Acessibilidade / Reportar erro

Macroeconomic theory

ARTIGOS

Macroeconomic theory

Gustavo de Sá e Silva

Escola de administração de emprêsas de São Paulo

MACROECONOMIC THEORY - Por Gardner Ackley (The Macmillan Company, New York, 1961, 597 páginas, US$ 8, 50).

O Professor ACKLEY é chefe do Departamento de Economia da Universidade de Michigan (Ann Arbor, Estado de Michigan, E.U.A.), conquanto se encontre presentemente de licença, colaborando com o "Centro per gli Studi sullo Sviluppo Economico" de Roma. O livro em tela, conforme se afirma em seu prefácio, é o resultado de cêrca de catorze anos de experiência no ensino da cadeira de Renda Nacional naquela Universidade e foi sendo experimentado em classe à medida que ia sendo produzido. Isso, provàvelmente, explica a delimitação judiciosa da matéria coberta, a orientação didática da organização do conteúdo e a lógica acessível, mas precisa, da argumentação - qualidades estas que, aliadas ao estilo agradável e à autoridade respeitável de seu autor, recomendam esta obra a quantos (alunos, professôres, técnicos ou autodidatas) se interessem em conhecer ou rever as principais colaborações ao desenvolvimento da teoria macro-econômica.

O trabalho, que se compõe de vinte capítulos, está dividido em quatro partes. Na primeira parte, são definidos os conceitos básicos, introduzidas as noções necessárias à compreensão e manipulação de modelos econômicos e expostos os critérios de medição das variáveis envolvidas na análise da Renda Nacional. Na segunda parte, são revistas as opiniões relevantes da chamada Escola Clássica, define-se matemàticamente o que se poderia considerar o modêlo macro-econômico segundo os clássicos e são estudadas questões relativas a problemas de política fiscal e monetária. Na terceira parte, é apresentada a teoria macroeconômica de Keynes, analisados os pontos em que ela se distingue da estudada na segunda parte, examinadas as verificações empíricas de suas inovações e revistas as suas conseqüências sôbre as questões de política fiscal e monetária estudadas com relação aos clássicos. Finalmente, a quarta parte examina algumas extensões das teorias acima mencionadas, tais como teorias de inflação, de investimento, de acumulação de capital etc.

O autor examina com cuidado os pontos fortes e fracos das teorias que analisa. Na análise da teoria keynesiana, especial cuidado é dedicado à função de consumo (relação funcional entre o consumo e a renda no agregado econômico), bem assim às implicações decorrentes da igualação do investimento à poupança, da teoria do multiplicador, da influência do tempo nos fatôres psicológicos que afetam os juros, investimentos etc.

O trabalho conta inclusive um tratamento introdutório à dinamização dos modelos analisados, mediante o uso da análise periodal em alguns casos simples.

A exposição emprega, em geral, a tradicional lógica discursiva; mas também são utilizados modelos algébricos que não ultrapassam em complexidade os sistemas de sete funções simultâneas a sete incógnitas e alguns gráficos bastante engenhosos como ilustração das inter-relações existentes entre as várias funções dos modelos considerados. De maneira geral, o livro é perfeitamente acessível a quem tenha um conhecimento elementar de Álgebra e de Economia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1963
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br