As empresas sociais referem-se à organização sem finalidade de lucros, empreendimentos geradores de receitas ou empreendimentos sociais que criam impacto social. |
Dees (1998DEES, J. G. 1998. The meaning of social entrepreneurship. ) |
Empresa social é uma organização com missão social que trabalha como empreendimentos comerciais e inovadoras e são autossuficientes financeiramente para possibilitar a criação, disseminação e distribuição de valor social ou ambiental. |
Granados et al. (2001GRANADOS, Maria L. et al. 2001 Social Enterprise And Social Entrepreneurship Research And Theory: A Bibliometric Analysis From 1991 To 2010. Social Enterprise Journal, V. 7, N. 3, p. 198-218.) |
Uma empresa social é um tipo de negócio com uma missão social e os lucros são reinvestidos na própria empresa, ao invés de serem distribuídos aos acionistas. |
DTI (2002DTI. 2002. Unit, Social Enterprise. Social Enterprise: A Strategy For Success. London: Department For Trade And Industry) |
Na Europa, a empresa social é definida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como qualquer atividade ou operação privada com interesses da comunidade, e seu objetivo principal não é maximizar lucros, mas obter certos benefícios econômicos e objetivos sociais. |
Kerlin (2006KERLIN, Janelle A. 2006, Social Enterprise In The United States And Europe: Understanding And Learning From The Differences. Voluntas: International Journal Of Voluntary And Nonprofit Organizations, V. 17, N. 3, p. 246.) |
O principal objetivo de uma empresa social é atender às áreas sociais que foram negligenciadas pelo governo, gerando valor social e não lucratividade. |
Nicholls (2006NICHOLLS, A. 2006, “Introduction: The Meanings Of Social Entrepreneurship”, In Nicholls, A. (Ed.), Social Entrepreneurship: New Paradigms For Sustainable Social Change, Press, Oxford University, p. 1-36. ) |
São organizações com um objetivo claro cujo propósito é ajudar a comunidade, criar cidadãos, e os benefícios substanciais do investimento de capital são limitados. |
Defourny; Nyssens (2008aDEFOURNY, J.; NYSSENS, M. 2008a Conceptions of Social Enterprises in Europe and the United States: Convergences and Divergences. HIVA Working Paper, 20p.) |
“Não são organizações privadas que oferecem bens ou serviços diretamente relacionados ao seu objetivo explícito de beneficiar a comunidade" |
Defourny; Nyssens (2008bDEFOURNY, J.; Nyssens, M.; 2008b Social Enterprise in Europe: Recent Trends and Developments. Social Enterprise Journal 4 (3), 202-228.) |
Uma organização que usa negócios para cumprir um objetivo social e adota várias estratégias para resolver os problemas e oportunidades sociais. |
Alter (2007ALTER, S. K. 2007 Social Enterprise Typology [online]. Virtue Venture LLC. ) |
A empresa social é uma organização sem objetivos de lucros, com um fluxo de renda sustentável e escalonável gerado a partir de atividades sociais. |
Brozek (2009BROZEK, Kathy O. 2009 Exploring the continuum of social and financial returns. San Francisco: Federal Reserve Bank of San Francisco.) |
Embora a estruturação das organizações sociais seja fundamentada em uma base não destrutiva e livre de dividendos, as empresas sociais são diferentes das ONGs e organizações não governamentais. |
Yunus et al. (2010YUNUS, M.; MOINGEON, B.; LEHMANN-ORTEGA, L. 2010. Building Social Business Models: Lessons from the Grameen Experience. Long Range Planning,43(2-3), p. 308-325.) |
São organizações que procuram resolver problemas sociais aplicando práticas e princípios empresariais. |
Dacin et al. (2010DACIN, Peter A.; DACIN, M. Tina; MATEAR, Margaret. Social entrepreneurship: Why we don't need a new theory and how we move forward from here. The academy of management perspectives, v. 24, n. 3, 2010, 37-57.) |
São organizações privadas que utilizam estratégias para alcançar objetivos orientados para a sociedade. |
Dacin et al. (2010DACIN, Peter A.; DACIN, M. Tina; MATEAR, Margaret. Social entrepreneurship: Why we don't need a new theory and how we move forward from here. The academy of management perspectives, v. 24, n. 3, 2010, 37-57.) |
A Social Business Knowledge Network (SEKN) define uma empresa social como uma organização que gera mudanças sociais por meio de atividades de mercado. |
Comini et al. (2012COMINI, G.; BARKI, E.; AGUIAR, L. T. D. 2012 A three-pronged approach to social business: A Brazilian multi-case analysis. Revista de Administração (São Paulo), 47(3), p. 385-397.) |
Elas resolvem problemas sociais por meio de organizações comerciais, combinando inovação e recursos de uma empresa tradicional e a eficiência. |
Battilana et al. (2012BATTILIANA, J.; LEE, M.; WALKER, J.; & DORSEY, C. 2012 In search of the hybrid ideal. Stanford Social Innovation Review, v. 10, n. 3, p. 50-55.) |
Como o nome sugere, as empresas sociais empregam várias partes interessadas para cumprir missões sociais por meio de empresas comerciais. |
Smith; GoninSMITH, W. K.; GONIN, M.; BESHAROV, M. L. 2013 Managing Social-Business Tensions: A Review And Research Agenda For Social Enterprise. Business Ethics Quarterly, 23(3), p. 407-442.; Besharov (2013BESHAROV, M. L. 2013 Toward a relational ecology of identification: A process model of managing identification based on divergent values. Working paper, Cornell University, Ithaca, NY.) |
Nas empresas sociais, a missão social define o propósito do negócio e vice-versa. |
Smith; GoninSMITH, W. K.; GONIN, M.; BESHAROV, M. L. 2013 Managing Social-Business Tensions: A Review And Research Agenda For Social Enterprise. Business Ethics Quarterly, 23(3), p. 407-442.; Besharov (2013BESHAROV, M. L. 2013 Toward a relational ecology of identification: A process model of managing identification based on divergent values. Working paper, Cornell University, Ithaca, NY.) |
A empresa social é uma organização que combina as diretrizes comercial e social e opera na lacuna entre o mercado e o país. |
Alegre; Berbegal-Mirabent (2016ALEGRE, Inês; BERBEGAL-MIRABENT, Jasmina. 2016 Social innovation success factors: hospitality and tourism social enterprises. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 28, n. 6, p. 1155-1176.) |
As empresas sociais dão origens a novos métodos e soluções inovadoras para problemas sociais e uma forma melhor para integrar funcionários e clientes. |
Konsti-Laakso et al. (2016KONSTI-LAAKSO, Suvi et al. 2016 Participatory Design of a Social Enterprise for Rehabilitees. Work, V. 55, N. 1, p. 145-153.) |