Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Uma década é para ser comemorada. A bem-sucedida história da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) com a Revista de Administração Pública (RAP) apontava a necessidade da EBAPE desenvolver outro meio de publicação que não somente fosse coetâneo com as novas tecnologias existentes da era digital, mas que, sem rivalizar com a RAP, fosse capaz de divulgar textos determinados pela reflexão sem, contudo, deixar de publicar artigos que ponderassem o exercício da prática. Portanto, comemoramos a existência dessa publicação não só pelos 10 anos de sua regular produção, mas pela maneira como vem perseguindo os seus propósitos iniciais - ser um periódico dedicado à divulgação de textos dedicados ao pensamento organizacional, isto é, com viés teórico, bem como publicar artigos que denotem as contradições desse mesmo pensamento e/ou suas práticas, ou seja, escritos com aspirações críticas.

Assim, ao comemorarmos os 10 anos do Cadernos EBAPE.BR, selecionamos alguns artigos que, ao longo desse período, contribuíram para torná-lo um instrumento midiático de um pensar reflexivo sobre as lides organizacionais tanto no seu interior como nas suas relações com a sociedade (Seção Homenagem 10 anos do Cadernos EBAPE.BR). Devemos observar que foi penosa, difícil, a aprovação dos demais artigos para compor este número comemorativo, uma vez que o processo de análise dos textos que chegam para serem avaliados tem em curso uma dinâmica de avaliação que sugere, para a publicação, apenas aqueles artigos que atendam ao escopo desejado pelo periódico.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os ex-editores, aos atuais editores associados, corpo editorial e avaliadores ad hoc, bem como revisores, tradutores, diagramadores e funcionários da FGV que, de forma direta ou indireta, contribuíram e contribuem para o bom desempenho do Cadernos EBAPE.BR.

Perseguindo o intento de ser uma publicação reflexiva, pretende o Cadernos EBAPE.BR publicar números que deem conta de analisar as contradições sob as quais vivemos, isto é, de um mundo no qual a racionalidade instrumental persiste em ser o único fundamento a determinar a sobrevivência da humanidade. Para tanto, é desejo, pretensão do periódico, publicar números dedicados à análise das antíteses promovidas pelo pensamento único da racionalidade instrumental. Inicialmente, faremos chamadas de trabalhos, com o apoio de coeditores oriundos de diversas instituições de ensino superior, dos seguintes temas: 'pensamento crítico brasileiro', 'pensamento crítico latino-americano', 'pensamento crítico e políticas públicas', e um número dedicado ao 'pensador crítico norte-americano Harry Braverman (1920-1976)', assim como ao brasileiro 'Alberto Guerreiro Ramos' para comemorar, em 2015, o seu centenário. Bem-vindas serão aquelas contribuições que possam ampliar e melhorar o escopo das ambições dessa publicação.

A seguir, apresentamos os artigos aprovados e suas respectivas autorias para esta edição em comemoração ao decênio do Cadernos EBAPE.BR.

Do assédio moral à violência interpessoal: Relatos sobre uma empresa júnior

Renata de Almeida Bicalho Pinto & Ana Paula Paes de Paula

Pela possibilidade do uso de novas metáforas na pesquisa transcultural – menos distância e mais fricção

Ana Celano & Ana Lucia Guedes

As Regiões Metropolitanas no Brasil e o problema Institucional de Cooperação: a trajetória das Regiões Metropolitanas de Natal e Aracaju

Diego Fiel Santos, Antônio Sérgio Araújo Fernandes & Marco Antonio Carvalho Teixeira

Lugares, Discursos e Subjetividades nas Organizações: o caso de uma prisão

Clara Luísa Oliveira Silva & Luiz Alex Silva Saraiva

Dimensões críticas das políticas públicas

Francisco Fonseca

Homenagem aos 10 anos do Cadernos EBAPE.BR

Da abordagem de sistemas abertos à complexidade: uma atualização

Maria Ceci A. Misoczky

A problemática da economia solidária: um novo modo de gestão pública?

Genauto Carvalho de França Filho

Controle em novas formas de trabalho: teletrabalhadores e o discurso do empreendedorism de si

Isabel de Sá Affonso da Costa

Controle: perspectivas de análise na teoria das organizações

Fernando Ramalho Martins

Voltando para casa: (re)encontrando Guerreiro Ramos, Tragtenberg e Prestes Motta

Sidinei Rocha-de-Oliveira & Carolina da Silva Ferreira

Desejamos boa leitura!

Fernando G. Tenório

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    Nov 2013
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br