Acessibilidade / Reportar erro

SISTEMA DE MUSEUS DO DISTRITO FEDERAL: INDÍCIOS DE UMA TRAJETÓRIA EM (DES)ARTICULAÇÃO

Sistema de Museus do Distrito Federal: signs of a trajectory in (dis) articulation

RESUMO

Objetivo:

O artigo apresenta a trajetória e os desafios da formação do Sistema de Museus do Distrito Federal, criado inicialmente em 1990 e restabelecido em 2012. Consiste em estudo de caso com o objetivo de compreender sua organização, (des) articulação e desafios para sua continuidade.

Método:

A pesquisa de metodologia qualitativa foi pautada em revisão bibliográfica e análise documental realizada por meio da consulta ao arquivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e em documentação do acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, especificamente documentos da Fundação Nacional Pró-Memória do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Resultado:

Evidencia os indícios que contribuíram para a descontinuidade e o estágio atual do Sistema de Museus do Distrito Federal.

Conclusões:

O trabalho investiga o Sistema de Museus do Distrito Federal em diálogo com a articulação em redes e sistemas de museus, entendendo as políticas museais no Brasil na perspectiva de governança em rede e os desafios enfrentados em suas distintas fases.

PALAVRAS-CHAVE:
Informação; Museologia; Museus; Sistema de museus; Sistema de Museus do Distrito Federal

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br