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Psicólogos e o Uso das Mídias: Um Relato de Pesquisa

Psychologists and the Use of Media: a Research Report

Los Psicólogos y el Uso de los Medios: un Informe de Investigación

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como profissionais de psicologia relacionam-se com as mídias. Para tanto, serão apresentados resultados de uma pesquisa realizada com psicólogos residentes no estado de Santa Catarina, a fim de verificar como eles lidam com as mídias, tanto como fonte de informação quanto como objeto e ferramenta de trabalho. Neste estudo, entende-se a mídia como um instrumento de mediação que contribui para o processo de constituição de subjetividades, sendo assim, um campo que merece atenção por parte da Psicologia. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e as respostas às questões discursivas foram analisadas por meio do método da análise de conteúdo temática. Entre os resultados encontrados, a mídia figura como um tema raramente discutido durante a formação. Destaca-se, também, a centralidade da internet como meio para obtenção de informações, de modo que o celular é o dispositivo mais acessado para essa finalidade. Além disso, as redes sociais são utilizadas por 65% dos participantes para a troca e compartilhamento de informações profissionais. Tal fato aponta para a importância de pensar os novos modos de interação com a mídia, bem como o alcance das transformações que as mídias já têm operado. Frente a isso, surgem importantes questões éticas que merecem ser alvo de discussão por parte da Psicologia. Diante da escassez de discussões acerca da interface mídia e Psicologia, espera-se que esta pesquisa contribua para a ampliação desse debate e seus desdobramentos práticos.

Palavras-chave:
Psicologia; Mídia; Subjetividade

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