Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2023
  • ChatGPT: um museu de grandes novidades Editorial

  • Fake news e storytelling: dois lados da mesma moeda ou duas moedas com lados iguais? Artigo Convidado

    Girão, Mel; Irigaray, Hélio Arthur Reis; Stocker, Fabricio

    Resumo em Português:

    Resumo Fake news e storytelling têm sido abordados como constructos totalmente diferentes. As primeiras seriam intencionalmente e comprovadamente falsas; já o mesmo não se pode dizer do storytelling, cujas veracidade e autenticidade não são facilmente verificáveis. Todavia, tanto uma narrativa quanto a outra podem enganar os leitores e ambas estão inseridas em um contexto social e histórico que atua como fator regulador do processo de produção, circulação e recepção de discursos. Por isso, neste ensaio, defendemos a ideia de que, na sua essência, tanto as narrativas que compõem as fake news quanto as que formam o storytelling são duas moedas iguais, por guardarem similaridades nos processos de confecção e reprodução e, principalmente, nas suas motivações ulteriores, cujo objetivo final é a manutenção ou obtenção de capital econômico, social ou político.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las noticias falsas y la narración se han abordado como construcciones completamente diferentes. Las primeras serían intencional y demostrablemente falsas, no se puede decir lo mismo de la segunda, cuya veracidad y autenticidad no son fácilmente comprobables. Sin embargo, ambas narrativas pueden engañar a los lectores y ambas se insertan dentro de un contexto social e histórico, que actúa como factor regulador en el proceso de producción, circulación y recepción de discursos. Por ello, en este ensayo defendemos la idea de que, en esencia, tanto las narrativas que componen las fake news como las que componen el storytelling son dos monedas iguales, pues tienen similitudes en los procesos de elaboración, reproducción y, principalmente, en sus motivaciones ulteriores, cuyo fin último es mantener u obtener capital económico, social o político.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Fake news and storytelling have been approached as completely different constructs. The former is intentionally and demonstrably false or misleading information, whereas storytelling produces a narrative with veracity and authenticity that are not easily verifiable. However, both can deceive readers and are inserted within a social and historical context that contributes to regulating discourse production, circulation, and reception. This essay advocates the idea that, in essence, fake news and storytelling narratives are two equal coins, similar in the processes of making and reproducing information and, mainly, in their goal of obtaining and maintaining economic, social, or political capital.
  • O papel das relações raciais no mercado de trabalho brasileiro: processos de recrutamento e seleção em foco Artigo

    Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar; Nunes, Simone Costa; Santos, Jair Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo é analisar como as relações raciais presentes na sociedade brasileira interseccionam gênero e classe social, e têm influência na inserção no mercado de trabalho formal de mulheres negras e brancas, por meio dos discursos de estudantes e de recrutadores brasileiros que atuam para suas próprias empresas ou para outras nacionais e internacionais. O estudo adota abordagem qualitativa e utiliza o corpus de 26 discursos que englobam os fatores linguístico-textual-discursivos imbricados no processo de referência e na construção de significados, emprestados do dialogismo Bakhtiniano e do Círculo. As metanarrativas dos responsáveis das empresas enfatizam as relações raciais no mercado de trabalho, em consonância com o mito da democracia racial, da meritocracia e da baixa escolaridade das mulheres. As alunas destacam o racismo, o sexismo e a classe social como barreira para conseguir um emprego no mercado privado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo es analizar cómo las relaciones raciales presentes en la sociedad brasileña interseccionan género y clase social, e influyen en la inserción en el mercado de trabajo formal de mujeres negras y blancas, a través de los discursos de estudiantes y agentes de empresas brasileñas que captan profesionales para su propia empresa o para otras empresas nacionales e internacionales. El estudio adopta el enfoque cualitativo y utiliza el corpus de 26 discursos que abarcan los factores lingüístico-textuales-discursivos imbricados en el proceso de referencia y en la construcción de significados, tomados del dialogismo bajtiniano y del Círculo. Las metanarrativas de los agentes de las empresas hacen hincapié en las relaciones raciales en el mercado laboral, en línea con el mito de la democracia racial, la meritocracia y la baja escolaridad de las mujeres. Las estudiantes destacan el racismo, el sexismo y la clase social como barreras para conseguir trabajo en el mercado privado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim is analyzing the race relations present in Brazilian society intersect gender and social class, and have an influence on the insertion in the formal labor market of black and white women through discourses of female students, and agents of Brazilian companies which capture professionals for their own company or for national and international other companies. The study adopts the qualitative approach. It uses the corpus of 26 discourses that encompass the linguistic-textual-discursive factors imbricated in the referencing process and in the construction of meanings, borrowed from Bakhtinian dialogism and Circle. The metanarratives of the agents of the companies emphasize race relations in the labor market, in line with the myth of racial democracy, meritocracy and the low schooling of women. The female students argue racism, sexism and social class as barrier to get a job in private labor market.
  • A relação entre autoeficácia e reputação organizacional em organizações cooperativas Artigo

    Christofoli, Vanessa; Weymer, Alex Sandro Quadros

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo identificar a relação entre autoeficácia e reputação organizacional, tendo por base a contribuição dos egressos de um mestrado profissional em suas respectivas cooperativas. O respaldo teórico apoia-se no pressuposto de que indivíduos com alta autoeficácia (dimensão individual da eficácia de treinamento) aceitam desafios de formação profissional com elevado nível de exigência, por acreditar que o desenvolvimento de novas competências pode aumentar seu grau de contribuição nos resultados organizacionais e, consequentemente, melhorar a reputação da cooperativa (dimensão macro da eficácia de treinamento), na medida em que entregam resultados com impactos estratégicos. A estratégia de pesquisa é do tipo estudo de caso. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os egressos do programa de mestrado, dos seus líderes e liderados, com vistas a garantir a validade interna da análise qualitativa. Foi feito também um levantamento para identificar a reputação sob a ótica de diferentes grupos que mantêm relação com as cooperativas. Após a análise dos dados, foi possível concluir que a autoeficácia teve influência no desenvolvimento de novas competências dos egressos, especialmente pela aprendizagem de fundamentos conceituais e de metodologias que permitiram a estruturação de um raciocínio analítico e crítico em situações de trabalho. Consequentemente, à medida que os egressos compartilham o conhecimento adquirido por meio das interações sociais no ambiente organizacional, também contribuem para os resultados e fomentam a reputação organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue identificar la relación entre la autoeficacia y la reputación organizacional, a partir del aporte de los egresados de una maestría profesional en sus respectivas cooperativas. El sustento teórico se basa en el supuesto de que las personas con alta autoeficacia (dimensión individual de la eficacia formativa) aceptan retos de formación profesional con un alto nivel de exigencia, creyendo que el desarrollo de nuevas competencias puede aumentar su grado de contribución a los resultados organizacionales y, en consecuencia, mejorar la reputación de la cooperativa ya que entregan resultados con impactos estratégicos. La estrategia de investigación es del tipo estudio de caso. La técnica de análisis de datos utilizada fue el análisis de contenido de las entrevistas realizadas a los egresados de la maestría, sus líderes y seguidores, para garantizar la validez interna del análisis cualitativo, además de una encuesta para identificar la reputación desde la perspectiva de los diferentes colectivos que mantienen una relación con las cooperativas. Luego del análisis de los datos, fue posible concluir que la autoeficacia influyó en el desarrollo de nuevas competencias de los egresados, especialmente a través del aprendizaje de fundamentos conceptuales y metodologías que permitieron sistematizar el razonamiento analítico y crítico en situaciones de trabajo. En consecuencia, en la medida en que los egresados comparten los conocimientos adquiridos a través de las interacciones sociales en el entorno organizacional, también contribuyen a los resultados y fomentan la reputación organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to identify the relationship between self-efficacy and organizational reputation based on the contribution of members of cooperatives who graduated from a professional master’s program. Theoretical support was based on the assumption that individuals with high self-efficacy (individual dimension of training effectiveness) accept professional training challenges with a high level of demand, believing that the development of new skills can increase their degree of contribution to organizational performance and, consequently, improve the cooperative’s reputation as they deliver results with strategic impacts. The research consisted of a case study, using interviews with the graduates and their leaders and followers in the cooperatives, ensuring the qualitative analysis’ internal validity. Also, the study adopted a survey to identify reputation from the perspective of different groups that maintain a relationship with cooperatives. The findings showed that self-efficacy influenced graduates in developing new competencies, especially through learning conceptual foundations and methodologies that allowed the systematization of analytical and critical reasoning in work situations. Consequently, as graduates share the knowledge acquired through social interactions in the organizational environment, they also contribute to organizational performance and reputation.
  • A flexibilização do trabalho como regra no capitalismo: conceituação e proposições teórico-analíticas Artigo

    Tessarini Junior, Geraldo; Saltorato, Patrícia; Rosa, Kaio Lucas da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é explorar a temática da flexibilização do trabalho no contexto do capitalismo flexível, com vistas a propor um modelo teórico-analítico das diferentes classificações desse fenômeno. A partir de uma literatura de cunho crítico, apresentamos como questão fundamental a compreensão sobre quais são as múltiplas manifestações de flexibilidade e como elas afetam os trabalhadores e suas práticas produtivas. Buscando aventar o debate, o modelo proposto compreende 3 níveis analíticos interdependentes: flexibilidade contratual, flexibilidade funcional e flexibilidade espaço temporal. Cada nível apresenta 2 subcategorias que permitem classificar e analisar uma atividade de trabalho quanto a formas de vínculo, remuneração, conteúdo, autonomia, local de execução e duração. Ao longo do ensaio, apresentamos uma definição alternativa ao conceito de flexibilização do trabalho e defendemos que se trata de um fenômeno incompatível com o aprimoramento do processo de trabalho em favor dos trabalhadores, representando mais um movimento de acirramento do conflito capital versus trabalho. Configura-se, portanto, num mecanismo de exploração dos trabalhadores e de ampliação da produtividade da força de trabalho em busca de maior acumulação privada de capital.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es explorar el tema de la flexibilización del trabajo en el contexto del capitalismo flexible, con miras a proponer un modelo teórico-analítico de las diferentes clasificaciones de este fenómeno. A partir de una literatura de carácter crítico, presentamos como cuestión fundamental la comprensión de cuáles son las múltiples manifestaciones de la flexibilidad y cómo estas afectan a los trabajadores y sus prácticas productivas. Para suscitar el debate, el modelo propuesto comprende tres niveles analíticos interdependientes: flexibilidad contractual, flexibilidad funcional y flexibilidad espacio-temporal. Cada nivel tiene dos subcategorías que permiten clasificar y analizar una actividad laboral en función de la modalidad de trabajo, remuneración, contenido, autonomía, lugar de ejecución y duración. A lo largo del ensayo, presentamos una definición alternativa al concepto de flexibilización del trabajo y argumentamos que se trata de un fenómeno incompatible con la mejora del proceso de trabajo a favor de los trabajadores, y representa otro movimiento para agudizar el conflicto entre el capital y el trabajo. Es, por tanto, un mecanismo de explotación de los trabajadores y de ampliación de la productividad de la fuerza de trabajo en busca de una mayor acumulación privada de capital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to explore flexible work in the context of flexible capitalism to propose a theoretical-analytical model of the different classifications of this phenomenon. From a critical literature review, we present fundamental problems - understanding the multiple manifestations of flexibility and how they affect workers and their productive practices. The proposed model comprises three interdependent analytical levels: contractual flexibility, functional flexibility, and workplace flexibility and flexitime. Each level has two subcategories that classify and analyze a work activity in terms of working arrangements, remuneration, tasks, autonomy, where work is accomplished, and work scheduling. Throughout this theoretical essay, we present an alternative definition to the concept of flexible work and argue that flexibilization is a phenomenon incompatible with the enhancement of the labor process in favor of workers and represents another movement of conflict between capital and labor. Therefore, flexibilization is configured in a mechanism of exploitation of workers and expansion of the labor force’s productivity in search of greater private accumulation of capital.
  • Efeito da transparência e do capital social na intenção de mobilizar recursos Artigo

    Tondolo, Rosana da Rosa Portella; Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves; Bitencourt, Cláudia Cristina; Paiva, Ely Laureano

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo, neste artigo, consistiu em analisar o efeito da transparência e o efeito moderador do capital social na intenção dos gestores de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) quanto à mobilização de recursos. Para atender ao objetivo, foi realizado um experimento, entre sujeitos, baseado em vinhetas, com 92 gestores de OSCs. Por meio do experimento, os gestores foram submetidos à decisão de aceitar apoio financeiro de um patrocinador com vistas a viabilizar a participação em um edital de concessão de recursos para desenvolvimento de projetos sociais. Os resultados evidenciam que o gestor da OSC está mais propenso a mobilizar recursos quando o patrocinador apresenta transparência em suas ações e que o capital social entre o gestor e o patrocinador não modera a relação entre transparência e a intenção de mobilizar recursos. Como principais contribuições, o estudo demonstra o papel do gestor da OSC como tomador de decisão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo fue analizar el efecto de la transparencia y el efecto moderador del capital social sobre la intención de los gestores de organizaciones de la sociedad civil (OSC) con respecto a la movilización de recursos. Para atender el objetivo, se realizó un experimento entre sujetos, basado en viñetas, con 92 gestores de OSC, en el que los gestores fueron sometidos a la decisión de aceptar apoyo financiero de un patrocinador para viabilizar la participación en una convocatoria de concesión de recursos para el desarrollo de proyectos sociales. Los resultados evidencian que el gestor de la OSC es más propenso a movilizar recursos cuando el patrocinador presenta transparencia en sus acciones, y que el capital social entre el gestor y patrocinador no modera la relación entre transparencia e intención de movilizar recursos. Como principales contribuciones, el estudio demuestra el papel del gestor de la OSC como tomador de decisiones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the effect of transparency and the moderating effect of social capital in Civil Society Organization (CSO) managers’ fundraising intentions. An experiment was carried out based on vignettes, with 92 CSO managers. Through the experiment, managers were asked to accept or decline financial support from a sponsor to enable participation in a public call for proposals to develop social projects. The results show that CSO managers are more likely to raise funds when the sponsor shows transparency in their actions and that the social capital between the manager and sponsor does not moderate the relationship between transparency and fundraising intentions. The study’s main contribution is that it demonstrates the role of the CSO manager as a decision-maker.
  • Institucionalizando mercados: uma proposta de agenda de pesquisa Artigo

    Silva, Francisco Cláudio Freitas; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Leite, Ramon Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo contribui para a interlocução entre teoria institucional e marketing. Para isso, apresenta um tema de pesquisa ascendente: a institucionalização de mercados. Com base nele, propõe uma agenda de pesquisa com questões relativas aos pilares de legitimidade, às lógicas institucionais, aos mercados contestados e à espacialidade de mercados. Ao detalhar tópicos de pesquisa ainda pouco explorados, busca refinar o conhecimento sobre a institucionalização de mercados. O estudo sugere ainda que mercados podem servir de contexto para os seguintes assuntos: armas legais, jogo do bicho, apostas esportivas, xenotransplante, veículos à combustão, consumo de carne bovina, maconha e insetos comestíveis. Ao indicar mercados contemporâneos cuja institucionalização ainda não é bem entendida, detalha-se como a teorização na formação e na transformação de mercado pode avançar com a investigação sobre eles. A realidade brasileira se mostra convidativa para pesquisas que abordem tais temas, seja analisando o contexto em si, seja em conjunto com outras circunstâncias espaciais. Dessa forma, o artigo fomenta a discussão sobre mecanismos locais e supralocais na institucionalização de mercados, contribuindo para o conjunto de trabalhos que vêm chamando a atenção para a dimensão espacial na formação e na transformação de mercados. Conclui-se que os tópicos e as questões de pesquisa sugeridos possibilitam ricas discussões sobre as oportunidades de diálogo entre teoria institucional e marketing, bem como podem avançar no conhecimento sobre a institucionalização de diferentes mercados contemporâneos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo contribuye al diálogo entre la teoría institucional y el marketing al enfocarse en un tema de creciente interés: la institucionalización de mercados. Propone una agenda de investigación con cuestiones relacionadas con los pilares de legitimidad, las lógicas institucionales, los mercados en disputa y la espacialidad del mercado. Al detallar temas de investigación aún poco explorados, busca refinar el conocimiento sobre la institucionalización de mercados. Este artículo también sugiere qué mercados pueden servir de contexto para investigar temas como armas legales, diversos juegos de apuestas, xenotrasplante, vehículos de combustión, consumo de carne de res, marihuana e insectos comestibles. Al señalar mercados contemporáneos cuya institucionalización aún no se comprende bien, se detalla cómo la teoría sobre la formación y transformación del mercado puede hacer avanzar la investigación sobre estos. Finalmente, este artículo argumenta que el contexto brasileño es fértil para investigar sobre estos temas, ya sea analizando el contexto en sí o en conjunto con otras circunstancias espaciales. Se concluye que los temas y las preguntas de investigación sugeridas permiten enriquecer las discusiones sobre oportunidades de diálogo entre la teoría institucional y el marketing, así como avanzar en el conocimiento sobre la institucionalización de diferentes mercados contemporáneos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article contributes to the literature that establishes a conversation between institutional theory and marketing by focusing on a topic of growing interest: market institutionalization. It suggests a research agenda related to legitimacy, institutional logic, contested markets, and market spatiality. This agenda explains under-researched topics and suggests future studies to refine knowledge about market institutionalization. We also highlight types of markets to be investigated, such as legal weapons, jogo do bicho (an illegal Brazilian gambling game), sports betting, xenotransplant, fossil fuel cars, beef consumption, marijuana, and edible insects. In these markets, institutionalization is still unclear. Therefore, the theorization about the formation and transformation of these markets can further our knowledge about them. Finally, this article argues that the Brazilian context is fertile to research these topics, either analyzing it on its own or with other spatial contexts. It concludes by suggesting that the topic and research questions suggested here enable a richer conversation between institutional theory and marketing. Moreover, it can advance our understanding of the institutionalization of different types of contemporaneous markets.
  • Controle e vigilância no capitalismo digital: uma análise da tecnologia blockchain e sua implementação empresarial Artigo

    Almada, Pablo Emanuel Romero; Costa, Elizardo Scarpati

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem como objetivo principal discutir, através do estudo de caso das tecnologias blockchain, como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) se inter-relacionam com o controle e a vigilância dos sistemas. Inicialmente, considerando os debates da sociologia do trabalho e os recursos a uma metodologia qualitativa, analisamos como as tecnologias blockchain surgem em virtude da crise econômica e da necessidade de regulação dos mercados pós-crise de 2008. Na primeira parte, debatemos essa questão lançando um olhar sobre as dimensões de vigilância e controle dos mercados que se erigiram nesse contexto. Na segunda parte, discutiremos o surgimento do mercado de criptoativos liderado pelo Bitcoin e, principalmente, a dimensão tecnológica da rede blockchain. Entendemos que, embora haja uma tentativa de análise do Bitcoin como financeirização do capital, a dimensão de vantagens e desvantagens tecnológicas na criação da rede blockchain é um fator substancial e de grande impacto para a tomada de decisão de empresas dos mais variados ramos. A última parte do artigo aponta, por meio da análise quantitativa de relatórios e surveys, um encontro entre a operacionalidade oferecida pela tecnologia blockchain e a expectativa de implementação desta tecnologia em diversos setores empresariais, elucidando as vantagens competitivas elencadas por estes. Buscamos, então, compreender como a implementação dessas novas tecnologias aprofundam as dimensões de controle e vigilância das cadeias produtivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal del artículo es discutir cómo las Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación (NTIC) se interrelacionan con el control y la vigilancia de los sistemas a través del estudio de caso de las tecnologías blockchain. Inicialmente, considerando los debates de la sociología del trabajo y los recursos para una metodología cualitativa, analizamos cómo surgen las tecnologías blockchain debido a la crisis económica y la necesidad de regulación de los mercados posteriores a la crisis de 2008. En la primera parte, analizamos las dimensiones de vigilancia y control de los mercados que surgieron en este contexto. En la segunda parte, discutimos el surgimiento del mercado de criptoactivos liderado por el Bitcoin y, principalmente, la dimensión tecnológica de la red blockchain. Entendemos que, si bien existe un intento de analizar al Bitcoin como financiarización del capital, la dimensión de ventajas y desventajas técnicas en la creación de la red blockchain es un factor sustancial y de impacto significativo en la toma de decisiones de las empresas en los más variados ámbitos. La última parte del artículo señala, a través del análisis cuantitativo de informes y encuestas, un encuentro entre la operatividad que ofrece la tecnología blockchain y la expectativa de implementación de esta tecnología en diversos sectores empresariales, dilucidando las ventajas competitivas enumeradas por estos. Buscamos, entonces, comprender cómo la implementación de estas nuevas tecnologías profundiza las dimensiones de control y vigilancia de las cadenas productivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses how the new information and communication technologies (NICTs) interrelate with the control and surveillance of systems through the case study of blockchain technologies. Initially, considering the debates in the sociology of work and the resources for a qualitative methodology, we analyze how blockchain technologies arise due to the economic crisis and the need for regulation of the post-2008 crisis markets. In the first part, we look at the surveillance and market control dimensions that emerged in this context. In the second part, we discuss the emergence of the crypto-assets market led by Bitcoin and, mainly, the technological dimension of the blockchain network. We understand that, although there is an attempt to analyze Bitcoin as a financialization of capital, the measurement of technical advantages and disadvantages in the creation of the blockchain network is a substantial factor and of significant impact on the decision-making of companies in the most varied fields. The last part of the article points out, through the quantitative analysis of reports and surveys, a meeting of the operability offered by blockchain technology and the expectation of implementation of this technology in various business sectors, elucidating the competitive advantages listed by them. We seek, then, to understand how implementing these new technologies deepens the dimensions of control and surveillance of production chains.
  • Capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento e transformação nos modelos de negócios no cenário 4.0 Artigo

    Girardi, Gabriele

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio teórico tem abordagem crítica e busca explorar as teorias relacionadas com modelos de negócios, bem como as capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento no cenário de transformação digital. Em primeiro lugar, são apontados os principais fundamentos que conceituam os temas modelos de negócios (MNs), inovação nos modelos de negócios (IMNs), transformação digital (TD) e capacidades dinâmicas baseadas em conhecimento (CDBC). Na sequência, são apresentadas e discutidas as 2 proposições encontradas. Defende-se que a capacidade digital é dinâmica, uma vez que afeta a capacidade de conhecimento da empresa, assim como pode vir a estimular a capacidade digital. Propõe-se também que não somente a capacidade dinâmica baseada em conhecimento é necessária para o desenvolvimento de um modelo de negócios sustentável; a emergência de lucros imediatos pode afetar o modelo de negócios da empresa. O presente ensaio traz contribuições teóricas que poderão ser utilizadas em trabalhos futuros, além de contribuições práticas e gerenciais que poderão ser aproveitadas por gestores e tomadores de decisão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este es un ensayo teórico con un enfoque crítico, que busca explorar teorías relacionadas con modelos de negocio y capacidades dinámicas basadas en el conocimiento en el escenario de la transformación digital. En primer lugar, se señalan los principales fundamentos teóricos que conceptualizan los temas de modelos de negocio, innovación en modelos de negocio, transformación digital y capacidades dinámicas basadas en el conocimiento. Posteriormente, se presentan y discuten las dos proposiciones encontradas. Se propone que la capacidad digital es una capacidad dinámica ya que afecta la capacidad de conocimiento de la empresa, así como la capacidad de conocimiento dinámico puede estimular la capacidad digital. También se propone que no solo la capacidad dinámica basada en el conocimiento es necesaria para el desarrollo de un modelo de negocio sostenible, sino que la aparición de beneficios inmediatos puede afectar al modelo de negocio de la empresa. Este ensayo trae aportes teóricos, que pueden ser utilizados en futuros trabajos, y aportes prácticos y gerenciales, que pueden ser utilizados por los gerentes y tomadores de decisiones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay explores theories related to business models and dynamic knowledge-based capabilities in the digital transformation scenario. First, the main theoretical foundations that conceptualize the themes of business models, innovation in business models, digital transformation, and dynamic capabilities based on knowledge are pointed out. Subsequently, two propositions are presented and discussed. We propose that digital capability is dynamic as it affects the company’s knowledge capacity, just as the dynamic knowledge capability can stimulate digital capability. We also propose that not only dynamic knowledge-based capability is necessary for developing a sustainable business model, but the emergence of immediate profits can affect the business model in the company’s future. This essay brings theoretical contributions, which can be used in future works, and practical and managerial contributions, which managers and decision-makers can use.
  • Análise socioclínica do contexto do trabalho e sua relação com o adoecimento mental de policiais militares do Distrito Federal Artigo

    Dias, Cledinaldo Aparecido; Siqueira, Marcus Vinicius Soares; Ferreira, Leonardo Borges

    Resumo em Português:

    Resumo Transtornos mentais e comportamentais apresentam-se como a terceira maior causa de incapacidade para o trabalho policial. Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da Sociologia Clínica e da Análise de Discurso Crítica, o contexto do trabalho da Polícia Militar do Distrito Federal e sua relação com o adoecimento mental dos policiais. Esta investigação foi realizada por intermédio do estudo etnográfico. Notas de observação participante e entrevistas contribuíram para a coleta de dados e a formação do corpus. A análise explorou o significado representacional dos discursos, utilizando as categorias transitividade, representação de atores sociais e seleção lexical. Os resultados apontam a organização do trabalho; os conflitos interpessoais; a fragilização dos laços sociais e os abusos de poder como os principais desencadeadores do adoecimento psíquico. Atentar para os cuidados com a saúde mental do policial deve ser ação contínua da corporação, bem como compor a pauta da agenda do Distrito Federal com o fomento de iniciativas de proteção dos profissionais e, consequentemente, da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los trastornos mentales y del comportamiento son la tercera causa de incapacidad para el trabajo policial. Esta investigación tiene como objetivo analizar, a través de la Sociología Clínica y el análisis crítico del discurso, el contexto de trabajo de la Policía Militar del Distrito Federal y su relación con la enfermedad mental de los policías. Se llevó a cabo a través de un estudio etnográfico. Las notas de observación de los participantes y las entrevistas contribuyeron a la recopilación de datos y la formación del corpus. El análisis exploró el significado representacional de los discursos, utilizando las siguientes categorías: transitividad, representación de actores sociales y selección léxica. Los resultados destacan la organización del trabajo, los conflictos interpersonales, el debilitamiento de los lazos sociales y el abuso de poder como los principales desencadenantes de la enfermedad psíquica. La atención al cuidado de la salud mental del policía debe ser una acción continua de la corporación y formar parte de la agenda del Distrito Federal, promoviendo iniciativas para proteger a los profesionales y, consecuentemente, a la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mental and behavioral disorders are the third leading cause of incapacity in police work. This research analyzes, through Clinical Sociology and Critical Discourse Analysis, the context of the work of the Military Police of the Federal District and its relationship with the mental illness of police officers. This was an ethnographic study. Participant observation notes and interviews contributed to data collection and corpus formation. The analysis explored the representational meaning of the discourses using the following categories: transitivity, representation of social actors, and lexical selection. The results point to the organization of work, interpersonal conflicts, weakening social bonds, and abuse of power as the main triggers of mental illness. Paying attention to the mental health care of police officers must be a continuous action of the corporation and part of the Federal District’s agenda, promoting initiatives to protect professionals and, consequently, the safety of society.
  • Autismo nas organizações: percepções e ações para inclusão do ponto de vista de gestores Artigo

    Basto, Ana Teresa Oliveira da Silva; Cepellos, Vanessa Martines

    Resumo em Português:

    Resumo Nosso artigo tem como objetivo identificar quais são as percepções e ações para inclusão, do ponto de vista de gestores, de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas organizações que empregam esses profissionais no Brasil. O número de pessoas diagnosticadas com autismo nos Estados Unidos tem aumentado, conforme dados do Centers com base na transposição dos dados, o Brasil teria um número próximo a 4,48 milhões de autistas (Paiva, 2021) em 2021. A maioria das organizações brasileiras não oferece condições mínimas para a inclusão desses profissionais (Leopoldino, 2018), e o tema ainda é escasso na literatura acadêmica internacional e nacional, especialmente de forma empírica. Para este estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis executivos de empresas nacionais e estrangeiras que contratam profissionais com TEA. Por meio da análise temática, foram identificadas as percepções dos gestores sobre esses profissionais e as ações de inclusão adotadas por eles. Os resultados indicam que as percepções dos gestores têm como base estereótipos, mas que estes acabam se alterando à medida que convivem com profissionais com TEA. Com relação às ações para inclusão, foram identificados a importância da cultura de inclusão, o acompanhamento do profissional com TEA pelos intermediadores em todas as etapas da carreira e a atenção dos envolvidos com a saúde deles. Os resultados fornecem achados úteis para organizações que promovem a diversidade, além de mostrar que as ações para a inclusão de pessoas com TEA ainda se mostram incipientes em nosso país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Nuestro artículo tiene como objetivo identificar las percepciones y acciones para la inclusión, desde el punto de vista de los gerentes, de personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) en organizaciones que emplean a estos profesionales en Brasil. El número de personas diagnosticadas con autismo en EE.UU. aumentó según datos de 2021 de los Centros para el Control y la Prevención de Enfermedades (CDC); con base en la transposición de datos, Brasil tendría alrededor de 4,48 millones de personas autistas (Paiva, 2021). La mayoría de las organizaciones brasileñas no ofrece condiciones mínimas para la inclusión de estos profesionales (Leopoldino, 2018) y el tema aún es escaso en la literatura académica internacional y nacional, especialmente de manera empírica. Para este estudio, se realizaron entrevistas semiestructuradas a seis ejecutivos de empresas nacionales y extranjeras que contratan profesionales con TEA. A través del análisis temático, se identificaron las percepciones de los gerentes sobre estos profesionales y las acciones de inclusión adoptadas por ellos. Los resultados indican que las percepciones de los gerentes se basan en estereotipos, pero que estos acaban cambiando a medida que conviven con profesionales con TEA. En cuanto a las acciones para la inclusión, se identificó la importancia de una cultura de inclusión, del seguimiento de los profesionales con TEA por parte de los intermediarios en todas las etapas de su carrera y de la atención de los involucrados con su salud. Los resultados brindan hallazgos útiles para las organizaciones que promueven la diversidad, además de mostrar que las acciones para la inclusión de personas con TEA son aún incipientes en nuestro país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Our article aims to identify managers’ perceptions and actions for inclusion of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in organizations that employ these professionals in Brazil. The number of people diagnosed with autism in the US has increased, according to 2021 data from the Centers for Disease Control and Prevention (CDC). In comparison with the USA, from the transposition of the data, Brazil counts a number close to 4.48 million of autistic people (Paiva, 2021) in 2021. Most Brazilian organizations do not offer minimum conditions for the inclusion of these professionals (Leopoldino, 2018), and the topic is still scarce in the international and national academic literature, especially empirically. Semi-structured interviews were carried out with six executives from national and foreign companies that hire professionals with ASD. Through thematic analysis, managers’ perceptions of these professionals and the inclusion actions adopted by them were identified. The results indicate that the perceptions of managers are based on stereotypes but these end up changing as they live with professionals with ASD. Regarding actions for inclusion, the importance of a culture of inclusion was identified, as well as the monitoring of professionals with ASD by intermediaries at all stages of their careers and the attention of those involved with their health. The results provide useful findings for organizations that promote diversity and show that actions for the inclusion of people with ASD are still incipient in our country.
  • Quem somos nós e quem são eles? Transformações históricas da violência na relação homem-animal à luz de expressões artísticas Artigo

    Frota, Renata; Casotti, Leticia Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investiga o percurso das transformações da violência presente na relação homem-animal, em múltiplos períodos do tempo, recorrendo a expressões artísticas, de forma a trazer contribuições para esta temática. O estudo utiliza uma abordagem multidisciplinar dos campos das Artes, História e Filosofia buscando contribuições à literatura de marketing e comportamento do consumidor. A análise crítica visual é a metodologia utilizada na análise de seis obras de artes de diferentes períodos históricos e compreensão da relação homem-animal no tempo. Os achados sugerem formas de violência que estão presentes nessa relação e se transformam. A pesquisa desafia o domínio da discussão sobre a relação homem-animal no campo do marketing, circunscrita a experiências positivas com animais de companhia; traz interpretações dos caminhos da violência na relação homem-animal ao longo do tempo para melhor compreender significados e práticas do presente; adiciona elementos visando discussões e reflexões, necessárias a pesquisadores e profissionais de marketing, sobre a relação homem-animal e violência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investiga el curso de las transformaciones de la violencia presente en la relación humano-animal, en múltiples períodos del tiempo, utilizando expresiones artísticas, con el fin de traer contribuciones a esta temática. El estudio utiliza un enfoque multidisciplinario de los campos de las Artes, la Historia y la Filosofía en busca de contribuciones a la literatura sobre marketing y comportamiento del consumidor. El análisis crítico visual es la metodología utilizada para analizar seis obras de arte de diferentes períodos históricos y comprender la relación humano-animal a lo largo del tiempo. Los hallazgos sugieren formas de violencia que están presentes en esta relación y se transforman. La investigación desafía el dominio de la discusión sobre la relación humano-animal en el campo del marketing, limitada a experiencias positivas con animales de compañía; trae interpretaciones de las formas de violencia en la relación humano-animal a lo largo del tiempo para comprender mejor los significados y prácticas del presente; añade elementos destinados a discusiones y reflexiones, necesarias para investigadores y profesionales del marketing, sobre la relación humano-animal y la violencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the course of the transformations of violence present in the human-animal relationship in multiple periods of time, using artistic expressions to contribute to this theme. The study uses a multidisciplinary approach from the fields of Arts, History, and Philosophy seeking contributions to the literature on marketing and consumer behavior. Visual critical analysis is the methodology used to analyze six works of art from different historical periods and to understand the human-animal relationship over time. Findings suggest that forms of violence are present in the transforming human-animal relationship. The research challenges the marketing domain of the discussion about this relationship, limited to positive experiences with companion animals; it brings interpretations of the ways of violence in the human-animal relationship over time to understand the meanings and practices of the present; adds elements aimed at discussions and reflections necessary for researchers and marketing professionals, on the human-animal relationship and violence.
  • Trinks.com - plataforma digital a serviço da beleza Estudos De Casos & Ensino

    Fernandes, Bruno; Almeida, Victor Manoel Cunha de

    Resumo em Português:

    Resumo O caso relata o dilema enfrentado por Marcel Gewerc, cofundador e CEO da Trinks.com, empresa que oferecia uma solução digital para facilitar a gestão interna dos salões de beleza e permitir o agendamento on-line dos serviços. Diante de oportunidades e ameaças vindas de dentro e de fora da indústria da beleza, Marcel avaliava alternativas para alavancar seu negócio. O caso foi desenvolvido para estimular discussões sobre envelopamento, principalmente em disciplinas de Estratégia em cursos lato sensu e stricto sensu de pós-graduação em Administração, mas também foi testado com bastante sucesso em turmas de graduação. Espera-se que, ao final da discussão do caso, os alunos possam alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem: (a) entender o modelo de negócio de plataforma (b) compreender a exponencialidade das plataformas digitais; (c) entender o conceito de ecossistema de negócio; (d) compreender o conceito de adjacência de plataformas digitais; (e) entender as estratégias de envelopamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El caso relata el dilema al que se enfrentó Marcel Gewerc, cofundador y director ejecutivo de Trinks.com, una empresa que ofrecía una solución digital para facilitar la gestión interna de los salones de belleza y permitir la reserva de servicios en línea. Ante las oportunidades y amenazas de dentro y fuera de la industria de la belleza, Marcel evaluaba alternativas para apalancar su negocio. El caso fue desarrollado para estimular discusiones sobre envolvimiento principalmente en disciplinas de Estrategia en cursos de posgrado lato sensu y stricto sensu en Administración de Empresas, pero también fue probado con gran éxito en clases de graduación. Se espera que, al final de la discusión del caso, los estudiantes sean capaces de lograr los siguientes objetivos de aprendizaje: (a) comprender el modelo de negocio de plataforma (b) comprender la naturaleza exponencial de las plataformas digitales; (c) comprender el concepto de ecosistema empresarial; (d) comprender el concepto de adyacencia de las plataformas digitales y (e) comprender las estrategias de envolvimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The case shows the dilemma faced by Marcel Gewerc, co-founder and CEO of Trinks.com, a company that offered a digital solution to facilitate the management of beauty salons and allow online booking of services. Faced with opportunities and threats from inside and outside the beauty industry, Marcel was evaluating alternatives to leverage his business. The case has been developed to stimulate discussions about envelopment mainly in Strategy disciplines in lato sensu and stricto sensu postgraduate courses in Business Administration, but it has also been tested with great success in undergraduate classes. It is expected that, at the end of the case discussion, students will be able to achieve the following learning objectives: (a) understand the platform business model (b) understand the exponential nature of digital platforms; (c) understand the business ecosystem concept; (d) understand the concept of adjacency of digital platforms; (e) understand envelopment strategies.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br