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Tecnologia de comunicação e informação no setor bancário brasileiro: a funcionalidade importa?

Resumo

Um sistema bancário é funcional quando expande o potencial de fornecer mais liquidez à economia, especialmente para o financiamento do desenvolvimento. Os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para aumentar o potencial dos bancos em oferecer mais produtos e serviços, ampliando sua capacidade de serem mais funcionais. Caso contrário, a diversificação dos instrumentos financeiros pode incentivá-los a operar com operações mais rentáveis ​​no curto prazo em detrimento da oferta de crédito no longo prazo, diminuindo sua capacidade de ser mais funcional. Considerando esses aspectos, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a TIC e a funcionalidade dos bancos brasileiros entre 1995 e 2016. Para tanto, foi criado um índice de funcionalidade. A partir da estimativa de dados em painel, verificou-se um impacto ambíguo das TIC na funcionalidade bancária. A utilização de dispositivos e serviços eletrônicos para processamento e transmissão de dados baseados em software teve um efeito positivo neste índice. No entanto, a influência das TIC na funcionalidade foi potenciar os efeitos negativos das inovações financeiras na oferta de crédito pelos bancos, devido aos incentivos dos agentes para investir em ativos de curto prazo e mais líquidos, vis à vis ao financiamento de investimentos de longo prazo, prejudicando a capacidade de financiamento do desenvolvimento brasileiro.

Palavras-chave:
Tecnologia da informação e Comunicação; Funcionalidade; Bancos; Brasil

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