- A revisão consiste nas reformulações realizadas no texto em qualquer etapa do processo de escrita (FITZGERALD, 1987FITZGERALD, J. Research on revision in writing. Review of Educational Research. v. 57, p. 481-506. 1987.); - A revisão é o momento de confrontar a versão mental do texto construída pelo autor com o que de fato foi escrito (BEREITER e SCARDAMALIA, 1983). Desse modo, a revisão contribui para a compreensão do próprio pensamento e do assunto sobre o qual se escreveu (HAAR, 2006HAAR, C. Definitions and distinctions. In: HORNING, A.; BECKER, A. (Orgs.). Revision: History, theory and practice. West Lafayette, In: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, 2006.); - A revisão pode ocorrer a partir da detecção de um desvio no texto ou descobertas, novas ideias que emergiram no processo de elaboração textual (ALLAL, et al., 2004ALLAL, L. et al. Revision of written language: cognitive and instructional processes. Boston/Dordrecht, Netherlands/New York: Kluwer, 2004.), por exemplo, quando se percebe algum aspecto que pode ser melhorado (HAYES, 2004HAYES, J. R. What triggers revision? In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 9-20.); - A revisão é uma tarefa complexa que demanda domínio de habilidades linguísticas e extralinguísticas (GELDEREN e OOSTDAM, 2004GELDEREN, A.; OOSTDAM, R. Revision of form and meaning in learning to write comprehensible text. In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes.KluwerAcademicPublishers Dordrecht, 2004, p. 103-123.); |
- Estratégias de revisão no ensino de produção escrita podem tornar os escritores experientes (BECKER, 2006BECKER, A. A review of writing model research based on cognitive processes. In: HORNING, A; BECKER, A. (Org.). Revision: History, theory, and practice. West Lafayette: Parlor Press, 2006. p. 25-48.); - As revisões que ocorrem antes, durante e após a escrita textual são igualmente significativas para melhorar a qualidade do texto (HAYES, 2004HAYES, J. R. What triggers revision? In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 9-20.); - A habilidade de detectar um desvio não está condicionada à habilidade de corrigi-lo, pois é possível identificar o desvio sem saber como resolvê-lo (HAYES, 2004HAYES, J. R. What triggers revision? In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 9-20.); - A qualidade do texto não está ligada ao número de versões ou de reformulações efetivadas. É o modo como o escritor organiza todo o processo de escrita que incide na qualidade do texto (RIJLAARSDAM et al., 2004RIJLAARSDAM G. et al. The study of revision as a writing process and as a learning-to-write process. In: ALLAL et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers , 2004. p. 189-207.); - As atividades de escrita devem promover, concomitantemente, o desenvolvimento de habilidades de discursivas e a elaboração de bom texto, pois se trata de um processo em que se aprende enquanto escreve (RIJLAARSDAM et al., 2004RIJLAARSDAM G. et al. The study of revision as a writing process and as a learning-to-write process. In: ALLAL et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers , 2004. p. 189-207.); - O processos de revisão e reescrita, na perspectiva dialógica, auxiliam na apropriação linguístico-discursiva e na formação da consciência do sujeito escritor; - Escassez de habilidades linguísticas prejudica o desenvolvimento de habilidades extralinguísticas, relacionadas ao discurso, pois há uma sobrecarga da memória de trabalho (GELDEREN e OOSTDAM, 2004GELDEREN, A.; OOSTDAM, R. Revision of form and meaning in learning to write comprehensible text. In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes.KluwerAcademicPublishers Dordrecht, 2004, p. 103-123.); |
- A reflexão sobre o próprio discurso, ensinada e motivada pelo professor, auxilia o aluno a ver globalmente seu texto, na perspectiva de leitor, a aprimorar a revisão (ALLAL et al., 2004ALLAL, L. et al. Revision of written language: cognitive and instructional processes. Boston/Dordrecht, Netherlands/New York: Kluwer, 2004.); - Os comentários de revisão docente devem objetivar ensinar o aluno a reconhecer e organizar critérios para revisar o próprio texto (HAYES 2004HAYES, J. R. What triggers revision? In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 9-20.); - A revisão aplica-se em todas as fases da escrita e não deve visar somente à identificação de desvios (HAYES, 2004HAYES, J. R. What triggers revision? In: ALLAL, L. et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 9-20.); - A revisão deve moldar-se às individualidades do sujeito autor, tendo em vista as diferentes vivências e repostas ao processo de mediação (LEAL, 2003LEAL, L. F. V. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: VAL, M. da G. C.; ROCHA, G. (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2003. p. 53-67.); - O feedback da revisão, além de adequar-se ao contexto de ensino, apresentar-se em forma de comentário, por ser menos retórico e conter, até mesmo, sugestões de melhoria no texto (RIJLAARSDAM et al., 2004RIJLAARSDAM G. et al. The study of revision as a writing process and as a learning-to-write process. In: ALLAL et al. Revision: Cognitive and instructional processes. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers , 2004. p. 189-207.); - O trabalho de revisão docente deve ser consciente, estratégico, adequado às especificidades do aluno, ao contexto de produção e ao contexto mais amplo (GASPAROTTO e MENEGASSI, 2015); - O uso de portfólios e sua retomada periódica são uma alternativa no trabalho de revisão para que o aluno acompanhe seu próprio desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita (TRUPPIANO, 2006TRUPPIANO, C. Best classroom practices. In: HORNING, A.; BECKER, A. (Org.). Revision: History, theory and practice. West Lafayette, In: Parlor Press and The WAC Clearinghouse , 2006. p. 177-196.); - A revisão entre os colegas permite o deslocamento de um trabalho solitário para um meio de discussão de ideais e de estratégias de revisão (TRUPPIANO, 2006TRUPPIANO, C. Best classroom practices. In: HORNING, A.; BECKER, A. (Org.). Revision: History, theory and practice. West Lafayette, In: Parlor Press and The WAC Clearinghouse , 2006. p. 177-196.); - O atendimento individualizado é uma oportunidade de interação que permite ao professor olhar para demandas específicas do aluno (TRUPPIANO, 2006TRUPPIANO, C. Best classroom practices. In: HORNING, A.; BECKER, A. (Org.). Revision: History, theory and practice. West Lafayette, In: Parlor Press and The WAC Clearinghouse , 2006. p. 177-196.); - As qualidades do texto também devem ser evidenciadas na revisão docente e isso deve ocorrer de modo específico, sem comentários genéricos, para que o aluno saiba em quais aspectos realizou um bom trabalho (BREIDENBACH, 2006BREIDENBACH, K. Practical guidelines for writers and teachers. In A. Horning & A. Becker (Eds.),\. Revision: History, theory, and practice. West Lafayette, Indiana: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, 2006. p. 197-219.); - A revisão tardia é vantajosa porque permite um distanciamento entre aluno e texto, em que o aluno consegue colocar-se como leitor de seu próprio discurso (BREIDENBACH, 2006BREIDENBACH, K. Practical guidelines for writers and teachers. In A. Horning & A. Becker (Eds.),\. Revision: History, theory, and practice. West Lafayette, Indiana: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, 2006. p. 197-219.); - A ousadia na revisão deve ser incentivada pelo docente, sem diminuir a nota do aluno caso a reformulação não tenha sido positiva. Isso ajuda no reconhecimento do aluno como sujeito autor e dá vida ao processo de criação (BREIDENBACH, 2006BREIDENBACH, K. Practical guidelines for writers and teachers. In A. Horning & A. Becker (Eds.),\. Revision: History, theory, and practice. West Lafayette, Indiana: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, 2006. p. 197-219.); - Os apontamentos de revisão podem se apresentar na forma de correção resolutiva, que corrige o desvio para o aluno sem que ele precise revisar o próprio texto; indicativa, que aponta onde há desvio para que o aluno proceda à revisão; classificatória, que menciona a natureza do desvio para que o aluno identifique e proceda à revisão (SERAFINI, 2004SERAFINI, M. T. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 2004.); - A revisão textual-interativa é uma abordagem dialógica de revisão, em que o professor interage com o aluno e promove reflexão sobre o discurso escrito por meio de bilhetes textuais. Essa revisão permite apontar desvios e comentar o desempenho do aluno, além de promover o trabalho de revisão pelo próprio escritor (RUIZ, 2010RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola. São Paulo, Contexto, 2010.); - Os bilhetes de revisão textual-interativa podem apresentar-se na forma de questionamento, que geralmente promovem o acréscimo de informações no texto; apontamento, mais voltado à revisão de aspectos estruturais, e comentário, que pode conter questionamentos e apontamentos em sua composição e objetiva abordar desvios globais ou desvios estruturais recorrentes no texto, além de elogiar os avanços ou comentar sobre o processo de aprendizagem do aluno (MENEGASSI; GASPAROTTO, 2016). |