Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 31, Número: 2, Publicado: 2011
  • Editorial

  • Desengajamento moral na perspectiva da teoria social cognitiva Artigos

    Azzi, Roberta Gurgel

    Resumo em Português:

    O ensaio aborda o desengajamento moral descrito pela perspectiva da teoria social cognitiva de Albert Bandura. Toma-se como interlocução central os artigos do autor sobre o tema, sistematizam-se suas ideias e apresentam-se estudos da literatura sobre desengajamento moral. O texto está estruturado em cinco partes, iniciando por uma breve contextualização do tópico no conjunto da produção de Bandura, seguida de exposição do desengajamento moral e da teoria social cognitiva. Posteriormente, apresenta os oito mecanismos de desengajamento moral desenvolvidos por Bandura: justificativa moral, comparação vantajosa, linguagem eufemística, minimização, ignorância ou distorção das consequências, desumanização, atribuição de culpa, deslocamento de responsabilidade e difusão de responsabilidade. Após a apresentação dos mecanismos, introduzem-se os dez trabalhos mais recentes do autor sobre o assunto, textos publicados entre 2000 e 2009, e que foram apresentados sob as seguintes categorias temáticas: questões teóricoempíricas, execução penal, terrorismo, ecologia e mundo coorporativo. Ao final, problematiza desafios, postos a partir da discussão desenvolvida no ensaio, que possam servir para a construção de uma sociedade mais humanizada.

    Resumo em Espanhol:

    El ensayo trata de la desconexión moral descrita por la perspectiva de la teoría social cognitiva de Albert Bandura. Se considera como interlocución central los artículos del autor sobre el tema, se sistematizan sus ideas y se presentan estudios de la literatura sobre desconexión moral. El texto está estructurado en cinco partes, iniciando por una breve contextualización del tema en el conjunto de la producción de Bandura, seguida de exposición de la desconexión moral y de la teoría social cognitiva. Posteriormente, presenta los ocho mecanismos de desconexión moral desarrollados por Bandura: justificativa moral, comparación ventajosa, lenguaje eufemístico, minimización, ignorancia o distorsión de las consecuencias, deshumanización, atribución de culpa, desplazamiento de responsabilidad y difusión de responsabilidad. Después de la presentación de los mecanismos, se introducen los diez trabajos más recientes del autor sobre el asunto, textos publicados entre 2000 y 2009, y que fueron presentados sobre las siguientes categorías temáticas: asuntos teóricos y empíricos, ejecución penal, terrorismo, ecología y mundo corporativo. Al final, problematiza desafíos, colocados a partir de la discusión desarrollada en el ensayo, que puedan servir para la construcción de una sociedad más humanizada.

    Resumo em Inglês:

    The present article discusses moral disengagement as it is depicted in the social cognitive theory of Albert Bandura. The author´s view on this topic is presented primarily according to his articles and literary studies about moral disengagement are presented. The text is divided in five parts. Firstly, there is a contextualization of the subject within the production of Bandura. Next, moral disengagement and the social cognitive theory are portrayed. Subsequently, there is a description of the eight mechanisms of moral disengagement developed by Bandura: moral justification, advantageous comparison, euphemistic language, disregarding, minimizing or disputing harmful effects, dehumanization, attributions of blame, displacement of responsibility and diffusion of responsibility. Following the mechanisms, a presentation of the ten latest works of the author about the subject, produced between 2000 and 2009, takes place under these thematic categories: theoretical-empirical matters, penal execution, terrorism, ecology and corporate world. Ultimately, it displays the challenges emerged from the debate developed in the text, which may be useful for the process of construction of a more humanized society.
  • Impacto da violência no sistema familiar de mulheres vítimas de agressão Artigos

    Santos, Ana Cláudia Wendt dos; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa objetivou caracterizar o impacto da violência na dinâmica relacional familiar, assim como sua transgeracionalidade, em famílias de mulheres que sofreram agressão física. O estudo foi de natureza exploratório-descritiva e adotou a metodologia qualitativa. As participantes foram 10 mulheres que sofreram violência física e que prestaram queixa em uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, que subsidiou a construção do genograma familiar. Para a análise dos dados, foram utilizados a teoria fundamentada empiricamente (Grounded Theory) e o software Atlas/ti 5.0. Constatou-se um conjunto de justificativas das participantes para terem permanecido ao lado dos agressores, apesar de terem sofrido outras situações de violência e o impacto da violência em crianças e adolescentes que viviam próximos a elas. Com a construção do genograma, evidenciou-se a transgeracionalidade da violência, sendo que os integrantes de suas famílias de origem apresentaram um padrão de relação familiar semelhante ao delas. Compreende-se que os resultados deste estudo reforçam as relações de gênero e a transgeracionalidade da violência como pontos importantes a serem considerados no momento de pensar e implementar pesquisas, ações e políticas referentes às mulheres em situação de violência.

    Resumo em Espanhol:

    Esta pesquisa objetivó caracterizar el impacto de la violencia en la dinámica relacional familiar, así con su transgeneracionalidad, en familias de mujeres que sufrieron agresión física. El estudio fue de naturaleza exploratorio-descriptivo y adoptó la metodología cualitativa. Las participantes fueron 10 mujeres que sufrieron violencia física y que presentaron denuncia en una Comisaría Especializada de Atendimiento a la Mujer. La recogida de datos fue realizada a través de entrevista semi-estructurada que subsidió la construcción del Genograma Familiar. Para el análisis de los datos, fue utilizada la Teoría Fundamentada Empíricamente (Grounded Theory), y el software Atlas/ti 5.0. Fue constatado un conjunto de justificativas de las participantes para haber permanecido al lado de los agresores, a pesar de haber sufrido otras situaciones de violencia y el impacto de la violencia en niños y adolescentes que vivían próximos a ellas. Con la construcción del Genograma, se evidenció la transgeneracionalidad de la violencia, siendo que los integrantes de sus familias de origen presentaron un estándar de relación familiar semejante al de ellas. Se comprende que los resultados de este estudio refuerzan las relaciones de género y la transgeneracionalidad de la violencia con puntos importantes a ser considerados en el momento de pensar e implementar pesquisas, acciones y políticas referentes a las mujeres en situación de violencia.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to characterize the impact of violence suffered by women in family relationship dynamics and identify the transgenerational violence in women who suffered physical aggression. The study was exploratory-descriptive and adopted a qualitative methodology. The participants were 10 women who had suffered physical violence and had made a complaint in a police station for the care of women. Data collection was conducted through semi-structured interview which subsidized the construction of the family genogram. For data analysis, the empirical basis theory (Grounded Theory) and the software Atlas / ti 5.0 were used. There are a number of reasons for the participants to have remained with the aggressors, despite having suffered other situations of violence and the impact of violence on children and adolescents who lived next to them. With the construction of the genogram, the transgenerational violence was revealed, and the members of their families of origin had a similar pattern of family relationship. It is understood that the results of this study reinforce gender relations and violence as transgenerational important points to consider when thinking and implementing research, policies and actions related to women in violent situations.
  • Habilidades maternas de mulheres vítimas de violência doméstica: uma revisão da literatura Artigos

    D'Affonseca, Sabrina Mazo; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou revisar a literatura nacional e internacional de 2007 a 2010 sobre violência doméstica e habilidades maternas nas seguintes bases de dados: Bireme, Web of Science, Lilacs e Medline. A busca resultou em 85 artigos, sendo analisados 28 que se relacionavam com a proposta deste estudo, todos internacionais, divididos em quatro categorias: (1) prevalência, (2) intervenção, (3) relação entre violência conjugal e habilidades maternas e (4) impacto da violência conjugal nos filhos. A análise dos artigos permitiu verificar que uma parcela expressiva de crianças presencia desentendimentos violentos entre os pais e são afetadas direta ou indiretamente por eles. Nos artigos em que se buscou avaliar a relação entre a violência conjugal e as habilidades maternas, os resultados demonstraram os impactos negativos da exposição à violência conjugal e a importância de um relacionamento mãe-filho positivo para a diminuição dos problemas de comportamento dos filhos, sendo esse um fator importante quando se pensa em intervir nessa população. Destaca-se que todos os dados foram obtidos por meio de autorrelato das mulheres, sendo sugeridas pesquisas futuras que utilizem outras formas de coleta de dados, como fontes de informação diversas ou estudos observacionais sistematizados.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio objetivó revisar la literatura nacional e internacional de 2007 a 2010 sobre violencia doméstica y habilidades maternas en las siguientes bases de datos: Bireme, Web of Science, Lilacs y Medline. La búsqueda resultó en 85 artículos, siendo analizados 28 que se relacionaban con la propuesta de este estudio, todos internacionales, divididos en cuatro categorías: (1) prevalencia, (2) intervención, (3) relación entre violencia conyugal y habilidades maternas e (4) impacto de la violencia conyugal en los hijos. El análisis de los artículos permitió verificar que una parte expresiva de niños está presente durante desentendimientos violentos entre los padres y son afectados directa o indirectamente por ellos. En los artículos en los que se buscó evaluar la relación entre la violencia conyugal y las habilidades maternas, los resultados demostraron los impactos negativos de la exposición a la violencia conyugal y la importancia de una relación madre e hijo positiva para la disminución de los problemas de comportamiento de los hijos, siendo ése un factor importante cuando se piensa en intervenir en esa población. Es importante mencionar que todos los datos fueron obtenidos a través de auto relato de las mujeres, siendo presentadas como sugerencias investigaciones futuras que utilicen otras formas de colecta de datos, como fuentes de información variadas o estudios de observación sistematizados.

    Resumo em Inglês:

    This study reviewed the national and the international literature of domestic violence regarding maternal skills from 2007 to 2010.The following data base were used: Bireme, Web of Science, Lilacs and Medline. Out of the 85 abstracts, 28 were related to the topic of this paper (all international) and they were divided into four categories: (1) prevalence, (2) intervention, (3) the relationship between domestic violence and maternal skills and (4) the impact of marital violence on children. Analysis of the studies showed that an expressive number of children witnessed violent conflicts between their parents, and that they were directly or indirectly affected by these conflicts. In studies which sought to evaluate the relationship between domestic violence and maternal skills the results showed the negative impact of exposure to marital violence and the importance of a positive mother-child relationship for the reduction of behavior problems in children, an important variable when considering the intervention with this population. It is noteworthy that all data were collected by self-report measures, therefore it is suggested that future research uses other types of data collection as different sources of information or systematic observational studies.
  • Percepções maternas acerca das habilidades sociocomunicativas de bebês Artigos

    Aquino, Fabíola de Sousa Braz; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou as percepções maternas acerca das habilidades sociocomunicativas de bebês no primeiro ano de vida. Partiu-se da ideia de que a percepção dos pais sobre a capacidade de comunicação intencional infantil pode influenciar a dinâmica das interações iniciais e as estratégias parentais para responder aos comportamentos dos bebês. Participaram da pesquisa 45 mães de bebês nas idades de seis, nove e doze meses. Para conhecer as percepções maternas acerca das habilidades de comunicação intencional dos bebês, foi utilizado o The Pragmatic Profile of Everyday Communication Skills in Children, uma entrevista semiestruturada que tem como centro os aspectos sociocomunicativos da linguagem. Os resultados indicaram variações nas percepções maternas em função da idade dos bebês, demonstradas por meio do relato de diferentes modalidades sociocomunicativas que, aos doze meses, englobaram o uso de gestos com vocalizações intencionais. Percebeu-se que parte das mães parecia desconhecer a presença de habilidades sociocomunicativas em seus bebês, o que pode repercutir nas interações estabelecidas. Considera-se que os dados deste estudo são importantes para a compreensão de pais e profissionais acerca da dimensão sociocomunicativa da linguagem, para a detecção precoce de alterações nas habilidades sociocognitivas de atenção conjunta e comunicação intencional bem como para o planejamento de intervenções que favoreçam o desenvolvimento infantil.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio investigó las percepciones maternas acerca de las habilidades sociocomunicativas de bebés en el primer año de vida. Se partió de la idea de que la percepción de los padres sobre la capacidad de comunicación intencional infantil puede influenciar la dinámica de las interacciones iniciales y las estrategias parentales para responder a los comportamientos de los bebés. Participaron en la pesquisa cuarenta y cinco madres de bebés en las edades de seis, nueve y doce meses. Para conocer las percepciones maternas acerca de las habilidades de comunicación intencional de los bebés fue utilizado el The Pragmatic Profile of Everyday Communication Skills in Children, una entrevista semi-estructurada, centrada en los aspectos socio-comunicativos del lenguaje. Los resultados indicaron variaciones en las percepciones maternas en función de la edad de los bebés, demostradas por medio del relato de diferentes modalidades socio-comunicativas que, a los doce meses, englobaron el uso de gestos con vocalizaciones intencionales. Se percibió que parte de las madres parecían desconocer la presencia de habilidades socio-comunicativas en sus bebés, lo que puede tener repercusiones en las interacciones establecidas. Se considera que los datos de ese estudio son importantes para la comprensión de padres y profesionales acerca de la dimensión socio-comunicativa del lenguaje, para la detección precoz de alteraciones en las habilidades socio-cognitivas de atención conjunta y comunicación intencional así como para la planificación de intervenciones que favorezcan el desarrollo infantil.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to analyse the maternal perceptions about babies’ sociocommunicative skills in their first year of life. The study was based on the premise that the parents` perception about the baby’s intentional communication can influence the dynamics of the initial interactions and the parental strategies to respond to the babies’ behaviours. This research involved the participation of 45 mothers of babies aged six, nine and twelve months old. In order to know the maternal perceptions about the babies’ intentional communicative skills The Pragmatic Profile of Everyday Communication Skills in Children, a structured interview focused on sociocommunicative aspects of language, was used. The results indicated variation on the maternal perception related to the baby’s age, indicated by the mothers’ descriptions about different sociocommunicative abilities of their babies which, at twelve months, included the use of gestures with intentional vocalization. It showed, also, that some of the mothers seemed to ignore the presence of sociocommunicative abilities in their babies, what can influence the way they interact with their children. It is considered that the data of this study are important to the parents and professionals comprehension about the socioecommunicative dimension of language, to the detection of alterations on sociocommunicative abilities of joint attention and intentional communication, as well as for planning interventions to promote child development.
  • Síndrome de alienação parental: da teoria Norte-Americana à nova lei brasileira Artigos

    Sousa, Analícia Martins de; Brito, Leila Maria Torraca de

    Resumo em Português:

    A síndrome de alienação parental (SAP) foi definida, na década de 1980, pelo psiquiatra norteamericano Richard Gardner, como um distúrbio infantil que acometeria crianças e adolescentes envolvidos em situações de disputa de guarda entre os pais. Na visão do autor, a síndrome se desenvolve a partir de programação ou lavagem cerebral realizada por um genitor - nomeado como alienador - para que a criança rejeite o outro responsável. No Brasil, após rápida tramitação no Legislativo, foi sancionada, em agosto de 2010, lei sobre a alienação parental, que prevê sanções ao genitor que causar impedimentos à convivência do(s) filho(s) com o outro responsável. A nova lei traz determinações quanto à atuação de psicólogos no exame de supostos casos de alienação parental, destacando também os aspectos emocionais observados em tais situações. No presente artigo, tem-se como proposta examinar - à luz dos conhecimentos da Psicologia - os argumentos, ligados a essa área, que fundamentaram a exposição de motivos do projeto de lei sobre a alienação parental, explanando-se também as decisões judiciais proferidas em diferentes países que tomaram por base esse conceito.

    Resumo em Espanhol:

    El síndrome de alienación parental (SAP) fue definido, en la década de 1980, por el psiquiatra norte americano Richard Gardner, como un disturbio infantil que acometería a niños y adolescentes en situaciones de disputa sobre custodia entre los padres. En la visión del autor, el síndrome se desarrolla a partir de programación o lavado cerebral realizado por un genitor - nombrado como alienador - para que el niño rechace el otro responsable. En Brasil, después de una rápida tramitación en el Legislativo, fue sancionada, en agosto de 2010, ley sobre la alienación parental, que prevé sanciones al genitor que causar impedimentos a la convivencia del (los) hijo(s) con el otro responsable. La nueva ley trae determinaciones con relación a la actuación de psicólogos en el examen de supuestos casos de alienación parental, mostrando también los aspectos emocionales observados en estas situaciones. En el presente artículo, se tiene como propuesta examinar - a la luz de los conocimientos de la Psicología - los argumentos relacionados a esa área, que fundamentaron la exposición de motivos del proyecto de ley sobre la alienación parental, mostrando también las decisiones judiciales proferidas en diferentes países que adoptaron ese concepto.

    Resumo em Inglês:

    The parental alienation syndrome (PAS) was set in the 1980s by the American psychiatrist Richard Gardner as a childhood disorder that affects children and adolescents involved in situations of custody dispute between parents. In his opinion, the syndrome develops from “programming” or “brainwashing” held by a parent - named as alienating - so that the child rejects the other parent. In Brazil, after rapid processing in the Legislative, in August 2010 was enacted the Law on Parental Alienation, which provides sanctions against the parent who causes hindrances to the coexistence of child(ren) with the other parent. The new law determines the role of psychologists in the examination of alleged cases of parental alienation, also highlighting the emotional aspects observed in such situations. In this article, we proposed to examine - according to the knowledge of psychology - the arguments involved in this area that support explanatory memorandum of the Bill on Parental Alienation, explaining also the judgments obtained in different countries which were based on the concept of parental alienation.
  • Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores Artigos

    Santos, Osmar José Ximenes dos; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Como parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Como parte de una investigación que tiene por objetivo analizar el maestro como estudiante, su conocimiento y uso de estrategias de aprendizaje, el presente estudio pretende investigar las concepciones y el conocimiento de esas estrategias y del aprender a aprender de 35 maestras de la educación básica, de 1º a 4º grados, de tres escuelas de la red pública de Campinas. Los datos fueron colectados a través de una encuesta individual estructurada, habiendo sido realizado un análisis del contenido de las respuestas abiertas. Las preguntas cerradas fueron estudiadas basado en la estadística descriptiva, y los resultados revelaron que muchas maestras confundieron el concepto de estrategias de aprendizaje con el de estrategias de enseñanza. La concepción del aprender a aprender también se presentó equivocada. Los datos son discutidos en términos de sus implicaciones educacionales.

    Resumo em Inglês:

    As a part of a research aimed at investigating the teacher as a student, his/her knowledge and the use of learning strategies, the objective of the present study was to examine the conceptions and the knowledge of learning strategies and learning to learn of 35 elementary school teachers, from 1st to 4th grades of three Campinas public schools. The data were collected through a structured individual interview. A content analysis of the open answers was accomplished. The closed answers were studied through descriptive statistics, and the results disclosed that most of the teachers misunderstood the concept of learning strategies confounding it with teaching strategies. The conception of learning to learn was also mistaken. The data are discussed in terms of their educational implications.
  • Expansão e interiorização da Psicologia: reorganização dos saberes e poderes na atualidade Artigos

    Macedo, João Paulo; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Esse artigo objetiva discutir o processo de expansão da categoria dos psicólogos observado nas últimas décadas nas cidades de pequeno e médio porte do País. Esse processo tem apontado uma interiorização da profissão por meio do deslocamento de um contingente expressivo de profissionais e de uma redefinição da Psicologia como área típica dos grandes centros urbanos e capitais nacionais, tal como foi historicamente caracterizada. Pretende-se destacar que tal processo se relaciona com a reestruturação urbana em curso no Brasil, através do novo dinamismo socioespacial das cidades brasileiras devido à reformulação de suas relações financeiras e comunicacionais, da consolidação das políticas de bem-estar social, através da implantação de inúmeros programas, projetos e serviços na área da saúde, saúde mental e assistência social, e da expansão dos cursos de graduação no interior do País, seja através dos programas e demais dispositivos de reforma e expansão das universidades públicas brasileiras, seja através da própria corrida das instituições privadas de ensino superior na busca de novos mercados. Por fim, busca-se problematizar tais movimentos e maquinações da categoria nos jogos de poder na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Ese artículo objetiva discutir el proceso de expansión de la categoría de los psicólogos observado en las últimas décadas en las ciudades pequeñas y medianas del País. Ese proceso ha mostrado una interiorización de la profesión a partir del desplazamiento de un contingente expresivo de profesionales y de una nueva definición de la Psicología como área típica de los grandes centros urbanos y capitales nacionales, así como fue históricamente caracterizada. Se pretende mostrar que ese proceso se relaciona con la reestructuración urbana en curso en Brasil, a través del nuevo dinamismo socio espacial de las ciudades brasileñas debido a la reformulación de sus relaciones financieras y de comunicación, de la consolidación de las políticas de bienestar social, a través de la implantación de inúmeros programas, proyectos y servicios en el área de la salud, salud mental y asistencia social, y de la expansión de los cursos de graduación en el interior del País, sea a través de los programas y otros dispositivos de reforma y expansión de las universidades públicas brasileñas, sea a través de la propia corrida de las instituciones particulares de educación superior en la búsqueda de nuevos mercados. Para finalizar, se intenta problematizar los movimientos y maniobras de la categoría en los juegos de poder en la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the process of expansion of the psychologist’s category observed on the last decades in small towns and medium-sized cities in Brazil. This process has pointed out an interiorization of the profession by the relocation of an expressive contingent of professionals and a redefinition of psychology as a profession of big cities and national capitals, as it was historically characterized. The article has the objective of showing that this expansion is related to the urban restructuration process in Brazil through the new socio-spacial dynamism in Brazilian cities according to the restructuration of their financial and communicational relations, to the consolidation of the welfare politics, to the implementation of numerous programs, projects and services in health, mental health and social care and to the increase of graduation courses in the countryside, by the reform and expansion of Brazilian public universities programs or by the dispute of private institutions of higher education in search of new markets. Lastly, it tries to discuss the profession’s movements and machinations inside the political power at present.
  • Modos de subjetivação femininos, família e trabalho Artigos

    Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida; Vieira, Luciana Leila Fontes; Pinto, Virgínia Cavalcanti

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os modos de subjetivação femininos no mundo contemporâneo no contexto do trabalho e da família e problematiza o conceito de gênero tomando-o como relacional, plural, em uma tentativa de escapar à lógica binária. O artigo se baseia nos dados de uma pesquisa em que foram entrevistadas seis mulheres entre 25 e 35 anos de idade, de nível socioeconômico médio, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram mulheres que fazem parte de um contexto histórico que lhes endereça um discurso de sujeito autônomo e livre, que atribuem valor ao trabalho como profissão, mas que, ao mesmo tempo, são demandadas a atender as exigências de maridos e filhos no espaço privado. As múltiplas identidades que assumem requisitam posições de sujeito contraditórias, atravessadas pelas questões de gênero masculino/feminino que não mais dão conta de suas atuações no mundo. No entanto, simultaneamente, seus discursos indicam que as mulheres começam a buscar caminhos alternativos que as ajudem a superar essas relações dicotômicas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute los modos de subjetividad femeninos en el mundo contemporáneo en el contexto del trabajo y de la familia y problematiza el concepto de género considerándolo como relacional, plural, en un intento de escapar a la lógica binaria. El artículo se basa en los datos de una encuesta en que fueron entrevistadas seis mujeres entre 25 y 35 años de edad, de nivel socio económico mediano, cuyas respuestas fueron sometidas al análisis de contenido. Los resultados muestran mujeres que hacen parte de un contexto histórico que las direcciona a un discurso de sujeto autónomo y libre, que atribuyen valor al trabajo como profesión, pero que, al mismo tiempo, se exige de ellas cumplir las exigencias de maridos e hijos en el espacio privado. Las variadas identidades que asumen necesitan posiciones de sujeto contradictorias, atravesadas por las cuestiones de género masculino/femenino que no más consiguen mantener sus actuaciones en el mundo. Sin embargo, simultáneamente, sus discursos indican que las mujeres comienzan a buscar caminos alternativos que las ayuden a superar esas relaciones dicotómicas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the feminine ways of subjectivity in the contemporary world in the context of work and family. It questions the concept of gender, taking it as relational, plural, in an attempt to escape the binary logic. Data were collected from a research in which six women of medium social economic level between 25 and 35 years old were interviewed, and their answers were submitted to the content analysis. Results show women who are part of a historical context that addresses them the speech of a free and autonomous subject, who value their work as professionals, but at the same time, who are required to assist their husbands’ and children’s needs in private life. The multiple identities they assume require different and contradictory positions as subjects, pervaded by feminine/masculine gender issues that do not respond to their performances in the world. However, simultaneously their narrations indicate that these women have begun to look for alternative ways that might help them overcome these dichotomic relations.
  • Intervenção psicológica no acompanhamento hospitalar de uma criança queimada Artigos

    Azevêdo, Adriano Valério dos Santos; Santos, Ana Flávia Trindade dos

    Resumo em Português:

    A teoria cognitivo-comportamental destaca a interação de processos cognitivos, afetivos e comportamentais no funcionamento psicológico. O presente estudo objetivou analisar um modelo de intervenção psicológica no acompanhamento hospitalar de uma criança queimada. Foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista motivacional, mapa de rosto de sentimentos, jardim de flor de pensamentos, Escala Numérica de Relato Verbal para Avaliação da Dor, treino de relaxamento e informações psicoeducativas. A análise de dados indicou que a intervenção se mostrou efetiva e que a criança desenvolveu habilidades adaptativas que contribuíram para a adesão ao tratamento na unidade hospitalar e para o manejo da dor. Recomenda-se a aplicação dessas técnicas de intervenção nas unidades de pediatria hospitalar para verificar a necessidade de adaptações. Acredita-se que as intervenções cognitivo-comportamentais podem ser utilizadas no ambiente hospitalar devido às suas contribuições para a recuperação da saúde integral da criança hospitalizada.

    Resumo em Espanhol:

    La teoría cognitivo comportamental destaca la interacción de procesos cognitivos, afectivos y de comportamiento en el funcionamiento psicológico. El presente estudio objetivó analizar un modelo de intervención psicológica en el acompañamiento hospitalario de un niño quemado. Fueron utilizadas las siguientes técnicas: entrevista motivacional, mapa de rostro de sentimientos, jardín de flor de pensamientos, Escala Numérica de Relato Verbal para Evaluación del Dolor, entrenamiento de relajación, y las informaciones psico-educativas. El análisis de datos indicó que la intervención se mostró efectiva, el niño desarrolló habilidades adaptativas que contribuyeron para la adhesión al tratamiento en la unidad hospitalaria y manejo del dolor. Se recomienda la aplicación de estas técnicas de intervención en las unidades de pediatría hospitalaria para verificar la necesidad de adaptaciones. Se cree que las intervenciones cognitivas de comportamiento pueden ser utilizadas en el ambiente hospitalario, debido a sus contribuciones para la recuperación de la salud integral del niño hospitalizado.

    Resumo em Inglês:

    The behavioral-cognitive theory highlights the interaction of cognitive, affective and behavioral processes in the psychological functioning. The present study had as objective the analysis of a model of psychological intervention in the hospital accompaniment of a burnt child. The following techniques were used: motivational interview, face map of feelings, flower garden of thoughts, Numerical Scale for Pain Evaluation, relaxation training, and educative information. The analysis of the data indicated that the intervention was effective, that the child developed adaptative abilities that contributed to the adhesion to the treatment in a hospital unit and to the handling of pain. It is recommended the use of these techniques of intervention in the units of hospital pediatrics to verify the necessity of adaptations. We believe that the behavioral-cognitive intervention can be used in the hospital environment, due to its contributions for the recovery of the hospitalized child integral health.
  • O SUS como desafio para a formação em Psicologia Artigos

    Scarcelli, Ianni Regia; Junqueira, Virgínia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades de aproximação da Psicologia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao campo da saúde coletiva, considerando a formação um aspecto intrinsecamente relacionado à produção de conhecimento e ao fundamento da prática profissional. A partir de revisão bibliográfica de trabalhos recentes que tratam de aspectos político-jurídicos do SUS, da análise de documentos governamentais e da experiência das autoras com o trabalho de gestão e atenção no sistema e serviços de saúde, são discutidas questões políticas, organizativas e administrativas que incidem sobre a construção do sistema nacional público de saúde no Brasil como aspectos fundamentais de um novo cenário de atuação em Psicologia. Indaga-se, nesse contexto, em que medida é possível desenvolver um trabalho que não se restrinja a ser complementar a saberes e fazeres já estabelecidos. Tomando o tema da formação como aspecto importante na construção do SUS, o debate se encaminha no sentido de problematizar o comparecimento da Psicologia em espaços onde transitam diferentes atores e saberes, onde se cultiva o ato de interrogar e de ressignificar práticas e políticas públicas. Essa seria, em tese, não só uma forma de contribuição dos saberes psi mas também de ressignificação do próprio campo.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es reflexionar sobre las posibilidades de aproximación de la Psicología al Sistema Único de Salud (SUS) y al campo de la salud colectiva, considerando la formación un aspecto intrínsecamente relacionado a la producción de conocimiento y al fundamento de la práctica profesional. Desde una revisión bibliográfica de trabajos recientes que tratan de aspectos políticos y jurídicos del SUS, del análisis de documentos gubernamentales y de la experiencia de las autoras con la gestión del trabajo y la atención en el sistema y servicios de salud, son discutidos asuntos políticos, organizativos y administrativos que inciden sobre la construcción del sistema nacional público de salud en Brasil como aspectos fundamentales de un nuevo escenario de actuación en Psicología. Se pregunta en ese contexto, en qué medida es posible desarrollar un trabajo que no se limita a ser complementar a los conocimientos y prácticas ya establecidos. Considerando el tema de la formación como aspecto importante en la construcción del SUS, la discusión es direccionada para problematizar la presencia de la Psicología en espacios donde transitan diferentes actores y conocimientos, donde se cultiva el acto de interrogar y de dar un nuevo significado a prácticas y políticas públicas. Ésa sería, en tesis, no sólo una manera de contribución de los conocimientos psi, pero también de dar un nuevo significado al propio campo.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to reflect on the possibilities of bringing psychology near to the Brazilian National Health System (SUS) and to the collective health field, considering training as an aspect intrinsically related to the knowledge production and basis for the professional practice. Having as starting points a bibliographic review of recent works dealing with the political and legal aspects of SUS, an analysis of the government documents and the authors’ work experience in the health system and services management, there is a discussion on the subjects related to the political, organizational and administrative issues that focus the national public health system construction in Brazil as fundamental aspects of a new scenario in Psychology. Therefore, in this context, questions were asked about whether it would be possible to develop a work that is not restricted to complement the knowledge and the practices already established. Taking the training issue as inseparable from the knowledge production and as an important aspect in the construction of SUS, the discussion focus the introduction of Psychology in different knowledge fields and different actors, stimulating questions and changing practices and public policies. This would theorethically contribute for Psychology knowledge and also would resignify the psy field.
  • Produção de imagens, subjetivação e trabalho penitenciário: uma contribuição às clínicas do trabalho Artigos

    Amador, Fernanda Spanier

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda aspectos desenvolvidos em nossa tese de doutorado. Seus temas centrais são imagem e subjetivação, que se desdobram em outros três, de forma transversa: trabalho, que ganha a cena como atividade, clínica, considerada por entre as formulações da clínica da atividade e dos procedimentos de crítica e clínica, e tecnologias digitais de imagem, em seus potenciais de estetização de si mesmo e do trabalho. Situada em uma casa destinada a mulheres que cumprem pena em regime semiaberto, a pesquisa teve como objetivo geral a criação de um campo de experimentação da atividade prisional pelo emprego de recursos tecnológicos de videografia digital junto a trabalhadoras agentes do sistema penitenciário. Exploramos as peculiaridades da atividade de produção de imagens sobre o trabalho prisional, o que caracteriza uma vertente metodológica em nosso percurso de pesquisa. Dedicamo-nos, ainda, a uma vertente teórica pela qual operamos um tensionamento conceitual visando a abrir veredas no que se refere à construção de possibilidades para uma clínica do trabalho valendo-nos das ferramentas analíticas da Filosofia da Diferença, da Ergologia e da Clínica da Atividade, enlaçando, assim, os planos dos fazeres profissionais, das tramas institucionais e da subjetivação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda aspectos desarrollados en nuestra tesis de doctorado. Sus temas centrales son imagen y subjetivación, los cuales se desdoblan en otros tres, de forma transversal: trabajo, que sale a escena en tanto actividad, clínica, pensada por entre las formulaciones de la Clínica de la Actividad (Clot, 2006; 2008) y de los procedimientos de Crítica y Clínica (Deleuze, 1997) y tecnologías digitales de imagen, en sus potenciales de estetización de sí y del trabajo. Situada en una Casa destinada a mujeres que cumplen pena en régimen semi-abierto, la pesquisa tuvo como objetivo general la creación de un campo de experimentación de la actividad de prisiones por el empleo de recursos tecnológicos de videografía digital junto a trabajadoras agentes del sistema penitenciario. Exploramos las peculiaridades de la actividad de producción de imágenes sobre el trabajo carcelario, lo que caracteriza una vertiente metodológica en nuestro recorrido de pesquisa. Nos dedicamos asimismo, a una vertiente teórica, por la cual operamos un tensionamiento conceptual visando abrir veredas en lo que se refiere a la construcción de posibilidades para una Clínica del Trabajo valiéndonos de las herramientas analíticas de la Filosofía de la Diferencia, de la Ergología y de la Clínica de la Actividad, enlazando así, los planes de los quehaceres profesionales, de las tramas institucionales y de la subjetivación.

    Resumo em Inglês:

    This text concerns aspects developed in our doctoral thesis. Its central themes are image and subjectivation, which will result in another three subjects, such as: work, which implies, in this thesis, an activity; clinic, which involves the formulations of the clinic of activity and the critic and clinical procedures; and last but not least, digital technologies of image, in its potentials of aesthetization of the self and work. Situated in a feminine house shelter destined to women who fulfill penalty in half-open regimen, the research had as general objective the creation of a field of experimentation of prison activity through the implementation of technological resources of digital videography used by the workers of the penitentiary system. A few peculiarities from the activity of the production of images concerning the prison work were explored, what defines a methodological source in the history of this writing. To operate a conceptual tension that would open ways for the construction of possibilities for a clinic of work it was necessary to establish a few theoretical sources, such as the analytical tools from the Philosophy of difference, from ergology and from the clinic of activity, that emphasizes the affirmation of that differs in the plan of thinking and in the course of the work activities. The use of theoretical sources has also the aim of bringing together the plans of the professional attribute, the institutional schemes and the subjectivation.
  • As relações cotidianas e a construção da identidade negra Artigos

    Ferreira, Ricardo Frankllin; Camargo, Amilton Carlos

    Resumo em Português:

    O negro brasileiro tem sido exposto diariamente a situações de humilhação. Aprende, desde cedo, através de mecanismos eficazes de reprodução ideológica, que as características identitárias valorizadas positivamente são as do branco e que lhe cabe não mais que a reprodução do ideal branco-europeu para poder ser socialmente aceito. O objetivo deste trabalho foi o de ressaltar alguns processos aos quais a pessoa negra está submetida na construção de sua identidade, enfatizando aqueles que ocorrem em situações cotidianas principalmente na família, na escola e no trabalho, situações que reproduzem normas sociais dominantes e que tendem a manter a ordem socialmente instituída. Para compreendê-los, baseamo-nos em alguns depoimentos, principalmente no de Lígia, mulher negra, 34 anos, professora de uma escola pública. Seu depoimento foi tomado através de entrevista dirigida. Os resultados sugerem que a família, a escola e o trabalho são espaços em que o preconceito racial se retroalimenta. São sugeridos alguns processos que podem gerar novas perspectivas de atuação na busca de uma sociedade mais justa e mais humana.

    Resumo em Espanhol:

    El negro brasileño ha sido expuesto diariamente a situaciones de humillación. Aprende, desde temprano, a través de mecanismos eficaces de reproducción ideológica, que las características de identidad valoradas positivamente son las del blanco y que le cabe no más que la reproducción del ideal blanco europeo para poder ser socialmente aceptado. El objetivo de este trabajo fue el de resaltar algunos procesos a los cuales la persona negra está sometida en la construcción de su identidad, enfatizando aquéllos que ocurren en situaciones cotidianas principalmente en la familia, en la escuela y en el trabajo, situaciones que reproducen normas sociales dominantes y que tienden a mantener el orden socialmente instituido. Para comprenderlos, nos centramos en algunas declaraciones, principalmente en la de Lígia, mujer negra, 34 años, maestra de una escuela pública. Su declaración fue conseguida a través de encuesta dirigida. Los resultados sugieren que la familia, la escuela y el trabajo son espacios en que el prejuicio racial se retro alimenta. Son sugeridos algunos procesos que pueden generar nuevas perspectivas de actuación en la búsqueda de una sociedad más justa y más humana.

    Resumo em Inglês:

    The black Brazilians have been exposed to situations of daily humiliation. They learn early, through effective mechanisms of ideological reproduction, that the identification characteristics that are positively valued are the white people’s and that they cannot reproduce the ideal of white European in order to be socially accepted. The objective of this study was to emphasize some processes to which black people are led in the construction of their identity, focusing those that occur in everyday situations, especially in the family, school and work situations that reproduce the dominant social norms and tend to maintain the established social order. To understand them, we rely on some evidence, mainly those of a black woman - Lígia, 34, a teacher at a public school. Her testimony was given through guided conversation. The results suggest that family, school and work are spaces in which racial prejudice undergoes a process of feedback and suggest some processes that can generate new perspectives of action in search of a more just and more human society.
  • Morte na família: um estudo exploratório acerca da comunicação à criança Artigos

    Lima, Vanessa Rodrigues de; Kovács, Maria Julia

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa investigou a comunicação da morte de parentes à criança, objetivando verificar sua adequação ao seu nível de desenvolvimento cognitivo e compreender o papel da família na elaboração do luto no que tange às informações e sentimentos compartilhados. Participaram responsáveis por crianças que sofreram a perda de um parente próximo quando tinham entre dois e oito anos de idade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas e analisados a partir da identificação de categorias recorrentes no discurso dos entrevistados. Os resultados apontam a importância de uma comunicação aberta e clara com a criança, além de adequada ao seu nível de compreensão; salientam os benefícios de se compartilharem sentimentos e demonstram a força do apoio social da família extensa no período pós-morte. Conclui-se que, apesar de difícil, a comunicação da morte de um parente próximo à criança é imprescindível e deve ser revestida de alguns cuidados básicos por parte do comunicador, que deve ser alguém com quem a criança tenha fortes laços de afetividade.

    Resumo em Espanhol:

    La presente pesquisa investigó la comunicación de la muerte de parientes a los niños, objetivando verificar su adecuación al nivel de desarrollo cognitivo de la misma y comprender el papel de la familia en la elaboración del luto, en lo que atañe a las informaciones y sentimientos compartidos. Participaron responsables por niños que sufrieron la pérdida de un Pariente próximo cuando tenían entre dos y ocho años de edad. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas abiertas y analizados a partir de la identificación de categorías recurrentes en el discurso de los entrevistados. Los resultados apuntan a la importancia de una comunicación abierta y clara con el niño, además de adecuada a su nivel de comprensión; resaltan los beneficios de compartir sentimientos y demostrar la fuerza del apoyo social de la familia extensa en el período pos-mortuorio. Se concluye que, a pesar de difícil, la comunicación de la muerte de un pariente próximo al niño es imprescindible y debe ser revestida de algunos cuidados básicos por parte del comunicador, que debe ser alguien con quien el niño tenga fuertes lazos de afectividad.

    Resumo em Inglês:

    The present work investigates how the communication of the death of a relative to a child occurs. The objectives were to verify the adequacy of such communication according to the cognitive development level of the child and to assess whether the family collaborates in the grieving process through the information shared. The participants in this study were those responsible for the children who had suffered the loss of a close relative between the ages of two and eight years old. The data were collected in open interviews and understood through the identification of recurrent categories in the speech of the people interviewed. The results pointed out the importance of an open and clear communication, adjusted to the child’s level of understanding. They stress the benefits of sharing emotion, showing that the social support of the extensive family in the post-death period is very important. Finally, the communication of the death of a close relative to a child is essential, although difficult, and must be endeavored with the utmost care and sensitivity on the part of the communicator, who should be someone with strong affectivity bonds with the child.
  • Sobre a dor e a delícia da atuação Psicológica no SUAS Experiências

    Barreto, Alexandre Franca

    Resumo em Português:

    Este artigo traz reflexões sobre o trabalho do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social, com base em uma experiência de seis anos de atuação no campo e em pesquisa em serviços de execução de medidas socioeducativas e educação social de rua, nos Municípios de Olinda e Recife, PE. Após breve histórico de minha trajetória no SUAS, procuro contextualizar minha identidade no atual cenário éticopolítico da profissão, envolvido pelas transformações no contexto da formação e pelas tendências atuais nos cenários da prática psicológica em políticas públicas. Proponho alguns elementos norteadores do exercício profissional na lógica do pêndulo: o cuidar e ser cuidado, a agressividade e a passividade, escutar o Outro e falar de si, como polos por onde devemos transitar para desenvolver uma prática qualificada e criativa. Por fim, são apontados questionamentos sobre a dinâmica do psicólogo nos serviços de assistência social, com algumas recomendações para o suporte e a qualificação do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trae ponderaciones sobre el trabajo del psicólogo en el Sistema Único de Asistencia Social, basado en una experiencia de seis años de actuación en el campo y en investigación en servicios de ejecución de medidas socio educativas y educación social de calle, en los Municipios de Olinda y Recife, PE. Después un breve histórico de mi trayectoria en el SUAS, busco contextualizar mi identidad en el actual escenario ético y político de la profesión, envuelto por las transformaciones en el contexto de la formación y por las tendencias actuales en los escenarios de la práctica psicológica en políticas públicas. Propongo algunos elementos orientadores del ejercicio profesional en la lógica del péndulo: cuidar y ser cuidado, la agresividad y la pasividad, escuchar al Otro y hablar de si, como lugares por donde debemos transitar para desarrollar una práctica calificada y creativa. Por fin, son presentadas discusiones sobre la dinámica del psicólogo en los servicios de asistencia social, con algunas recomendaciones para el soporte y la calificación del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects the psychologists practice in the National Unified Social Services based on an experience of six years in research and services on educational measures of street social education, in Olinda and Recife, both in Pernambuco. After a trajectory in SUAS, I intend to contextualize my professional identity in the current ethical-political scenario of Brazilian psychology, which is influenced by the transformations in the professional capacity building and the current tendencies of psychology practice in public policies. I propose some professional practice guidelines following the pendulum logic: “to take care and to be taken care”, “aggressiveness and passivity”, “listening to the other and talk about oneself”. I suggest these edges should be experienced in order to develop a qualified and creative practice. Ultimately, some questions concerning the psychologist’s practice dynamics in the social services context are asked, and some suggestions on practice qualification and support are made.
  • Psicologia e saúde: a terapia comunitária como instrumento de sensibilização para o trabalho com comunidades na formação do Psicólogo Experiências

    Fuentes-Rojas, Marta

    Resumo em Português:

    A participação do psicólogo na atenção primária implica uma preparação para esse campo de trabalho. A terapia comunitária vem de encontro a essa proposta oferecendo ao psicólogo um instrumento de trabalho de promoção e prevenção em saúde mental. Este trabalho corresponde ao relato de experiência da autora no curso de Psicologia, sendo que, na reformulação do currículo desse curso, foi possível incluir a terapia comunitária a partir do 2º semestre de 2005, com a finalidade de oferecer aos alunos(as) uma visão diferente em relação à promoção e à prevenção em saúde nas comunidades. Foi possível observar que os alunos(as) desenvolveram uma postura crítica em relação ao uso das técnicas e de sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades, sensibilizaram-se com a sua dor e o seu sofrimento, ressignificando, assim, o próprio conceito de sofrimento. Do atendimento clínico/individual, avançaram na direção de um trabalho mais coletivo e comunitário.

    Resumo em Espanhol:

    La participación del psicólogo en la atención primaria implica una preparación para ese campo de trabajo. La terapia comunitaria viene de encuentro a esa propuesta ofreciendo al psicólogo un instrumento de trabajo de promoción y prevención en salud mental. Este trabajo corresponde al relato de experiencia de la autora en el curso de Psicología, siendo que, en la reformulación del currículo de ese curso, fue posible incluir la terapia comunitaria a partir del 2º semestre de 2005, con la finalidad de ofrecer a los alumnos(as) una visión diferente en relación a la promoción y a la prevención en salud en las comunidades. Fue posible observar que los alumnos(as) desarrollaron una postura crítica en relación al uso de las técnicas y de su contribución para el desarrollo de las comunidades, se sensibilizaron con su dolor y su sufrimiento, dando un nuevo significado entonces al propio concepto de sufrimiento. De la atención clínico/individual, avanzaron en dirección a un trabajo más colectivo y comunitario.

    Resumo em Inglês:

    The involvement of psychologists in primary attention includes a preparation for this field of work. The community therapy takes part in this proposal offering psychologists a tool for the promotion and prevention in mental health. This paper is the report of the author’s experience in a university course of psychology, and the redevelopment of the course curriculum included community therapy since the 2nd semester of 2005, aiming to offer students a different view of health promotion and prevention in communities. It was observed that the students began to present a critical posture in relation to the use of techniques and to their contribution to the development of communities, for they became aware of their pain and suffering, re-signifying their own concept of suffering. From the clinical/individual care, they moved on to a more collective and communitarian work.
  • Ecléa Bosi Homenageado

  • Errata

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br