Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA COMO ATO ÉTICO E POLÍTICO: DISCURSO E ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM LINGUÍSTICA APLICADA

RESEARCH AS AN ETHICAL AND POLITICAL ACT: DISCOURSE, AND LANGUAGE TEACHING AND LEARNING IN APPLIED LINGUISTICS

INVESTIGACIÓN COMO ACTO ÉTICO Y POLÍTICO: DISCURSO Y ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LENGUAS EN LINGÜÍSTICA APLICADA

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir a relação das pesquisas em discurso e em ensino e aprendizagem de línguas no campo da Linguística Aplicada. Para tanto, em um excedente de visão do sujeito, retomo a pesquisa de mestrado “Da morte da lagarta ao mosaico da borboleta: a polifonia no texto literário” (Rodrigues, 1992RODRIGUES, Rosângela Hammes. Da morte da lagarta ao mosaico da borboleta: a polifonia no texto literário, 1992. 169 p. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.) para demonstrar que a pesquisa da heterogeneidade enunciativa no discurso literário em contos e crônicas foi motivada por uma questão advinda da prática pedagógica: o lugar do texto no componente curricular Língua Portuguesa para as aulas de ensino e aprendizagem das práticas de linguagem, no caso, a produção textual. Para dar conta do objetivo proposto, o ensaio desenvolve-se em torno de dois tópicos: o campo da Linguística Aplicada (momentos históricos e objetos de pesquisa) e a retomada da pesquisa de mestrado, com vistas a demonstrar o estudo do discurso literário motivado pelo ensino e aprendizagem de língua.

Palavras-chave:
Linguística Aplicada; Discurso; Ensino de línguas; Heterogeneidade enunciativa

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br