Componentes do COM-B
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O que precisa ocorrer para que o comportamento-alvo seja alcançado?
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Competência física (habilidade física) |
· Disposição/ânimo e habilidade para seguir o padrão alimentar proposto · Equipe de saúde suficiente e atualizada em diretrizes clínicas |
Competência psicológica (conhecimento, habilidades cognitivas e interpessoais, memória, atenção, processos de decisão, regulação comportamental) |
· Conhecimento sobre padrão alimentar proposto |
· Conhecimento sobre o papel dos alimentos no controle glicêmico · Capacidade de planejar refeições de acordo com padrão alimentar proposto · Capacidade de manter padrão alimentar proposto em eventos sociais (ex: reuniões, festas, restaurantes) |
Oportunidade física (contexto ambiental, recursos materiais) |
· Acesso a padrão alimentar proposto em casa e no trabalho · Abordagem da equipe de saúde centrada no paciente |
Oportunidade social (cultura, influências sociais) |
· Apoio de familiares/amigos para seguir padrão alimentar proposto |
Motivação reflexiva (papel e identidade social, crenças na própria capacidade, crenças sobre riscos/benefícios associados ao comportamento) |
· Valorização do alcance de metas para controlar a doença · Autoeficácia pessoal para seguir padrão alimentar proposto · Superação de preferencias alimentares não saudáveis (“gordura é gostoso”; “alimentos saudáveis não saciam fome”) · Percepção de benefícios do padrão alimentar proposto · Percepção de riscos associados à alimentação não saudável · Superação de questões do gênero masculino (ex: “homens consumem álcool em excesso”; “alimentação saudável não é compatível com trabalho masculino”) · Superação de questões do gênero feminino (“cuidar dos outros - filhos, marido, netos - é prioridade”) |
Motivação automática (emoções/impulsos que surgem de aprendizagem associativa e/ou disposições inatas, reforços) |
· Capacidade de lidar com impulso de comer ou com “fissura” por comida · Sentir-se confortável para experimentar novos sabores/temperos · Atitude positiva em relação ao diabetes |
Atividade física (AF): fazer 150 minutos por semana (ex: caminhada a passos rápidos) de maneira regular e progressiva ou aumentar quantidade diária de passos (até 10.000/dia) |
Componentes do COM-B
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O que precisa ocorrer para que o comportamento-alvo seja alcançado?
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Competência física (habilidade física) |
· Disposição/ânimo e habilidade para incluir a AF regular na rotina diária · Equipe de saúde suficiente e atualizada em diretrizes clínicas |
Competência psicológica (conhecimento, habilidades cognitivas e interpessoais, memória, atenção, processos de decisão e regulação comportamental) |
¤ Conhecimento sobre recomendações de AF para pessoas com diabetes ¤ Conhecimento sobre papel da AF no controle glicêmico ¤ Capacidade de planejar prática regular de AF ¤ Capacidade de realizar AF com segurança (ex: sem ocorrência de hipoglicemia) ¤ Capacidade de lidar com dificuldades cotidianas para realizar AF (ex: falta de ânimo, imprevistos, temperaturas extremas) |
Oportunidade física (contexto ambiental, recursos e equipamentos) |
¤ Acesso a locais para realizar AF (ex: ruas, parques, academias) ¤ Tempo para realizar AF ¤ Abordagem da equipe de saúde centrada no paciente |
Oportunidade social (cultura, influências sociais) |
¤ Apoio da família/amigos para realizar AF regularmente |
Motivação reflexiva (papel e identidade social, crenças na própria capacidade, crenças sobre riscos/benefícios associados ao comportamento) |
· Valorização do alcance de metas glicêmicas · Percepção de benefícios da AF · Percepção de riscos associados ao sedentarismo · Autoeficácia pessoal para praticar AF regularmente · Superação de questões do gênero masculino (ex: “homens devem ser priorizar o trabalho”) · Superação de questões do gênero feminino (“cuidar dos outros - filhos, marido, netos - é prioridade”) |
Motivação automática (emoções/impulsos que surgem de aprendizagem associativa e/ou disposições inatas, reforços) |
· Atitude positiva em relação ao diabetes |
Medicamentos: seguir rigorosamente o tratamento medicamentoso (nome do medicamento, via, dose, horário corretos) |
Componentes do COM-B
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O que precisa ocorrer para que o comportamento-alvo seja alcançado?
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Competência física (habilidade física) |
· Disposição/ânimo e habilidade para planejar o uso correto de medicamentos · Equipe de saúde suficiente e atualizada em diretrizes clínicas |
Competência psicológica (conhecimento, habilidades cognitivas e interpessoais, memória, atenção, processos de decisão e regulação comportamental) |
· Conhecimentos sobre medicamentos em uso (nome, dose, indicação, ação, conservação e efeitos colaterais) · Conhecimento sobre relação entre aderir ao tratamento e controle glicêmico · Planejamento da rotina diária em função dos medicamentos · Planejamento de uso correto dos medicamentos em eventos fora da rotina (ex: viagens, passeios, festas) |
Oportunidade física (contexto ambiental, recursos e equipamentos) |
· Acesso aos medicamentos prescritos · Abordagem da equipe de saúde centrada no paciente |
Oportunidade social (cultura, influências sociais) |
· Apoio da família/amigos |
Motivação reflexiva (papel e identidade social, crenças na própria capacidade, crenças sobre consequências - riscos/benefícios - associados ao comportamento) |
· Valorização do alcance de metas glicêmicas · Percepção de benefícios do tratamento medicamentoso · Percepção de riscos associados às falhas na adesão ao tratamento medicamentoso · Autoeficácia pessoal para aderir ao tratamento medicamentoso · Superação de preocupações em relação ao tratamento medicamentoso · Superação do medo de efeitos colaterais de medicamentos ou de injeções · Superação de questões de gênero masculino (ex: “homens devem ser fortes”) |