevado percentual de escolas que relataram utilizar a horta como espaço de promoção da alimentação saudável. Faz-se necessário aprofundar este resultado por meio de avaliação do uso e impacto da horta como instrumento de promoção da alimentação saudável na comunidade escolar.

Educação alimentar e nutricional; Promoção da saúde; Instituições acadêmicas


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br