Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação em contexto de gestão de qualidade total: constituição do jogo discursivo em uma reunião de professores

Resumo

Teachers' discourse on evaluation is focused in the framework of a process of institutional quality management, an outcome of the neoliberal project that is pervading educational contexts. From a Discourse Analysis' perspective, the conditions for the production and the materiality of the discourse produced during a staff meeting are discussed in terms of the effects of the pervasiveness of neoliberal concepts, notions and principles on power-knowledge relationships.

oral evaluation; discourse; quality management


oral evaluation; discourse; quality management

ARTIGOS

Avaliação em contexto de gestão de qualidade total: constituição do jogo discursivo em uma reunião de professores* * Este trabalho reporta a capítulos de minha Tese de Doutorado, intitulada "Avaliação da Aprendizagem e Ideologia Neoliberal: A Excelência e o Avesso da Excelência", apresentada ao IEL/ UNICAMP, em 1998. Inclui, no entanto, atualização de alguns dados e alterações no tocante à sua análise, fruto de reflexão posterior sobre o trabalho então elaborado. 1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em dezembro de 1996, contém vários artigos acerca do tema. No caso da educação superior, cabe destacar a instituição do Exame Nacional de Cursos e, mais recentemente, do Exame Nacional de Desempenho Escolar provocaram a proliferação de discursos sobre avaliação nos mais diversos contextos sociais. 2 Cabe deixar claro que, também nas instituições públicas de ensino superior, o ideário neoliberal irá encontrar condições para propagação, como bem o demonstram, por exemplo, a crescente inserção de tais instituições nos programas governamentais de avaliação institucional e a adoção de medidas que visam a garantir o bom desempenho de seus alunos nos Exames Nacionais de Cursos. Entretanto, entendemos que, nas instituições de caráter privado, em que o vínculo econômico direto com alunos e empregados é inerente à sua natureza, tais condições são inegavelmente mais propícias. 3 Estaremos utilizando os seguintes símbolos de transcrição:

Maria de Fátima S. Amarante

PUC/CAMPINAS

ABSTRACT

Teachers' discourse on evaluation is focused in the framework of a process of institutional quality management, an outcome of the neoliberal project that is pervading educational contexts. From a Discourse Analysis' perspective, the conditions for the production and the materiality of the discourse produced during a staff meeting are discussed in terms of the effects of the pervasiveness of neoliberal concepts, notions and principles on power-knowledge relationships.

Keywords: oral evaluation, discourse, quality management.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

P = professor

A = aluno

/ = fala entrecortada

[ ] = transcrição fonética

(( )) = comentários do pesquisador

((XXX)) = seqüência incompreensível

( ) = omissão de trechos da fala

X = supressão de nome próprio

4 Devemos nos lembrar que, para Foucault (1976), a detenção do saber tenderia para o específico, onde o sujeito demarcaria o caráter revolucionário (produtivo) pelo domínio específico de um determinado saber, por sua competência técnica e científica. Assim, as relações pedagógicas e interpessoais nas salas de aulas determinam maior exercício de poder ao professor a partir da imagem socialmente construída e aceita, ou seja, universalizante, de que é ele quem detém o saber. Somente a ativação dos saberes locais, descontínuos, desqualificados e ainda não legitimados em nossa sociedade é que poderá, no entender de Foucault, constituir a luta contra o universal hegemônico, posição com a qual concordamos plenamente.

  • CORACINI, M. J. R. F. (1993). Le Discours Politique Brésilien Contemporain: Un Exemple d'Hétérogénéité. Cahiers de Recherche du GRAL- Groupe de Recherche sur L'Amerique Latine Université de Montréal: 51 p.
  • DEMO, P. (1996). Avaliação sob o Olhar Propedêutico Campinas, SP: Papirus.
  • DUCROT, O. (1984). O Dizer e o Dito Campinas, SP: Pontes, 1987. Versão Original.
  • ENGUITA, M.F. (1994). O Discurso da Qualidade e a Qualidade do Discurso. Em: Gentili, P.A.A. & Silva, T.T. (orgs.) Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação - Visões Críticas Petrópolis, RJ: Vozes: p. 93-110.
  • FOUCAULT, M. (1975). Vigiar e Punir - Nascimento da prisão Petrópolis, RJ: Vozes, 9ª ed.: 1987. Versão original: Surveiller et Punir Paris: Gallimard.
  • _______. (1976). História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1ª ed.: 1988; 11ª ed.:1993. Edição original: Histoire de la Sexualité I - La Volonté de savoir
  • FREIRE, P. (1973). Pedagogia del Oprimido Buenos Aires: Argentina Editores.
  • GENTILI, P. A. A. (1994). O discurso da "qualidade" como nova retórica conservadora no campo educacional. Em: Gentili, P.A.A. & Silva, T.T. (orgs.) Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação - Visões Críticas Petrópolis, RJ: Vozes: p. 111-178.
  • LARROSA, J. (1994). Tecnologias do Eu e Educação. Em: Silva, T.T. (org.). O Sujeito da Educação - Estudos Foucaultianos Petrópolis, RJ.: Editora Vozes: p. 35-86.
  • LIMA, A. O. (1994). Avaliação Escolar - Julgamento x Construção. Petrópolis, R.J.: Vozes.
  • MOREIRA, A.F. (1995). O Currículo como Política Cultural e a Formação Docente. Em: Silva, T.T. & Moreira, A.F. Territórios Contestados- O Currículo e os Novos Mapas Políticos e Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes: p. 7-20.
  • ORLANDI, E. P. (1986). A Linguagem e seu Funcionamento: As formas do discurso Campinas, SP: Pontes.
  • ORLANDI, E.P. & GUIMARÃES, E. (1988). Unidade e Dispersão: Uma Questão do Texto e do Sujeito. Sujeito e Texto, Série Cadernos PUC (31). São Paulo: EDUC:p. 17-36.
  • PIGNATELLI, F. (1994). Que Posso Fazer? Foucault e a Questão da Liberdade e da Agência Docente. Em: Silva, T.T. (org.). O Sujeito da Educação - Estudos Foucaultianos Petrópolis, RJ.: Editora Vozes: p. 127-154.
  • *
    Este trabalho reporta a capítulos de minha Tese de Doutorado, intitulada "Avaliação da Aprendizagem e Ideologia Neoliberal: A Excelência e o Avesso da Excelência", apresentada ao IEL/ UNICAMP, em 1998. Inclui, no entanto, atualização de alguns dados e alterações no tocante à sua análise, fruto de reflexão posterior sobre o trabalho então elaborado.
    1 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em dezembro de 1996, contém vários artigos acerca do tema. No caso da educação superior, cabe destacar a instituição do Exame Nacional de Cursos e, mais recentemente, do Exame Nacional de Desempenho Escolar provocaram a proliferação de discursos sobre avaliação nos mais diversos contextos sociais.
    2 Cabe deixar claro que, também nas instituições públicas de ensino superior, o ideário neoliberal irá encontrar condições para propagação, como bem o demonstram, por exemplo, a crescente inserção de tais instituições nos programas governamentais de avaliação institucional e a adoção de medidas que visam a garantir o bom desempenho de seus alunos nos Exames Nacionais de Cursos. Entretanto, entendemos que, nas instituições de caráter privado, em que o vínculo econômico direto com alunos e empregados é inerente à sua natureza, tais condições são inegavelmente mais propícias.
    3 Estaremos utilizando os seguintes símbolos de transcrição:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Jan 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2004
    UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: spublic@iel.unicamp.br