Acessibilidade / Reportar erro

Do patrimônio cultural e seus significados

On cultural heritage and its meanings

Resumos

Reflexões acerca do patrimônio cultural tendo em mente o conjunto de tudo o que encontramos na formação da cultura: conhecimento, crenças, arte, moral, direitos, costumes, capacidade e hábitos adquiridos pelo homem, transmitidos de geração a geração e a dimensão da força simbólica do seu significado, como representação da expressão cultural do fazer social. Propõe (re)definir o patrimônio cultural, como memória social e, por conseguinte, parte da história, na possibilidade de pensar esse patrimônio parte de um grande acervo informacional, isto é, como fonte de informação, inserido nos processos de ensino e de pesquisa, de forma a possibilitar a construção de um ser socialmente ativo. Este ser, ao unir passado e presente, (re)cria imagens da cidade _ espaço por excelência da formação do patrimônio, do povo e da cultura, observando as condições históricas, sociais e comunicacionais, bem como as exigências contemporâneas, que levam em consideração a produção humana como bem cultural e, portanto, da maior significação. Este ensaio apresenta o patrimônio cultural desde a perspectiva dos usos sociais, das apropriações que a sociedade faz da sua memória, da sua história, para que haja reconhecimento e legitimação desse patrimônio que, conseqüentemente, será elemento a permear o processo educacional e formação da cidadania.

patrimônio cultural; memória social; cidade; fonte de informação


The author reflects upon the cultural heritage, considering everything that contribute to the culture formation knowledge, beliefs, art, morals, rights, customs, capacities and habits acquired by the human being and transmitted from generation to generation, and the dimension of the symbolic forces of their meaning, as representation of the cultural expression of social making. The author intends to (re)define cultural heritage as social memory and, therefore, part of the history, arguing that this will make it possible to approach such heritage as part of a great information collection: as a source of information, within the educational and research processes, aiming at the construction of a socially active being, who, joining past and present, would (re)create images of the city _ par excellence, the formation space of heritage, as well as images of the people and the culture, observing the historical, social and communication conditions. Such socially active being would accomplish all that, by taking into account, also, the contemporary requirements, which consider human production as a cultural good, therefore, one of the utmost significance. The author intends to approach the cultural heritage from the perspective of the social uses, the appropriation of its own history by society, which, thus, recognizing and legitimating such heritage, consequently turning its elements into facilitators of the educational and citizenship processes.

cultural heritage; social memory; city; information source


  • BARTHES, R. A Aventura semiológica Lisboa: Edições 70, 1987. p.189.
  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
  • BRASIL. Decreto-lei nº 25/37, Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional [s.l.: s.n], 1937.
  • CANCLINI, N.G. O Patrimônio cultural e a constru-ção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 23, p.95-96, 1994.
  • CERTEAU, M. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. p.13.
  • CHARTIER, R. A História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. p.16-19.
  • GEERTZ, C. A Interpretação das culturas Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p.15.
  • ORIÁ, R. Memória e ensino de história. In: ALMEIDA, A.M. (Org.). O Saber histórico na sala de aula São Paulo: Contexto, 1997. p.131.
  • ROSSI, A. A Arquitetura da cidade São Paulo: Martins Fontes, 1995. p.281.
  • SILVA, M.A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995. p.24.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2004

Histórico

  • Aceito
    17 Ago 2004
  • Recebido
    08 Jul 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br