Acessibilidade / Reportar erro

Gestão de custos no modelo de integração da estratégia de manufatura

Cost management in the integration model of the manufacturing strategy

Resumos

Os efeitos da globalização econômica exigem cada vez mais eficiência das políticas econômicas e financeiras das organizações. O fato dos meios de produção não mais dependerem de políticas locais ou regionais para fixar suas plantas industriais, tem exigido a percepção de que, para se conseguir ou manter as vantagens competitivas, são necessárias a combinação de fatores aliados entre estratégias e custos. As ferramentas de gestão da qualidade, incorporadas às unidades de negócios desde a década de 1960, permitiram grande avanço na aplicação de estratégias para formação de competência, com a gestão de custos sustentada pelas novas metodologias. Isso tem sido importante fator de competitividade. O uso possível de um modelo de integração incluindo a estratégia de competência e a gestão de custos, poderá contribuir de forma decisiva para o alinhamento das unidades de negócios às políticas corporativas.

vantagem competitiva; estratégia de competência; gestão de custos


The effects of the economic globalization increasingly demand more efficiency from the organizations' economic and financial policies. Once the production means no longer depend upon local or regional policies to settle industrial plants, it has demanded the perception that in order to get or to keep competitive advantages, it is necessary to combine factors, allied between strategies and costs. The quality-management tools, incorporated to the business units since the 1960's, allowed an great advance in the application of strategies to create competence, with cost management being supported by those new methodologies. This has been an important factor for competitiveness. The use possibility of an integration model comprising the competence strategy and the costs management will contribute in a decisive way to the alignment of the business units with the corporative policies.

competitive advantage; competence strategy; costs management


  • ANSARI, S.L.; BELL, J.E.; THE CAM-I. Target costing: the next frontier in strategic cost management. Chicago: Irwin, 1997. p.14-23.
  • BASSANEZI, R.C. Ensino-Aprendizagem com modelagem matemática São Paulo: Contexto, 2002. p.25.
  • BOWER, J.L. The purpose of change, a commentary on Jensen e Senge. In: BEER, M.; NOHRUNA, N. Breaking the code of change. Boston: Harvard Business School Press, 2000. p.83-95.
  • BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços São Paulo: Atlas, 2002. p.262.
  • COPELAND, T.D.; KOLLER, T.; MURRIN, J. Avaliação de Empresas – valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas. 3.ed. São Paulo: Makrin Books, 2002.
  • DAVENPORT, T.M.; WILSON, H.J.; PRUSAK, L. Vencendo com as melhores idéias Rio de Janeiro: Campus, 2003. p.59-77.
  • FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresa-riais e formação de competência 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001. p.65.
  • GARVIN, D.A. Manufacturing Strategic Planning. California Management Review, Summer, v.35, n.4, p.85-105, 1993.
  • GOLDRATT, E.M.; COX, J. Meta. 2.ed. São Paulo: Educator, 1992.
  • HAVE, S.T.; HAVE, W.T.; ELST, M. Modelos de Gestão São Paulo: Prentice Hall, 2003. p.162-184.
  • HENDRIKSEN, E.S. Accounting theory 3rd. Illinois: Homewood, 1977. p.41.
  • HENDRIKSEN, E.S.; BREDA, M.F.V. Teoria da contabilidade 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999, p.306.
  • KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A Estratégia em ação 16.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • KOTLER, P. Administração de marketing 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001. p.86-87.
  • MAHER, M. Contabilidade de custos São Paulo: Atlas, 2001. p.160-166.
  • MARTINS, E. Contabilidade de custos  9.ed. São Paulo: Atlas, 2003. p.286-301.
  • MOURITSEN, J.; HANSEN, A.; HANSEN, C.O. Inter-organizational controls and organization competences: episodes around target cost management analisys and open book accounting. Management Accounting Research, v.12, p.221-244, 2001.
  • NAKAGAWA, M. Gestão estratégica de custos São Paulo: Atlas, 2000. p.33-57.
  • NAKAGAWA, M. ABC custeio baseado em atividades 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001. p.33-47.
  • PIDD, M. Modelagem empresarial: ferramentas para tomada de decisões. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • PORTER, M.E. Vantagem competitiva Rio de Janeiro: Campus, 1989. p.35-36.
  • PORTER, M.E.; MONTGOMERY, C.A. Estratégia a busca da vantagem competitiva Rio de Janeiro: Campus, 1998, p.360-396.
  • SZTAMFATER, T.; BRUNSTEIN, I. Considerações sobre o custeio integrado ABC-EVA e aplicação prática em uma confecção. Boletin Técnico da Escola Politécnica da USP, BT/PRO/078, p.1-18, 2000.
  • YIGIT, A.S.; ALLAHVERDI, A. Optimal selection or module instances for modular products in reconfigurable manufacturing systems. International Journal of Production Research, v.41, n.17, p.4063-4074, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2005

Histórico

  • Aceito
    09 Nov 2004
  • Recebido
    07 Jun 2004
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br