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A busca de informação na Internet: um estudo do comportamento de bibliotecários e estudantes de ensino médio

The search for information on the Internet: a study of librarians and high school students from private schools in Itajaí and Florianópolis, Brazil

Resumos

A presente pesquisa objetivou identificar o comportamento de busca de informação na Internet de bibliotecários e estudantes de ensino médio em oito escolas particulares dos municípios de Itajaí e Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil. Este estudo entende que o desafio crítico para as escolas é possibilitar o aprendizado a partir de uma variedade de fontes de informação, pois a tecnologia, particularmente a Internet, modifica o ambiente de aprendizagem na escola. Os objetivos desta pesquisa foram averiguar como os bibliotecários compreendem o processo de busca de informação na Internet pelos estudantes e como prestam auxílio a eles, bem como averiguar como se processa a busca de informação pelos estudantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram um questionário aplicado a 8 bibliotecários, mais um questionário e um roteiro aplicados a 38 estudantes. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo. Emprega os pressupostos teóricos do Information Search Process de Carol Kuhlthau para investigar como os estudantes buscam a informação. As análises dos dados permitiram inferir que os bibliotecários avaliam que a busca de informação realizada pelos estudantes é um processo que desenvolvem de forma autônoma e com facilidade, que estes atingiram uma percepção mais acurada da Internet, e que são otimistas em relação à informação que recuperam, ainda que incerteza e dúvida sejam sentimentos presentes no decorrer da busca de informação.

Bibliotecários; Estudantes; Busca de informação


The aim of this study was to gauge the level of participation by librarians in information searches by high-school students in private schools located in and around the cities of Itajaí and Florianópolis, in the state of Santa Catarina, Brazil. As technology, and particularly the Internet, has changed the learning environment in schools, the critical challenge for schools is to encourage learning using a variety of information sources. The specific aims of the study were to ascertain how Internet information searches by high-school students at private schools are undertaken and to analyze how librarians assist students with these searches. Data was collected using a questionnaire presented to 8 librarians and a structured transcript given to 38 students from years 1, 2 and 3 of high school. The research approach was quantitative-qualitative and the technique of content analysis was employed. It uses the theoretical precepts of Carol Kuhlthau's Information Search Process to examine how students search for information. The data analysis suggests that librarians consider students' information searches to be something they undertake on their own and with little difficulty; the students achieved a more accurate perception of the Internet when selecting their information; they are generally optimistic and tend to trust the information they acquire and the moment of greatest doubt and uncertainty is when evaluating if the information retrieved is relevant for their purposes.

Librarian; Students; Information searching


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2011

Histórico

  • Aceito
    21 Jul 2011
  • Revisado
    20 Maio 2011
  • Recebido
    22 Mar 2011
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