Acessibilidade / Reportar erro

Fatores relacionados ao aleitamento materno exclusivo no contexto da Atenção Primária à Saúde

RESUMO

Objetivo

Identificar os fatores relacionados ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida dos bebês em serviços de Atenção Primária à Saúde.

Método

Estudo quantitativo, transversal, realizado com 261 mães com bebês de 12 meses, procedentes de unidades de saúde de Porto Alegre. Dados relativos ao aleitamento materno exclusivo, características sociodemográficas, saúde mental materna, relações familiares e acompanhamento de puericultura foram analisados através de testes t, qui-quadrado e modelo regressão de Poisson.

Resultados

A taxa de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida foi de 41%. A mãe ter companheiro aumentou em 46% os índices de aleitamento exclusivo, enquanto retornar ao trabalho antes dos seis meses reduziu em 31% as chances de amamentação exclusiva. Não foi identificada associação significativa entre aleitamento materno exclusivo e variáveis sociodemográficas, saúde mental materna, relações familiares, e acompanhamento de saúde da criança.

Conclusão

A presença de companheiro e o retorno da mulher ao trabalho após os seis meses de vida do bebê foram identificados como protetores ao aleitamento materno exclusivo. Intervenções em saúde que fomentem a rede de apoio, políticas de incentivo à prática e transmissão de conhecimentos sobre amamentação são importantes para melhores índices de aleitamento materno exclusivo.

Descritores:
Aleitamento Materno; Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Apoio Social; Condições Sociais; Cuidado da Criança

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br