Resumo em Português:
RESUMO: Neste artigo apresentamos de que forma as políticas nacionais de educação especial em sua perspectiva de educação inclusiva vem sendo significadas no município de Boa Vista, no período de 2006 a 2016, e práticas decorrentes dessas políticas. O estudo é desenvolvido por meio de análise documental a partir de normativos legais municipais, relatórios do órgão gestor da educação especial no município e relatos de experiência de professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais. Identificamos que o foco da educação especial se centra nesses espaços.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: In this article, we present how the national policies to Special Education, in the perspective of Inclusive Education, have been signified in the municipality of Boa Vista in the period from 2006 to 2016 as well as the practices resulting from these policies. The study is developed through documentary analysis, based on municipal legal norms, reports of the special education management body and reports of teachers who work in Multifunctional Resource Rooms. We have identified that the focus of special education concentrates on Multifunctional Resource Rooms.Resumo em Português:
RESUMO: Esse estudo visou analisar o processo de constituição da educação especial em Maceió, procurando apreciar os principais prescritores das práticas escolares envolvendo o Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Essa é uma pesquisa documental que abrangeu o Plano Municipal de Educação, a Resolução do Conselho Municipal de Educação e o Guia de Educação Especial para a inclusão na rede municipal de Maceió. Os resultados mostraram que o município busca seguir as prescrições por meio dos seus dispositivos legais, embora haja entraves que dificultem a materialização das ações prescritas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: This study aims to analyze the process of special education’s constitution in Maceió, focusing on appreciating the main prescriptions of school practices involving the Students of Special Education (SSE). It is a documental research that covered the Municipal Education Plan, the Resolution of the Municipal Council of Education and the Special Education Guidelines for inclusion in the network of Maceió city. The results showed that the municipality seeks to follow the prescriptions through its legal documents, although there are obstacles that make difficult to materialize the prescribed actions.Resumo em Português:
RESUMO: Este texto propõe-se a analisar a implantação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em um município do interior do estado de Mato Grosso do Sul. Foram consultados documentos, dados oficiais da educação brasileira e pesquisas que trataram sobre a educação especial na região. As análises evidenciam, por um lado, a consolidação da rede municipal de educação e o fortalecimento da educação especial, especialmente após 2004, e por outro, os limites no atendimento oferecido aos alunos da educação especial próximos aos do atendimento oferecido à educação em geral.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: This article seeks to investigate the implantation of special education in an inclusive perspective, in a municipality in the State of Mato Grosso do Sul. Documents, Brazilian education official data and researches that address special education in this region were consulted. The analyses show, at one hand, the entrenchment of the municipal system and the empowerment of special education, mainly after 2004, and at another, the limits of the care provided to special students as close as the limits of the care provided in general.Resumo em Português:
RESUMO: Este trabalho apresenta uma perspectiva de estudos comparados em políticas públicas de Educação Especial das redes públicas de ensino de Cariacica (ES). Dialoga com a legislação vigente, com autores que discutem políticas educacionais e com o aporte da Sociologia do Conhecimento, de Souza Santos (2008). As análises abarcam as equipes centrais, a identificação dos alunos e os serviços disponíveis. Ao olhar comparativamente as políticas de Educação Especial das redes públicas de ensino, encontram-se similaridades e especificidades atravessando o processo de inclusão escolar dos alunos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: The present study presents a perspective of comparative studies regarding public policies of Special Education. The study was conducted at the public network of Cariacica-ES. It dialogues with the current legislation, with authors who discuss educational policies and with the contribution of Sociology of Knowledge of Souza Santos (2008). The analyzes include the public educational system’s work team, the processes of identifying students and services available to them, in an inclusive perspective. When comparing the Special Education policies of the public education networks, similarities and specificities are found through students’ inclusion process.Resumo em Português:
RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, São Paulo; bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 2016, buscando compreender as produções e negociações que, permeadas pelos seus significados, atuam na garantia do direito à educação. A pesquisa é embasada pela abordagem do ciclo de política, formulada por Stephen Ball, que destaca a natureza complexa e controversa da política educacional. Os resultados revelam que as escolas especiais privadas, com recursos públicos, detêm o maior número de matrículas dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Na rede municipal, a política de educação especial buscou ajustar-se às configurações das políticas nacionais e internacionais, mostrando o quanto o contexto de influência (BALL, 2001; BALL; MAINARDES, 2011) foi determinante. Em cada período, as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação foram se modificando, fundadas nos diferentes projetos governamentais. No entanto, por não se consolidarem como uma política pública municipal, evidenciam processos de rupturas no direito à educação dos estudantes público-alvo da educação especial.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: This study aims to investigate the current organizational structure and special education services in public schools and specialized institutions certified as schools operating in Sorocaba, SP, as well as to present the analysis of the context of special education policies in the municipal education system, from 1988 to 2016, seeking to understand the production and negotiations pervaded by their purpose of guaranteeing the right to education. The research is based on the approach of the political cycle, formulated by Stephen Ball, which emphasizes the complex and controversial nature of educational policy, proposing the existence of a political cycle. The results show that private, however, publicly- funded, special schools, hold the highest enrollments of students with disabilities and overall development disorders. In the municipal education system, special education policy sought to adjust to national and international policy settings, demonstrating how influential the context (BALL, 2001; BALL; MAINARDES, 2011) was. In each period, the actions developed by the municipal office of education were modified with the foundation of its governmental projects; however, as they were not able to consolidate as a municipal public policy, they evidenced processes of ruptures.Resumo em Português:
RESUMO: O texto analisa os movimentos institucionais que caracterizam a política de inclusão escolar em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O pensamento sistêmico e o ciclo de políticas constituem o referencial teórico que auxiliou na análise dos dados de matrículas, documentos normativos, produções acadêmicas e entrevistas. A pesquisa permitiu-nos identificar a ampliação do acesso e permanência de alunos com deficiência e serviços que favorecem a sua escolarização em classes comuns - indícios de uma prática centrada no ensino colaborativo com vistas ao acesso ao currículo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: This text analyzes the institutional movements that characterize the politic of scholar inclusion in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. The systemic thinking and the policy cycle constitute the theoretical framework that helped us to examine school enrollment, normative documents, academic production and interviews. The research allowed us to identify not only the expansion of the access and permanence of students with disabilities, but also the services that favor their schooling in common classes - an indication of a practice centered on collaborative teaching regarding the access to the curriculum.Resumo em Espanhol:
RESUMEN: Este artículo tiene por objetivo discutir acerca del proceso de concretización de las políticas de educación inclusiva en realidades mexicanas, tomando como objeto de análisis el trabajo del director escolar en tres instituciones de enseñanza común, ubicadas en el municipio de Xalapa/VER que cuentan con la inscripción de alumnos con discapacidad. La recolección de datos fue realizada mientras una misión de estudios internacionales en el municipio de Xalapa/VER y el análisis de los datos consideró la literatura del campo de la Gestión escolar y Educación Especial.Resumo em Inglês:
ABSTRACT: The purpose of this article is to discuss the process of implementing inclusive education policies in mexican realities, taking as the object of analysis the work of the school director in three institutions of common teaching, located in the municipality of Xalapa/VER, that enroll students with disabilities. Data collection was carried out during a mission of international studies to the municipality of Xalapa/VER and its analysis considered the literature in the field of Academic Management and Special Education.