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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 31, Número: 120, Publicado: 2023
  • A Educação e a escola. Para que servem as escolas? Editorial

    Dias, Érika
  • Escolas invisibilizadas: desigualdades nas condições de oferta e limites dos instrumentos de políticas públicas Artigo

    Braga, Daniel Santos; Miranda, Cecília Coutinho de

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo discute como o desenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pode resultar em exclusão das escolas públicas de Ensino Fundamental não participantes de políticas públicas educacionais, e em invisibilidade quanto aos seus resultados de aprendizagem. A análise fundamentou-se nos estudos sobre ação pública que concebem os instrumentos de políticas como um tipo particular de instituição na forma de um dispositivo técnico e político que estabiliza modos de regulação. A metodologia consistiu em exploração do Censo Escolar e do Saeb em diálogo com a literatura da área. Como resultado, foi possível apontar os limites desse instrumento como política pública de avaliação dos sistemas de Educação do país. Verificou-se que as escolas não avaliadas, em sua maioria, eram escolas municipais, rurais, localizadas nas regiões menos desenvolvidas do Brasil e as que apresentaram piores indicadores de infraestrutura e de formação adequada dos professores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo discute cómo el diseño del Sistema de Evaluación de la Educación Básica (Saeb, en el acrónimo portugués) puede resultar en la exclusión de las escuelas primarias que no participan en las políticas públicas educativas y la invisibilidad en cuanto a sus resultados de aprendizaje. El análisis se basó en estudios sobre acción pública que conciben los instrumentos de política como un tipo particular de institución en forma de un dispositivo técnico y político que estabiliza los modos de regulación. La metodología consistió en explorar el Censo Escolar y el Saeb en diálogo con la literatura del área. Como resultado, fue posible señalar los límites de este instrumento como política pública para evaluar los sistemas educativos del país. Se encontró que las escuelas no evaluadas, en su mayoría, eran municipales, rurales, ubicadas en las regiones menos desarrolladas de Brasil y aquellas con los peores indicadores de infraestructura y capacitación adecuada docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses how the design of the Basic Education Assessment System (Saeb by the Brazilian acronym) can result in exclusion of elementary schools not participating in educational public policies and invisibility as to their learning outcomes. The analysis was based on studies on public action that conceive policy instruments as a particular type of institution in the form of a technical and political device that stabilizes modes of regulation. The methodology consisted of exploring the School Census and the Saeb in dialogue with the literature of the area. As a result, it was possible to point out the limits of this instrument as a public policy for evaluating the country’s education systems. It was found that the schools not evaluated, mostly, were municipal, rural schools, located in the less developed regions of Brazil and those with the worst indicators of infrastructure and adequate teacher training.
  • Autoavaliação de escolas: O quê? Como? Com quem? E depois?* Artigo

    Figueiredo, Carla

    Resumo em Português:

    Resumo Em Portugal, a autoavaliação de escolas é obrigatória desde a publicação da Lei nº 31/2002. Apesar disso, verificam-se ainda fragilidades significativas no desenvolvimento destes processos, relacionadas com sentimentos de falta de conhecimentos, resistência e insegurança no desenho e na implementação de autoavaliação, pelas escolas e pelos seus profissionais. Estes sentimentos podem ser justificados por, apesar da existência de documentos legislativos orientadores, não ser claro o que se pretende de tais processos e que modos existem para a sua concretização. Este artigo tem como objetivo sistematizar um conjunto de possibilidades que possam apoiar o desenvolvimento de autoavaliações de escolas mais sustentadas e sustentáveis. Parte-se da reflexão sobre conhecimento científico existente sobre a temática, da análise das orientações presentes em políticas e processos avaliativos e da experiência profissional da autora, para dar resposta às questões “O quê?; Como?; Com quem?; E depois?” como possíveis questões orientadoras da autoavaliação de escolas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En Portugal, la autoevaluación de las escuelas es obligatoria desde la publicación de la Ley nº 31/2002. A pesar de eso, aún existen importantes debilidades en el desarrollo de estos procesos, relacionadas con sentimientos de desconocimiento, resistencia e inseguridad en el diseño e implementación de la autoevaluación, por parte de las escuelas y sus profesionales. Estos sentimientos pueden justificarse por el hecho de que, a pesar de la existencia de documentos legislativos orientadores, no está claro qué se pretende con tales procesos y qué formas existen para su implementación. Este artículo tiene como objetivo sistematizar un conjunto de posibilidades que pueden apoyar el desarrollo de autoevaluaciones escolares más sostenidas y sostenibles. Se parte de la reflexión sobre el conocimiento científico existente sobre el tema, del análisis de lineamientos presentes en las políticas y procesos de evaluación, y de la experiencia profesional del autor, para responder a las preguntas “¿Qué?; ¿Cómo?; ¿Con quién?; ¿Y después?” como posibles preguntas orientadoras para la autoevaluación escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Portugal, school self-evaluation is compulsory since the publication of Law no. 31/2002. In spite of this, there are still significant weaknesses in the development of these processes, related to feelings of lack of knowledge, resistance, and insecurity in the design and implementation of self-evaluation by schools and their professionals. These feelings may be justified by the fact that, despite the existence of normative guiding documents, it is not clear what is intended by such processes and what ways exist for their implementation. This article aims to systematize a set of possibilities that can support the development of more sustained and sustainable school self-evaluations. It is based on the reflection on existing scientific knowledge on the subject, on the analysis of the guidelines present in policies and evaluation processes, and on the professional experience of the author, to answer the questions “What?; How?; With whom?; And then?” as possible guiding questions for school self-evaluation.
  • A contratação de cuidadores em Rondônia e a precarização da Educação Inclusiva Artigo

    Camargo, Julio Sérgio; Tada, Iracema Neno Cecílio

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem como objetivo discutir, com base nos editais de concursos públicos e de processos seletivos para profissionais cuidadores, os elementos que coadunam com a precarização da Educação Inclusiva em Rondônia, abarcando as remunerações, as atribuições e as formações acadêmicas destes profissionais. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético, por compreender que o aumento de contratação de cuidadores em Rondônia não revela, de fato, a essência do real, necessitando de mediações para isto. Pauta-se na pesquisa documental, tendo como marco temporal para coleta dos editais de concursos e processos seletivos para o estado de Rondônia e de seus municípios entre os anos de 2012 e 2019. Os resultados revelam a precarização da Educação Inclusiva, a contratação de profissionais em condições aviltantes nos aspectos salariais e com relação às possibilidades de formações escolares e acadêmicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo tiene como objetivo discutir, a partir de concursos públicos y procesos de selección de cuidadores profesionales, los elementos que son consistentes con la precariedad de la Educación Inclusiva en Rondônia, abarcando la remuneración, las atribuciones y la formación académica de estos profesionales. El método utilizado fue el materialismo histórico-dialéctico, entendiendo que el aumento de la contratación de cuidadores en Rondônia, de hecho, no revela la esencia de la realidad, requiriendo mediaciones para ello. Se basa en una investigación documental, teniendo como marco de tiempo para la recolección de avisos de licitación y procesos selectivos para el estado de Rondônia y sus municipios entre los años 2012 y 2019. Los resultados revelan la precarización de la Educación Inclusiva, la contratación de profesionales en condiciones degradantes en términos de salario y en relación con las posibilidades de formaciones escolares y académicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss, according to the notices of public tenders and selection processes that recruit professional caregivers, the elements that coexist with the precariousness of Inclusive Education in Rondônia, considering the salaries, duties, and academic qualifications of these professionals. The method used was the dialectical historical materialism, for understanding that the increase in hiring caregivers in Rondônia does not, in fact, reveal the essence of reality, requiring mediations for this. It is based on documentary research, using the years between 2012 and 2019 as a period for collecting the notices of tenders and selection processes for the state of Rondônia and its cities. The results reveal the precariousness of Inclusive Education, the hiring of professionals in demeaning conditions in terms of salary and of possibilities of school and academic training.
  • A internacionalização da Educação Superior do Brasil na área da Educação Article

    Pontes Junior, Jose Airton de Freitas; Abreu, Mariana Cristina Alves de; Pereira Neto, Francisco Edmar

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo visa a analisar a Internacionalização da Educação Superior do Brasil por meio da distribuição de bolsas da Capes para o exterior, na área de Educação, no período entre 1998 e2020. Foi utilizado o número de bolsas concedidas pela Capes disponíveis no Geocapes e osdados foram analisados por meio de estatística descritiva via software SPSS 20.0. Osresultados evidenciam o crescimento do número de instituições e de bolsistas no exterior, aolongo dos anos pesquisados, principalmente, nos países do Norte Global, e declínio pós-Ciências Sem Fronteiras. É de se questionar se o papel atual do Brasil é buscar aderir-se agrandes redes de pesquisa, ou buscar ser protagonista no desenvolvimento de formação derecursos humanos de alta qualificação e de pesquisas. Enfatiza-se que um não exclui o outro,mas que, no caso brasileiro, nos parece, é demasiado o primeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tiene como objetivo analizar la Internacionalización de la Educación Superior en Brasil a través de las becas Capes en el área de Educación para estudiar en el extranjero entre 1998 y 2020. Se utilizó el número de becas otorgadas por Capes y disponibles en Geocapes y los datos fueron analizados a través de estadística descriptiva vía SPSS software 20.0. Los resultados muestran el aumento del número de instituciones y becarios en el exterior a lo largo de los años, principalmente en los países del Norte Global, así como su declive tras el programa Ciencia Sin Fronteras. Es cuestionable si el papel actual de Brasil es buscar integrar grandes redes de investigación o ser protagonista en el desarrollo de formación e investigación de recursos humanos altamente calificados. Se destaca que lo primero no excluye a lo segundo, aunque lo primero parece estar mucho más enfatizado, al menos en el contexto brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aims to analyze the Internationalization of Higher Education in Brazil through Capes scholarships in the Education area to study abroad between 1998 and 2020. The number of scholarships granted by Capes and available in Geocapes was used and the data were analyzed through descriptive statistics via SPSS 20.0 software. The results show the increase in the number of institutions and scholarship holders abroad over the years, mainly in the Global North countries, as well as its decline after Science Without Borders program. It is questionable whether Brazil’s current role is to seek to join large research networks or be a protagonist in the development of highly qualified human resources training and research. It is emphasized that the former does not exclude the latter, although the former seems to be much more emphasized, at least in the Brazilian context.
  • Lições aprendidas com a pandemia COVID-19 para a melhoria de abordagens baseadas em projetos e serviço: resultados de estudantes de Engenharia Article

    Fernandes, Sandra; Dinis-Carvalho, José

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo descreve um estudo de caso baseado na implementação de uma abordagem de aprendizagem baseada em projeto/serviço no contexto de uma unidade curricular de um programa de Ensino de Engenharia. Discute os desafios e as respostas pedagógicas encontradas para adequar o processo de ensino e aprendizagem à realidade da pandemia, identificando oportunidades de melhoria através das lições aprendidas. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário online aos estudantes, para recolha de feedback. Os resultados do questionário indicam que os estudantes consideraram adequadas as alternativas implementadas pelo professor para responder aos constrangimentos da COVID-19. Os resultados dos projetos revelaram que os estudantes foram além do esperado, em termos da concretização do projeto no seu próprio ambiente doméstico. As lições aprendidas incluem formas de melhorar a aprendizagem, baseando-se em exemplos provenientes da experiência dos próprios estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo describe un estudio de caso basado en la implementación de un enfoque de aprendizaje basado en proyectos/servicios en el contexto de una unidad curricular de un programa de Educación en Ingeniería. Discute los desafíos y las respuestas pedagógicas encontradas para adaptar el proceso de enseñanza y aprendizaje al período de la pandemia, reflexionando sobre las lecciones aprendidas para mejorar los enfoques de aprendizaje basados en proyectos/servicios. Para la recopilación de datos, se aplicó un cuestionario en línea a los estudiantes para recopilar comentarios sobre la efectividad del enfoque adoptado. Los resultados del cuestionario indican que los estudiantes consideraron las alternativas implementadas por el docente, completamente adecuadas para responder a las limitaciones del COVID-19. Los resultados de los proyectos de los estudiantes revelaron que fueron capaces de ir más allá de lo que se esperaba de ellos, presentando resultados claros y efectivos de la implementación del proyecto en sus propios entornos nacionales. Las lecciones aprendidas incluyen formas de mejorar el aprendizaje de los estudiantes, basándose en ejemplos de los propios contextos personales de los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper describes a case study based on the implementation of a project/service-based learning approach in the context of a curricular unit of an Engineering Education programme. It discusses the challenges and pedagogic responses found to adapt the teaching and learning process to the pandemic period, reflecting on the lessons learned to improve project/service-based learning approaches. For data collection, an online questionnaire was applied to students to collect feedback about the effectiveness of the approach adopted. The results from the questionnaire indicate that students considered the alternatives implemented by the professor completely adequate to respond to the COVID-19 constraints. The results from students’ projects revealed that they were able to go beyond what was expected from them, by presenting clear and effective outcomes of the implementation of the project in their own domestic environments. Lessons learned include ways to enhance student learning, drawing on examples from students’ own personal contexts.
  • Direito à Educação: analisando tendências temáticas em avaliação na produção acadêmica Artigo

    Machado, Cristiane; Pereira, Aline Gabriele

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar as tendências temáticas em relação à interface dos temas direito à Educação e avaliação na produção acadêmica de 1988 a 2020, disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Trata-se de estudo que compõe pesquisa mais ampla que intenciona inventariar a produção científica no Brasil em teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos de periódicos, constituindo-se em um Estado da Arte sobre direito à Educação no Brasil. Para este artigo foram selecionados 31 trabalhos acadêmicos, sendo 23 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) com o uso dos descritores “direito à Educação” AND “avaliação”, sem a utilização de filtros. Os títulos selecionados foram examinados e agrupados, de acordo com a problemática, em quatro tendências temáticas: programa/política educacional (14); qualidade (11); concepções/práticas de avaliação (3) e processos de inclusão/exclusão (3). Como conclusão, destaca-se a relevância das investigações em compreender políticas e práticas destinadas a apoiar e potencializar a garantia e a efetivação do direito à Educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este artículo es analizar las tendencias temáticas con respecto a la interfaz del derecho a la educación y temas de evaluación en la producción académica de 1988 a 2020, disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes. Este es un estudio que constituye una investigación más amplia que tiene la intención de inventariar la producción científica en Brasil en tesis doctorales, disertaciones de maestría y artículos de periódicos, que constituye un Estado del Arte sobre el derecho a la Educación en Brasil. Para este artículo se seleccionaron 31 trabajos académicos, siendo 23 disertaciones de maestría y 8 tesis doctorales, en el sitio web de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) utilizando los descriptores “derecho a la educación” y “evaluación”, sin el uso de filtros. Los títulos seleccionados fueron examinados y agrupados, según el problema, en cuatro corrientes temáticas: programa/política educativa (14); calidad (11); conceptos/prácticas de evaluación (3) y procesos de inclusión/exclusión (3). En conclusión, se destaca la relevancia de las investigaciones en la comprensión de las políticas y prácticas dirigidas a apoyar y potenciar la garantía y realización del derecho a la Educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to analyze the thematic trends in relation to the interface of the right to education and evaluation themes in academic production from 1988 to 2020, available in the Capes Theses and Dissertations Catalog. It is a study that is part of a broader research that intends to inventory the scientific production in Brazil in doctoral theses, master’s dissertations and articles, constituting a State of the Art on the right to Education in the country. For this article, 31 academic works were selected, being 23 master’s dissertations and 8 doctoral theses, on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) with the use of the descriptors “right to Education” AND “evaluation”; no filters were used. The selected titles were examined and grouped, according to the problem, into four thematic trends: educational program/policy (14); quality (11); assessment concepts/practices (3) and inclusion/exclusion processes (3). In conclusion, the relevance of investigations that understand policies and practices aimed at supporting and enhancing the guarantee and realization of the right to Education is highlighted.
  • Avaliação do Ensino em programação matemática em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Centros Educacionais espanhóis Artículo

    García-Perales, Ramón; Palomares-Ruiz, Ascensión; López-Parra, Emilio; Martín-García, María Inés

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa buscou conhecer os benefícios de trabalhar a educação em programação matemática de acordo com o sexo dos alunos por meio da criação de dois grupos escolares, experimental e controle, para os 3.795 alunos das 147 escolas participantes, e realizar duas medições após a aplicação da Bateria de Avaliação de Competências Matemáticas (Becoma On), pré-teste ou início do projeto e pós-teste ou término do projeto educacional em programação matemática. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos experimental e controle e entre homens e mulheres. A integração da tecnologia na Educação é uma realidade e a promoção da igualdade de gênero nas disciplinas científicas e técnicas, atualmente, é uma premissa fundamental de um sistema educacional totalmente inclusivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con esta investigación se ha perseguido conocer los beneficios de trabajar la Educación en programación matemática según el sexo de los estudiantes por medio de la creación de dos grupos de escolares, experimental y control, para los 3.795 alumnos de 147 centros educativos participantes, y realizando dos mediciones tras la administración de la Batería de Evaluación de la Competencia Matemática (Becoma On), pretest o inicio del proyecto y post-test o final de proyecto de Educación en programación matemática. Los resultados mostraron diferencias estadísticamente significativas entre grupo experimental y control y entre hombres y mujeres. La integración de la tecnología en Educación es una realidad y la promoción de la igualdad entre sexos en disciplinas científicas y técnicas se convierte en una premisa clave de un sistema educativo plenamente inclusivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this research project was to discover the benefits that students of each gender received through education in mathematical programming, for which two groups, experimental and control, for the 3,795 students from 147 participating schools, were created. Two measurements were carried out through the administration of the Battery for the Evaluation of Mathematical Competence (Becoma On), a pretest or initiation of the project and a posttest or finalization of the educational project in mathematical programming. The results showed statistically significant differences between the experimental and the control groups, and between boys and girls. The integration of technology in Education is a reality and the promotion of gender equality in scientific and technical disciplines is a key premise of a fully inclusive educational system.
  • Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior brasileiro Article

    Beltrão, Kaizô Iwakami; Teixeira, Moema de Poli; Simas, Hugo Segrilo

    Resumo em Português:

    Resumo Em 2016, o Brasil aprovou a Lei nº 13.409, determinando cotas para indivíduos com deficiência nos cursos técnicos de níveis médio e superior das instituições federais de Ensino. Desde 1995, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/Ministério da Educação (Inep/MEC) coleta dados sobre cursos universitários e matrículas de alunos através do Censo da Educação Superior. A partir de 2009, esse censo lista e identifica individualmente todos os alunos matriculados nos cursos superiores por um código gerado pelo Inep, levantando diversas informações, entre elas, se possuem alguma deficiência. Poucos estudos sobre estudantes com deficiência no Ensino Superior têm sido realizados explorando essa extensa base de dados. O presente estudo traça um perfil dos alunos sem deficiência que ingressaram no sistema de 2009 a 2019, último ano em que foi possível obter a informação. Por causa da Lei Geral de Proteção de dados, o Inep descontinuou a publicação dos microdados por aluno, o que permitia as tabulações aqui apresentadas. Não apenas isso foi feito, como também foram retirados da página os microdados utilizados nesse texto. Estudantes com deficiência apresentaram perfil diferente dos demais estudantes, por exemplo, com relação à distribuição por sexo, idade média, escolha de curso/área. Obviamente, instituições que ofereciam algum tipo de tecnologia assistiva e outras condições de acessibilidade se mostraram mais atrativas para eles. O maior número de estudantes com deficiência declaram deficiência física, seguido de baixa visão, ambos os grupos têm aumentando com o tempo. O contingente total de estudantes com deficiência mais que dobrou no período, com taxa média de crescimento de 9,0% a.a. embora seu percentual no ensino superior ainda seja bastante reduzido em relação ao total de alunos. A tendência de crescimento no período mostra que o processo de inclusão no Ensino Superior ainda está começando.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 2016, Brasil aprobó la Ley n° 13.409, que determina cuotas para personas con discapacidad en cursos técnicos de nivel medio y superior en instituciones educativas federales. Desde 1995, el Instituto Nacional de Estudios y Encuestas Educativas/Ministerio de la Educación (Inep/MEC) recopila datos sobre cursos universitarios y matrícula de estudiantes a través del Censo de Educación Superior. A partir de 2009, este censo enumera e identifica con un código individual generado por el Inep a todos los estudiantes matriculados en cursos de educación superior, recopilando información diversa, incluida si tienen una discapacidad. Se han realizado pocos estudios sobre estudiantes con discapacidad en la Educación Superior utilizando esta extensa base de datos. El presente estudio describe un perfil de los estudiantes con discapacidad que ingresaron al sistema de 2009 a 2019, último año en el que fue posible obtener información. Debido a la Ley General de Protección de Datos brasileña, el Inep suspendió la publicación de microdatos por alumno, lo que permitia las tabulaciones aquí presentadas. No solo se hizo esto, sino que también se eliminaron de la página los microdatos utilizados en este texto. Los estudiantes con discapacidad tenían un perfil diferente al de otros estudiantes, por ejemplo, en términos de distribución por género, media de edad, elección de curso/área y. Obviamente, las instituciones que ofrecían algún tipo de tecnología asistiva y otras condiciones de accesibilidad les resultaban más atractivas. El mayor número de estudiantes con discapacidad declara discapacidad física, seguido de baja visión. Ambos grupos han ido aumentando con el tiempo. El contingente total de estudiantes con discapacidad ha más que duplicado en el período, con una tasa media de crecimiento de 9,0% anual. Aunque su porcentaje en la Educación Superior es aún bastante reducido en relación al total de estudiantes. La tendencia de crecimiento en el período muestra que el proceso de inclusión en la Educación Superior aún se está iniciando.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2016, Brazil approved Law nº 13,409, determining quotas for individuals with disabilities in post-secondary non-tertiary and tertiary education courses of federal educational institutions. Since 1995, National Institute for Educational Studies and Surveys/Ministry of Education (Inep/MEC) has collected data on university courses and student enrollment with the Higher Education Census. Since 2009, this census lists and individually identifies with a code generated by Inep all students enrolled in Higher Education courses, with various information, including whether they have or not any disabilities. Few studies on students with disabilities in tertiary education have been conducted exploring this extensive database. The current study outlines a profile of students with disabilities who joined the system from 2009 to 2019, last year when it was possible to obtain the information. Due to the Brazilian General Data Protection Law, Inep discontinued the publication of microdata per student, which allowed the tabulations presented here. Not only was this done, but the microdata used in this text was also removed from the page. The students with disability showed a different profile when compared to other students; for example, with respect to the distribution by gender, age and choice of course/area. Obviously, institutions that offer some type of assistive technology and/or technical help seem to attract more students with disability. The largest number of students with disability present physical disabilities, followed by vision-impairment, both increasing in time. The total contingent of students with disability more than doubled in the period under scrutiny, with an average growth rate of 9.0% p.y., but percentage of students with disability in Higher Education is still smaller when compared to the total number of students. The growth trend shows that the inclusion process in tertiary education is still beginning.
  • Formação docente nas universidades brasileiras no período pós pandemia Artigo

    Piontkewicz, Regiane; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Mendes Junior, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa analisa como as universidades brasileiras conduzem a formação dos seus docentes no período pós pandemia. Uma pesquisa de levantamento com a participação de 59 universidades (35 públicas e 24 privadas) foi aplicada no segundo semestre de 2021. Os resultados mostram que houve uma evolução em relação à formação docente após o Ensino remoto emergencial, com o aumento da quantidade e diversidade de cursos, abrangência e adesão de mais professores, formações de forma contínua, instituição ou melhoria de planos de formação. Muitos cursos ofertados referem-se ao uso de ferramentas tecnológicas básicas ou tradicionais e foram necessários para a continuidade das aulas de forma remota, no entanto, ainda existem possibilidades de explorar outras ferramentas com outras finalidades de uso, desenvolvendo a Competência Docente Digital. Para sistematizar os planos e programas de formação, sugere-se o uso de ferramentas da Gestão do Conhecimento, mais especificamente o modelo Seci, pois possibilita a conversão entre os tipos de conhecimento e avaliação contínua.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación analiza cómo las universidades brasileñas conducen la formación de sus docentes en el período post pandemia. Una encuesta con la participación de 59 universidades (35 públicas y 24 privadas) se aplicó en el segundo semestre de 2021. Los resultados muestran que ha habido una evolución en relación a la formación docente después de la enseñanza remota de emergencia, con el aumento de la cantidad y diversidad de cursos, cobertura y adhesión de más profesores, formaciones de forma continua, institución o mejora de planes de formación. Muchos cursos ofrecidos se refieren al uso de herramientas tecnológicas básicas o tradicionales y fueron necesarios para la continuidad de las clases de forma remota, sin embargo, todavía existen posibilidades de explorar otras herramientas con otras finalidades de uso, desarrollando la Competencia Docente Digital. Para sistematizar los planes y programas de formación, se sugiere el uso de herramientas de la Gestión del Conocimiento, más específicamente el modelo Seci, pues posibilita la conversión entre los tipos de conocimiento y la evaluación continua.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research analyzes how Brazilian universities conduct their professors training in the post-pandemic period. A survey with 59 universities (35 public and 24 private) was applied in the second half of 2021. Results show that there has been an evolution about teacher training after emergency remote teaching, with an increase in quantity and diversity of courses, scope and adhesion of more teachers, continuous training, institution or improvement of training plans. Many courses offered refer to the use of basic or traditional technological tools and were necessary for the continuity of classes remotely; however, there are still possibilities to explore other tools with other purposes of use, developing digital teaching competence. To systematize training plans and programs, it is suggested the use of Knowledge Management tools, more specifically the Seci model, as it enables the conversion between types of knowledge and continuous assessment.
  • Comportamentos adaptativos dos estudantes aos impactos da Covid-19: uma análise multidimensional Article

    Parreira, Artur; Pestana, Helena; Brandão, Marcelle; Moutinho, Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo Esta investigação contemplou três objetivos: (i) avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 no estado emocional e comportamento de alunos do Ensino Superior; (ii) esclarecer a condição dos estudantes no início da pandemia (iii) compreender como avaliam o impacto e se envolveram em comportamentos adaptativos. A amostra envolveu 804 estudantes no Brasil e em Portugal. Os resultados corroboram as hipóteses: o impacto da pandemia forçou o surgimento de estruturas dissipativas de energia; o comportamento dos alunos não decorre apenas do impacto emocional negativo da Covid-19, mas também de fatores motivacionais positivos internos e externos. As aulas online indicam três grupos de alunos: entusiastas, pensadores positivos e céticos, com diferenças estatísticas entre países, gênero e status profissional. A implementação de um ensino híbrido deve ser considerada para potencializar a aprendizagem dos alunos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo tres objetivos: (i) evaluar el impacto de la pandemia de Covid-19 en el estado emocional y el comportamiento de los estudiantes de Educación Superior; (ii) aclarar la condición de los estudiantes al comienzo de la pandemia (iii) comprender cómo evalúan el impacto y se involucran en comportamientos adaptativos. La muestra involucró a 804 estudiantes en Brasil y Portugal. Los resultados corroboran las hipótesis: el impacto de la pandemia obligó al surgimiento de estructuras disipadoras de energía; el comportamiento de los estudiantes se deriva no solo del impacto emocional negativo de Covid-19, sino también de factores motivacionales positivos internos y externos. Las clases en línea indican tres grupos de estudiantes: entusiastas, pensadores positivos y escépticos, con diferencias estadísticas entre países, género y estatus profesional. Se debe considerar la implementación de la enseñanza híbrida para mejorar el aprendizaje de los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This investigation had three objectives: (i) to evaluate the impact of the Covid-19 pandemic on the emotional state and behavior of Higher Education students; (ii) to clarify the condition of students at the beginning of the pandemic; and (iii) to understand how they assess the impact and engage in adaptive behaviors. The sample involved 804 students in Brazil and Portugal. The results corroborate the hypotheses: the impact of the pandemic forced the emergence of energy dissipative structures; and student behavior stems not only from the negative emotional impact of Covid-19, but also from internal and external positive motivational factors. Online classes indicate three groups of students: enthusiasts, positive thinkers, and skeptics, with statistical differences between countries, gender, and professional status. The implementation of hybrid teaching should be considered to enhance student learning.
  • Retenção escolar no discurso do governo chileno: análise documental após 20 anos da Lei do Ensino Médio Gratuito e Obrigatório Artículo

    Lira, Michelle Mendoza; Jorquera, Solange Muñoz; Acevedo, Emilio Ballesta; Apablaza, Carmen Gloria Covarrubias

    Resumo em Português:

    Resumo A retenção escolar ganhou relevância no discurso governamental chileno, especialmente desde a promulgação, há quase 20 anos, da Lei sobre o Ensino Secundário Gratuito e Obrigatório, centrada em garantir as trajetórias educativas de toda a população. Considerando isto, e o facto de os números de abandono escolar ainda estarem presentes no país, vale a pena analisar a forma como a retenção escolar é desenvolvida pelo Governo Central. Consequentemente, este estudo procura responder à seguinte questão: Quais são as conceptualizações da retenção escolar utilizadas nos documentos governamentais? Para tal, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão documental de todos os processos emitidos desde a promulgação da Lei, utilizando a técnica de análise de conteúdo categórico temático. Foram encontradas definições diretas e explícitas de retenção como capacidade sistémica e institucional, bem como definições indiretas, associadas a termos tais como frequência e trajetória educacional bem-sucedida. Os resultados revelam a importância da retenção em documentos oficiais, entendida como um fenómeno complexo e de múltiplas causas que requer ações concretas para a sua eficácia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La retención escolar ha cobrado relevancia en el discurso gubernamental chileno, especialmente desde la promulgación, hace casi 20 años, de la Ley de Gratuidad y Obligatoriedad de la Enseñanza Media, enfocada en garantizar las trayectorias educativas de toda la población. Considerando esto, y que las cifras de deserción siguen presentes en el país, cabe analizar cómo se conceptualiza la retención escolar según el Gobierno Central. En consecuencia, el presente estudio busca dar respuesta a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las conceptualizaciones de retención escolar que se manejan en los documentos gubernamentales? Para ello, desde un enfoque cualitativo, se realizó una revisión documental de todos los archivos emitidos desde la promulgación de la Ley, utilizando la técnica de análisis de contenido categorial temático. Se encontraron definiciones directas y explícitas de la retención como capacidad sistémica e institucional, así como indirectas, asociadas a términos como asistencia y trayectoria educativa exitosa. Los hallazgos revelan la importancia de la retención en los documentos oficiales, entendida como un fenómeno complejo y multicausal que requiere de acciones concretas para su efectividad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract School retention has gained relevance in the Chilean governmental discourse, especially since the enactment, almost 20 years ago, of the Free and Compulsory Secondary Education Law, focused on guaranteeing the educational trajectories of the entire population. Considering this, and the fact that dropout figures are still present in the country, it is worth analyzing how school retention is conceptualized according to the Central Government. Consequently, this study seeks to answer the following question: What are the conceptualizations of school retention used in governmental documents? For this purpose, from a qualitative approach, a documentary review of all the files issued since the enactment of the Law was carried out, using the technique of thematic categorical content analysis. Direct and explicit definitions of retention as a systemic and institutional capacity were found, as well as indirect ones, associated with terms such as attendance and successful educational trajectory. The findings reveal the importance of retention in official documents, understood as a complex and multicausal phenomenon that requires concrete actions for its effectiveness.
  • O processo de transformacao do sistema educacional no México: uma experiencia na América Latina Pagina Abierta

    Takayanagui, Axel Didriksson

    Resumo em Português:

    Resumo Durante o atual governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, foram lançadas reformas legislativas e avançou-se na definição de uma nova política pública de Educação e Ensino Superior. Este trabalho apresenta o contexto em que essas reformas estão sendo discutidas no país, a forma como são interpretados os avanços que alcançaram na metade do atual governo, bem como as propostas mais importantes que se destacam na intenção de conseguir a reforma do sistema educativo nacional e universitário. Coloca-se a tese de que o conteúdo e a projeção desta reforma devem agora centrar-se na condução e orientação prática da mesma e tornar-se uma componente estratégica do novo desenvolvimento nacional, conforme pretendido na orientação que foi marcada. Pelo que resta (3 anos) deste mandato de seis anos, bem como, pelo futuro próximo da substituição e da continuidade do que se convencionou chamar de 4ª transformação histórica do país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Durante el actual gobierno del presidente Andrés Manuel López Obrador, se pusieron en marcha sendas reformas legislativas y se ha avanzado en la definición de una nueva política pública en materia de Educación y de Educación Superior. En este trabajo se presenta el contexto en el que estas reformas están siendo discutidas en el país, la manera como se interpreta el avance que las mismas han alcanzado a la mitad del actual gobierno, así como las propuestas más importantes que se destacan en la intención de una reforma de gran calado en el sistema educativo nacional y universitario. Se plantea la tesis de que el contenido y proyección de esta reforma debe estar ahora concentrada en la conducción y orientación práctica de la misma y pasar a ser un componente estratégico del nuevo desarrollo nacional, tal y como se pretende en la orientación que se ha marcado para lo que resta (3 años) de este sexenio, así como para el futuro próximo del recambio y de la continuidad de lo que se denominado la 4ta transformación histórica del país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract During the current government of President Andrés Manuel López Obrador, legislative reforms were launched and progress has been made in defining a new public policy on Education and Higher Education. This paper presents the context in which these reforms are being discussed in the country, how the progress that they have reached halfway the current government is interpreted, as well as the most important proposals that stand out in the intention of a far-reaching reform in the national and university education system. The thesis is raised that the content and projection of this reform must now be concentrated on the its conduct and practical orientation and become a strategic component of the new national development, as intended in the orientation that has been marked. for what remains (3 years) of this six-year term, as well as for the near future of the replacement and the continuity of what is called the 4th historical transformation of the country.
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