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QUANDO A LEI É NORMA: UMA ANÁLISE DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DE NARRATIVAS DE EXAME DA JUSTIÇA JUVENIL BRASILEIRA

WHEN THE LAW IS NORM: AN ANALYSIS OF THE CHILD AND ADOLESCENT STATUTE AND OF BRAZILIAN JUVENILE JUSTICE´S EXAM NARRATIVES.

Resumo

Este artigo analisa o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA em sua seção relativa ao ato infracional e as narrativas de exame da magistratura e da promotoria atuantes no sistema de justiça juvenil. Entende-se que o ECA e as narrativas de exame são forjados com o poder disciplinar, na lógica que o concerne, constituindo-se em vetores para sua expansão. É exposta a articulação entre esse poder e a lei do ECA, assim como entre ele e as narrativas. Por fim, é dada visibilidade ao perfil/tipo de adolescente suscetível à maior intensidade punitiva no interior do sistema socioeducativo. As noções de sociedade/poder disciplinar e exame pensadas por Michel Foucault são guias orientadores desta reflexão.

Palavras-chave :
Estatuto da Criança e do Adolescente; Justiça juvenil; Medidas socioeducativas; Poder disciplinar; Práticas de exame

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