Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2024
  • Ensino da literatura, ensino literário, ensino emancipador. Apresentação do volume 26, n. 2 de Alea. Estudos Neolatinos Editorial

    González, Elena Palmero
  • Vozes em camadas: o arquipélago em movimento Artigo

    Pinheiro, José Amálio de Branco

    Resumo em Português:

    Resumo A formação cultural do continente latino-americano amplia, em todos os graus e variantes, a presença da voz, das oralidades e da natureza, combinadas ou não às inúmeras séries e gêneros escritos. É necessário desdobrar os três níveis de linguagem em suas interações, constitutivas dos processos culturais da América Latina e Caribe, que se alimentam dos crisóis ibero-ameríndio e afro-árabe. É o entrelaçamento das camadas que fundamenta um Barroco múltiplo de saída. Não se pode compreender a presença barroca no continente sem a reviravolta intercultural em que as oralidades se matizam, em meio à superabundância da mestiçagem, com as séries acústicas. A partir desse conglomerado de variantes marginais, desenha-se o que temos chamado de arquipélago em palimpsesto semovente, no qual as formas casuais das excessivas periferias não cabem dentro dos esquemas lógico-interpretativos lineares e causais da tradição e razão ocidentais, visto que, entre outros procedimentos, radicalizam as figuras da proliferação metonímica e do oxímoron.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La formación cultural de Latinoamérica dilata, en todos los niveles y variantes, la presencia de la voz, de las oralidades y la naturaleza, mezcladas o no a las inúmeras series y géneros escritos. Es necesario desplegar los tres niveles de lenguaje, constitutivos de los procesos culturales en Latinoamérica y Caribe, en interacción, los cuales se alimentan de los mestizajes iberoamerindio y afroarábigo. Es el encadenamiento de las capas que fundamenta este Barroco múltiple desde un principio. No se puede comprender la presencia barroca en el continente sin la reversión intercultural en la cual las oralidades se matizan, en medio de la superabundancia del mestizaje, con las series acústicas. Desde esa acumulación de variantes marginales se diseña lo que hemos llamado de archipiélago en palimpsesto semoviente, lugar en el cual las formas casuales de las excesivas periferias no caben en los programas lógico-hermenéuticos lineales y causales de la tradición y razón occidentales, porque, junto a otros procesos, llevan al límite las figuras de la expansión metonímica y del oxímoron.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The cultural formation of the Latin American continent amplifies, in all degrees and variants, the presence of voices, oral traditions and nature, whether combined with countless written series and genres or not. It is important to unfold the three levels of language in their interactions, constitutive of the cultural processes of Latin America and the Caribbean, which draw from the Ibero-Amerindian and Afro-Arabic crucibles. It is the interweaving of that layers that underpins a multiple Baroque style from the start. The Baroque presence in the continent cannot be understood without the intercultural turn in which oral traditions are nuanced, amidst the superabundance of mestizaje, with their acoustic series. From this conglomerate of marginal variants emerges what we have called a self-moving palimpsest archipelago, where the casual forms of the excessive peripheries do not fit within the linear and causal logical-interpretive schemes of Western tradition and reason, since, among other procedures, they radicalize the figures of metonymic proliferation and oxymoron.
  • Anarquismo y simbiosis en el cuento “Biopolítica” de Luis Carlos Barragán Castro: hacia una comunidad utópica* Articulo

    Mercier, Claire

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar o conto “Biopolítica” de Luis Carlos Barragán Castro. Após uma apresentação do escritor colombiano e sua obra, o manuscrito reflete teoricamente sobre as noções de New Weird - suposto pertencimento genérico da história - de simbiose, além de discutir os mal-entendidos em torno do anarquismo. De fato, o texto de Barragán oferece uma visão original e atualizada do anarquismo graças ao seu tratamento através do tema da simbiose. Essa união entre ambos os conceitos é objeto da análise textual que se propõe posteriormente e cujo propósito é problematizar a construção, na história, de uma comunidade utópica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo se propone analizar el cuento “Biopolítica” de Luis Carlos Barragán Castro. Después de una presentación del escritor colombiano y de su obra, el manuscrito reflexiona teóricamente acerca de las nociones de New Weird -supuesta pertenencia genérica del cuento- de simbiosis, además de discutir los malentendidos en torno al anarquismo. En efecto, el texto de Barragán ofrece una visión original y actualizada del anarquismo gracias a su tratamiento mediante el tema de la simbiosis. Esta unión entre ambos conceptos es el objeto del análisis textual que se propone luego y que tiene como fin problematizar la construcción, en el relato, de una comunidad utópica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyse the story “Biopolítica”, by Luis Carlos Barragán Castro. After a presentation of the Colombian writer and his work, the manuscript reflects theoretically on the notions of New Weird -supposed story’s genre- and symbiosis, in addition to discussing the misunderstandings surrounding anarchism. Indeed, Barragán’s text offers an original and updated vision of anarchism thanks to its treatment trough the symbiosis’s theme. This union between both concepts is the object of the textual analysis that is proposed later and whose purpose is to problematize the construction, in the story, of a utopian community.
  • Do animal que fui ao que um dia serei: diálogos com El animal sobre la piedra, de Daniela Tarazona Artigo

    Nascimento, Naira de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo A narrativa de uma jovem mulher que, após experimentar dolorosas perdas em sua família, parte em uma viagem rumo ao desconhecido e lá passa a viver uma estranha mutação, vindo a se transformar em réptil, é o assunto do romance El animal sobre la piedra, de Daniela Tarazona, publicado originalmente em 2008. A metamorfose da protagonista provoca a discussão sobre monstruosidade e normalidade, cisão que marca a nossa cultura ocidental e que também é objeto das reflexões de Michel Foucault em Os anormais. O “monstro” constitui, para Foucault, a primeira das “figuras” ou “círculos” enquadrados no conceito de “anormais”, ideia que ganha uma configuração mais precisa no século XIX. Além de Foucault, interessam para a leitura proposta os conceitos de rostificação e de corpo vivo, desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e de metamorfose, trabalhados por Emanuelle Coccia e Caroline Bynum. Para Emanuelle Coccia, a metamorfose é um fenômeno biológico que abarca os antecedentes tanto do humano como do não-humano. O corpo humano, em seu processo histórico, já foi o de um primata, e este, por sua vez, também viveu outras formas de vida anteriores. Desse modo, o presente estudo procura desarticular a oposição construída entre humanos e animais percebendo como a animalidade sempre constituiu uma tomada negativa no âmbito do antropoceno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La narrativa de una joven mujer que, después de experimentar dolorosas pérdidas en su familia, parte en un viaje hacia lo desconocido y allí pasa a vivir una extraña mutación, transformándose en reptil, es el asunto de la novela El animal sobre la Piedra, de Daniela Tarazona, publicado originalmente en 2008. La metamorfosis de la protagonista produce la discusión sobre la monstruosidad y la normalidad, escisión que marca nuestra cultura occidental y que también es objeto de las reflexiones de Michel Foucault en Los anormales. El "monstruo" constituye, para Foucault, la primera de las "figuras" o "círculos" enmarcados en el concepto de "anormales", idea que gana una configuración más precisa en el siglo XIX. Además de Foucault, interesan para la lectura propuesta los conceptos de rostificación y de cuerpo vivo, desarrollados por Gilles Deleuze y Félix Guattari, y de metamorfosis, trabajados por Emanuelle Coccia y Caroline Bynum. Para Emanuelle Coccia, la metamorfosis es un fenómeno biológico que cubre los antecedentes tanto del humano como del no humano. El cuerpo humano, en su proceso histórico, ya fue el de un primate y éste, a su vez, también vivió otras formas de vida anteriores. De ese modo, el presente estudio busca desarticular la oposición construida entre humanos y animales percibiendo como la animalidad siempre tuvo una inflexión negativa en el ámbito del Antropoceno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The narrative of a young woman who, after experiencing painful losses in her family, embarks on a journey into the unknown, where she undergoes a strange mutation, ultimately transforming into a reptile, is the subject of the novel El animal sobre la Piedra by Daniela Tarazona, originally published in 2008. The protagonist’s metamorphosis sparks a discussion about monstrosity and normality, a split that marks our Western culture and is also the object of Michel Foucault’s reflections in Abnormal. The "monster" is, for Foucault, the first of the "figures" or "circles" framed within the concept of "abnormality", an idea that gained a more precise configuration in the nineteenth century. In addition to Foucault, the concepts of facialization and living body, developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, and of metamorphosis, discussed by Emanuelle Coccia and Caroline Bynum, are of interest for the proposed reading. For Emanuelle Coccia, metamorphosis is a biological phenomenon that encompasses the antecedents of both the human and the non-human. The human body, in its historical process, was once that of a primate and this, in turn, also lived other previous life forms. Thus, the present study seeks to disarticulate the opposition constructed between humans and animals, perceiving how animality has always been a negative take on the Antropocene.
  • A natureza através do prisma de um espírito de poeta: expressão da arte romântica no Livre de Jade, de Judith Gautier Artigo

    Brito, Ana Beatriz Farias Costa de; Ricieri, Francine Fernandes Weiss

    Resumo em Português:

    Resumo Os poemas em prosa do Livre de Jade (1867), de Judith Gautier, são quase sempre explorados a partir da comparação com a poesia clássica chinesa, em que a autora se inspira. Este texto busca outros caminhos de abordagem do volume. Portanto, traçamos o histórico da inscrição de Gautier na tradição do poema em prosa e nos apoiamos na produção da autora como crítica de arte a fim de observar o que há na antologia para além da sua fonte de inspiração.

    Resumo em Francês:

    Résumé Les poèmes en prose du Livre de Jade (1867) de Judith Gautier sont presque toujours explorés à travers la comparaison avec la poésie classique chinoise dont l'autrice s'inspire. Ce texte cherche d'autres manières d'aborder le volume, alors on retrace l'inscription de Gautier dans la tradition du poème en prose et on recourt à la production de l'autrice en tant que critique d'art afin de voir ce qu'il y a dans l'anthologie au-delà de sa source d'inspiration.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The prose poems in Judith Gautier's Livre de Jade (1867) are almost always explored through a comparison with the classical Chinese poetry from which the author drew inspiration. This article seeks other ways of approaching the volume; therefore, we trace the history of Gautier's inscription in the prose poem tradition and resort to the author's production as an art critic to analyze what is in the anthology beyond its source of inspiration.
  • Palavras dos Editores convidados. Por uma pedagogia literária: novas perspectivas para o ensino de e a partir da literatura Dossiê

    Veras, Eduardo Horta Nassif; Pinheiro, Tiago Guilherme
  • A vida cotidiana na universidade, em cinco atos Dossiê

    Natali, Marcos

    Resumo em Português:

    Resumo Apropriando-se do gênero dramático, que tem alguns de seus procedimentos citados na forma do texto, este artigo desenvolve uma reflexão a respeito do ensino de literatura na universidade brasileira. Na sequência de cinco atos, cada um remetendo a um espaço do ambiente universitário (a sala de aula, a sala de reuniões, a sala de concursos), o texto explora diferentes noções de aprendizado e ensino, comenta respostas a mudanças recentes no corpus e nos corpos presentes na universidade, analisa a relação entre a tradição endógena da cultura patriarcal brasileira e políticas imunitárias e reflete sobre a complexidade da noção de herança, em diálogo com os espectros que assombram as instituições dedicadas ao ensino de literatura, como um dia foi assombrado Hamlet. Ao longo do texto, busca-se apontar para aspectos da materialidade da vida cotidiana na universidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Apropiándose del género dramático, cuyos procedimientos son citados en la forma del texto, el artículo desarrolla una reflexión sobre algunos aspectos de la enseñanza de la literatura en las universidades brasileñas contemporáneas. En una secuencia de cinco actos, cada uno de ellos referido a un espacio del ambiente universitario, el texto explora diferentes nociones de aprendizaje y enseñanza, comenta respuestas a cambios recientes en el corpus y los cuerpos presentes en la universidad, considera la relación entre la tradición endógena de la cultura patriarcal brasileña y las políticas inmunitarias, y reflexiona sobre la complejidad de la idea de herencia, dialogando con los espectros que acechan a Hamlet y a las instituciones de enseñanza de la literatura. A lo largo del texto, busco señalar la materialidad de la vida cotidiana en la universidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Appropriating the dramatic genre, whose procedures are cited in the body of the text, this article reflects on some of the aspects involved in the teaching of literature in contemporary Brazilian universities. In a five-act sequence -each act referring to a different space in the university environment (the classroom, the meeting room, etc.)-, this paper explores different notions of learning and teaching, comments on responses to recent changes in the corpus and university bodies in Brazil, considers the relationship between the endogenous tradition of Brazilian patriarchal culture and immunitarian policies, and reflects on the complexity of the notion of heritage, in dialogue with the specters that haunt both Hamlet and the institutions where literature is taught. Throughout the text, I seek to highlight the materiality of daily life at university.
  • Nadar a seco: modos de ler Dossiê

    Ruggieri, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo Pensando junto com o poema “versos de circunstância”, de Laura Erber, este texto investiga a imagem do “professor de natação sem água” para refletir sobre o ensino de literatura e a teoria literária, aproximando historicamente a natação à leitura. Este ensaio também mobiliza o nadador que não sabe nadar de Kafka para pensar um modo de (des)conhecimento que desestabiliza a diferença entre professor e estudante.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Pensando junto con el poema de Laura Erber “versos de circunstancia”, el texto investiga la imagen del “profesor de natación sin agua” para reflexionar sobre la enseñanza de la literatura y la teoría literaria, acercando históricamente la natación a la lectura. El ensayo también moviliza al nadador de Kafka que no sabe nadar para pensar en un modo de (des)conocimiento que desestabiliza la diferencia entre profesor y alumno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Thinking alongside Laura Erber's poem “versos de circunstância”, this paper investigates the figure of the “swimming teacher without water” to reflect on the teaching of literature and literary theory, proposing historical similarities between swimming and reading. The paper also summons Kafka's swimmer who does not know how to swim to examine a mode of (un)knowing that destabilizes the boundaries between teacher and student.
  • Poética do encontro Dossiê

    Nakagome, Patricia Trindade

    Resumo em Português:

    Resumo Num passeio por textos literários diversos, como costumo fazer em minhas aulas, encontro professores reais e ficcionais que compartilham sua experiência docente. Sem discutir o modo como são representados, busco escutar o que eles dizem, especialmente sobre o reconhecimento da própria ignorância e o acolhimento do mistério do outro, chaves fundamentais para que a aula de literatura possa se tornar um lugar de encontro. Rastreando desde os primeiros contatos entre participantes da aula, especialmente em olhares, até chegar ao encontro radical, que escapa às palavras, faço a aposta numa prática ancorada na disposição de falar com, caracterizada pela troca e escuta, em oposição à prática corrente de falar para, centrada na explicação. Esse enfoque busca, no limite, permitir que cada um encontre a obra literária capaz de melhor falar consigo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En un recorrido por diversos textos literarios, como suelo hacer en mis clases, encuentro a profesores reales y ficticios que comparten su experiencia docente. Sin adentrarme en la forma en que están representados, busco escuchar lo que expresan especialmente acerca del reconocimiento de su propia ignorancia y la aceptación del misterio del otro, claves fundamentales para que la clase de literatura se convierta en un espacio de encuentro. Siguiendo desde los primeros contactos entre los participantes de la clase, especialmente a través de miradas, hasta llegar al encuentro radical, que escapa a las palabras, apuesto por una práctica arraigada en la disposición de hablar con, caracterizada por el intercambio y el escuchar, en contraposición a la práctica común de hablar para, centrada en la explicación. Este enfoque busca, en última instancia, que cada individuo encuentre la obra literaria que más directamente hable consigo mismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When undertaking a journey through various literary texts, as I often do in my classes, I encounter real and fictional teachers who share their teaching experiences. Without delving into how they are portrayed, I aim to listen to what they specifically convey about acknowledging one's own ignorance and embracing the mystery of the other -key elements for literature classes to become a space for encounter. Tracing the initial interactions among class participants, especially their glances, until they are reaching the radical encounter that eludes verbal expression, I advocate for a practice rooted in the willingness to speak to, characterized by a spirit of exchange and attentive listening, as opposed to the prevalent practice of speaking at, which is focused on explanation. At its core, this approach seeks to enable each individual to discover the literary work that speaks to them most directly.
  • “Um tanto pueril”: a criança e a palavra literária como agentes (cosmo)políticos Dossiê

    Lucas, Fabio Roberto; Philipson, Gabriel Salvi

    Resumo em Português:

    Resumo Descontruindo algumas correlações entre a oposição prosa/poesia (tomada também como metonímia da oposição literatura/não-literatura) e a oposição adulto/criança, retomamos algumas bases da reflexão sobre biopolítica, para pensar a infância dentre a série de agentes cuja exclusão da comunidade política (junto com as figuras do Oriente, da mulher, do selvagem e outros seres supostamente destituídos de fala, de logos) paradoxalmente os reinveste de força e interesse político, seja como objetos de uma expansão dos regimes instituídos de visibilidade e controle, seja como possíveis instigadores de modos outros de ação, que exigem repensar o que significam agência e política. Assim, passando por uma análise da transcriação haroldiana do fragmento 52 de Heráclito sobre a criança e de Sagatrissuinorama de João Luiz Guimarães, buscamos delinear algumas implicações desse intrincado fenômeno recente de politização da infância para o ensino de literatura.

    Resumo em Francês:

    Résumé En déconstruisant des corrélations entre l’opposition prose/poésie (également prise comme métonymie de l’opposition littérature/non-littérature) et l’opposition adulte/enfant, nous reprenons quelques bases de la réflexion sur la biopolitique, pour penser l’enfance parmi la série d’agents dont l’exclusion de la communauté politique (aux côtés des figures de l’Orient, de la femme, du sauvage et d’autres êtres supposés dépourvus de parole, de logos) leur redonne paradoxalement force et intérêt politique, soit comme objets d’une expansion des régimes de visibilité et de contrôle établis, soit comme possibles instigateurs d’autres modes d’action, qui obligent à repenser ce que sont l’agence et la politique. Ainsi, par l’analyse de la transcréation du fragment 52 d’Héraclite sur l’enfant faite par Haroldo de Campos et de Sagatrissuinorama de João Luiz Guimarães, nous cherchons à esquisser certaines conséquences de ce phénomène contemporain complexe de politisation de l’enfance pour l’enseignement de la littérature.

    Resumo em Inglês:

    Abstract By deconstructing some correlations between the opposition prose/poetry (also taken as a metonymy of the opposition literature/non-literature) and the opposition adult/child, we take up some bases of reflection on biopolitics to conceive childhood among the series of agents whose exclusion from the political community (along with the figures of the Orient, the woman, the savage and other beings supposedly devoid of speech, of logos) paradoxically reinvests them with force and political interest, either as objects of an expansion of the established regimes of visibility and control, or as possible instigators of other modes of action, which require rethinking what agency and politics mean. Thus, through an analysis of Haroldo de Campos’ transcreation of Heraclitus’ fragment 52 on the child and João Luiz Guimarães’ book Sagatrissuinorama, we seek to outline some consequences of this intricate contemporary phenomenon of the politicization of childhood for the teaching of literature.
  • Teoria das urgências e o presente da literatura: uma prática de leitura especulativa a partir de Autobiografia de um polvo, de Vinciane Despret Dossiê

    Santos, Carolina Correia dos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca articular uma teoria literária a partir de Autobiografia de um polvo, de Vinciane Despret. Almeja-se uma leitura da narrativa que conjugue a principal premissa da sua criação, o Antropoceno, a um instrumental elaborado por Bruno Latour e Donna Haraway, tais como a guerra entre Terrestres e Humanos, a simpoiese e a fabulação especulativa. O Antropoceno, neste contexto, assume um caráter de “tempos de urgência”, afeito a relações inovadoras entre os seres e entre as disciplinas e contrário a narrativas escatológicas do fim do mundo. Neste sentido, pretendemos esboçar uma prática teórica que permita a insurgência de paradigmas que valorizem a cognição pelo corpo e pelos sentidos, diminuindo a proeminência do aprendizado ou da leitura tradicionalmente compreendidos como exercícios da razão. Esta prática cooperaria com a concepção de um mundo porvir.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Questo articolo cerca di sviluppare una teoria letteraria basata su Autobiografia di un polpo di Vinciane Despret. L'obiettivo è leggere la narrazione in modo da combinare la premessa principale della sua creazione, l'Antropocene, con le categorie pensate da Bruno Latour e Donna Haraway, come la guerra tra Terrestri e Umani, la sympoiesis e la fabulazione speculativa. In questo contesto, l'Antropocene assume il carattere di "tempo dell'urgenza", un tempo di relazioni innovative tra gli esseri e tra le discipline, contrario alle narrazioni escatologiche della fine del mondo. In questo senso, intendiamo delineare una pratica teorica che permetta l'emergere di paradigmi che valorizzino la cognizione attraverso il corpo e i sensi, diminuendo il protagonismo dell'apprendimento e della lettura, tradizionalmente intesi come esercizi di ragione. Questa pratica collaborerebbe con la concezione di un mondo a venire.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to develop a literary theory based on Vinciane Despret's Autobiography of an Octopus. Our aim is to read the narrative in a way that combines the main premise of its creation, the Anthropocene, with instruments developed by Bruno Latour and Donna Haraway, such as the war between Earthbound and Humans, sympoiesis and speculative fabulation. In this context, the Anthropocene takes on the character of "times of urgency", favourable to innovative relationships between beings and between disciplines and contrary to eschatological narratives of the end of the world. In this sense, we intend to outline a theoretical practice that allows the emergence of paradigms that value cognition through the body and the senses, diminishing the prominence of learning or reading traditionally understood as exercises of reason. This practice would cooperate with the conception of a world to come.
  • Leituras do literário e subjetividade Dossiê

    Tabak, Fani Miranda

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre a leitura literária e a subjetividade. A discussão é amparada por leituras que vão desde o aspecto recepcional ao lúdico, passando por noções de subjetividade, desejo e experiência. No decorrer dos argumentos vislumbra-se o ensino de literatura como uma prática obrigatoriamente deflagradora de experiências e vivências que constituem o sujeito leitor. O diálogo com algumas pesquisas, no âmbito do mestrado profissional, fomenta o encontro com essa necessidade de que se entenda o papel fundamental exercido pela subjetividade na constituição da leitura literária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone una reflexión sobre la relación entre lectura literaria y subjetividad. La discusión se apoya en lecturas que van desde el aspecto receptivo hasta el aspecto lúdico, pasando por nociones de subjetividad, deseo y experiencia. En el transcurso de los argumentos, la enseñanza de la literatura es vista como una práctica que necesariamente desencadena experiencias que constituyen el sujeto lector. El diálogo con algunas investigaciones, en el ámbito de la maestría profesional, propicia el encuentro con esta necesidad de comprender el papel fundamental que juega la subjetividad en la constitución de la lectura literaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a reflection on the relationship between literary reading and subjectivity. The discussion is supported by readings that range from the reception aspect to the ludic aspect, including notions of subjectivity, desire and experience. Throughout the argumentation, the teaching of literature is seen as a practice that necessarily triggers experiences that constitute the reading subject. The dialogue with research, within the scope of the professional master's degree, fosters an encounter with this need to understand the fundamental role played by subjectivity in the constitution of literary reading.
  • Práticas translíngues e contrapedagogias do literário Dossiê

    Andrade, Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, objetivo problematizar formações ideológicas em que se ancora a relação entre literatura e monolinguismo, com vistas a questionar tradições, epistemologias e fronteiras linguísticas e curriculares estabelecidas na educação literária. Partindo do pressuposto de que a literatura funciona como importante agente das políticas de línguas, proponho a elaboração conceitual de uma perspectiva glotopolítica do literário, a fim de debater, por um lado, formas de silenciamento das práticas translíngues no ensino e na formação de leitores, e, por outro lado, dar visibilidade crítica às zonas de contato/fricção entre múltiplas línguas-culturas no bojo da textualidade literária. Em diálogo com conceituações a respeito das contrapedagogias da crueldade (Segato, 2018), que mobilizam processos de descolonização epistêmico-cultural e restabelecimento de projetos de vínculo transnacional no contexto latino-americano, pretendo discutir a contribuição de diferentes estratégias contrapedagógicas das poéticas translíngues do contemporâneo para a ressignificação/reinvenção dos currículos e pedagogias da literatura na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo procuro problematizar formaciones ideológicas en las que se asienta la relación entre literatura y monolingüismo, con el fin de poner en cuestión tradiciones, epistemologías y fronteras lingüísticas y curriculares establecidas en la educación literaria. Partiendo del supuesto de que la literatura funciona como un agente importante de las políticas lingüísticas, propongo la elaboración conceptual de una perspectiva glotopolítica de lo literario, a fin de, por un lado, debatir formas de silenciamiento de las prácticas translingües en la enseñanza y la formación de lectores, y por otro, dar visibilidad crítica a las zonas de contacto/fricción entre múltiples lenguas-culturas dentro de la textualidad literaria. En diálogo con la noción de contra-pedagogías de la crueldad (Segato, 2018), que moviliza procesos de descolonización epistémico-cultural y restablecimiento de proyectos de vínculos transnacionales en el contexto latinoamericano, trato de discutir el aporte de diferentes estrategias contra-pedagógicas de las poéticas translingües contemporáneas para la resignificación/reinvención de los curricula y pedagogías literarias actuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, I aim to problematize ideological formations in which the relationship between literature and monolingualism is anchored, with a view to questioning traditions, epistemologies, and linguistic and curricular boundaries established in literary education. Based on the assumption that literature functions as an important driver of language policies, I propose the conceptual elaboration of a glottopolitical perspective of the literary, with the aim of discussing forms of silencing translingual practices in teaching and training readers, and to give critical visibility to the zones of contact/friction between multiple languages-cultures within literary textuality. In dialogue with conceptualizations regarding counter-pedagogies of cruelty (Segato, 2018), which mobilize processes of epistemic-cultural decolonization and reestablishment of transnational bond projects in the Latin American context, I intend to debate the contribution of different counter-pedagogical strategies of contemporary translingual poetics to the resignification/reinvention of current literature curricula and pedagogies.
  • Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro Dossiê

    Marques, Priscila Nascimento; Rodrigues, Julia Loren dos Santos; Vecchia, Marcelo Dalla

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas, etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo busca poner en diálogo las ideas de Liev Vygotski sobre la educación estética y la psicología del arte y la obra Enseñanza de la literatura: el aula como evento, de Fabio Akcelrud Durão y André Cechinel. Los autores coinciden principalmente en rechazar propósitos distintos a los literarios (morales, cognitivos, etc.) y en no conceder la especificidad de lo literario, que no puede convertirse en otro discurso (ni siquiera pedagógico). Otro punto de abordaje es la propuesta de promover, en el contexto educativo, un contacto directo y mediado con el artefacto literario. Finalmente, intentaremos desentrañar la paradoja de abordar pedagógicamente un objeto definido como antipedagógico. Nuestro argumento culmina en una reflexión sobre las consecuencias políticas de tales enfoques.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper seeks to establish a dialogue between Lev Vygotsky’s ideas on aesthetic education and the psychology of art and the book Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento [Teaching literature: the classroom as an event], written by Fabio Akcelrud Durão and André Cechinel. These authors coincide mainly in the rejection of other purposes (moral, cognitive etc.) for literature and in not conceding the specificity of the literary, which cannot become another discourse (even a pedagogical one). Another point of intersection is the proposal to promote, in the pedagogical context, an approach to the literary artefact that is at the same time direct and mediated. Finally, we attempt to unravel the paradox of taking a pedagogical approach to an object that can be defined as anti-pedagogical. Our argument culminates in a reflection on the political implications of such approaches.
  • Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de português em Moçambique Dossiê

    Fumo, Óscar Alexandre; Neves, Cynthia Agra de Brito

    Resumo em Português:

    Resumo Ao ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Compete a la enseñanza de la literatura en la escuela la formación de lectores. En las escuelas mozambiqueñas, donde la literatura ocupa una parte significativa del tiempo de enseñanza en el programa de Portugués (99 de 107 horas en el 12º curso, por ejemplo), las prácticas pedagógicas enfatizan el abordaje de los textos literarios en términos de su naturaleza inmanente, de sus elementos constitutivos y de su clasificación tipológica, tomados como fines y no como medios de acceso a los textos, con el objetivo de formar competencias de lectura literaria. Estos resultados son fruto de una investigación etnográfica cualitativa e interpretativista, que analizó las prácticas didáctico-pedagógicas desarrolladas con la literatura en las clases de portugués en Mozambique, con el objetivo de identificar las finalidades, los enfoques teóricos y metodológicos implicados en estas prácticas y las competencias que se pretende desarrollar en esta enseñanza. El trabajo de campo se llevó a cabo entre febrero y junio de 2018 en dos escuelas secundarias públicas, una en el centro de la ciudad de Maputo y la otra en el distrito de Marracuene.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The teaching of literature at school is responsible for the training of readers. In Mozambican schools, where literature takes up a significant amount of teaching time in the Portuguese syllabus (99 of 107 hours in Year 12, for example), teaching practices favour the approach to literary texts in their immanent nature, their constitutive elements and typological classification, taken as ends and not as means of access to the texts, with the aim of training literary reading skills. These findings result from a qualitative and interpretivist ethnographic research, which analyzed didactic-pedagogical practices involving literature in Portuguese classes in Mozambique, with the aim of identifying purposes, theoretical and methodological approaches involved in these practices and skills that are sought to be developed with this teaching method. The fieldwork was conducted between February and June 2018, in two public secondary schools, one in Maputo city center, and the other in the Marracuene district.
  • La forma como ensayo. Tipografía y ficción en Helen DeWitt Dossiê

    freire, raúl rodríguez

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio procura problematizar o efeito das normas de citação na escrita, usando o romance de Helen DeWitt, O último samurai, como ponto de partida. Ele começa com uma reflexão sobre o trabalho intelectual e sua relação com a escrita e, em seguida, passa para uma leitura do romance de DeWitt e comenta seu árduo processo de publicação. Um processo que foi contestado pela intervenção de editores e revisores que constantemente alteravam seu uso da tipografia para padronizá-la. O objetivo aqui, por meio da batalha de DeWitt, é explicar a importância de desenvolver uma imaginação crítica para as ciências humanas, uma imaginação que coloque a escrita e o pensamento não padronizados em seu centro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente ensayo busca problematizar el efecto de las normas de citación sobre la escritura, a partir de la novela El último samurái, de Helen DeWitt. Se inicia con una reflexión sobre el trabajo intelectual y su relación con la escritura, para luego pasar a la lectura de la novela de DeWitt y comentar su arduo proceso de publicación. Proceso que estuvo reñido por la intervención de editores y correctores que alteraban constantemente su uso de la tipografía, a fin de estandarizarla. El objetivo que aquí se plantea, gracias a la batalla de DeWitt, es dar cuenta de la importancia de desarrollar una imaginación crítica para las humanidades, que ponga al centro una escritura y un pensamiento no estandarizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay seeks to problematize the effect of citation norms on writing, based on Helen DeWitt's novel The Last Samurai. It begins with a reflection on intellectual work and its relation to writing, and then moves on to a reading of DeWitt's novel and comments on its arduous publication process. A process that was contested by the intervention of editors and proofreaders who constantly altered his use of typography in order to standardize it. The aim here, thanks to DeWitt's battle, is to account for the importance of developing a critical imagination for the humanities that puts non-standardized writing and thinking at the center.
  • Escritores, professores e intelectuais Dossiê

    Hidalgo, Max

    Resumo em Português:

    Resumo Estes fragmentos dialogam com a obra de raúl rodríguez freire, especialmente com seus livros La condición intelectual. Informe para una academia (Santiago de Chile, Mimesis, 2018); La universidad sin atributos (Santiago de Chile, Macul, 2020); La forma como ensayo. Crítica ficción teoría (Adrogué, La Cebra, 2020); Ficciones de la ley (Santiago de Chile, Mimesis, 2022) e La naturaleza de las humanidades. Para una vida bajo otro clima (Ed. raúl rodríguez freire, Santiago de Chile, Mimesis, 2022).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Estos fragmentos dialogan com la obra de raúl rodríguez freire, especialmente com sus libros La condición intelectual. Informe para una academia (Santiago de Chile, Mimesis, 2018); La universidad sin atributos (Santiago de Chile, Macul, 2020); La forma como ensayo. Crítica ficción teoría (Adrogué, La Cebra, 2020); Ficciones de la ley (Santiago de Chile, Mimesis, 2022); La naturaleza de las humanidades. Para una vida bajo otro clima (Ed. raúl rodríguez freire, Santiago de Chile, Mimesis, 2022).

    Resumo em Inglês:

    Abstract These excerpts are in dialogue with the work of raúl rodríguez freire, especially with his books La condición intelectual. Informe para una academia (Santiago de Chile, Mimesis, 2018); La universidad sin atributos (Santiago de Chile, Macul, 2020); La forma como ensayo. Crítica ficción teoría (Adrogué, La Cebra, 2020); Ficciones de la ley (Santiago de Chile, Mimesis, 2022); La naturaleza de las humanidades. Para una vida bajo otro clima (Ed. raúl rodríguez freire, Santiago de Chile, Mimesis, 2022).
  • O ensino da descolonização ou a descolonização do ensino: a Teoria Literária em tempos de redemocratização brasileira (1986-2000) Dossiê

    Scramim, Susana

    Resumo em Português:

    Resumo A Teoria Literária não é uma disciplina autônoma. A proposição principal deste artigo se insere no contexto do projeto “Teorias viajantes. Histórias da Teoria Literária no Brasil e suas correlações com América Latina (1986-2000)”. Trata-se de identificar e analisar os dispositivos de legitimação das alterações e tensões entre campos de força no contexto da disciplina de Teoria Literária na universidade brasileira no período de redemocratização política. O enfoque são as tensões observadas entre a Teoria Literária compreendida no novo ambiente democrático como práticas e modos de ler e teoria empenhada como rejeição ao etnocentrismo na cultura. Este artigo demonstra os resultados preliminares dos dois primeiros anos de trabalho com o projeto, no qual foram estudados o processo de institucionalização da disciplina durante os anos de 1996-2000 nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de Santa Catarina.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La teoría literaria no es una disciplina autónoma. La propuesta principal de este artículo se enmarca en el contexto del proyecto Teorías Viajantes. Historias de la Teoría Literaria en Brasil y sus correlaciones con América Latina (1986-2000). Se trata de identificar y analizar los dispositivos de legitimación de cambios y tensiones entre campos de fuerza en el contexto de la disciplina de Teoría Literaria en una universidad brasileña en el período de redemocratización política. La atención se centra en las tensiones observadas entre la Teoría Literaria entendida en el nuevo entorno democrático como prácticas y formas de lectura y la teoría comprometida con el rechazo del etnocentrismo en la cultura. Este artículo muestra los resultados preliminares de los dos primeros años de trabajo del proyecto, en los que se estudió el proceso de institucionalización de la disciplina durante los años 1996-2000 en las carreras de Letras de la Universidad de São Paulo y de la Universidad Federal de Santa Catarina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Literary Theory is not an autonomous discipline. The main proposition of this article falls within the context of the Traveling Theories project. Histories of Literary Theory in Brazil and its correlations with Latin America (1986-2000). It is about identifying and analyzing the devices for legitimizing changes and tensions between fields of force in the context of the Literary Theory discipline at a Brazilian university in the period of political redemocratization. The focus is on the tensions observed between Literary Theory understood in the new democratic environment as practices and ways of reading and theory committed to rejecting ethnocentrism in culture. This article demonstrates the preliminary results of the first two years of work with the project, in which was studied the institutionalization process of the discipline during the years 1996-2000 in the Literature courses at the University of São Paulo and the Federal University of Santa Catarina.
  • Contra o cânone: arte contemporânea em um mundo sem centro Resenha

    Klein, Kelvin Falcão
  • Entrevista com Abdellah Taïa Entrevista

    Silva, Flavia Trocoli Xavier da; Pimentel, Davi Andrade; Souza, Francisco Renato de
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com