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Condições socioeconômicas e demográficas dos municípios brasileiros e sua relação com a satisfação dos usuários quanto à qualidade do cuidado na atenção primária: uma análise a partir do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica

Socioeconomic and demographic conditions of Brazilian municipalities and their relationship with user satisfaction regarding the quality of care in primary care: an analysis based on the Program for Improving Access and Quality of Primary Care

Resumo

Introdução:

Fatores socioeconômicos e demográficos dos municípios podem afetar os serviços da atenção primária, influenciando na satisfação dos usuários.

Objetivo:

Verificar a relação entre a satisfação do usuário com a atenção primária e as condições socioeconômicas e demográficas dos municípios brasileiros.

Método:

Estudo transversal baseado nas entrevistas de usuários das equipes de atenção básica participantes do 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, realizado em 2013 e 2014. A análise da satisfação do usuário considerou questões organizacionais e aspectos assistenciais. A avaliação foi distribuída em seis estratos municipais, considerando fatores socioeconômicos e demográficos. Realizou-se análise de variância objetivando comparar as médias de satisfação dos usuários entre os estratos.

Resultados:

Usuários de municípios com pior condição socioeconômica e população menor que 10 mil habitantes apresentaram maior satisfação que a média em relação à maioria dos aspectos organizacionais. Nas questões assistenciais, participantes de municípios com melhor condição socioeconômica ou com população maior que 500 mil habitantes se mostraram mais satisfeitos em relação ao cuidado do diabetes e da hipertensão arterial.

Conclusões:

A satisfação dos usuários é maior nas questões organizacionais do que nas subdimensões assistenciais, ensejando a necessidade de investimento para melhorar a prestação do cuidado.

Palavras chave:
atenção primária à saúde; comportamento do consumidor; avaliação de programas e projetos de saúde; Sistema Único de Saúde

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