Acessibilidade / Reportar erro
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2024
  • A literatura contemporânea para crianças e jovens: espaço(s) plural(is) Editorial

    Navas, Diana; Vianna, Maria Dolores Prades
  • Ler com o corpo, escrever na pele: um caso de blast over com literatura, ilustração, edição e tattoo dentro Artigos

    Pereira, Cláudia Sousa

    Resumo em Português:

    RESUMO Inspirado pelo conceito usado na “cena da tatuagem” de blast over, e que designa o aproveitamento de espaços entre tatuagens para inserir outras, sem esconder nem disfarçar as anteriores, propõe-se um exercício de análise de um livro de artista, Coração com estrela-do-mar dentro, de Filipe Homem Fonseca (2019). O conceito surgiu de uma das páginas do livro para se tornar alvo de questões da leitura literária, de uma perspetiva também pragmática. A proposta seguirá um percurso: entrar no texto pelo objecto-livro que dá um lugar importante à ilustração, assinada por death_by_pinscher, retirá-lo de lá e voltar a incluí-lo para fazer a leitura global, no sentido de realçar a adesão do potencial leitor jovem também ao texto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Inspired by the concept used in the “tattoo scene” of blast over, which designates the use of spaces between tattoos to add others, without hiding or disguising the previous ones, we propose an exercise of analysis of an artist’s book, Coração com Estrela-do-mar Dentro [Heart with Starfish Inside] by Filipe Homem Fonseca (2019). The concept emerged from one of the pages of the book to become a target of questions of literary reading, from a pragmatic perspective as well. The proposal will follow a route: enter the text through the book-object that gives an important place to the illustration, by death_by_pinscher, remove it from there and then include it again to make the global reading, in order to also enhance the appeal of the potential young reader to the text.
  • Testamento eternizado em escarlates letras: literariedade, materialidade e ilustração em A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho (2020) Artigos

    Martins, Lucas Silvério; Carrijo, Silvana Augusta Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura, enquanto arte da palavra, apresenta seu texto em diferentes formas e linguagens. Seja através de sua potencialidade humanizadora ou, ainda, por sua característica de fabulação, ela alcança os leitores e lhes oferece uma pluralidade de ferramentas que criam textos, utilizando como argumento obras já consagradas, afinal, a literatura guarda em seu escopo narrativas que são verdadeiras preciosidades dispostas como testamento para toda a humanidade. Assim, neste artigo, nosso objetivo é analisar a obra literária A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho (2020), de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini, apresentada em livro-objeto e de aguçada materialidade. Buscaremos compreender as características da obra que promovem a fruição estético-literária, afastando o livro de uma visão didático-moralizante. Para tanto, compreenderemos as particularidades do texto verbal, o imagético e as características de materialidade que permeiam a obra, compreendendo as técnicas, as ferramentas e as interações propostas, compreendendo, também, a capacidade multimodal do livro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Literature, as the art of words, presents its text in different forms and languages. Whether through its humanizing potential or, still, through its narrative quality, it reaches readers and offers them a plurality of tools to create texts, using established works as arguments. After all, literature holds within its scope narratives that are true treasures arranged as a testament for all of humanity. Thus, in this article, our goal is to analyze the literary work A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho [The True Story of Little Red Riding Hood] (2020)1 by Agnese Baruzzi and Sandro Natalini, presented as a book-object with a keen materiality. We will seek to understand the characteristics of the work that promote literary aesthetic enjoyment, moving the work away from a didactic and moralizing perspective. To do so, we will comprehend the specificities of the verbal text, the imagery, and the materiality characteristics that pervade the work, understand the techniques, tools, and proposed interactions, as well as recognize the book’s multimodal capacity.
  • Realidade virtual, literatura e educação: narrativas imersivas para crianças e jovens Artigos

    Moro, Roberta Gerling; Kirchof, Edgar Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre o potencial das tecnologias de Realidade Virtual (RV) para a criação e a adaptação de histórias destinadas ao público infantil e adolescente, focando nas particularidades de seus protocolos de uso. Iniciamos apresentando as narrativas em RV e sua relação com o campo da literatura infantojuvenil. Logo, são apresentados os vídeos em 360º endereçados a crianças e jovens, bem como os protocolos de leitura e engajamento que emergem de suas particularidades. Partindo do campo da Realidade Virtual Cinematográfica (RVC), discutimos os principais desafios impostos por essa mídia para a fruição de obras imersivas, baseados na análise da obra Invasion!, produzida pelo estúdio Baobab. No contexto da obra analisada, concluímos que tanto a produção quanto a recepção de narrativas em RV pressupõem um gerenciamento da visão e do foco atencional dos observadores, considerando os protocolos de leitura já apreendidos e naturalizados através de outras mídias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we discuss the potential of Virtual Reality (VR) technologies for the creation and adaptation of stories aimed at children and young adult, focusing on the specificities of their usage protocols. We begin by introducing narratives in VR and their connection to the field of children and young adult literature. Subsequently, 360º videos targeted at children and young people are presented, along with the reading and engagement protocols that arise from their peculiarities. Starting from the field of Cinematic Virtual Reality (CVR), we discuss about the main challenges posed by this medium for the enjoyment of immersive works, based on the analysis of the work Invasion!, produced by the Baobab studio. Thus, we conclude that both the production and reception of narratives in Virtual Reality presuppose the management of the viewer’s vision and attentional focus, considering the reading protocols already learned and naturalized through other media.
  • Palavras e imagens literárias: aproximações entre histórias em quadrinhos e livros ilustrados Artigos

    Navas, Diana; Almeida, Luara Teixeira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo busca, a partir de uma crescente produção de obras em que as narrativas literárias operam as linguagens verbais e visuais em diálogo, aproximar dois formatos amplamente encontrados em livrarias, bibliotecas e na mão de leitores: as histórias em quadrinhos e os livros ilustrados. Pensaremos em suas similaridades e diferenças, buscando compreender como as obras literárias multimodais transitam entre os recursos desses formatos sem perder a qualidade estética e a continuidade, ou seja, evidenciando a fluidez entre eles. Para isso, iremos analisar o que dizem as referências teóricas (McCloud, 2005; Nikolajeva e Scott, 2011; Linden, 2011) e o que é possível constatar em duas narrativas que fogem dos parâmetros tradicionais desses formatos: Na cozinha noturna (2014), de Maurice Sendak, e Are We There Yet? (2016), de Dan Santat. Refletiremos, assim, sobre esse esfacelamento de fronteiras que revela uma necessidade de compreensão mais ampla do literário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks, from a growing production of works in which literary narratives operate as verbal and visual languages in dialogue, to approach the formats widely found in bookstores, libraries, and in the hands of readers: comics and picturebooks. Thinking about the similarities and differences between them, we can understand how multimodal literature transits between the resources of these formats, without losing aesthetic quality and continuity, that is, highlighting the fluidity between them. To this end, we analyzed theoretical references (McCloud, 2005; Nikolajeva and Scott, 2011; Linden, 2011) and observed two narratives that do not reflect the traditional parameters of these formats: In the Night Kitchen (1970), by Maurice Sendak and Are We There Yet? (2016) by Dan Santat. We reflect, therefore, on this confrontation of borders that reveals a need for a broader understanding of literature.
  • Contribuições da Semiótica da Cultura como abordagem de leitura de O Reino encantado dos pôneis 4D Artigos

    Takakura, Sandra Mina

    Resumo em Português:

    RESUMO Recentemente os livros infantis têm usado o recurso da realidade aumentada, sendo chamados de livros 4D. A realidade aumentada permite ao usuário ver o mundo enquanto interage em tempo real com imagens produzidas digitalmente, resultando em interatividade. O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma breve reflexão acerca do livro ilustrado O reino encantado dos pôneis 4D sob a abordagem da semiótica da cultura, partindo das noções de semioses e semiosfera. A semiosfera, traçada por Lotman (1990) em analogia à biosfera, pode auxiliar na compreensão da topologia dos mundos reais e virtuais, referidos como a subsemiosfera real e a subsemiosfera virtual contidas em uma semiosfera mais ampla da cultura brasileira. Em livros com realidade aumentada/livros 4D, os elementos da subsemiosfera virtual são alocados na subsemiosfera real, transpassando suas fronteiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Recently, children’s books have used augmented reality as a resource, being called 4D books. Augmented reality allows the user to see through the world while interacting in real-time with images produced digitally, resulting in interactivity. The present study aims to introduce the results of a brief reflection on the illustrated book O reino encantado do pôneis 4D under the approach of the semiotics of culture, departing from the notion of semiosis and semiosphere. The semiosphere, drawn by Lotman (1990), in analogy with the biosphere, can help understand the topology of the real and virtual worlds, referred to as the real subsemiosphere and virtual subsemiosphere, located in the interior of the broader semiosphere of the Brazilian culture. In 4D/Augmented reality books, the elements from the virtual subsemiosphere are placed into the real subsemiosphere, crossing their borders.
  • O livro ilustrado para crianças como objeto cultural polifônico Artigos

    Amaral, Mariana Parreira Lara do; Silva, Hilda Aparecida Linhares da; Baptista, Mônica Correia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo recuperar, por meio de uma breve trajetória histórica, a constituição da identidade do livro ilustrado como objeto cultural polifônico. Na produção contemporânea do livro ilustrado, o diálogo que se estabelece entre texto e leitor é ampliado pela presença de diferentes semioses por meio das quais múltiplas vozes se fazem ouvir e atuam como potencializadoras de sentidos. O conceito bakhtiniano de polifonia é apropriado, neste artigo, no âmbito das reflexões sobre o livro ilustrado, para estabelecer uma contraposição a um tipo de literatura infantil de caráter moralizante e, por conseguinte, pautada numa perspectiva monológica. Para exemplificar os aspectos multimodais presentes nesse objeto cultural, analisam-se obras da autora Angela Lago, expoente da literatura infantil brasileira. Conclui-se que o livro ilustrado, por seu caráter polissêmico e polifônico, cria inúmeras possibilidades de leituras abertas e criativas para diferentes leitores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the present article is to rebuild picturebooks’ identity as polyphonic cultural objects based on a brief historical trajectory. Dialogue established between text and reader in contemporary picturebook’s production is broadened by the presence of different semiosis that allow multiple voices to be heard, since they act as meaning enhancers. The Bakhtinian concept of polyphony is herein held at the picturebook reflections scope to set contrast in children’s literature, which has a moralizing nature and is substantiated from a monological perspective. The books by Angela Lago, who is a representative of the Brazilian children’s literature, are herein analyzed to disclose multimodal aspects found in this cultural object (book). In conclusion, picturebooks open a window of possibilities for open minded and creative readings, as well as for different readers, due to their polysemic and polyphonic nature.
  • Uma análise dos gêneros abecedário e limerique na literatura infantil: os livros ilustrados de Edward Gorey Artigos

    Thomazine, Angelica Micoanski

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho propõe uma análise de dois gêneros comuns na literatura infantil e juvenil, o abecedário e o limerique. Os exemplares selecionados são, respectivamente, The Gashlycrumb Tinies e A Limerick, ambos escritos e ilustrados por Edward Gorey. A análise busca identificar aspectos estilísticos, temáticos e retóricos nos dois gêneros, no texto verbal e nas ilustrações, através de uma pesquisa documental exploratória, sob uma perspectiva multimodal. Em ambos os exemplares, o autor mantém elementos tradicionais dos gêneros, como a organização retórica e estrutural, mas brinca com a temática ao abordar temas trágicos. Todavia, o balanço entre a forma e o conteúdo dos textos distancia o leitor e alivia a tensão em relação ao conteúdo narrado. Por fim, as ilustrações contam uma história por si só, mas enquanto unidade, texto verbal e não verbal se complementam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to analyze two different genres, an abecedarium and a limerick, which are common in Children’s Literature. The selected exemplars, The Gashlycrumb Tinies and A Limerick, were written by Edward Gorey. This analysis aims to identify stylistic, thematic, and rhetorical aspects in the exemplars, both in the written text and in the illustrations, through exploratory documental research and under the perspective of multimodality. As a result, traditional aspects of the genres are present in both the texts, such as the rhetorical and structural organization; while the theme is distinct because it is more tragical. However, balance between form and content in the books distances the reader and relieves the tension regarding the theme. Finally, the illustrations tell a story even when isolated from the verbal text, but they are complementary when verbal and non-verbal texts are seen as unit.
  • (Re)pensar a formação de leitores jovens: suportes, convergências e transposições associadas à literatura Artigos

    Nunes, Marília Forgearini; Melo, Camila Alves de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo parte de dados estatísticos sobre a leitura na vida de jovens entre 11 e 17 anos. Reflete-se sobre como (re)pensar a formação de leitores a partir de uma compreensão sobre o que é ler literatura no século XXI. Discute-se a mudança de suporte da leitura do livro à tela, não sob a perspectiva excludente ou com a intenção de defender um modo de acesso como melhor do que outro, pauta-se a importância de mediar a leitura de modo aberto aos diferentes suportes e formas que as tecnologias digitais de informação e comunicação têm oferecido. Apresentam-se reflexões para conceituar literatura no século XXI para em seguida apresentar alguns exemplos de como a literatura converge do texto escrito para outras mídias e vice-versa, o que faz pensar que os jovens estão lendo de diferentes formas e isso pode ser melhor aproveitado no processo de formação de leitores literários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study is based on statistical data about reading in the lives of young people aged 11 to 17 years old. It addresses how one can (re)approach the education of readers from an understanding of what reading literature is all about in the 21st century. It discusses the change of format of reading from the book to the screen, but not from the perspective of exclusion or with the intention of arguing that one mode of access is better than another. It stresses the importance of mediating reading with an openness to the different media and forms that have been offered by digital information and communication technologies. Reflections are made to conceptualize literature in the 21st century and then some examples are provided of how literature converges from the written text to other media and vice versa, which suggests that young people are reading in different ways and this fact can be used to enhance the process of educating literary readers.
  • Formação leitora de jovens brasileiros e portugueses: suportes, títulos e autores Artigos

    Batista, Patrícia Cardoso; Balça, Ângela; Lima, Sheila Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentamos a análise de um recorte dos dados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros e portugueses. O objetivo é identificar os suportes textuais utilizados para a leitura literária, bem como os autores e obras mais lidos por esse público, a fim de refletir sobre as influências subjacentes a essas escolhas. Para tanto, analisamos as respostas dadas a um questionário aplicado aos estudantes do último ano do Ensino Médio dos dois contextos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, com aporte teórico em Barthes (2004), Balça e Costa (2017), Pennac (1993), Petit (2009), Todorov (2010), entre outros que discorrem sobre a temática. Os resultados mostram que os jovens preferem ler obras literárias no suporte impresso, as quais são eleitas, na maioria, conforme as exigências das instituições escolares e mercado editorial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the analysis of a data sample collected from a survey conducted with Brazilian and Portuguese youngsters. Our aim was to identify textual supports used for literary reading, as well as the authors and works most read by this public so that we may reflect upon the influences subjacent to those choices. To do so, we analyzed the answers given to a questionnaire applied to students in the last year of High School, in both contexts. This is research is exploratory, of quantitative and qualitative nature, with theoretical support in Barthes (2004), Balça and Costa (2017), Pennac (1993), Petit (2009), Todorov (2010), among others who discuss the subject. Results show that young people prefer to read literary works in print, which are mostly chosen according to the requirements of school institutions and the publishing market.
  • A abordagem da multimodalidade no planejamento de situações de mediação de obras literárias digitais: um estudo de caso no GRETEL Artigos

    Moraes, Giselly Lima de; Fittipaldi, Martina

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, discutem-se as estratégias utilizadas por onze docentes, participantes de um projeto de pesquisa em didática da literatura, desenvolvido em Barcelona, Espanha, o qual aborda a multimodalidade em obras de ficção digital. São examinadas, a partir de uma perspectiva qualitativa, falas dos sujeitos sobre o processo de produção de sentidos, bem como identificados os desafios interpretativos que emergem na leitura dessas obras durante a elaboração de dispositivos didáticos para uso em sala de aula. A análise se fundamenta em estudos sobre multimodalidade, intermidialidade e ficção digital, aplicados para examinar gravações em vídeo das reuniões de socialização dos docentes sobre a leitura das obras. Como resultados, foram identificadas estratégias relacionadas à necessidade de uma leitura detalhada para observação das relações entre os modos semióticos, à análise de seu papel na obra e ao cotejo com outros sistemas culturais. Também foi verificada, na experiência de leitura, a existência de desafios relacionados às novas formas de narrar proporcionadas pelo ambiente digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article explores the strategies employed by eleven teachers participating in a research project on literature didactics in Barcelona, Spain, focusing on multimodality in digital fiction works. Using a qualitative approach, it investigates the discourse of the subjects concerning the process of meaning-making and identifies interpretive challenges encountered in reading these works while developing didactic materials for classroom use. The analysis draws upon research on multimodality, intermediality, and digital fiction, utilizing video recordings of teachers’ meetings dedicated to discussing the reading of these works. The findings reveal strategies that emphasize the necessity of meticulous reading to discern the interplay between semiotic modes and analyze their functions within the works, as well as comparisons with other cultural systems. Additionally, the study uncovers challenges associated with the novel storytelling formats offered by the digital environment in the reading experience.
  • Experimentação pós-moderna nos livros-álbum de Anthony Browne: a reinvenção de um cânone da Literatura Infantil e Juvenil Artigos

    Rodrigues, Carina; Pinto, Ana Isabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo1 pretende evidenciar as características do livro-álbum pós-moderno, concretamente, na obra de Anthony Browne, criador britânico de reconhecido valor na conformação deste segmento privilegiado da edição infantojuvenil contemporânea, cuja narrativização resulta da relação triádica texto-imagem-suporte. A revisitação do conjunto da sua obra, a partir de um corpus necessariamente restrito e mais representativo, propõe evidenciar as potencialidades estético-literárias e formativas de uma produção sui generis, reconhecendo o seu contributo na consolidação de um novo paradigma da literatura para a infância. Partindo de anteriores investigações em torno das recentes tendências do livro-álbum, com destaque para teorizações relativas aos conceitos de intertextualidade e metaficcionalidade - estratégias fundadoras da “escrita” do autor apreciado -, observam-se procedimentos formais, retórico-estilísticos e ideotemáticos numa leitura dialógica das componentes verbal e visual, concluindo-se acerca das suas exigências ao nível da receção, bem como do seu impacto na educação literária, crítica e reflexiva dos seus destinatários preferenciais, embora não exclusivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article1 intends to highlight the characteristics of the postmodern Picturebook, specifically, the work of Anthony Browne, a British creator of recognized value in the conformation of this segment of the contemporary children’s edition, whose narrativization results from the triadic text-image-support. Revisiting Browne’s whole work, from a necessarily restricted and representative corpus, we propose to highlight the aesthetic-literary and formative potentialities of a significative production, recognizing his contribution to the consolidation of a new paradigm in Children’s Literature. Starting from previous investigations around Picturebooks, with emphasis on theorizations related to the concepts of intertextuality and metafictionality - founding strategies of the “writing” of the appreciated author -, formal, rhetorical-stylistic and ideothematic procedures are observed in a dialogical reading of the verbal and visual components, concluding about its demands at the level of reception, as well as its impact on the literary, critical and reflective education of its main readers.
  • Ler e sentir: a representação multimodal das emoções na literatura infantil digital Artigos

    Frederico, Aline

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura digital articula novas maneiras de construção de uma experiência estética e emocional aos leitores na infância. Este artigo reflete acerca da emoção e da afetividade na literatura digital por meio da análise de três aplicativos literários voltados a crianças. Para lidar com o complexo fenômeno da experiência afetiva e emocional na leitura digital, um referencial teórico interdisciplinar é proposto, relacionando a fenomenologia de Merleau-Ponty à semiótica social multimodal de Kress e van Leeuwen. O corpus inclui os aplicativos Little Red Riding Hood, da produtora Nosy Crow, The Monster at the End of This Book, de Jon Stone e Michael Smollin, e Macaco de chapéu, de Chris Haughton. A análise indica como os diferentes recursos semióticos são utilizados na representação das emoções e na sugestão de tensão emocional ao leitor infantil, tendo como centralidade a questão da corporeidade e a relação intrínseca entre os corpos e a experiência emocional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Digital literature presents new ways of constructing aesthetic and emotional experience for child readers. This article reflects on emotion and affect in digital literature through the analysis of three literary apps for children. To deal with the complex phenomenon of the affective and emotional experience in digital reading, an interdisciplinary theoretical framework is proposed, relating Merleau-Ponty’s phenomenology to Kress and van Leeuwen’s multimodal social semiotics. The corpus includes the apps Little Red Riding Hood, by producer Nosy Crow, The Monster at the End of This Book, by Jon Stone and Michael Smollin, and Hat Monkey, by Chris Haughton. It discusses how different semiotic resources are used in the representation of emotions and in suggesting emotional tension to the child reader, with embodiment and the intrinsic relationship between reader’s bodies and their emotional experience as a central part of apps’ textual construction.
  • “O amor é o que o amor faz” - histórias de representatividade e pertencimento em Amor de cabelo, de Matthew A. Cherry Artigos

    Magalhães, Milena; Alencar, Rosana Nunes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto reflete sobre a representatividade do cabelo crespo como elemento de pertencimento racial na literatura infantil, ancorando-se no livro Amor de cabelo, do diretor, produtor e escritor negro norte-americano Matthew A. Cherry. Para tanto, investiga como as imagens da ilustradora Vashti Harrison, também uma norte-americana negra, comungam com o texto para expressarem uma visão da pessoa negra e de seu núcleo familiar sem os estereótipos usuais. Cotejando a noção de amor de bell hooks, esta análise empreende uma leitura que vagueia tanto pelos aspectos temáticos como estruturais da narrativa, tendo como hipótese de que o livro, sem fazer alusão direta, é um contradiscurso ao racismo que se origina no período da escravização, cujos efeitos podem ser sentidos até hoje. Do ponto de vista teórico, além de hooks, fundamenta esta leitura uma rede conceitual norteada pelos estudos de Eliane Debus, Grada Kilomba e Nilma Lina Gomes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text reflects on the representativeness of the kinky hair (or afro-textured hair) as an element of racial belonging in children’s literature, based on the book Hair Love, by the African American director, producer, and writer Matthew A. Cherry. To do so, it investigates how the illustrations by Vashti Harrison, also an African American, align with the text to express a vision of black individuals and of their family without usual stereotypes. Drawing on bell hooks’ notion of love, this analysis undertakes a reading that runs through both thematic and structural aspects of the narrative, hypothesizing that the book, without making direct allusions, serves as a counter-discourse to the racism that originated during slavery, the effects of which can still be felt today. From a theoretical perspective, in addition to hooks, this reading is grounded on a conceptual framework guided by the studies of Eliane Debus, Grada Kilomba and Nilma Lina Gomes.
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com