A1 |
Case Report: ASI intervention on a child with autism in Saudi Arabia |
Alkhalifah et al. |
2022 |
Utilizou-se das 8 etapas do Data-Driven Decision Making (DDDM) para a aplicação da intervenção em ISA®. O artigo afirma que a utilização dos resultados distais e proximais foram úteis para demonstrar a ligação entre os desafios subjacentes de integração sensorial às ocupações e AVDs. Também afirmam que a utilização do DDDM foi relevante para a formulação de hipóteses. |
A2 |
Effectiveness of occupational therapy using a sensory integration approach: A multiple-baseline design study |
Andelin et al. |
2021 |
O artigo evidencia a relevância da utilização do DDDM para a geração de hipóteses sobre o processamento e os fatores de integração sensorial que afetam o desempenho motor da criança. As hipóteses auxiliaram no desenvolvimento de atividades sensório-motoras adaptadas individualmente para abordar estes fatores. |
A3 |
Occupational Therapy Interventions for Children and Youth With Challenges in Sensory Integration and Sensory Processing: A Clinic-Based Practice Case Example |
Parham et al. |
2019 |
O DDDM permite a realização de uma avaliação abrangente sobre o processamento e a integração sensorial. A utilização dos dados avaliativos contribui no levantamento de hipóteses a respeito dos fatores que afetam o desempenho ocupacional e a participação. Contribui no estabelecimento de metas, sendo relevante para a mensuração dos resultados e o monitoramento do progresso. |
A4 |
Efficacy of occupational therapy using Ayres Sensory Integration®: A systematic review |
Schaaf et al. |
2018 |
Esta pesquisa demonstrou que a utilização de medidas e protocolos de intervenção replicáveis fomentam a prática baseada em evidências e maior fidelidade à Terapia de ISA®, contribuindo no avanço das melhores práticas para crianças com TEA com dificuldades de processamento sensorial. |
A5 |
Identifying and Measuring Outcomes in Ayres Sensory Integration |
May-Benson et al. |
2018 |
Este artigo discute o uso do DDDM para identificar e mensurar os resultados distais e proximais em ISA®. Enfatiza que identificar e mensurar os resultados da participação e desempenho de ocupações é um componente importante no processo de terapia ocupacional. Destaca que na intervenção em ISA® as mudanças nos fatores proximais, como habilidades sensoriais e motoras, são vistas como um meio de melhorar o funcionamento em fatores distais, como: desempenho ocupacional, qualidade de vida e participação. Tal como acontece com a maioria das intervenções de terapia ocupacional, os resultados distais com base na participação são de importância primária. Destaca ainda a importância de uma seleção cuidadosa de medidas de resultados para o avanço de evidências e práticas existentes dentro da ISA®. |
A6 |
The Development of a Measurement Tool Evaluating Knowledge Related to Sensory Processing among Graduate Occupational Therapy Students: A Process Description |
Gee et al. |
2017 |
O artigo descreve que embora haja recursos disponíveis para que os terapeutas ocupacionais guiem suas intervenções dentro da ISA®, como o DDDM, este processo não tem sido amplamente relatado na literatura. E, por mais que a terapia ocupacional tenha dado maior ênfase na geração de evidências, na graduação há pouco foco em como ensinar os alunos a respeito de um processo formalizado que determine quando e como utilizar intervenções baseadas em evidências, destacando a necessidade de formação continuada. |
A7 |
Application of data-driven decision making using Ayres Sensory Integration® With a child with autism |
Faller et al. |
2016 |
O artigo aponta que o formato estruturado do DDDM facilitou o uso do processo sistemático pelo terapeuta ocupacional e forneceu um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para as decisões de tratamento. O processo permitiu que o terapeuta ocupacional se engajasse em uma prática centrada no cliente, individualizando a intervenção para direcionar aos fatores sensório-motores subjacentes específicos, identificados por meio da coleta e análise de dados de avaliação. O DDDM permite ao terapeuta ocupacional documentar de forma sistemática e clara os resultados e foram úteis para informar aos pais sobre o progresso obtido com a intervenção em ISA®, aumentando as evidências a respeito da eficácia deste método. |
A8 |
Linking sensory factors to participation: establishing intervention goals with parents for children with autism spectrum disorder |
Schaaf et al. |
2015 |
De acordo com este artigo, o DDDM é um processo estruturado que auxilia os terapeutas ocupacionais a vincular as prioridades dos pais identificados aos fatores subjacentes (proximal) que podem estar afetando o desempenho ocupacional e a participação (distal). Uma vez que estes fatores são relacionados, eles orientam a concepção e seleção de estratégias de intervenção que visam as áreas prioritárias. O DDDM permite identificar os objetivos da família, os pontos fortes e os desafios de participação da criança, por meio de uma avaliação sistemática para formular os fatores hipotéticos que afetam a participação. A partir disso, o profissional formula metas direcionadas que ligam os fatores identificados no processo de avaliação às áreas de metas identificadas pelos pais. O processo, portanto, cria evidências por meio da prática, a qual é baseada em evidências. |
A9 |
Creating Evidence for Practice Using Data-Driven Decision Making |
Schaaf |
2015 |
A principal implicação do DDDM na terapia ocupacional, segundo o artigo, é a validação científica da profissão, visto que o DDDM é um mecanismo de geração de evidências por meio da prática e da utilização de dados. Aponta ainda que, embora a literatura de TO apresente a importância de uma prática baseada em evidências, sistemática e orientada por dados, os profissionais não utilizam desses mecanismos para orientar e medir suas intervenções. Entre algumas barreiras identificadas, estão: falta de tempo, de conhecimento e habilidade, e a crença de que a evidência pode limitar sua capacidade de fornecer cuidados centrados no cliente ou na família. |
A10 |
An intervention for sensory difficulties in children with autism: A randomized trial. |
Schaaf et al. |
2014 |
O artigo evidencia que a utilização do DDDM permite personalizar individualmente as atividades de tratamento por meio dos dados avaliativos e da formulação de hipóteses sobre os fatores sensório-motores que afetam os comportamentos funcionais da criança. Os resultados do artigo fornecem suporte preliminar para a eficácia de uma intervenção manualizada projetada para lidar com as dificuldades de processamento e integração de informações sensoriais para crianças com TEA. |
A11 |
Occupational therapy based on Ayres Sensory Integration in the treatment of retentive fecal incontinence in a 3-year-old boy |
Bellefeuill et al. |
2013 |
Apresenta o processo de intervenção baseado no DDDM, evidenciando que pode ser utilizado com crianças com outros diagnósticos além do TEA. O estudo de caso demonstra o uso de sistemas de raciocínio sistemático usando o DDDM como um exemplo para a geração de evidências durante a prática clínica. Dá ênfase aos resultados proximais e distais e às hipóteses. |
A12 |
Occupational therapy and sensory integration for children with autism: a feasibility, safety, acceptability and fidelity study. |
Schaaf et al. |
2012 |
O processo de intervenção baseado em dados foi extremamente valioso para os terapeutas ocupacionais, permitindo-lhes implementar a intervenção com elevada fidelidade. Ademais, o protocolo manualizado forneceu orientação ao terapeuta durante todo o processo, mantendo a fidelidade aos princípios e práticas descritas na Medida de Fidelidade© da ISA®. O método escalonado e padronizado de documentar o progresso do indivíduo em direção às metas foi útil para identificar as mudanças no desempenho e participação ligados à integração e ao processamento sensorial. O protocolo, portanto, demonstrou-se seguro, aceitável e viável para ser administrado com crianças com autismo. |
A13 |
Emerging as Leaders in Autism Research and Practice: Using the Data-Driven Intervention Process |
Schaaf & Blanche |
2012 |
O estudo identificou que o processo de intervenção baseado em dados permite que os terapeutas ocupacionais identifiquem e testem sistematicamente seu raciocínio clínico, fornecendo dados sobre os efeitos da intervenção. Em última análise, esse processo permite que os terapeutas validem as intervenções da terapia ocupacional. |