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O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

THE ROLE OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS DURING THE EARLY YEARS AT FULL-TIME STATE SCHOOLS IN SÃO PAULO

EL PAPEL DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LOS AÑOS INICIALES EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE ENSEÑANZA INTEGRAL DE SÃO PAULO

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar o papel do professor de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas de Ensino Integral do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, com Análise Temática (BARDIN, 2011). Identificou-se que o professor de Educação Física possui, além de suas atribuições específicas, um papel mais interdisciplinar com o de Arte, com a responsabilidade ainda de acompanhar os alunos no horário de saída e de almoço, e de participar das assembleias e dos agrupamentos por dificuldades. Para complementar a carga horária, o professor de Educação Física deve atuar também como apoio docente. Concluiu-se que os documentos oficiais atribuem ao professor de Educação Física, além de suas atribuições legais, um papel de disciplinador, recreador e auxiliar, com multifunções, conforme a própria história da área identifica.

Palavras-chave
Ensino fundamental e médio; Educação Física; Professores escolares

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