Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 20, Número: 6, Publicado: 2022
  • Reflexões sobre a magia, mágica e o encantamento do Natal Editorial

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Stocker, Fabricio
  • O feminismo negro baseado na comunidade no sudoeste da Colômbia como forma de autogovernação Artículo

    Gonzalez, Alexandra Zapata; Solarte, Maricel Sandoval; Caicedo-Muñoz, Silvia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa explorar uma possível definição de feminismo da comunidade negra com base na experiência de uma das Mayoras da região da Colômbia do Pacífico, e contribuir para o reconhecimento do trabalho das mulheres desta região, do seu próprio governo e governação a partir de estudos de organização em perspectivas afro-diasportivas. A metodologia é a autobiografia etnográfica. Entre os resultados e conclusões está que este feminismo poderia ser entendido como as práticas e compromissos que algumas mulheres negras da região do Pacífico colombiano estão a assumir e a liderar da comunidade, vindicando a arte como um elemento fundamental neste processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo pretende explorar una posible definición de lo que sería un feminismo negro comunitario a partir de la experiencia de una de las mayoras de la zona Pacífica colombiana, y aportar al reconocimiento de las labores de las mujeres de esta región, su gobierno propio y gobernanza desde los estudios de organización en perspectivas afrodiaspóricas. La metodología es la autobiografía etnográfica. Entre los resultados y conclusiones se encuentra que este feminismo se podría entender como las prácticas y compromisos que algunas mujeres negras del Pacífico colombiano están asumiendo y liderando desde lo comunitario, reivindicando el arte como elemento fundamental en este proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores a possible definition of Black community feminism based on the experience of one of the Mayoras of the Pacific region of Colombia. The research also seeks to contribute to the recognition of the work of women in the region and their own government and governance, based on organizational studies from the Afro-diasporic perspective. The methodology adopted is the ethnographic autobiography. The results show that this feminism could be understood as the practices of some Black women of the Pacific region of Colombia while leading the community, considering art as an essential element in this process.
  • Práxis de consumo: um estudo sobre a busca da libertação da opressão de gênero no contexto dos jogos on-line Artigo

    Duarte, Kelen Cristina; Quintão, Ronan Torres

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo teoriza sobre como as mulheres enfrentam a opressão de gênero no consumo. Utilizando dados do contexto de jogos on-line no Brasil coletados por meio de 15 entrevistas em profundidade e netnografia, introduzimos o conceito de “práxis de consumo” definido como uma ação reflexiva libertadora do oprimido em ambientes de consumo que reforçam a subalternização do outro. Os resultados revelam que as mulheres buscam libertação mediante uma ação dialógica frente à opressão de gênero, com mobilização e ocupação de mercado. A pesquisa avança nos estudos culturais do consumo demonstrando como uma prática de consumo pode auxiliar na busca pela libertação das relações de opressão em nossa sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo teoriza cómo las mujeres enfrentan la opresión de género presente en el consumo. Utilizando datos del contexto de los juegos en línea en Brasil, recopilados a través de 15 entrevistas en profundidad y netnografía, introducimos el concepto de praxis del consumidor definida como una acción reflexiva liberadora del oprimido, realizada en entornos de consumo que refuerzan la subordinación del otro. Los resultados revelan que las mujeres buscan la liberación a través de la acción dialógica frente a la opresión de género, con la movilización y la ocupación del mercado. La investigación avanza en los estudios culturales del consumo, demostrando cómo una práctica de consumo puede ayudar en la búsqueda de la liberación de las relaciones opresivas existentes en nuestra sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article theorizes how women face the gender oppression present in consumption. Using data from the context of online games in Brazil collected through 15 in-depth interviews and netnography, we introduce the concept of consumer praxis, defined as a reflective action that seeks liberation of the oppressed and is performed in consumer environments that reinforce the subordination of the other. The results reveal that women seek liberation through dialogical action in the face of gender oppression, mobilization, and market occupation. The research advances in the cultural studies of consumption, demonstrating how a consumption practice can help in the search for liberation from the oppressive relations existing in our society.
  • A virada material nos estudos organizacionais: contribuições da Teoria das Justificações Artigo

    Pires, Priscila Keller; Alperstedt, Graziela Dias

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é o de contribuir para o debate sobre a “virada material” nas ciências sociais e, mais especificamente, a respeito da sociomaterialidade nos estudos organizacionais, incluindo a espacialidade. Defendemos a proposição da Teoria das Justificações, que preconiza que os momentos de disputa vivenciados nas organizações não se reduzem apenas aos discursos, mas se valem de objetos e espaços para reafirmar sua lógica de ação. Para isso, abordamos a Teoria das Justificações aplicada ao estudo das organizações, com destaque para o engajamento de objetos, coisas e espaços que são acionados nesses momentos de disputa ou de prova, tão presentes nas organizações, contribuindo para os avanços dessa perspectiva de análise. Com isso, oferecemos uma perspectiva que se soma às pesquisas existentes sobre sociomaterialidade nos estudos organizacionais, em diferentes níveis de análise. Depois de discutir a Teoria da Justificação, suas lógicas morais, a sociomaterialidade e o espaço nos estudos organizacionais, mostramos estudos correlacionados e apontamos caminhos e reflexões para uma agenda de pesquisa sobre o tema. O debate em torno da temática auxilia na compreensão da interação da materialidade com a cognição, o discurso e o comportamento nas diferentes dinâmicas organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este ensayo es contribuir al debate sobre el giro material en las ciencias sociales y, más específicamente, sobre la sociomaterialidad en los estudios organizacionales, incluida la espacialidad. Defendemos la proposición de la teoría de la justificación de que los momentos de disputa vividos en las organizaciones no se limitan a los discursos, sino que utilizan objetos y espacios para reafirmar su lógica de acción. Para ello, abordamos la teoría de la justificación aplicada al estudio de las organizaciones, con énfasis en la participación de objetos, cosas y espacios que se activan en estos momentos de disputa o prueba, tan presentes en las organizaciones, contribuyendo a los avances de esta perspectiva de análisis Así, ofrecemos una perspectiva que se suma a las investigaciones existentes sobre sociomaterialidad en los estudios organizacionales, en diferentes niveles de análisis. Luego de discutir la teoría de la justificación, su lógica moral, la sociomaterialidad y el espacio en los estudios organizacionales, mostramos estudios correlacionados y señalamos caminos y reflexiones para una agenda de investigación sobre el tema. El debate en torno al tema ayuda a comprender la interacción de la materialidad con la cognición, el discurso y el comportamiento en diferentes dinámicas organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to contribute to the debate on the so-called “material turn” in social sciences, more specifically, to sociomateriality in organizational studies, including spatiality. We advocate the proposition of the theory of justification that states that the moments of dispute experienced in organizations are not limited to speeches but use objects and spaces to reaffirm their action logic. The theory of justification is approached considering its application in organizational studies, emphasizing the engagement of objects, things, and spaces that are activated in moments of dispute or test situations in organizations, contributing to the advances of this perspective of analysis. The study offers a perspective that adds to existing research on sociomateriality in organizational studies at different levels of analysis. After discussing the theory of justification, its moral logics, sociomateriality, and space in organizational studies, we show correlated studies and point out paths and reflections for a research agenda on the subject. The debate helps to understand the interaction of materiality with cognition, discourse, and behavior in different organizational dynamics.
  • Por uma orientação ao impacto societal da pós-graduação em administração no Brasil Artigo

    Costa, Francisco José da; Machado, Márcio André Veras; Câmara, Samuel Façanha

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio analisa os desafios da pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil, considerando principalmente os desafios do início da década de 2020, marcada por mudanças na avaliação da Coordenação de Avaliação Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas perspectivas de carreira dos egressos. Na construção do texto, foram revisados alguns fatos mais relevantes de 2000 a 2020, configurando a necessidade de alteração de prioridade formativa de um foco baseado em rigor na pesquisa para um foco maior na relevância prática. Com base na situação relatada e no debate intelectual sobre rigor e relevância, foram definidos 2 modelos: um orientado à produção científica (MOP) e outro orientado ao impacto societal (Mois). Assumindo a oportunidade de mudança na direção do Mois, são indicadas proposições referentes a mudanças nos projetos formativos, nas práticas de pesquisa, nos canais de difusão de conhecimento e nas políticas de incentivo à pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo analiza los desafíos de los estudios de posgrado en Administración de Empresas en Brasil, considerando principalmente los desafíos de principios de la década de 2020, marcada por los cambios en la evaluación de la CAPES y en las perspectivas de carrera de los egresados. Para ello, se buscaron algunos de los hechos más relevantes desde 2000 hasta 2020, configurándose la necesidad de cambiar la prioridad formativa de un enfoque basado en el rigor en la investigación a un mayor enfoque en la relevancia práctica. A partir de la situación reportada y del debate intelectual sobre rigor y relevancia, se definieron dos modelos: uno orientado a la producción científica y el otro orientado al impacto societal. Asumiendo la oportunidad de seguir la dirección del modelo orientado al impacto societal, se indicaron propuestas relacionadas con cambios en los proyectos de formación, en las prácticas de investigación, en los canales de difusión del conocimiento y en las políticas de incentivos a la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay analyzes the challenges of graduate programs in administration in Brazil, considering mainly the challenges of the early 2020s, marked by changes in the assessments put forward by the Brazilian agency CAPES and the perspectives of a career in the field. Some of the most relevant facts that occurred from 2000 to 2020 were considered, indicating the need for changes in the education priorities, from a focus based on rigor in research to a focus on practical relevance. The reported situation and the intellectual debate on rigor and relevance led to two models: one oriented to scientific production and the other oriented to societal impact. When assuming the opportunity for a change toward the societal impact model, the study suggests updates in educational projects, research practices, knowledge dissemination channels, and research incentive policies.
  • O teletrabalho e as mulheres: percepções da conciliação da vida profissional e familiar Artigo

    Aguiar, Sara Fabiana Bittencourt de; Oliveira, Fátima Bayma de; Hryniewicz, Lygia Gonçalves Costa; Sant'Anna, Anderson de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta resultados sobre a satisfação e a conciliação da vida profissional e familiar das mulheres em teletrabalho na Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (GGPAF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Elegemos a Anvisa por ser pioneira na implementação do teletrabalho, adotado na instituição em 2016. Mesmo com o acúmulo de papéis e responsabilidades domésticas, durante a pandemia, as trabalhadoras optaram pelas potencialidades do teletrabalho. Em termos metodológicos, a pesquisa que subsidia os resultados apresentados neste artigo pode ser caracterizada como de abordagem qualitativa, conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, foram consideradas cinco categorias centrais: qualidade de vida; convívio familiar; produtividade e motivação; organização pessoal; percepção de satisfação com o teletrabalho. Após a transcrição das entrevistas, os dados foram analisados tendo por base o método de análise de conteúdo por categoria. Como resultado, tem-se que, de modo geral, as mulheres estão satisfeitas com o teletrabalho. A maioria considera benefícios e melhorias na qualidade de vida com o teletrabalho, não obstante as desvantagens do isolamento social e o acúmulo de tarefas e responsabilidades domésticas. A contribuição do estudo consiste em ampliar o campo de conhecimento sobre o teletrabalho no período anterior e durante a pandemia, podendo projetar luz para o delineamento de políticas de gestão de pessoas que considerem a importância das mulheres no mundo do trabalho e contemplem o equilíbrio entre vida familiar e profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación discute la satisfacción y conciliación de la vida profesional y familiar de mujeres que actúan en la Dirección General de Puertos, Aeropuertos, Fronteras y Zonas Aduaneras (GGPAF) de la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (Anvisa). Elegimos a Anvisa por su papel pionero en la implementación del teletrabajo, adoptado en la institución en 2016. Aún con la acumulación de roles y responsabilidades domésticas, durante la pandemia, las trabajadoras optaron por el potencial del teletrabajo. La metodología que sustenta los resultados presentados en este artículo se puede caracterizar como un enfoque cualitativo basado en entrevistas semiestructuradas. Para el análisis de datos se consideraron cinco categorías clave: calidad de vida, vida familiar; productividad y motivación; organización personal; y percepción de satisfacción con el teletrabajo. Una vez realizada la transcripción de las entrevistas, se analizaron los datos con base en el método de análisis de contenido por categoría. Los resultados indican que, en general, las mujeres están satisfechas con el teletrabajo. La mayoría considera que el teletrabajo aportó beneficios y mejoras a la calidad de vida, a pesar de las desventajas del aislamiento social, la demanda de productividad y la acumulación de tareas y obligaciones del hogar. Una de las principales contribuciones de la investigación es la ampliación del campo de conocimiento sobre el teletrabajo en el período anterior y durante la pandemia, lo que podrá arrojar luz sobre el diseño de políticas de gestión de personas que consideren la importancia de la mujer en el mundo laboral y contemplen el equilibrio entre vida familiar y profesional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research discusses the satisfaction and conciliation of professional and family life of women who work in the General Management of Ports, Airports, Borders, and Customs Areas (GGPAF) of the National Health Surveillance Agency (Anvisa). We chose Anvisa for its pioneering role in implementing teleworking, adopted at the institution in 2016. It is a health-related institution, and a high proportion of women work remotely in the Management department - the focus point of the study. Although women working at Anvisa accumulated roles and domestic responsibilities during the pandemic, they opted for the potential of telework. The methodology that underpins the results presented in this article can be characterized as a qualitative approach based on semi-structured interviews. During the analysis, five key categories gained substantial attention: quality of life, family life, productivity and motivation, personal organization, and perception of satisfaction with telework. After transcribing the interviews, we analyzed the data using content analysis. Results showed that women are satisfied with teleworking and perceive benefits and gains in quality of life with teleworking despite the disadvantages of social distancing and the accumulation of household tasks and obligations. The study offers a significant contribution to building the field of knowledge about teleworking before and during the COVID-19 pandemic. Also, the research may help to formulate people management policies that consider the importance of women in the world of work, focusing on the work and family life balance.
  • Henri Fayol e o método experimental de Claude Bernard Artigo

    Cunha, Elcemir Paço

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é analisar a relação entre o fayolismo e o método experimental de Claude Bernard, em que o próprio Fayol argumentou estar fundamentado para a elaboração de sua obra magna. A abordagem utilizada foi a história da ciência administrativa metodologicamente baseada na análise interna dos textos dos autores. A pesquisa sugere divergências entre o fayolismo e o método experimental, além de evidências do período do itinerário de Fayol, no qual teria, de fato e tardiamente, tomado contato direto com a obra de Bernard. A conclusão principal é que são fortes as evidências que sugerem que Fayol fez um estudo pouco sistemático de Bernard e só procedeu de fato ao estudo após 1916, ano de sua obra principal, de modo que não pôde ter praticado o método ao qual se disse aderente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del artículo es analizar la relación entre el fayolismo y el método experimental de Claude Bernard, método en el que el propio Fayol argumentó basarse para la elaboración de su obra magna. El enfoque utilizado fue la historia de la ciencia administrativa basada metodológicamente en el análisis interno de los textos de dichos autores. La investigación sugiere divergencias entre el fayolismo y el método experimental, así como evidencias del período del itinerario de Fayol en el que, de hecho y tardíamente, habría entrado en contacto directo con la obra de Bernard. La conclusión principal es que hay pruebas sólidas que sugieren que Fayol hizo un estudio poco sistemático de Bernard y que sólo procedió efectivamente a su estudio después de 1916, año de su obra principal, por lo que no pudo haber practicado el método al que afirmaba adherirse.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to analyze the relationship between Fayolism and Claude Bernard’s experimental method, a method Fayol argued to be based on for the elaboration of his magnum opus. The study used the history of administrative science methodologically based on the internal analysis of the authors’ texts. The findings suggest divergences between Fayolism and the experimental method, besides evidence of the period of Fayol’s itinerary in which he would, in fact and belatedly, have had direct contact with Bernard’s work. The main conclusion is that there is strong evidence to suggest that Fayol did an unsystematic study of Bernard and only really proceeded with the study after 1916, the year of his main work, and could not have practiced the method to which he said he adhered.
  • Aprendizagem da rede e aprendizagem interorganizacional: um framework teórico da relação e interdependência Artigo

    Watanabe-Wilbert, Julieta Kaoru; Steil, Andrea Valéria; Dandolini, Gertrudes Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo A “aprendizagem inter-organizacional” (AIO) e a “aprendizagem da rede” (ADR) ainda são interpretadas como se fossem o mesmo fenômeno, apesar de Knight (2002) já ter afirmado que são construtos diferentes. O presente artigo endossa consistência na afirmação de Knight, com base na análise de ambos os processos de aprendizagem. Além disso, o artigo destaca suas diferenças para se compreender os construtos no âmbito das redes interorganizacionais e das transformações organizacionais. Baseado em uma revisão integrativa, este artigo descreve os subprocessos da AIO e da ADR por meio de uma lente de aprendizagem multinível. Como resultado, os autores desenvolvem cinco proposições e uma estrutura teórica mostrando que as AIO e ADR são, de fato, construtos diferentes, e que o primeiro é um antecedente do segundo. Estar ciente das diferenças entre os dois construtos pode facilitar a alocação de recursos e energia, seja para alcançar mudanças organizacionais ou para transformação em toda a rede. Além disso, o documento apresenta a coordenação multinível da rede como a principal dinâmica para que a AIO evolua para ADR.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El aprendizaje interorganizativo (AIO) y el aprendizaje de la red (ADR) se siguen interpretando con frecuencia como si fueran el mismo fenómeno, aunque Knight (2002) ya ha afirmado que son constructos diferentes. El presente artículo demuestra la coherencia de la afirmación de Knight a partir del análisis de ambos procesos de aprendizaje. Además, el artículo destaca sus diferencias para comprender los constructos en el contexto de las redes interorganizativas y las transformaciones organizativas. Basándose en una revisión integradora, este artículo describe los subprocesos del AIO y del ADR a través de una lente de aprendizaje multinivel. Como resultado, los autores desarrollan cinco proposiciones y un marco teórico que muestra que el AIO y el ADR son de hecho constructos diferentes, y que el primero es un antecedente del segundo. Tener conocimiento de las diferencias entre ambos constructos puede facilitar la asignación de recursos y energía, ya sea para lograr cambios organizativos o para la transformación de toda la red. Asimismo, el documento presenta la coordinación multinivel de la red como la principal dinámica para que el AIO evolucione hacia el ADR.

    Resumo em Inglês:

    Abstract “Interorganizational learning” (IOL) and “network learning” (NL) are still frequently interpreted as if they were the same phenomenon, even though Knight (2002) claimed they are different constructs. This study demonstrates the consistency of Knight’s claim based on the analysis of both learning processes. Moreover, it highlights their differences in understanding the constructs in the scope of interorganizational networks and organizational transformations. Based on an integrative review, this article describes the subprocesses of IOL and NL through a multilevel learning lens. As a result, the authors develop five propositions and a theoretical framework showing that IOL and NL are indeed different constructs, and the former is an antecedent of the latter. By being aware of the differences between the two constructs, managers may allocate resources and energy easier to achieve organizational change or network-wide transformation. Moreover, the paper presents the network multilevel coordination as a key dynamic for IOL to evolve to NL.
  • Percepção de chamado e a intenção de deixar o emprego: papel moderador da mobilidade de emprego Artigo

    Soares, Marcelo; Felix, Bruno; Laurett, Rozélia

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar a existência de relações positivas, negativas, diretas e indiretas (via satisfação no trabalho e autoeficácia) entre perceber um chamado e a intenção de deixar um emprego, assim como o papel moderador da percepção de mobilidade de emprego. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, descritiva, com corte transversal e coleta de dados primários junto a 230 funcionários. Para analisar os dados, adotou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam que há um efeito direto e negativo entre perceber um chamado e intenção de deixar o emprego, bem como entre satisfação no trabalho e a intenção de deixar o emprego. Identificou-se o efeito direto e positivo entre perceber um chamado e satisfação no trabalho e entre perceber um chamado e a autoeficácia. A satisfação no trabalho medeia parcialmente a relação entre perceber um chamado e a intenção de deixar o emprego. Não há efeito significativo entre autoeficácia e a intenção de deixar o emprego na amostra analisada. O efeito moderador da mobilidade de emprego nas relações entre satisfação do trabalho e autoeficácia com intenção de deixar o emprego não foram significativas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo analizar la existencia de relaciones positivas, negativas, directas e indirectas (a través de la satisfacción laboral y la autoeficacia) entre la percepción de una vocación profesional y la intención de dejar el empleo, así como el papel moderador de la percepción de la movilidad laboral. Se utilizó un enfoque cuantitativo, descriptivo, con corte transversal y recopilación de datos primarios de 230 empleados. Para analizar los datos se adoptó un modelo de ecuaciones estructurales. Los resultados muestran que existe un efecto directo y negativo entre la percepción de una vocación y la intención de dejar el empleo, así como entre la satisfacción laboral y la intención de dejar el empleo. Se identificó el efecto directo y positivo entre percibir una vocación y la satisfacción laboral y entre percibir una vocación y autoeficacia. La satisfacción laboral media parcialmente la relación entre percibir una vocación y la intención de dejar el empleo. No existe un efecto significativo entre la autoeficacia y la intención de dejar el empleo en la muestra analizada. El efecto moderador de la movilidad laboral sobre la relación entre la satisfacción laboral y la autoeficacia con la intención de dejar el empleo no fue significativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to analyze the existence of positive, negative, direct, and indirect relationships (via job satisfaction and self-efficacy) between perceiving a calling and turnover intention, as well as the moderating role of perceived mobility. We used a quantitative approach and data collection from 230 employees. The analysis was conducted using structural equation modeling. The results show a direct and negative effect between perceiving a calling and turnover intention, and between job satisfaction and turnover intention. We identified a direct and positive effect between perceiving a calling and job satisfaction and between perceiving a calling and self-efficacy. Job satisfaction partially mediates the relationship between perceiving a calling and turnover intention. There is no significant effect between self-efficacy and turnover intention in the analyzed sample. The moderating effect of perceived mobility on the relationship between job satisfaction and self-efficacy with turnover intention was not significant.
  • Pesquisa em aprendizagem empreendedora: uma tradição positivista? Artigo

    Arantes, Fernanda Paula; Freitag, Maria Salete Batista

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo foi revisar sistematicamente a literatura sobre Aprendizagem Empreendedora, analisando os elementos dos estudos publicados sobre o tema ao longo do tempo, com ênfase especial nas abordagens metodológicas empregadas na pesquisa empírica. O estudo foi motivado devido ser um campo da literatura ainda fragmentado. Além disso, as revisões anteriores sobre o tema não lançaram luz suficiente sobre os aspectos metodológicos das pesquisas. Os dados foram obtidos por meio da base de dados Scopus e 356 artigos foram mapeados com o apoio do software VOSviewer, revelando a evolução no número de publicações, redes de relação entre países e de cocitação, entre outras métricas. A análise aprofundada de 38 artigos publicados nos cinco principais periódicos revelou a predominância de estudos realizados no contexto europeu, com empreendedores de empresas tecnológicas e no nível individual de análise. Além disso, identificou-se uma tradição de estudos positivistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo fue revisar sistemáticamente la literatura sobre aprendizaje empresarial, analizando los elementos de los estudios publicados sobre el tema, con especial énfasis en los enfoques metodológicos empleados en la investigación empírica. La motivación del estudio es que ese campo de la literatura aún está fragmentado. Además, las revisiones anteriores sobre el tema no han arrojado suficiente luz sobre los aspectos metodológicos de las investigaciones. Los datos se obtuvieron a través de la base Scopus y se mapearon 356 artículos con el apoyo del software VOSviewer, lo que reveló la evolución en el número de publicaciones, redes de relación entre países y cocitación, entre otras métricas. El análisis en profundidad de 38 artículos publicados en las cinco principales revistas reveló el predominio de estudios realizados en el contexto europeo, con emprendedores de empresas tecnológicas y a nivel individual de análisis. Asimismo, se identificó una tradición de estudios positivistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to systematically review the literature on Entrepreneurial Learning, analyzing the elements of studies published on the subject over time, with special emphasis on methodological approaches employed in empirical research. The motivation of the study is that this literature field is still fragmented. Moreover, previous reviews on the theme have not shed sufficient light on the methodological aspects of the research. Data were obtained through the Scopus database, and 356 articles were mapped with the support of VOSviewer software, revealing the evolution in the number of publications, cross-country relationships, and co-citation networks, among other metrics. An in-depth analysis of 38 articles published in the top five journals revealed the predominance of studies carried out in the European context, with entrepreneurs of technological companies, and at the individual level of analysis. Furthermore, a tradition of positivist studies was identified.
  • Condições organizacionais para o policiamento baseado em evidências: uma proposta a partir da literatura internacional Artigo

    Matarazzo, Gustavo; Alcadipani, Rafael; Fernandes, Alan; Thomazi, Maurício de

    Resumo em Português:

    Resumo O embasamento em evidências compartilhadas é um movimento que tem ganhado força nas mais diversas áreas, em especial no campo da administração pública. Pertencentes a esse campo, as organizações policiais, responsáveis pela sustentação da ordem política e detentoras da legitimidade para o uso da força, caracterizam-se por sustentar seus processos decisórios em tradições e convenções. Diante dos diversos problemas de legitimidade que elas têm encontrado, que resultam em questões de confiança dos diferentes públicos com os quais se relacionam, a noção de Policiamento Baseado em Evidências (PBE) tem ganhado notoriedade. Muito embora o Brasil apresente tradições no campo de estudos da segurança pública, nota-se a incipiência no debate assinalado. Nesse sentido, o objetivo central deste ensaio teórico foi refletir sobre as condições organizacionais necessárias para a implementação do PBE, com base nas experiências internacionais. Para tanto, apresentamos um histórico do PBE, bem como discutimos uma matriz que possibilita a sua aplicação prática. Propomos um quadro a respeito das exigências à implementação fundamentado em quatro campos: avaliação, liderança, tecnologia e redes de contatos. Finalmente, consideramos a necessidade de centralização das atividades de inteligência nos contextos de tomada de decisão dessas organizações, a fim de constituir um profissionalismo que se dê por meio de ações de planejamento fundamentadas no uso da ciência como lastro para a organização das agências policiais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La fundamentación en la evidencia compartida es un movimiento que ha cobrado fuerza en los más diversos ámbitos, especialmente en el de la administración pública. Pertenecientes a este campo, las organizaciones policiales, encargadas de mantener el orden político y legalmente autorizadas para el uso de la fuerza, se caracterizan por sustentar sus procesos decisorios en tradiciones y convenciones. Frente a los diversos problemas de legitimidad con los que se han encontrado, que derivan en problemas de confianza de los diferentes públicos con los que se relacionan, la noción de policía basada en evidencia (PBE) ha ganado notoriedad. Aunque Brasil tiene tradición en el campo de los estudios de seguridad pública, se nota que el debate aún es incipiente. En este sentido, el objetivo central de este ensayo teórico fue reflexionar sobre las condiciones organizativas necesarias para la implementación de la PBE, a partir de experiencias internacionales. Para ello, presentamos una reseña histórica de la PBE, así como discutimos una matriz que permite su aplicación práctica. Proponemos un marco de requisitos de implementación basado en cuatro campos: evaluación, liderazgo, tecnología y redes de contactos. Finalmente, consideramos la necesidad de centralizar las actividades de inteligencia en los contextos de toma de decisiones de estas organizaciones, con el fin de establecer un profesionalismo que se lleve a cabo mediante acciones de planificación basadas en el uso de la ciencia como respaldo para la organización de los cuerpos policiales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Many areas of study, particularly the field of public administration, have demonstrated how shared evidence has gained relevance in academic research. Against this backdrop, police organizations - responsible for sustaining the political order and being the body with legitimacy to use force - are characterized by supporting their decision-making processes in traditions and conventions. Faced with the various problems of legitimacy, which result in trust issues with its different audiences, the notion of evidence-based policing (EBP) has gained notoriety. Although Brazil has traditions in the field of public security studies, this debate is incipient. In this sense, this theoretical essay aims to reflect on the organizational conditions necessary for implementing EBP based on international experiences. We present a history of EBP and discuss a matrix that enables its practical application. We propose a framework regarding implementation requirements based on four fields: assessment, leadership, technology, and networks. Finally, we consider the need to centralize intelligence activities in the decision-making contexts of these organizations to establish professionalism that takes place through planning actions based on the use of science as ballast for organizations of police agencies.
  • Maybelline: dilemas e desafios do lançamento no Brasil Estudos De Casos & Ensino

    Girão, Mel; Garbe, Hugo

    Resumo em Português:

    Resumo Você foi contratado para o cargo de gerente de marketing da L’Oréal e tem a missão de lançar a marca norte-americana de maquiagem Maybelline no Brasil. O lançamento global é de vital importância para a L’Oréal, e o Brasil é um dos 8 países prioritários nesse processo. Você posiciona a marca conforme as orientações do time global e desenha o mix de marketing de acordo com esse posicionamento. Entretanto, uma mudança macroeconômica no Brasil impacta negativamente seus planos, e cabe a você, líder da marca Maybelline no Brasil, propor à matriz uma alternativa para que o lançamento não seja cancelado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A usted lo contrataron como gerente de marketing de L’Oréal para lanzar la marca estadounidense de maquillaje Maybelline en Brasil. El lanzamiento global de esta marca estadounidense es de vital importancia para L’Oréal, y Brasil es uno de los ocho países prioritarios en este proceso. Se prepara para el lanzamiento en Brasil, posicionando la marca según los lineamientos del equipo global, y diseña el marketing mix acorde a ese posicionamiento. Sin embargo, un cambio macroeconómico en Brasil impacta negativamente en sus planes, y depende de usted, el líder de la marca Maybelline en Brasil, proponer a la matriz una alternativa para que el lanzamiento no se cancele.

    Resumo em Inglês:

    Abstract You were hired as L’Oréal’s marketing manager to launch the American makeup brand Maybelline in Brazil. The global launch of this American brand is vital for L’Oréal, and Brazil is one of the eight priority countries in this process. You prepare for the launch in Brazil, positioning the brand according to the guidelines of the global team, and design the marketing mix according to this positioning. However, a macroeconomic change in Brazil negatively impacts your plans, and it is up to you, the leader of the Maybelline brand in Brazil, to propose to the matrix an alternative so that the launch is not canceled.
  • Caso Queremos! Desafios de uma startup na pandemia Estudos De Casos & Ensino

    Russo, Eduardo; Pereira, Diogo; Cañellas, Thiago; Almeida, Victor

    Resumo em Português:

    Resumo Criada em 2010, no Rio de Janeiro, a Queremos! surgiu com uma proposta inovadora de aproximar fãs e artistas através de uma estrutura de financiamento coletivo, que possibilitava a viabilização de shows em localidades que normalmente não estariam contempladas nas turnês originais. Após um reposicionamento do modelo de negócios em 2013, a empresa abandona o modelo de crowdfunding que a fez famosa para se especializar na produção de eventos ao vivo, o que lhe possibilitou, além de uma incursão para os EUA entre 2013 e 2016, a expansão da marca com forte presença nas principais capitais brasileiras nos anos seguintes. No entanto, após seu melhor ano em 2019, a empresa foi surpreendida pela pandemia da COVID-19, que afetou drasticamente o setor de entretenimento e live-events no Brasil e no mundo. O caso coloca o leitor no papel dos sócios da empresa, de forma a refletir sobre os desafios estratégicos e operacionais que a Queremos! teve de enfrentar a partir da proibição dos eventos ao vivo devido à pandemia. O caso é indicado para alunos de graduação e pós-graduação de cursos de administração e produção cultural preocupados em discutir temas e conceitos ligados à área de planejamento em tempos de incerteza, análise de risco, gestão da mudança, modelagem de negócios, e inovação em startups.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Creada en 2010, en Río de Janeiro, Queremos! ideó una propuesta innovadora para acercar a fans y artistas a través de una estructura de crowdfunding que hizo posible realizar espectáculos en lugares que normalmente no estarían cubiertos en las giras originales. Tras un reposicionamiento del modelo de negocio en 2013, la empresa acaba abandonando el modelo de crowdfunding que la hizo famosa para especializarse en la producción de eventos en directo, lo que le permitió, además de una incursión en EE. UU. entre 2013 y 2016, expandir la marca con fuerte presencia en las principales capitales brasileñas en los años siguientes. Sin embargo, luego de su mejor año ‒ 2019 ‒, la empresa fue sorprendida por la pandemia de COVID-19, que afectó drásticamente el sector de entretenimiento y eventos en vivo en Brasil y en el mundo. El caso pone al lector en el papel de los socios de la empresa, para reflexionar sobre los desafíos estratégicos y operativos que Queremos! tuvo que enfrentar desde la prohibición de eventos en vivo debido a la pandemia. El caso está indicado para estudiantes de grado y posgrado de carreras de administración y producción cultural, preocupados por discutir temas y conceptos relacionados con el área de planificación en tiempos de incertidumbre, análisis de riesgos, gestión del cambio, modelado de negocios e innovación en startups.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Created in Rio de Janeiro in 2010, Queremos! came up with an innovative proposal to bring fans and artists together through a crowdfunding structure, which made it possible to perform shows in locations that normally would not be covered in the original tours. After repositioning the business model in 2013, the company abandoned the crowdfunding model that made it famous and focused on the production of live events. This enabled an expansion to the USA between 2013 and 2016 and gave the brand a strong presence in the main Brazilian capitals in the following years. However, after its best year in 2019, the company was surprised by the COVID-19 pandemic, which drastically affected the entertainment and live events sector in Brazil and worldwide. The case puts the readers in the role of the company’s partners in order to reflect on the strategic and operational challenges that Queremos! had to face from the prohibitions on live events due to the pandemic. The case is recommended for undergraduate and graduate students of administration and cultural production courses concerned with discussing topics and concepts related to the area of planning in times of uncertainty, risk analysis, management of changes, business modeling, and innovation in startups.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br