Acessibilidade / Reportar erro

Quem está seguro no trabalho? Problematizando a estabilidade no emprego durante a crise socioeconômica espanhola de 2008-2018 desde uma perspectiva ocupacional critica

Resumo

Introdução

O contexto de crise socioeconômica na Espanha tem impactado as condições de trabalho da população, gerando situações de incerteza e medo pelos trabalhadores de perder o emprego. Apesar das linhas de pesquisa emergentes que abordam o emprego como uma ocupação em Terapia Ocupacional e Ciências Ocupacional Críticas, pouco se sabe sobre a volatilidade do emprego em relação à ameaça de perdê-lo derivada de mudanças contextuais.

Objetivos

Explorar a relação entre a ameaça de perda de emprego, derivada de mudanças contextuais, e a participação nas ocupações diárias, saúde e bem-estar durante a crise socioeconômica na Espanha.

Método

Foi realizado um estudo exploratório qualitativo com desenho narrativo. As técnicas de geração de dados foram duas entrevistas semiestruturadas em profundidade e um diário pessoal. As vivências de dois participantes foram analisadas por meio da análise temática.

Resultados

Emergiram três categorias temáticas que ilustram como os trabalhadores orquestram suas ocupações em um contexto de emprego volátil e colocam o trabalho em um contexto multidimensional que restringe suas possibilidades ocupacionais. A insegurança no trabalho gera uma instabilidade normalizada no cotidiano que impacta nas escolhas ocupacionais, na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Os participantes refletem sobre suas perspetivas futuras de emprego associadas à precariedade e à demissão.

Conclusão

O estudo da situação de ameaça de perda do emprego possibilita ampliar a conceituação do trabalho como ocupação e contribuir para o desenvolvimento de práticas pautadas na justiça ocupacional.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Trabalho; Fatores Socioeconômicos; Justiça Social; Saúde

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br