Acessibilidade / Reportar erro

Complementaridade qualitativo-quantitativa na pesquisa em informação

Qualitative-quantitative complementarieness in information research

Resumos

Analisa como a discussão sobre a conduta investigativa foi estimulada a partir do séc. XVII pelos êxitos da experiência como fonte de conhecimento. Métodos quantitativos ganham espaço nas áreas humanas e sociais. Atualmente, outros enfoques alternam-se ao paradigma positivista. Permanecem, entretanto, antagonismos entre enfoques quantitativos e qualitativos, simultaneamente a formas de rearticulação interdisciplinar. Da mudança qualitativa na prática da pesquisa social resultam opções á contradição entre os enfoques. A possibilidade de integrá-los na construção de conhecimentos é concretizada com estratégias múltiplas, dada a interdependência entre desenvolvimento científico, mudanças no contexto e criatividade na investigação.

Pesquisa em informação; Métodos qualitativos; Métodos quantitativos


Discussion about investigative methods has been stimulated since the XVII century due to quality of knowledge generated with successful experimentation. Inductive reasoning started to be used in human and social sciences. ln the recent past, alternative methods were used as options to positivism. While there are some antagonisms between quantitative and qualitative methodologies. interdisciplinary efforts offer qualitative changes to methodological approaches. Quantitative research does not necessarily represent a counterpoint to qualitative one. Integration between the two interpretations can be realized with the use of multiple strategies. Hence, there is a possibility to understand methodology as an integrated view of problems and alternative solutions.

information research; qualitative method; quantitative method


  • ALEMNA, A; BADU, E.. The nature and trends in research and journal literature in English speaking Africa. International Information and Library Review, v. 26, p. 19-30, 1994.
  • BRADLEY, J. Metodological issues and practices in qualitative research. Library Quarterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 431-449. 1993.
  • BREWER, J.; HUNTER, A. Multimethod research: a synthesis of styles. California: Sage, 1989. 209 p. (Sage library of social research, 175).
  • BUFREM, L. S. Linhas e tendências  metodológicas na produção discente do Mestrado em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em  Ciência e Tecnologia  -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972- 1995). Curitiba, 1996. 386 f. Tese (Professor Titular) Departamento de Biblioteconomia, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná
  • CARR, D. Qualitative Meaning in cultural institutions. journal of Education for Library and Information Science, v. 31, n. 2, p. 97,1990.
  • CHALMERS, Alan. ¿ Qué es esa cosa llamada ciencia? : una valorización de la naturaleza y el estatuto de la ciencia y sus métodos. 9. ed. Madrid: Siglo Veintiuno,1991. 246 p.
  • CHRÉTIEN, Claude. A ciência em ação: mitos e limites. Campinas: Papirus,1994.
  • COELHO NETTO, J. T.. Moderno pós moderno: modos & versões. 3. ed. São Paulo: lluminuras,1995. 227 p.
  • COOPER, M. Perspectives on qualitative research with quantitative implications: studies in information management. Journal of Education for Library and Information Science, v. 31, n.2, p.105-112, 1990.
  • CRESWELL, J. W. Research design: qualitative and quantitative approches. Thousend Oaks: SAGE, 1994.227 p.
  • DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus,1968. 100 p.
  • FEYERABEND, P. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70,1991. 372 p. (Biblioteca de filosofia contemporânea,14).
  • __________ .  Contra o método.3. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1989. 488 p.
  • FOUGEYROLLAS, P. Ciencias Sociales y Marxismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1992. 253 p.
  • FOX, D. Techniques for the analysis of qualitative data. In: . The research process in education. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1969. p. 646-679.
  • GADAMER, H.-G. Verdad y método li. 2. ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1994.429 p. (Hermeneia, 34).
  • GOLDMANN, L. Las ciencias humanas y la filosofía. Buenos Aires: Galatea Nueva Vision, 1958. 120 p.
  • GRANGER, G.-G. A ciência e as ciências. São Paulo: Ed. Da UNESP, 1994. 122 p.
  • HABERMAS,J. On the logic of the social sciences. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 1994. 220 p.
  • __________ .  Técnica e ciência como "ideologia". Lisboa: Edições 70, 1994. 147 p.
  • HAMMERSLEY, M. What's wrong with ethnography? Methodological explorations. London: Routledge,1992. 230 p.
  • HANNABUSS, Stuart. Approaches to research. Aslib Proceedings, London, v. 47, n. 1, p. 3-11,jan. 1995.
  • HARICOMBE, L. J. Combining qualitative and quantitative methodologies to study the effects of an academic boycott on academics in South Africa. Library Quaterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 508-527,1993.
  • IBÁNEZ, J. Del algoritmo ai sujeto: perspectivas de la investigación social. Madrid: Siglo Veintiuno de España, 1985. 365 p.
  • KANT, Emmanuel. Crítica da razão pura. 4. ed. São Paulo: Edições Brasil,1965. 246 p.
  • KUHN, T. S. A tensão essencial. Lisboa: Edições 70,1977. 420 p. (Biblioteca de filosofia contemporânea, 10).
  • LADRIÉRE, J. Filosofia e práxis científica. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978. 193 p. (Coleção episteme).
  • MAGEE,B. As idéias de Popper. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1979.
  • PLATÃO. Diálogos ll: Fédon/Sofista/Político. Rio de Janeiro: Ediouro, [198-]. 218 p. (Universidade de bolso, 61272).
  • __________ . A República. Belém: Universidade Federal do Pará, 1988. 416 p.
  • __________ . Teeteto e Crátilo. Belém : Universidade Federal do Pará, I988. 177 p.
  • POPPER, K.A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo : Cultrix; 1975.
  • RITCHIE, J. The contribution of qualitative methods to Social Policy. Survey Methods Newsletter, p. 9-10, winter.1985-1986.
  • RUBANO, D. R. et al. O caminho para a ciência moderna: da descoberta da razão à descoberta da prática. São Paulo: EDUC, 1987. p. 5-12. (Coleção pré-print).
  • SMITH, K. P. Diversity and direction: the role of qualitative research in information centers. Journal of Education for Library and Information Science, v. 31, n. 2, p. 91-96, 1990.
  • SOUZA, C. L. de M. Va. A problemática dos métodos quantitativos e qualitativos em Biblioteconomia e Documentação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v.18, n. 2, p.174-182, jul./dez.1989.
  • SUTTON, B. The rationale for qualitative research: a review of principles theoretical foundations. Library Quaterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 411-430,1993.
  • TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación: la búsqueda de significados. Barcelona: Paidós, 1992. 343 p. (Paidós básica, 37).
  • WEINGAND, D. E. Grounded theory and qualitative methodology. IFLA Journal, v. 19, n. 1, p.17-26, 1993.
  • WILDEMUTH, B. M. Post-positivism research: two examples of methodological pluralism. Library Quaterly, Chicago, v. 63, n. 4, p. 450-468,1993.
  • WOLF, M. La investigación de la comunicación de masas. Barcelona: Paidós, 1994. 318 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br