Título do artigo, autor, ano e país |
Rigobello MCG, Carvalho REFL, Guerreiro JM, Motta APG, Atila E, Gimenes FRE (2017). The perception of the patient safety climate by professionals of the emergency department25 |
Tipo de estudo |
Estudo quantitativo, descritivo, transversal |
Objetivo do estudo |
Avaliar o clima de segurança do paciente na perspectiva de profissionais de saúde que trabalham no serviço de urgência de um hospital no Brasil |
População e amostra |
A amostra do estudo foi composta por 125 profissionais de saúde |
Instrumentos utilizados |
The Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) - Short Form 2006, validado e adaptado para o português |
Resultados |
A maioria dos participantes era do sexo feminino (57,6%) e trabalhava no serviço de urgência há mais de dez anos (56,8%); 49,6% eram enfermeiros. Os participantes demonstraram satisfação com o trabalho e insatisfação com a gestão das questões relacionadas à segurança do paciente. A pontuação final média no SAQ foi inferior a 75 (59,71 ± 14,82), indicando que as perceções dos participantes sobre o clima de segurança eram negativas. Para todas as variáveis analisadas, as perceções dos participantes foram negativas, independentemente de sexo, tempo de exercício profissional no serviço de urgência e cargo desempenhado, sugerindo a necessidade de melhorias no nível da segurança do paciente no serviço de urgência. Nenhuma das variáveis analisadas apresentou significância estatística. Em relação aos domínios do SAQ, os resultados de cinco dos seis domínios indicaram necessidade de melhoria: no trabalho em equipa, na cultura de segurança, no reconhecimento do estresse, na gestão do serviço de urgência e do hospital e nas condições de trabalho |
Título do artigo, autor, ano e país |
Burström L, Letterstål A, Engström M-L, Berglund A, Enlund M (2014). The patient safety culture as perceived by staff at two different emergency departments before and after introducing a flow-oriented working model with team triage and lean principles: a repeated cross-sectional study26 |
Tipo de estudo |
Estudo transversal |
Objetivo do estudo |
Estudar a cultura de segurança do paciente no serviço de urgência, em dois hospitais diferentes, antes e depois de um projeto de melhoria da qualidade (QI) que visava aumentar a segurança do paciente |
População e amostra |
Participaram vários grupos profissionais, sendo a maioria enfermeiros, com prevalência da faixa etária dos 25 a 44 anos. Em todos os grupos, a maioria dos profissionais de saúde possuía de 1 a 5 anos de experiência profissional, exceto os enfermeiros do hospital do municipal, que na maioria possuíam mais de 21 anos de experiência profissional. A duração predominante dos anos de experiência no serviço de urgência foi de 1 a 5 anos |
Instrumentos utilizados |
Foi utilizado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC), antes e depois de um projeto de melhoria da qualidade que visava incrementar a segurança do paciente no serviço de urgência de dois hospitais, um municipal e outro universitário, em duas cidades diferentes no centro da Suécia |
Resultados |
No hospital municipal, foi observada uma diferença em duas dimensões, trabalho em equipa e abertura de comunicação, com uma pontuação mais alta no acompanhamento do paciente. No hospital universitário, obteve-se um score mais alto no acompanhamento do paciente. O fator mais valorizado para a garantia de uma cultura de segurança do paciente, em ambos os hospitais, foi o trabalho em equipa |
Título do artigo, autor, ano e país |
Alzahrani N, Jones R, Abdel-Latif ME (2018). Attitudes of doctors and nurses toward patient safety within emergency departments of two Saudi Arabian hospitals27 |
Tipo de estudo |
Estudo transversal |
Objetivo do estudo |
Investigar as atitudes de médicos e de enfermeiros em relação à cultura de segurança do paciente em serviços de urgência de dois hospitais sauditas |
População e amostra |
Amostra constituída por 503 médicos e enfermeiros a exercerem funções no serviço de urgência |
Instrumentos utilizados |
Foi utilizado, para recolha de dados, o Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) |
Resultados |
A pontuação média de cada dimensão do SAQ foi < 75%, indicando que enfermeiros e médicos geralmente tiveram menos atitudes positivas ao nível da segurança do paciente, particularmente nas dimensões de reconhecimento do estresse (58,1%) e perceções ao nível da gestão hospitalar (56,9%). Os enfermeiros demonstraram menor pontuação na perceção em relação ao trabalho em equipa (p < 0,01), enquanto os médicos pontuam menos nas condições de trabalho do que os enfermeiros (p < 0,01). Houve uma correlação significativa entre o número de erros relatados e o clima de trabalho em equipa, satisfação com o trabalho e condições de trabalho |
Título do artigo, autor, ano e país |
Van Noord IV, Wagner C, Van Dyck C, Twisk JWR, De Bruijne MC (2014). Is culture associated with patient safety in the emergency department? A study of staff perspectives28 |
Tipo de estudo |
Estudo transversal |
Objetivo do estudo |
Averiguar as associações entre as dimensões da cultura de segurança do paciente e os níveis de segurança do paciente, conforme relatado pela equipa de um serviço de urgência, e comparar essas associações entre enfermeiros e médicos |
População e amostra |
Amostra constituída por 480 enfermeiros, 159 médicos e 91 outros profissionais de serviços de urgência de 33 hospitais centrais holandeses. |
Instrumentos utilizados |
Foi utilizado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) para recolha de dados. |
Resultados |
A maioria dos participantes trabalhava no serviço de urgência há menos de dez anos. Em análises não ajustadas, todas as dimensões da cultura de segurança do paciente foram associadas positivamente ao nível relatado de segurança do paciente, e seis dessas associações com a segurança do paciente foram estatisticamente significativas após o ajuste (trabalho em equipa, frequência da notificação de eventos adversos, abertura de comunicação, feedback sobre e aprender com os erros, suporte de gestão do hospital para a segurança do paciente). Foram encontradas diferenças entre as perceções dos enfermeiros e médicos em duas dimensões (frequência de notificação de eventos adversos e suporte da gestão do hospital em relação à segurança do paciente). A perceção dos médicos em relação à cultura de segurança do paciente no serviço de urgência foi mais positiva do que a dos enfermeiros, que consideram como aspeto mais negativo a falta de cooperação entre os elementos da equipa, com interferência na segurança do paciente. |
Título do artigo, autor, ano e país |
Tourani S, Hassani M, Ayoubian A, Habibi M, Zaboli R (2015). Analyzing and prioritizing the dimensions of patient safety culture in emergency wards using the TOPSIS technique29 |
Tipo de estudo |
Analítico-descritivo e transversal |
Objetivo do estudo |
Analisar os aspetos da cultura de segurança do paciente no serviço de urgência de hospitais afiliados à Universidade de Ciência Médica de Teerão. |
População e amostra |
Amostra constituída por 270 médicos e enfermeiros |
Instrumentos utilizados |
Para a recolha de dados, foi utilizado o questionário padrão Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) |
Resultados |
Houve uma relação significativa entre as dimensões desempenho, trabalho em equipa, feedback, saber lidar com os erros e apoio das chefias (p ≤ 0,05). O score total da cultura de segurança do paciente na maioria dos hospitais situava-se num nível médio de 3. A pontuação máxima foi 5. Os resultados da análise multivariada da tomada de decisão indicaram que os fatores humanos, de gestão das chefias, organizacionais e ambientais estavam no topo das prioridades em ordem decrescente. Os enfermeiros, na sua maioria, indicaram que os fatores humanos são os mais eficazes e importantes na melhoria da cultura de segurança do paciente no serviço de urgência. Os resultados mostraram que as expectativas e o desempenho do superior hierárquico e o apoio da gestão hospitalar estavam num nível médio; 30% dos participantes relataram que o seu superior hierárquico não presta atenção às suas recomendações para melhorar a segurança dos pacientes e 52% dos enfermeiros argumentaram que o seu superior hierárquico os apoia quando eles executam uma tarefa baseada nos princípios da cultura de segurança do paciente; 17% referiram que a melhoria da segurança dos pacientes se assume como um fator crítico que tem a ver com todos os níveis de gestão do serviço de urgência. Ou seja, cada superior hierárquico deve criar um ambiente de suporte na sua secção, como a implementação de programas de segurança e cursos de formação. |