Acessibilidade / Reportar erro

A pesquisa histórica no ensino: saberes necessários à prática docente

The historical research in Education: The necessary knowledge for the practice of teaching

Resumos

Aborda a importância da pesquisa histórica no ensino de graduação e pós-graduação, dos cursos da área de Ciência da Informação, destacando a sua contribuição na formação profissional. Apresenta algumas considerações sobre como a pesquisa histórica contribuirá na relação entre o conhecimento obtido em sala de aula e a prática cotidiana, através de um envolvimento mais dinâmico com a sociedade ao longo do tempo. Destaca, ainda, que nenhum conhecimento, em sua complexidade, é absoluto ou eterno, há sempre uma relação com outros saberes, com novas aquisições do pensamento, ou mesmo de valores. Em conclusão, destaca-se que tais aspectos devem ser observados pelos educadores em sua prática pedagógica, desenvolvendo situações de aprendizagem que permitam aos educandos o exercício do pensamento criativo, autônomo e crítico acerca da realidade discutida em sala.

pesquisa histórica; ensino; aprendizagem; competência docente; história e Ciência da Informação


This study focuses on the importance of the historical research at the undergraduate and graduate levels of the Information Science courses, highlighting its contribution to the students' professional education. It considers how the historical research will contribute not only to the knowledge acquired in the classroom, but also to daily practices, creating a more dynamic involvement with society along the process. It also stresses that any knowledge, in its complexity, is neither absolute nor eternal. There is always a relationship with other areas and types of knowledge, with new forms of thinking, even with new values. Thus, these aspects must be observed by educators, who will develop in their work learning situations that will lead learners to creative, autonomous and critical thinking about the realities discussed in class.

historical research; learning; teaching competence; history and information science


  • ARAÚJO, A.; BATALHA, C.H.M. Preservação da memória e pesquisa: a experiência do arquivo Edgard Leuenroth (AEL). In: SILVA (Org.) Arquivo, Patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. 65-77p.
  • CASTRO, C.A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000. p.53-62,85,100
  • CASTRO. C.A. Histórico e evolução curricular na área de Biblioteconomia no Brasil. In.: VALENTIM, (org.). Formação do profissional da informação São Paulo: Polis, 2002. p.25-48.
  • CAVALCANTE, M.J.M. O Jornal como fonte privilegiada de pesquisa histórica no campo educacional Fortaleza: [s.n.], 2000.
  • CHARTIER. R. A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2.ed. Brasília: UNB, 1998. p.16-20.
  • HOBSBAWN. E. Sobre História São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • LASKY, K. O Bibliotecário que mediu a terra Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
  • LE GOFF. J. História e memória 4.ed. Campinas: Unicamp, 1996. p.13, 536, 539, 540
  • MESQUITA. V. Impressões: estudos de literatura e comunicação. Fortaleza: Imprensa Universitá-ria/UFC, 1989. p.116.
  • MORIN. E. Ciência com consciência 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p.19
  • PERRENOUD. P. 10 Novas competências para ensinar Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
  • SILVA. M.A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2003

Histórico

  • Recebido
    08 Jul 2003
  • Aceito
    08 Jul 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br