Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Temos o prazer de comunicar que este número de Psicologia USP retoma em grande estilo a publicação de resenhas de algumas das principais obras lançadas nas áreas psi no Brasil. No texto Psicanálise e poder: constituição e estrutura, Vinicius Darriba examina a obra Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento, de Christian Dunker, livro ganhador do prêmio Jabuti na categoria Psicologia e Psicanálise em 2012, e destaca a articulação feita por Dunker entre Psicanálise e poder, buscando auscultar suas práticas constitutivas para defender que "é na relação com a verdade que se sustenta a legitimidade do poder na psicanálise". Em seguida, Carlos Augusto Peixoto Junior discorre sobre as reflexões empreendidas por Luiz Ricardo Prado de Oliveira em O sentido da amizade em Ferenczi: uma contribuição à clínica psicanalítica e destaca o valor desta obra no exame de um tema pouco explorado no trabalho do grande discípulo de Freud, a importância da amizade no processo analítico.

O conjunto de artigos originais aqui publicados apresenta a amplitude teórica e a variedade temática que sempre caracterizaram Psicologia USP. O artigo Dor e Gozo, de José Cedaro e Juliana do Nascimento, acompanha os relatos de pacientes com histórico de automutilações e busca compreender a função deste comportamento em sua dinâmica psíquica, orientando-se pelas concepções psicanalíticas de gozo e masoquismo, com ênfase nas proposições de Freud e Lacan. Em A regulação emocional, Rochy Gutiérrez e Amanda Muñoz-Martínez examinam os fundamentos teórico-conceituais da noção de regulação emocional e discorrem sobre sua utilização em abordagens clínicas comportamentais, enfatizando sua importância para a compreensão do processo terapêutico e realizando uma crítica a sua ambiguidade conceitual e à inexistência de uma clara relação entre este conceito e os mecanismos explicativos dos processos aos quais faz referência. No artigo Psicanálise e medicina reprodutiva, Simone Perelson examina o papel do psicanalista em equipes multiprofissionais de dois serviços de reprodução e discute sua atuação face às demandas inconscientes que se relacionam com a infertilidade, à construção da parentalidade quando há necessidade de doadores e à tomada de decisões que envolvem complexas questões bioéticas. Prevenção à violência no namoro, de autoria de Murta, dos Santos, Nobre, de Araújo, Miranda, Rodrigues e Franco, investiga os efeitos de uma intervenção experimental com adolescentes sobre a intenção de enfrentamento à violência no namoro e em suas crenças sexistas e homofóbicas, encontrando efeitos significativos na redução destas crenças. Camila de Lorenzi investiga, em A relação transferencial do analista com as teorias, os aspectos narcísicos, não narcísicos e edipianos presentes nesta relação, argumentando que a possibilidade de o analista projetar na teoria seus objetos internos e percebê-la como diferente de si permite-lhe estabelecer relações com outros objetos, possibilidade sustentada por uma viva ligação do analista com seus pacientes. Por fim, em O processo de socialização e a solidariedade, Paulo de Salles Oliveira parte de uma crítica ao individualismo e ao consumismo que caracterizam a sociedade contemporânea e discute aspectos da cultura solidária que apontam para uma saída concreta, ainda que inicial, destas condições.

O presente número de Psicologia USP cumpre também a triste tarefa de lamentar a morte, ocorrida no dia 21 de junho de 2013, do artista plástico Marcello Grassmann, autor da bela gravura que ilustra as capas da revista desde seu primeiro número. Gravurista virtuoso - desenhista e gravador excepcional, nas palavras de Renina Katz - Grassmann criou obras em que se destacam personagens fantásticas e cenas sombrias e oníricas. Matéria dos sonhos, título de uma importante exposição que reuniu sua obra, parece representar bem o espírito de seu trabalho e torna quase natural sua escolha como representante imagético deste periódico.

Gustavo Martineli Massola

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br