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Variabilidade e dispersão vocálica em Português Brasileiro e Inglês Britânico: um estudo de caso1 1 Este trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso, desenvolvida durante a Residência Pós-Doutoral, junto ao POSLIN/UFMG.

RESUMO

Este artigo objetiva discutir o efeito do tamanho do inventário no espaço acústico de línguas com inventários vocálicos de tamanhos diferentes: português com sete e inglês com onze vogais orais. Partindo das predições da Teoria de Dispersão Vocálica, este estudo analisa acusticamente a variabilidade e dispersão vocálica nessas duas línguas. Contrariamente ao previsto pela teoria sobre a variabilidade vocálica, em nossos dados, a realização fonética das vogais do sistema vocálico maior (inglês) é menos precisa e apresenta maior variabilidade que as do português. Quanto à dispersão vocálica, também contrariando o previsto, as vogais do português estão mais dispersas e periféricas cobrindo uma área acústica maior que as do inglês. Nossos resultados estão em consonância com trabalhos que questionam a comprovação empírica das predições da Teoria de Dispersão. Nosso avanço é quanto à interpretação dos fatos. Levanta-se a hipótese que os sistemas vocálicos do inglês e português estejam parcialmente instáveis atualmente, entretanto, a Teoria de Dispersão não captura esses fatos por estar mais pautada em fonemas estanques que em alofones variáveis. Possivelmente, uma abordagem teórica que entenda as línguas como sistemas dinâmicos e complexos (ELLIS; LARSEN-FREEMAN, 2009) ofereça elementos mais sólidos para a compreensão dos fatos apresentados. Tal proposta será fomentada futuramente.

Variabilidade vocálica; Dispersão vocálica; Análise acústica

ABSTRACT

This paper aims at studying the effect of vowel inventory size on acoustic vowel space in languages with different size inventories: Portuguese with seven oral vowels and English with eleven. Based on Dispersion Theory, this study analyzes acoustically vowel variability and dispersion in those two languages. Contrary to the theoretical predictions, in our data, the phonetic realization of English vowels is less precise and presents greater variability than those of the smaller system (Portuguese). As for vowel dispersion and acoustic space area, contrary to predictions, our Portuguese vowels are more dispersed, occupying more extreme positions in the vowel space, covering a greater acoustic area than those of English. Our results are aligned to other research that fails to find empirical proof for the predictions proposed by Dispersion Theory. We advance another interpretation for the facts. We hypothesize that the vowel systems of English and Portuguese are somehow unstable now; however, Dispersion Theory fails to capture such facts as it is based on categorical phonemes disregarding variable allophones. Probably, a theoretical approach that takes languages as dynamic and complex systems (ELLIS; LARSEN-FREEMAN, 2009ELLIS, N.; LARSEN-FREEMAN, D. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning Research Club, Michigan, v.59, sup. 1, p.1-26, dec. 2009.) could offer stronger evidence to understand these facts. Such approach will be undertaken in the future.

Vowel variability; Vowel dispersion; Acoustic analysis

Introdução

As línguas diferem muito no tamanho de seus inventários vocálicos. Entretanto, estudos interlinguísticos apontam que certas vogais e configurações de sistemas vocálicos são mais recorrentes nas línguas naturais. Em uma pesquisa que analisou 317 línguas, Maddieson (1984)MADDIESON, I. Patterns of sounds. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. observa que o tamanho do inventário vocálico varia de línguas com apenas 3 vogais até línguas com 15 qualidades vocálicas distintas. Contudo, dois terços das línguas investigadas possuem de 5 a 7 contrastes vocálicos. Ademais, essas cinco a sete vogais tendem a serem sempre as mesmas. Os sistemas com cinco geralmente apresentam as vogais /i,e,a,o,u/, por exemplo, o espanhol; aqueles com sete, além dessas cinco, possuem também point vowels ou corner vowels. Tudo indica que os inventários vocálicos se estruturam de forma tal que se aumente o contraste através da dispersão máxima das vogais no espaço de percepção auditiva. Portanto, além da presença sistemática das vogais /i,a,u/ nas línguas naturais, as vogais anteriores tendem a serem espraiadas enquanto que as posteriores, arredondadas; e as vogais tendem a ocuparem posições periféricas no espaço acústico e perceptual (BECKER-KRISTAL, 2010BECKER-KRISTAL, R. Acoustic typology of vowel inventories and dispersion theory: Insights from a large cross-linguistic corpus. 2010. 235f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Linguistics) - University of California, Los Angeles, 2010.)., por exemplo, o português. Além disso, o inventário vocálico da grande maioria das línguas do mundo inclui as vogais /i,a,u/. Essas três vogais definem os extremos do espaço vocálico e são chamadas, em inglês, de

Essas tendências observadas em estudos interlinguísticos levantaram a hipótese de que há restrições linguísticas ou físicas (auditivas e articulatórias) a respeito de quais sons são possíveis e quais podem co-ocorrer. Outra hipótese é de que há restrições universais e/ou específicas de cada língua que determinam esses padrões recorrentes e que o tamanho do inventário vocálico é relevante quanto à utilização do espaço vocálico acústico das diferentes línguas. A partir do trabalho de Liljencrants e Lindblom (1972)LILJENCRANTS, J.; LINDBLOM, B. Numerical simulation of vowel quality systems: the role of perceptual contrast. Language, Baltimore, v. 48, p. 839-862f, 1972. surge o termo genérico de “Teoria de Dispersão Vocálica” para se referir à abordagem teórica que sistematiza certos princípios e explicita predições qualitativas em termos da estruturação dos sistemas vocálicos. Na tentativa de validar e/ou questionar essas propostas teóricas empiricamente, há estudos que abordam um grande número de línguas: ex. Becker-Kristal (2010)BECKER-KRISTAL, R. Acoustic typology of vowel inventories and dispersion theory: Insights from a large cross-linguistic corpus. 2010. 235f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Linguistics) - University of California, Los Angeles, 2010. e Livijn (2000)LIVIJN, P. Acoustic distribution of vowels in differently sized inventories: hot spots or adaptive dispersion? PERILUS, Stockholm, v.23, p. 93-96, 2000., outros que contrastam dialetos, como Recasens e Espinosa (2006RECASENS, D.; ESPINOSA, A . Dispersion and variability in Catalan vowels. Speech Communication, Amsterdam, v.48, p. 645-666, 2006., 2009RECASENS, D.; ESPINOSA, A. Dispersion and variability in Catalan five and six peripheral vowel systems. Speech Communication, Amsterdam, v.51, p. 240-258, 2009.), outros que contrastam línguas com inventário pequeno VS grande, por exemplo, Bradlow (1995)BRADLOW, A. R. A comparative acoustic study of English and Spanish vowels. Journal of the Acoustical Society of America, New York, v.97, n.3, p.1916-1924, 1995. e Meunier, Espesser e Franck-Mestre (2006)MEUNIER, C.; ESPESSER, R.; FRENCK-MESTRE, C. Phonetic variability as a static/dynamic process in speech communication: a cross linguistic study. Laboratory Phonology (LabPhon), Paris, v.10, p.129-130, 2006..

Entretanto, tem sido difícil entender a natureza dessas restrições e as interações que se atestam nos inventários vocálicos das línguas naturais. Portanto, este trabalho pretende aprofundar no estudo do efeito do tamanho do inventário no espaço acústico de línguas com inventários vocálicos de tamanho diferente: português com sete vogais orais e inglês com onze. Partindo das predições da Teoria de Dispersão Vocálica, este estudo tem como objetivo analisar a variabilidade e dispersão vocálica nessas duas línguas.

O artigo começa apresentando a fundamentação teórica que guiou a análise. Em seguida, a metodologia adotada descreve os dados, a obtenção e gravação dos mesmos e os critérios para a análise acústica deles. A seção dos resultados se desdobra em resultados do português brasileiro e resultados do inglês britânico. Em cada caso são analisados os resultados obtidos para cada informante e posteriormente tecem-se as considerações pertinentes ao grupo como um todo. Após essa análise dos resultados de cada língua, comparam-se as características da dispersão e variabilidade vocálica de ambos os sistemas vocálicos. Por último, os resultados são confrontados com as predições da Teoria de Dispersão.

Fundamentação teórica

Estudos voltados para a estrutura dos sistemas vocálicos deram origem a diferentes posições teóricas. A Teoria de Dispersão afirma que as vogais de uma língua se acomodam no espaço vocálico acústico de forma tal que não haja confusão ao perceber as distintas categorias vocálicas. Essa teoria se baseia nos seguintes princípios.

O primeiro princípio da Teoria de Dispersão estabelece que haja máxima dispersão perceptual entre as vogais (LILJENCRANTS; LINDBLOM, 1972LILJENCRANTS, J.; LINDBLOM, B. Numerical simulation of vowel quality systems: the role of perceptual contrast. Language, Baltimore, v. 48, p. 839-862f, 1972.). Isso significa que qualidades vocálicas mais extremas são as preferidas, pois quanto mais extrema a vogal, mais longe e perceptualmente distinta estará de outras vogais (BECKER-KRISTAL, 2010BECKER-KRISTAL, R. Acoustic typology of vowel inventories and dispersion theory: Insights from a large cross-linguistic corpus. 2010. 235f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Linguistics) - University of California, Los Angeles, 2010.). Os trabalhos de Johnson, Flemming e Wright (1993)JOHNSON, K.; FLEMMING, E.; WRIGHT, R. The hyperspace effect: phonetic targets are hyperarticulated. Language, Baltimore, v.69, p.505-528, 1993. e Johnson (2000)JOHNSON, K. Adaptive dispersion in vowel perception. Phonetica, Basel, 57, p.181-188, 2000. sobre o “Efeito do Hiperespaço” (Hyperspace Effect) apresentam suporte empírico deste princípio para falantes de inglês. Nesses estudos, ao ouvir as vogais /i,a,u/, os ouvintes preferiram como exemplares mais prototípicos aqueles com frequências de formantes mais extremas do que aqueles exemplares com frequências de formantes mais naturais. Ou seja, tendo a possibilidade de escolha, os ouvintes preferiram a versão mais dispersa desse inventário vocálico.

O segundo princípio afirma que a qualidade de cada vogal e sua contribuição no inventário são relativas. Ou seja, uma vogal é boa dentro de um inventário se é perceptualmente distante das outras vogais naquele inventário. Uma mesma vogal pode ser ótima num inventário e inaceitável em outro (BECKER-KRISTAL, 2010BECKER-KRISTAL, R. Acoustic typology of vowel inventories and dispersion theory: Insights from a large cross-linguistic corpus. 2010. 235f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Linguistics) - University of California, Los Angeles, 2010., p.12). Consequentemente, as qualidades vocálicas se adaptam. Isto é, pequenas mudanças estruturais no inventário podem fazer com que o arranjo das vogais seja menos disperso, então as vogais se deslocam e assumem novas posições para maximizar a dispersão (LILJENCRANTS; LINDBLOM, 1972LILJENCRANTS, J.; LINDBLOM, B. Numerical simulation of vowel quality systems: the role of perceptual contrast. Language, Baltimore, v. 48, p. 839-862f, 1972.). Em estudos acústicos dos inventários de quatro dialetos catalãs, Recasens e Espinosa (2006RECASENS, D.; ESPINOSA, A . Dispersion and variability in Catalan vowels. Speech Communication, Amsterdam, v.48, p. 645-666, 2006., 2009RECASENS, D.; ESPINOSA, A. Dispersion and variability in Catalan five and six peripheral vowel systems. Speech Communication, Amsterdam, v.51, p. 240-258, 2009.) apresentam evidências empíricas da natureza relacional dos inventários e de como as vogais se adaptam no sistema.

O terceiro princípio sustenta que a maximização da dispersão se atinge através do espaçamento equidistante entre as vogais (FERRARI-DISNER, 1984FERRARI-DISNER, S. Insights on vowel spacing. In: MADDIESON, I. Patterns of sounds. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. p.136-155.). Esse espaçamento regular refere-se à necessidade de que pares diferentes de vogais adjacentes mantenham certa distância mínima entre si.

A interpretação interlinguística desse princípio faz três predições (BECKER-KRISTAL, 2010BECKER-KRISTAL, R. Acoustic typology of vowel inventories and dispersion theory: Insights from a large cross-linguistic corpus. 2010. 235f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Linguistics) - University of California, Los Angeles, 2010.). Primeiro, deve haver um limite máximo de número de vogais nos inventários, acima do qual a distância mínima não pode mais ser mantida porque o espaço acústico é finito. Essa predição é sustentada empiricamente pela descoberta de que, tipologicamente, nove vogais tende a ser o limite máximo nos inventários. Acima desse número, os inventários tornam-se raros (CROTHERS, 1978CROTHERS, J. Typology and universals of vowel systems. In: GREENBERG, J. H.; FERGUSON, C. A.; MORAVCSIK, E. A. (Ed.). Universals of human language. Stanford: Stanford University Press, 1978. p. 93-152. (Phonology ; v. 2).; SCHWARTZ et al., 1997SCHWARTZ, J. L. et al. Major trends in vowel system inventories. Journal of Phonetics, London, v.25, p. 233-253, 1997.). Portanto, pode-se dizer que o inglês, com onze vogais, é um sistema atípico. Segundo, para manter a distância mínima entre as vogais, a realização fonética das mesmas tem de ser bastante precisa nos inventários mais numerosos, enquanto que inventários com um número menor de vogais permitem mais variabilidade na realização fonética sem violar o critério de contraste suficiente. Levando-se em consideração essa predição, espera-se encontrar maior variabilidade nas vogais do português, por ser um inventário menos numeroso, e uma realização fonética bem mais precisa no inglês, com onze vogais. Entretanto, não há evidências empíricas sobre essa correlação entre o número de vogais e a precisão fonética (RECASENS; ESPINOSA, 2009RECASENS, D.; ESPINOSA, A. Dispersion and variability in Catalan five and six peripheral vowel systems. Speech Communication, Amsterdam, v.51, p. 240-258, 2009.). Terceiro, os inventários com um número maior de vogais devem cobrir uma área maior no espaço acústico do que aqueles com menos vogais. Essa predição, ao mesmo tempo, manifesta o princípio de adaptabilidade vocálica no caso das vogais /i,a,u/, as quais devem se deslocar se o tamanho do espaço acústico difere em função da complexidade do inventário. Considerando-se que as línguas aqui estudadas diferem quanto ao número de vogais, a teoria permite prever que as vogais /i,a,u/ ocuparão posições mais periféricas em inglês do que em português. Por outro lado, espera-se que o sistema vocálico do inglês, com onze vogais, cubra uma área maior no espaço acústico do que o português, com sete vogais. Essa predição tem sido abordada em diversos trabalhos que comparam dados acústicos de inventários vocálicos que diferem no número de suas respectivas vogais. Alguns desses estudos dão suporte empírico à hipótese do deslocamento de /i,a,u/ e do tamanho do espaço acústico em função da complexidade dos inventários, por exemplo, Ferrari-Disner (1983)FERRARI-DISNER, S . Vowel quality: the relation between universal and language-specific factors. 1983. 171f. Dissertation (Doctor of Philosophy in Linguistics) - University of California, Los Angeles, 1983., Jongman, Fourakis and Sereno (1989), Guion (2003)GUION, S. The vowel systems of Quichua-Spanish bilinguals. Phonetica, Basel, v.60, p.98-128, 2003., Altamini and Ferragne (2005)ALTAMINI, J. E.; FERRAGNE, E. Does vowel system size depend on language vowel inventories? evidence from two Arabic dialects and French. In: EUROPEAN CONFERENCE ON SPEECH COMMUNICATION AND TECHNOLOGY, 9., 2005, Lisboa. Proceedings… Lisboa: Interspeech-Eurospeech, 2005. p. 2465-2468., Recasens e Espinosa (2006)RECASENS, D.; ESPINOSA, A . Dispersion and variability in Catalan vowels. Speech Communication, Amsterdam, v.48, p. 645-666, 2006.. Embora esses trabalhos citados tenham corroborado as predições da teoria, alguns outros como, por exemplo, Bradlow (1995)BRADLOW, A. R. A comparative acoustic study of English and Spanish vowels. Journal of the Acoustical Society of America, New York, v.97, n.3, p.1916-1924, 1995., Meunier et al. (2003)MEUNIER, C. et al. Production and perception of vowels: does the density of the system play a role? In: INTERNATIONAL CONGRESS OF PHONETIC SCIENCES, 15., 2003, Barcelone. Proceedings… Barcelona: Université Autonome de Barcelone, 2003. p.723-726., Recasens and Espinosa (2009)RECASENS, D.; ESPINOSA, A. Dispersion and variability in Catalan five and six peripheral vowel systems. Speech Communication, Amsterdam, v.51, p. 240-258, 2009. apresentaram resultados nulos. Essa disparidade evidencia que a teoria precisa de aprimoramento. Nosso trabalho pretende contribuir para a discussão suscitada por esses últimos artigos.

O quadro abaixo resume os princípios da Teoria de Dispersão que acabamos de apresentar.

Quadro 1
– Princípios da Teoria de Dispersão

Os princípios estabelecidos pela Teoria de Dispersão permitem realizar predições que nos levam a formular as seguintes hipóteses com relação à dispersão e variabilidade vocálica em inglês e português:

  • H1: Haverá maior variabilidade em português (com sete vogais orais) do que em inglês (com onze).

  • H2: as vogais /i,a,u/ ocuparão posições mais periféricas em inglês e as vogais do inglês ocuparão uma área maior no espaço acústico do que as do português.

Metodologia

Considerando-se a fundamentação teórica discutida na seção precedente, este artigo pretende responder às seguintes perguntas de pesquisa:

Q1: qual será a variabilidade vocálica encontrada em dois inventários vocálicos com tamanhos diferentes: português, com sete vogais orais, e inglês com onze?

Q2: como será a distribuição dessas vogais no espaço acústico?

Os dados

Um experimento específico foi concebido para responder às perguntas elencadas acima. A fim de obter material de teste comparável em ambas as línguas, cada vogal oral do português brasileiro (doravante PB) foi equiparada à vogal do inglês britânico (doravante RP) mais próxima em termos acústicos, auditivos e articulatórios. Palavras quase homófonas foram encontradas em ambas as línguas com o propósito de minimizar efeitos coarticulatórios. Exemplos destas palavras são listados no Quadro 2.

Quadro 2
– exemplos das palavras analisadas no experimento

O Quadro 2 apresenta exemplos das palavras com cada vogal, em posição tônica, em ambas as línguas: as sete vogais orais do Ele diz ___? Did he say ___? Observe-se que os dados se encontram em posição final no enunciado e carregam o acento frasal, mantendo-se de esse modo o mesmo ambiente prosódico. Para minimizar os efeitos coarticulatórios, o padrão silábico dos dados é CV.CV. e as sete vogais puras mais próximas em . Foram analisadas cerca de dez palavras diferentes para cada vogal tônica em cada língua (66 palavras para PB e 63 palavras para RP). Cada participante leu cada palavra uma vez. O número total de palavras a serem analisadas em ambas as línguas foi de 516. As palavras são paroxítonas e foram inseridas em uma frase veículo:

Obtenção e gravação dos dados

Quatro falantes nativas de português brasileiro e quatro falantes nativas de inglês britânico participaram como voluntárias no experimento2 2 Este trabalho se propõe a analisar novos aspectos sonoros de dados já coletados em fases anteriores da pesquisa. Oportunamente, os projetos anteriores foram submetidos e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFOP (CAAE-0003.0.238.000-08; CAAE-0054.0.238.000-9). . Todas as participantes eram do sexo feminino, tornando assim possível a comparação das medições acústicas. Nenhuma das participantes apresentou qualquer desvio da fala normal ou qualquer problema de audição.

As informantes falantes nativas de PB nasceram na cidade de Belo Horizonte, onde residem. São estudantes universitárias, com idade entre 20 e 26 anos. As informantes falantes nativas de RP são nascidas e moradoras da região sudeste da Inglaterra. Três são estudantes universitárias e uma é professora universitária, com idade entre 20 e 36 anos.

As participantes receberam seis folhas impressas contendo instruções e uma lista de frases distribuídas em duas colunas para serem lidas. A página introdutória forneceu um conjunto de instruções indicando às participantes como deveriam realizar a leitura. Foi solicitado que lessem cada frase o mais natural possível, sem pausas entre as palavras e parando brevemente entre as frases, a fim de evitar a leitura das sentenças como se fosse uma lista. As questões totais que carregavam os dados foram intercaladas com sentenças distratoras. As participantes brasileiras receberam as sentenças em português e as britânicas, em inglês.

O experimento foi monitorado para erros. Assim, ao ocorrer um erro, tal como a leitura errada de uma palavra, a participante foi solicitada a ler as frases relevantes novamente.

As gravações foram feitas em cabine acústica na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Para os dados em inglês, as gravações foram feitas no estúdio de gravação da Universidade de Edimburgo.

Medições acústicas

Todos os dados foram resampleados a uma taxa de amostragem de 10Khz., por ser mais apropriada para a análise da qualidade vocálica e foram analisados através do programa PRAAT 5.3.23© (BOERSMA; WEENINK). Fizemos uso de uma janela temporal, na qual aparecia o oscilograma, o espectrograma (de banda larga) e as trajetórias dos cinco primeiros formantes, conforme vemos na figura abaixo.

Para as medições da qualidade vocálica, foram selecionados 20ms. da porção central da vogal em questão, o programa então indicava a média correspondente a esses 20ms. em termos dos três primeiros formantes3 3 Toda a nossa análise baseia-se nos resultados dos dois primeiros formantes que são os mais apropriados para avaliar a qualidade vocálica. . No exemplo da figura 1, é a porção destacada na vogal [o]. Quando a vogal era muito breve, medimos apenas um ponto da vogal evitando os primeiros e os últimos 30ms., já que essas porções são as que apresentam maiores efeitos co-articulatórios.

Figura 1
– Oscilograma e espectrograma da sentença: Ele diz toda?

Normalização dos dados

Os dados foram normalizados para minimizar as diferenças fisiológicas dos diferentes informantes e tornar possível a comparação dos resultados levando em consideração apenas a informação linguística. Para tanto, utilizou-se o método LOBANOV que utiliza uma fórmula4 4 A fórmula de normalização é: Fn[V] = (Fn[V] - MEANn)/Sn onde Fn[V] é o valor normalizado para Fn[V] ( ou seja, para o formante n da vogal V ). MEANn é o valor médio para o formante n do informante em questão e Sn é o desvio padrão para o formante n do informante em questão. de normalização de vogal extrínseca. De acordo com Adank, Smits e Van Hout (2004)ADANK, P.; SMITS, R.; VAN HOUT, R. A comparison of vowel normalization procedures for language variation research. Journal of the Acoustical Society of America, New York, v.116, n.5, p.3099-3107, 2004., LOBANOV é um dos métodos que melhor preserva a variação sociolinguística e reduz efetivamente a variação anatômica/fisiológica nas medições acústicas. Esse método toma como input os valores de frequência de diferentes vogais produzidas por diferentes informantes e gera as versões normalizadas dessas frequências de formantes. LOBANOV permite criar plotagens de vogais que se assemelham com aquelas dos formantes F1 e F2. Entretanto, os resultados não são em valores semelhantes aos valores em Hz, por isso é necessário utilizar uma escala que torna os valores normalizados mais parecidos com os valores em Hz. Neste trabalho, todos os gráficos e tabelas apresentam valores normalizados para F1 e F25 5 Utilizamos F*1 e F*2 para sinalizar que os valores não estão em Hz. . A normalização dos dados foi realizada através do website6 6 Disponível em: <http://ncslaap.lib.ncsu.edu/tools/norm>. Acesso em: 17 mar. 2016. (THOMAS; KENDALL, 2007-2015THOMAS, E. R.; KENDALL, T. NORM: the vowel normalization and plotting suite. 2007-2015. Disponível em: <http://lingtools.uoregon.edu/norm/norm1.php>. Acesso em: 17 mar. 2016.
http://lingtools.uoregon.edu/norm/norm1....
).

Resultados

A metodologia descrita na seção precedente foi crucial para obtermos resultados adequados e confiáveis que nos permitissem responder às nossas perguntas de pesquisa relativas à variabilidade vocálica encontrada em línguas com tamanhos de inventários diferentes (inglês: 11 vogais; português: 7 vogais) e à dispersão dessas vogais no espaço acústico, que é finito.

Nesta seção, serão apresentados os resultados da análise da qualidade vocálica das sete vogais orais do e das sete vogais puras mais próximas em . Primeiramente, serão apresentados os resultados para cada informante do PB com suas respectivas interpretações, em seguida, se tecerão conclusões interfalantes na busca de um entendimento de como funciona a variabilidade e dispersão no sistema vocálico do PB a partir dos resultados das quatro informantes. Posteriormente, serão apresentados os resultados para cada informante do RP com suas respectivas interpretações, em seguida, se tecerão conclusões interfalantes na busca de um entendimento de como funciona a variabilidade e dispersão no sistema vocálico do RP a partir dos resultados das quatro informantes. Por último, a variabilidade e dispersão dos dois sistemas vocálicos (português e inglês) serão comparadas e avaliadas à luz da Teoria da Dispersão.

Resultados do português brasileiro

Nesta seção, serão apresentados gráficos de dispersão, mostrando a exata colocação de cada dado analisado no espaço vocálico para cada uma das quatro informantes. Em seguida, uma tabela mostrará a descrição/análise estatística dos mesmos em termos de média, mediana, desvio padrão e valores máximos e mínimos. Em todos os casos, o gráfico fornecerá informações sobre a dispersão e as tabelas, sobre a variabilidade vocálica.

Gráfico 1
– Dispersão das vogais PB (info. 1)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Fusão de i/e, sendo que [i] ocupa uma área maior que inclui [e]. Observe-se que [i] apresenta valores de F1 próximos a 400, o qual indica que está sendo abaixada;

  • A fusão não resulta de uma maior variabilidade;

  • Há “pontos de contato7 7 Chamamos de “ponto de contato” quando a elipse que delimita a área de uma vogal encosta na elipse de outra vogal. ” de e/E e de ;

  • Superposição (overlapping) de alguns tokens de u/o;

  • Simetria de tanto entre si quanto em relação às outras vogais;

  • [a] ocupa uma área maior no espaço vocálico.

Tabela 1
– Estatística descritiva dos resultados da info. 1(PB)

Na tabela acima, temos os valores da média, mediana, desvio padrão, mínimo e máximo para F*1 e F*2 de cada vogal produzida pela informante 1. Em negrito, o desvio padrão que fornece informações sobre o grau de variabilidade. A partir desses resultados, pode-se verificar que:

  • Todas as vogais apresentam maior variabilidade em termos de F2;

  • As vogais são as que mais variam no eixo horizontal com um desvio padrão (doravante DP) próximo de 70;

  • A vogal com maior variabilidade é [a] e a que menos varia é [e];

  • O grau de variabilidade das demais vogais é mais ou menos uniforme, mas as vogais posteriores variam mais do que suas correspondentes anteriores [E e i].

Gráfico 2
– Dispersão das vogais PB (info. 2)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Vogais com espaços bem definidos sem nenhuma superposição;

  • A diferença entre i/e se dá principalmente pelo grau de abertura;

  • As vogais se apresentam simétricas, equidistantes e periféricas.

Observando a Tabela 2, verifica-se:

Tabela 2
– Estatística descritiva dos resultados da info. 2(PB)
  • Todas as vogais apresentam maior variabilidade em termos de F2;

  • As vogais mais variáveis nesse eixo são [a u e], em ordem decrescente, com DP entre 60 e 67;

  • Há pouca variabilidade em F1 de [e E o  i];

  • As duas vogais que ocupam uma área maior no espaço vocálico devido a sua grande variabilidade são [a u]. Ambas são as mais variáveis tanto em F1 quanto em F2;

  • Não se verifica um padrão de variabilidade diferente entre vogais anteriores e posteriores;

  • As vogais desta informante são as que apresentam menor variabilidade geral.

Gráfico 3
– Dispersão das vogais PB (info. 3)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Há superposição de i/e e em menor grau de u/o e ;

  • [i] apresenta alguns tokens com F1 acima de 400;

  • Há simetria, mas não muito precisa. Comparativamente, as vogais anteriores são um pouco mais abertas que as correspondentes posteriores.

Observando a Tabela 3, verifica-se:

Tabela 3
– Estatística descritiva dos resultados da info. 3(PB)
  • Todas as vogais, exceto [i], apresentam maior variabilidade em termos de F2;

  • As vogais mais variáveis são [E a u], em ordem decrescente.

Gráfico 4
– Dispersão das vogais PB (info. 4)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Há grande superposição de i/e e de u/o;

  • [i] apresenta valores de F1 acima de 400, com valores de F1 superiores aos de [e];

  • Há simetria entre vogais anteriores e posteriores;

  • Com exceção de [u e] todas as vogais cobrem aproximadamente a mesma área no espaço vocálico;

  • As superposições de i/e e de u/o resultam do maior grau de abertura das vogais altas i/u as quais possuem valores de F1 próximos de 400.

Observando a Tabela 4, verifica-se:

Tabela 4
– Estatística descritiva dos resultados da info. 4(PB)
  • Todas as vogais apresentam maior variabilidade em termos de F2, sendo [u e] (em ordem decrescente) as mais variáveis;

  • As vogais são as menos variáveis.

Resumo dos resultados da variabilidade em PB considerando todas as informantes:

  • Em três das quatro informantes há fusão ou superposição das vogais altas e médias-altas;

  • Nos casos de fusão, as vogais altas apresentam valores de F1 próximos de 400, o qual indica que as vogais altas estão sendo abaixadas;

  • A fusão não resulta de uma maior variabilidade;

  • A informante 2 é a única que tem áreas bem definidas para todas as vogais. Mesmo tendo [i u] com média de F1 acima de 300, tendo o F1 das vogais médias mais alto ([e] 411 [E] 533 [o] 411 526) evita a superposição;

  • Há um padrão geral simétrico entre vogais anteriores e posteriores;

  • A informante 3 apresenta maior variabilidade vocálica geral com média de DP de 44,41, já a informante 2, apresenta a menor variabilidade geral com média de DP de 34,66.

Resultados do inglês britânico

Nesta seção, serão apresentados gráficos de dispersão mostrando a exata colocação de cada dado analisado no espaço vocálico para cada uma das quatro informantes. Em seguida, uma tabela mostrará a descrição/análise estatística dos mesmos em termos de média, mediana, desvio padrão e valores máximos e mínimos. Em todos os casos, o gráfico fornecerá informações sobre a dispersão e as tabelas, sobre a variabilidade vocálica.

Gráfico 5
– Dispersão das vogais RP (info. 1)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Há superposição de ;

  • Há pontos de contato de ;

  • As vogais em termos de F2 e as baixas em termos de F1; são as que ocupam uma área maior no espaço vocálico. As altas

  • Não há simetria entre vogais anteriores e posteriores.

Observando a Tabela 5, verifica-se:

Tabela 5
– Estatística descritiva dos resultados da info. 1(RP)
  • As vogais altas são as mais variáveis em termos de F2 com média de DP maior que 120;

  • As vogais baixas são as que mais variam em F1 (média de DP acima de 57)

  • As outras vogais apresentam menor variabilidade, com média de DP inferior a 40.

Gráfico 6
– Dispersão das vogais RP (info. 2)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Pequena superposição de ;

  • Pontos de contato de

  • Não há simetria entre vogais anteriores e posteriores.

Observando a Tabela 6, verifica-se:

Tabela 6
– Estatística descritiva dos resultados da info. 2(RP)
  • Todas as vogais, exceto , variam mais no F2. As mais variáveis nesse eixo são, em ordem decrescente, ;

  • As vogais são as mais variáveis, com média de DP entre 50 e 60.

Gráfico 7
– Dispersão das vogais RP (info. 3)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Pequena superposição de ;

  • Pontos de contato de ;

  • é a vogal que ocupa a maior área no espaço vocálico e a menor.

Observando a Tabela 7, verifica-se:

Tabela 7
– Estatística descritiva dos resultados da info. 3(RP)
  • Todas as vogais, exceto , variam mais no F2. As mais variáveis nesse eixo são, em ordem decrescente, ;

  • apresenta a maior variabilidade geral (média de DP 67,09).

Gráfico 8
– Dispersão das vogais RP (info. 4)

No gráfico acima, verifica-se:

  • Grande superposição de ;

  • Pequena superposição de ;

  • Pontos de contato de ;

  • é a que ocupa uma área maior no espaço vocálico;

  • Há simetria apenas entre .

Observando a Tabela 8, verifica-se:

Tabela 8
– Estatística descritiva dos resultados da info. 4(RP)
  • Grande variabilidade de , no F2, com DP maior que 80;

  • Grande variabilidade de , no F1, com DP maior que 40;

  • A vogal menos variável é .

Resumo dos resultados da variabilidade em RP, considerando todas as informantes:

  • Há certa superposição de ; e de

  • muito anteriorizada;

  • apresenta a maior variabilidade;

  • Não há simetria entre as vogais anteriores e posteriores;

  • Hipótese de mudança em cadeia: 8 8 Nossos resultados de Boersma (2012). (comunicação pessoal): “I just looked into the 2000 version of Gimson’s book, edited by Alan Cruttenden. He explicitly states that /u/ has been fronted and // has fallen during the last 30 years (pages 83, 99). The formants that he shows are quite close to the ones that you found.” em RP foram corroborados por Paul . é anteriorizada, com isso fica vazio o espaço na região alta posterior, há então um alçamento das vogais posteriores e é abaixada e recua também no eixo horizontal

Comparação da dispersão e variabilidade vocálica em inglês e português

Nesta seção, será comparada a dispersão e a variabilidade vocálica nas duas línguas. Para tanto, trabalharemos com os resultados das quatro informantes juntas de cada língua. Um gráfico de dispersão construído a partir das médias para cada vogal em cada língua permitirá visualizar de forma clara a configuração do sistema vocálico. Em seguida, uma tabela com as médias e o DP para cada vogal permitirá avaliar a variabilidade nas duas línguas.

Gráfico 9
– Dispersão das vogais em inglês e português

O gráfico acima foi construído a partir das médias para cada vogal de todos os dados das quatro informantes juntas para cada língua. Verifica-se que:

  • As vogais do português estão mais dispersas e ocupam regiões mais periféricas do espaço vocálico;

  • As vogais altas em inglês são mais altas que em português;

  • Em português há uma grande simetria entre as vogais anteriores e posteriores.

Para verificar se a impressão visual corresponde à realidade, foi calculada a área do espaço vocálico para cada língua aplicando o método de Heron9 9 Esse método permite calcular a área de um triângulo quando se sabe o comprimento de cada um dos lados. O cálculo é realizado através da fórmula a, b, c são o comprimento de cada lado e p= (a+b+c)/2 ou perímetro/2. onde (JACEWICZ; FOX; SALMONS, 2007JACEWICZ, E.; FOX, R. A.; SALMONS, J. Vowel space areas across dialects and gender. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF PHONETIC SCIENCES, 16., Saarbrücken. Proceedings… Saarbrücken: [s.n.], 2007. p.1465-1468.). Para tanto, o espaço vocálico foi dividido em triângulos, conforme vemos nos gráficos 10 e 11 abaixo.

Gráfico 10
– Área do espaço vocálico do português

Gráfico 11
– Área do espaço vocálico do inglês

A soma das áreas dos triângulos do espaço vocálico do português deu como resultado 12,20 enquanto que a do espaço vocálico do inglês foi de 8,65. Portanto, pode se afirmar que as vogais do português ocupam uma área aproximadamente 30% maior que as do inglês.

A Tabela 9 foi construída a partir das médias para cada vogal de todos os dados das quatro informantes juntas para cada língua. Verificam-se alguns pontos em comum nas duas línguas e algumas divergências.

Tabela 9
– Médias e desvio padrão das vogais em inglês e português

- Pontos em comum:

  • Todas as vogais (exceto ) apresentam uma variabilidade maior em termos de F2;

  • Não há simetria no grau de variabilidade entre vogais anteriores e posteriores nem um padrão de variabilidade que as diferencie;

  • A maior variabilidade em F2 acontece em [u] em português e na sua correspondente mais próxima em inglês ;

  • A vogal [a] em português e a sua correspondente mais próxima em inglês têm o segundo maior DP em F1;

  • As vogais com menor variabilidade geral são [o] em português e a sua correspondente mais próxima em inglês .

- Diferenças entre os sistemas:

  • Inglês apresenta maior variabilidade geral que português. A média do DP para todas as vogais é 58,81 para inglês e 45,88 para português;

  • A progressão da variabilidade é diferente nas duas línguas. Em inglês, em ordem decrescente é: .. Em português é:

Tendo apresentado os resultados deste estudo, retomamos agora nossas perguntas de pesquisa:

Q1: qual será a variabilidade vocálica encontrada em dois inventários vocálicos com tamanhos diferentes: português com sete vogais orais e inglês com onze?

Nos nossos dados, o inglês apresentou maior variabilidade geral que o português. Em ambas as línguas, as vogais tendem a variar mais com relação à projeção ou recuo da língua, do que no grau de abertura da boca. Talvez isso se deva ao fato de que em ambas as línguas há mais distinção de vogais pela altura da língua do que pela parte da língua que está mais projeta ou recuada. Por exemplo, em inglês, há oposição entre i/I, mas não existe a oposição entre . Em outras palavras, em ambas as línguas há vogais anteriores ou posteriores que diferem quanto ao grau de abertura. Por outro lado, não há simetria no grau de variabilidade entre vogais anteriores e posteriores nem um padrão de variabilidade que as diferencie. Em cada língua, a variabilidade afeta cada vogal de maneira diferente.

Q2: como será a distribuição dessas vogais no espaço acústico?

As vogais do português estão mais dispersas e ocupam regiões mais periféricas no espaço acústico. Há uma grande simetria na distribuição espacial das vogais anteriores e posteriores. O espaçamento entre as vogais médias-altas e médias-baixas tende a ser equidistante com aquele entre as vogais médias-baixas e a vogal baixa. Essa equidistância não se verifica entre as vogais altas e as médias-altas devido ao abaixamento das primeiras.

As vogais do português traçam um desenho em forma de v no espaço acústico, distinguindo claramente vogais anteriores e posteriores. Já as do inglês desenham um triângulo devido à anteriorização da vogal . Nesta língua, a vogal mais alta e posterior é o é bem maior do que entre as outras vogais. ou entre . Observa-se também que não há equidistância entre as vogais, por exemplo, em termos de F1, a distância entre

Considerações finais

Retomamos aqui algumas das predições da Teoria de Dispersão que deram origem às hipóteses que guiaram este trabalho quais sejam:

  • Para manter a distância mínima entre as vogais, a realização fonética das mesmas tem de ser bastante precisa nos inventários mais numerosos, enquanto que inventários com um número menor de vogais permitem mais variabilidade na realização fonética sem violar o critério de contraste suficiente;

○H1: Haverá maior variabilidade em português (com sete vogais orais) do que em inglês (com onze).

  • Os inventários com um número maior de vogais devem cobrir uma área maior no espaço acústico do que aqueles com menos vogais. Essa predição, ao mesmo tempo, manifesta o princípio de adaptabilidade vocálica no caso das vogais /i,a,u/, as quais devem se deslocar se o tamanho do espaço acústico difere em função da complexidade do inventário.

○H2: as vogais /i,a,u/ ocuparão posições mais periféricas em inglês e as vogais do inglês ocuparão uma área maior no espaço acústico do que as do português.

Nossos resultados parecem contradizer essas predições da Teoria de Dispersão. Com relação à variabilidade vocálica, representada pela H1 acima, nos nossos dados, a realização fonética das vogais do sistema maior, i.e., o do inglês, é menos precisa e apresenta maior variabilidade, tanto em F1 quanto em F2, do que as vogais do sistema do português, portanto, a hipótese 1 é refutada.

Com relação à dispersão vocálica e ocupação do espaço acústico, também contrariamente ao esperado, nossos resultados refutam a H2 acima, uma vez que, as vogais do português estão mais dispersas e periféricas cobrindo uma área acústica maior que as do inglês. Contudo, é crucial ressaltar que a anteriorização do em inglês pode ter desestabilizado o sistema como um todo. Daí, levantamos a hipótese de uma mudança em cadeia que também atinge as vogais posteriores para uma posição mais baixa e menos anteriorizada., provocando seu alçamento e que ainda puxa o

Por outro lado, o sistema do português tende a respeitar a premissa do espaçamento equidistante entre as vogais (FERRARI-DISNER, 1984FERRARI-DISNER, S. Insights on vowel spacing. In: MADDIESON, I. Patterns of sounds. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. p.136-155.). Embora o abaixamento das vogais altas [i u] as acabe aproximando muito das vogais médias-altas [e o]. Esse fenômeno do abaixamento das vogais altas em português precisa ser mais bem investigado.

Considerando o estudo discutido neste artigo e conforme apontado na revisão bibliográfica, há controvérsias sobre as predições da Teoria de Dispersão. Vimos que há trabalhos que corroboram tal teoria enquanto outros estudos empíricos a contestam. Sugerimos que os resultados obtidos neste estudo permitem levantar a hipótese de que os sistemas vocálicos do inglês e do português estejam com certa instabilidade neste momento. No caso do inglês, a anteriorização do corner vowels /i,a,u/, a vogal . Ou seja, há reorganização do espaço vocálico em curso em inglês. e acaba puxando uma mudança em cadeia que atinge não apenas às vogais posteriores, mas também à vogal passa a ocupar o espaço vazio do quebra o equilíbrio esperado nas

No caso do português, verifica-se que há grande superposição das vogais altas e médias-altas em posição tônica que não resultou em uma maior variabilidade, mas no abaixamento das vogais altas [i u]. De maneira análoga ao inglês, há reorganização do espaço vocálico em curso no português.

Seria desejável investigar a reorganização do espaço vocálico em inglês e em português visando a compreender o caráter mutável e ao mesmo tempo estável de ambos os sistemas vocálicos. Como foi demonstrado neste artigo a Teoria de Dispersão não captura esses fatos por estar pautada em fonemas estanques com predições determinísticas. Possivelmente, uma abordagem teórica que entenda as línguas como sistemas dinâmicos e complexos (ELLIS; LARSEN-FREEMAN, 2009ELLIS, N.; LARSEN-FREEMAN, D. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning Research Club, Michigan, v.59, sup. 1, p.1-26, dec. 2009.) possa oferecer elementos mais sólidos para a compreensão dos fatos aqui apresentados. Tal proposta deverá ser fomentada em estudos futuros.

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    » http://lingtools.uoregon.edu/norm/norm1.php>
  • 1
    Este trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa Variabilidade e dispersão vocálica em L1 e L2: um estudo de caso, desenvolvida durante a Residência Pós-Doutoral, junto ao POSLIN/UFMG.
  • 2
    Este trabalho se propõe a analisar novos aspectos sonoros de dados já coletados em fases anteriores da pesquisa. Oportunamente, os projetos anteriores foram submetidos e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFOP (CAAE-0003.0.238.000-08; CAAE-0054.0.238.000-9).
  • 3
    Toda a nossa análise baseia-se nos resultados dos dois primeiros formantes que são os mais apropriados para avaliar a qualidade vocálica.
  • 4
    A fórmula de normalização é: Fn[V] = (Fn[V] - MEANn)/Sn onde Fn[V] é o valor normalizado para Fn[V] ( ou seja, para o formante n da vogal V ). MEANn é o valor médio para o formante n do informante em questão e Sn é o desvio padrão para o formante n do informante em questão.
  • 5
    Utilizamos F*1 e F*2 para sinalizar que os valores não estão em Hz.
  • 6
    Disponível em: <http://ncslaap.lib.ncsu.edu/tools/norm>. Acesso em: 17 mar. 2016.
  • 7
    Chamamos de “ponto de contato” quando a elipse que delimita a área de uma vogal encosta na elipse de outra vogal.
  • 8
    Nossos resultados de Boersma (2012)BOERSMA, P.; WEENINK, D. PRAAT: doing phonetics by computer 5.3.23©. Disponível em: <http://www.fon.hum.uva.nl/praat/> Acesso em: 21 ago. 2012.
    http://www.fon.hum.uva.nl/praat/...
    . (comunicação pessoal): “I just looked into the 2000 version of Gimson’s book, edited by Alan Cruttenden. He explicitly states that /u/ has been fronted and // has fallen during the last 30 years (pages 83, 99). The formants that he shows are quite close to the ones that you found. em RP foram corroborados por Paul
  • 9
    Esse método permite calcular a área de um triângulo quando se sabe o comprimento de cada um dos lados. O cálculo é realizado através da fórmula a, b, c são o comprimento de cada lado e p= (a+b+c)/2 ou perímetro/2. onde

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2016

Histórico

  • Recebido
    Jul 2014
  • Aceito
    Out 2014
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